Escola: Só para contrabalançar

Aproveitando que estava de férias com os meninos, ops que os meninos estão de férias, resolvi organizar minhas idéias e críticas para falar sobre a Escola na Alemanha (pelo menos onde moro). Na verdade, após rever algumas posturas das crianças que com certeza tem influência da escola, senão pelo menos dos colegas, resolvi criar coragem para falar sobre um assunto que tanto me incomoda. Para quem acompanhou sabe bem que falei sobre Escola Ideal e sobre o Ensino da Arte

Tiveram muitos comentários, relatos, ponto de vista parecidos, dicas e apoio para que possa continuar com as críticas, para que possa pensar no que realmente é possível fazer e garantir. Agradeço imensamente, pois realmente acho importante que haja discussão sobre a Escola de hoje, sobre qual é o olhar que tem para a criança.

Para contrabalançar quero contar que nem só de críticas se vive a escola e que não seria diferente por aqui. Apesar de não ter certeza da proposta pedagógica, mas convicta de que não era a que esperava para a escola do Felipe, consigo observar aspectos positivos. Mas agora, cansada de pensar a respeito de uma, vou falar da escola do Thomas para depois sair um pouco de cena com esse assunto. Afinal, as crianças estão de férias! 

Quero compartilhar sobre a escola (berçário e aqui Kinderkrippe) que ficam crianças de 8 meses a 3 anos. Que fique claro que não concordo com todos os aspectos do trabalho, mas observo meu filho como o maior parâmetro (ainda que não fale tudo, que fale pouco) mostra em suas ações, em suas expressões como é a escola,  o quanto já aprendeu em pouco tempo estando lá. Além disso, tenho livre acesso diariamente para ver o que é realizado na escola (através do planejamento das atividades, de conversas informais, da observação do espaço e das relações entre as professoras / crianças e entre as próprias crianças).

Por serem menores a rotina é muito diferente, atende e respeita totalmente as necessidades físicas da criança. Consideram o que realmente é importante para a faixa etária e estão elaborando toda a documentação da proposta pedagógica da escola. A princípio tem um caminho e considerações que julgam importante priorizarem. Estão abertas para sugestões e mostram uma ênfase maior aos desejos da criança: brincar, comer, dormir, explorar diferentes materiais, ampliar o conhecimento sobre o que o cerca, imaginar, criar entre outros.

Através de alguns momentos simples da rotina junto as legendas conheçam um pouco mais o que observo que oferece de positivo para as crianças e, em especial, para o Thomas. Pois o espaço também evidencia o tipo de escola que é!


 Para mim o espaço físico não é o mais importante e sim o trabalho que é realizado. Quantas escolas apresentam uma estrutura maravilhosa, mas que de nada adianta para o aprendizado da criança. Acaba sendo uma total propaganda de marketing.

Nas fotos acima começando da esquerda para a direita (os móveis que tem nas salas para escorregar, subir, mexer / corredor com corrimão na altura das crianças e com alguns detalhes para interagir / lugar para deixar os pertences / banheiro / cozinha para as refeições / outra sala de aula / corrimão / sala que acontecem algumas atividades de pintura no cavalete, de movimentos / quarto com berço e camas.


Tablados de madeira interativos espalhados pela escola.


Após a recepção da maioria das crianças sempre tem uma roda de música para cantar, tocar instrumentos e/ou dançar.

Pelo menos uma vez por semana eles fazem um passeio pelas redondezas da escola. Para observar as flores, brincar no gramado, passear, ver os carros...

No parque, um momento para relaxar. Brincar no balanço, deitar ao lado de outra criança, cantar uma música.

De vez em quando tem algumas surpresas. Uma visita de um bichinho (ora coelho, ora tartaruga).


Parque muito tempo no parque. Se relacionando com outras crianças, tendo afinidade maior com uma delas.


Ainda no parque, espaço para caminhar, escorregar, desenhar e realizar as refeições.


Ah, havia esquecido que também é um espaço para brincar com água, areia e muita pedrinha.

Agora, seja sincera e me diga se estou sendo cega em alguns aspectos. Compartilhe comigo suas idéias. Será que devo realmente me apegar a essa escola? Pelo pouco que contei e observou que tipo de escola é essa para você? 

Pois assim como disse, tem que haver algo para contrabalançar.

17

17 comentários:

Mikelli disse...

eu achei essa Krippe bem completa e moderna!! =) Aqui eu so observo o que as minhas amigas que tem filhos pequenos comentam sobre as escolinhas e tb passo de vez em quando em frente a umas e acabo parando pra dar uma espiada haha Pelo menos aqui é assim: tem 2 ou 3 Krippen que sao públicas. Elas sao parecidas com escolas normais mas estao longe de serem tao modernas que nem as da foto que vc mostrou. La as criancas tb brincam a vontade, e de vez em quando tem um passeio pro parque ou pro lago. E tem uma iniciativa de varias Tagesmütter que criaram uma mini Krippe. Aqui, o grupo de criancas é bem menor, elas brincam mais e interagem em grupos e todo dia praticamente fazem um passeio. Mas como é um grupo informal, elas nao tem tanta infra-estrutura. Por isso fico na duvida do que é melhor. Se bem que ainda tenho bastante tempo pra decidir ;) Vendo suas fotos assim e comparando aqui, gostaria que minha filha no futuro fosse pra uma Krippe parecida com a sua hehe mas ainda vou pesquisar mais pra saber as diferencas. Se bem que aqui a gente ja fica feliz em conseguir uma vaga em alguma Krippe! =/ é dificil poder escolher. Nossa, falei a beça! haha bjs!

Lu disse...

Olha, só olhando a estrutura, sem contar com a proposta, sem pensar no tratamento com as crianças, se as "tias" são frias, se eles têm como exercitar a sua criatividade e etc.. só to olhando o espaço, tá? Eu digo: Posso morar ai? Q escola mais linda!! Quero meu Urinho ai brincando com o Thomas! Adorei o carrinho-comboio!

Beijos

Larissa Xavier disse...

me apaixonei pela escola, pelo menos nas fotos, nunca vi nada nem parecido com isso por aqui... e o que é aquele carrinho cheio de crianças? coisa mais fofa do mundo *-*

Nave Mamãe disse...

Que escola deliciosa! Toda linda e clara! E o que é aquele carrinho de passeio!?
Adorei master über - pra ficar no contexto germânico!
Beijos e bom fds

Adri Portella disse...

Realmente existe uma diferença enorme entre as escolas dos meninos....A do Thomas é bem mais.....legal, rsrsrs.....Adorei quando visitamos. Acredito talvez que, como os pequenos ainda não tem uma proposta de trabalho voltado para o pedagógico e sim para o social, conseguem ter momentos mais divertidos e menos dirigidos do que na escola do Fê....
E assim como as outras meninas disseram, aquele "mini ônibus" é o máximo!!!!!!
Bj

Adrianna disse...

Oi Celi,

Como você comentou... e ao ver as fotos, me parece que a escola é muito cuidadosa com o ambiente e o bem estar das crianças.

Logo me veio à cabeça um trabalho voltado para:
- movimento
- sensações
- experiências
- convívio

O espaço realmente é lindo e dá a impressão que as educadoras são bem afetivas.

Adorei o espaço para brincar com areia, água e pedrinhas!

Beijos,
Dri (Santos/SP)

Angi disse...

Celi!
demorei,mas cheguei!
assim, a escola tem uma estrutura maravilhosa!
tem que ver a proposta e os professores!
e como não tenho filho na escola,creche ainda, seria nisso que pensaria a principio!
Se são acolhedores, quais são as propostas, o que eles trabalham nessa estrutura maravilhosa!
Mas achei o espaço maravilhoso!
boa noite!
bjs

Angi disse...

e volto amanhã para ler o post d baixo, estou indo ver filme com marido!
:)
beijos queridona

Paloma Varón disse...

Nossa, adorei esta escola, já me apeguei!
Claro, apesar de sermos cri-cris, temos de reconhecer e valorizar o que há de bom. E pelo menos de berçário vcs estão muito bem servidos, comemorem!
Beijos

Carol Szabadkai disse...

Oi Celi! Apareci! :a Descupa pelo sumiço, simplesmente ADORO ler seus posts e em breve espero estar numa rotina mais certa para ter o tempinho de vir aqui sempre...
A escola é maravilhosa!!! Amei!!! O ensino parece bem completo.
Para mim, o problema nas escolas aqui na Hungria não é o ensino, eles são ótimos mesmo, mas o que me deixa um pouco frustrada são as crianças que estudam junto com meus filhos... Tanto faz qual a escola, sempre tem aqueles que em casa nunca ouvem um "não" e que falam com os adultos de uma forma muito mal educada e é claro que são esses que chamam atenção dos que não costumam fazer isso... Então eu passo o tempo todo corrigindo os maus costumes que meu filho adquire na escola... As férias foram ótimas, finalmente eles estão do jeito que eu ensinei, mas sei que assim que voltarem começa tudo outra vez, eu ensino, as outras crianças estragam... ai ai... alguns pais é que precisariam de uma escolinha de bons modos...
Mas a gente procura a melhor escola, já que os amiguinhos não da pra escolher, não é mesmo?
A escola do seu filho é liiindaaa!
Beijos!

Laiz disse...

Oi Celi!!!! Também não gostei muito da história dos desenhos do post abaixo...porém a escola é lindaaaaaaaaaaaa!!! Queria uma igual por aqui!!! E pelo que tenho visto nunca é perfeita...sempre tem coisas boas e outras ruins...
O negócio é ficar atenta sempre as indicações deles se estão gostando ou não.
Bjo bjooooo

Claudia Leonardi disse...

Olá Celi!
Vim retribuir sua visita e agradecer seu comentario no meu blog. Me deparo com um blog lindoooo
Parabens!! Muito fofo. Adorei as fotos desta escola e adoraria ter uma desta aqui pertinho.
Outra coisa boa demais é ver varias amigas blogueiras por aqui tbe. Vc conhece a Angela, do Alemanha, por que não? Ela foi uma das minhas primeiras amigas internacionais.
Querida, voltarei sempre aqui. Adorei!
Grande beijo no seu coração e um feliz dia dos pais ai tbe.

http://blogdaclauo.blogspot.com/

anlene gomes disse...

Oi, vim aqui te avisar, mas você já viu! Hoje há um post sobre seu blog na página do Facebook do Mundo Pequeno:
https://www.facebook.com/#!/mundopequeno
Também postei um link no Twitter: @mundo_pequeno
http://twitter.com/#!/mundo_pequeno
log!
http://www.mundopequeno.com/
Bj e boa semana!

Chris Ferreira disse...

Oi Celi,
A estrutura da escola do Thomas é realmente um barato! E eu adorei a parte de sair para observar as plantinhas e receber a visita de um bichinho... Na minha opinião, o importante mesmo é analisar o comportamento dele em casa. O que ele aprender na escola vai repetir em casa! Fique tranquila e observe!
Que bom que você gostou da brincadeira com as mãos!
Eu as tenho na memória da minha infância também!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Celi,
Acho que tem pontos bem bacanas!
Gostei da estrutura e acho legal a atividade de passeios com as crinaças. Eles adoram sair.
Eu gostaria muito que a Béatrice começasse numa escolinha que seguisse a linha pedagogica de Maria Montessori (quanto mais leio sobre o assunto, mais me apaixono), mas, infelizmente, não ha aqui onde moro. E ela começara com o modo tradicional, que eu também tenho as minhas reservas.
Obrigada por compartilhar um pouquinho do que tem vivido ai na Alemanha : )
Beijo!

Telma disse...

Celi, adorei essa escola! Além do espaço físico maravilhoso, acho que a escola está atenta para o que realmente importa para o desenvolvimento saudável das crianças: música, natureza, artes, alem da parceria e dialogo aberto com os pais. Por aqui acho que ainda temos muito a evoluir... Mas tb estou satisfeita com a escolinha do Henrique aqui em Bsb. Espaço tb muito bom e professoras bem competentes, carinhosas e cuidadosas. Atividades bem planejadas e preocupação com a individualidade. Ah , e o Thomas é lindo!! Beijos

Mari disse...

Ola Celi! Também sou uma mãe profissional da area da Educação e sou bem exigente e critica em relação às infra-estruturas e propostas das escolas com que me deparo. Aqui em Paris a proposta das Crèches ou Garderies seguem a mesma linha dessa que vc descreveu: as atividades são pensadas de acordo com as necessidades das crianças. O que eu acho absolutamente saudavel para as crianças até três anos! Para quê forçar crianças tão pequenas a participar de atividades semanais ou diarias fixas quando o mais importante nesse faixa etaria é descobrir o mundo e a si mesmo brincando? A minha pequena aqui vai numa garderie que segue essa linha e eu estou bem satisfeita! e olha que o espaço é bem menor e a infra-estrutura não é tão completa como essa das fotos! A fonte com pedrinhas e o carrinho de passeio são uma otima idéia!!! Aprovadissima essa kinderkrippen!!!! abraços!