Falas do Felipe, vergonha do pai

E lá vem mais história ... Felipe ultimamente está falando pelos cotovelos, parecendo um papagaio, não para um minuto, quer mostrar algo para mim, chama pelo pai e assim vai. Agora, o que chama mais atenção, além do sotaque, assim como viram no vídeo, é o fato de falar alto.

Quando conversa conosco, seja onde for, fala mesmo! Não tem essa de falar baixinho. Mas sendo criança precisamos dar um desconto, já que ainda não sabe os lugares em que pode falar alto, os lugares que deve falar baixinho. Penso que é um aprendizado diário.

Então, entre uma conversa e outra, sempre tem aqueles dias em que fala alto em determinados lugares e na frente de todos. Conversa comigo em português, então dificilmente entendem o que estamos conversando. As pessoas olham, ficam tentando adivinhar qual é o idioma, algumas dão um sorriso, outras ficam olhando com curiosidade e mais nada.

Com o pai só fala em alemão. Já imaginou o que pode ter acontecido? O pai tem participado de inúmeras situações, nas quais Felipe diz coisas engraçadas e questionadoras. As pessoas olham, dão risada, comentam algumas coisas e o pai nessa hora, adivinha? Acha super divertido, dá risada, conversa, responde mas, também tem vontade de cavar um buraco ou mesmo sair correndo. Morre de vergonha, pois as pessoas logo olham para o Felipe e, rapidamente, para ele.

Conheça os últimos micos vivenciados pelo papai do Felipe:

Estávamos passeando com a vovó do Brasil. Arriscamos conhecer dois castelos bem famosos na Alemanha. O primeiro Neuschwanstein e o segundo, localizado bem perto, Hohenschwangau. De antemão já antecipo que esse passeio não foi a melhor escolha, já que exige um tanto de paciência, pois não há nada tão chamativo e interessante para eles. Felipe gostou mesmo foi de ver na loja os livros relacionados as histórias medievais. Tanto que acabamos entrando somente no Castelo Hohenschwangau, quer dizer, a vovó, o papai e o Felipe; pois acabei saindo logo por conta do Thomas que não quis saber de participar. Também uma visita guiada com uma criança chorando, querendo andar e mexer em tudo. Não daria certo. Mas fizemos uma tentativa.

Estavam no meio da visita no castelo, conhecendo ambiente por ambiente, a monitora explicando tudo em alemão, quando ela deu uma paradinha, Felipe aproveitou e falou: “- Papi, langweilig” (papi, chato). Nessa hora, todos que estavam em silêncio, deram risada. A monitora virou para o Felipe e falou: “- Calma, está acabando! Pra você não está sendo tão legal. Mas até que você está aguentando bem”. Agora, e a cara do papai? Também será que depositamos muita expectativa de que Felipe ficaria bem e adoraria o passeio? rs

Geralmente aos sábados levamos o lixo na coleta seletiva, para sua devida reciclagem. Felipe adora ajudar o papai a colocar os lixos nos respectivos lugares. Então, enquanto estavam separando, colocando num contaneir ou outro, Felipe olha para o céu azul e vê metade da lua. Logo, diz bem alto: “- Papi, cadê o resto da lua? Ahhhhhh, com cara de espanto, continuou “- Outro dia mesmo ela estava redonda, alguém comeu?” Nessa hora, o papai respondeu que só dava para ver metade da lua. Enquanto isso, as pessoas gargalhavam ao lado deles. Felipe entrou no carro e foi boa parte do caminho olhando para a lua tentando entender como que podia ter visto somente uma parte da lua. Acho que o papai precisará dar aula de astronomia para ele, não acha?

E vocês já viveram algo parecido? Qual foi a reação de vocês? Brinquei que foi um mico para o papai, mas na verdade, ele acha o máximo. Volta dando risada, comentando como são os pensamentos das crianças. Apenas não acha algo mais agradável do mundo as pessoas ficarem olhando para ele com ponto de interrogação, querendo ouvir a resposta, querendo participar da conversa. Um pouco envergonhado. Não gosto de ser exposto perante as pessoas. Mas não comentem que contei isso sobre o papai do Felipe para vocês, ok? Senão....


14

14 comentários:

Dani Cassar disse...

Haha, esse Felipe e uma graca, adoro ouvir as coisas que eles faz..rsrs
Crianca nessa idade pergunta msm e as vezes nos deixa sem resposta, uma delicia ne?

Bjs

Anônimo disse...

As crianças são peritas em deixar a gente em saia justa! E são tão honestas, mais do que o necessário né?

Eu nunca paguei mico (ainda) com a Bia, mas fico com dó quando ela vê as pessoas na rua e diz "a moça! OI!" gritando pra pessoa, e a pessoa nem dá atenção, nem um tchauzinho... ela nem liga, mas eu morro de pena dessa simpatia toda desperdiçada, rs!

Tem uma história do meu irmão, quando era bebê, e meu pai. Estávamos nas Casas Bahia, dia de promoção, aquilo fervia de gente. Meu irmão estava no colo do meu pai e eu ao lado (sou 12 anos mais velha). Ele falou baixinho no ouvido do meu pai: "Pai, peidei". Só que meu pai é quase surdo e não entendeu, pediu pra ele repetir várias vezes e ele ia aumentando o tom de voz, até que resolveu gritar "PAI, PEIDEI!!" no meio de todo mundo, aí meu pai finalmente entendeu e morreu de vergonha, rs.
Beijos!

Paloma Varón disse...

Celi, tranquilize seu marido, isso é perfeitamente normal. Estas falas deles saem a toda hora, porque eles são espontâneos e estão querendo entender tudo. A da lua foi poético, muito melhor que astronomia!
Quanto a falar alto, A Ciça também fala muito alto (e isso me incomoda), não sei o que fazer, pois pedir para falar mais baixo só adianta na hora e olhe lá.
Beijos

Paula disse...

Ah essa fase rende bons micos e vontade de se esconder para os pais mas é tao gostoso ouvir as tiradas deles. E ai que a gente ve que crianca nao tem essa de papas na lingua. Eles falam oq pensam e acabou. Aproveitem as muitas risadas que isso ainda vai render!!! Beijos Celi

Nave Mamãe disse...

Que coisa mais foooooofa!
Vou adorar essa fase! E já sei que Lorenzo será tagarela e gritão porque, na língua dele, já é!
Beijos

Anne disse...

Não consigo parar de pensar no sotaque dele do outro post, falando essas fofuras!
bjo

Lidianne disse...

Hahaha... Que lindinho! Adorei ele dizendo que era chato o passeio pelo castelo! Vou amar quando Ana Luiza estiver nessa fase!
bjus!

Adri Portella disse...

Esta é uma fase muito bacana, porém, como você mesma escreveu.....de "vergonha" para os pais....Lembrei de um episódio com minha sobrinha. Estávamos passeando e ela viu uma senhora com a raiz do cabelo branca. Olhou para meu cunhado e perguntou "Papai, porque o cabelo dela tem duas cores? Que feio!!!!!". A sorte é que a mulher não ouviu, mas algumas pessoas que estavam perto morreram de rir....
Diga ao Boris que se quiser posso ajudá-lo com a Lua, estou estudando isso com meus alunos, hehehe!!!
Bjs

Dani Rabelo disse...

Celi,

Excelente! Descobri seu blog há alguns dias, não paro de entrar e ver posts antigos...
Demais! Textos excelentes!!

Parabéns e força! Morar fora não deve ser fácil, mas vejo que vc está lidando muito bem com isso, parabéns!

Beijo,
Dani (mamãe do Viagens de Primeira Viagem)

http://viagensdeprimeiraviagem.blogspot.com

Telma disse...

Adoro a espontaneidade infantil! Depois a gente aprende a esconder o que realmente pensamos só para agradar a sociedade... O Felipe arrasou! Aproveita, ria bastante e anote as histórias. Outro dia tinha 2 senhoras estranhas no elevador e o Henrique não queria entrar por nada ... Aí ele olhou para elas e me disse bem alto: MEDO! Beijos querida

Mari disse...

Oi Celi!!! Essas historias de tiradas espontâneas das crianças são otimas né? Com a Sofia ainda não aconteceu nada parecido pois ninguém entende muito o que ela diz, ela fala bem mais português que francês e pronuncia tudo pela metade! Mas eu tenho uma historinha boa nessa linha da época que eu dava aulas de teatro para crianças dessa idade:
Os pais da criança A eram conhecidos dos pais da criança B. Eis que um dia na aula intercepto o seguinte comentario da A para a B:
"Sabia que ontem o meu pai disse para a minha mãe que o teu pai é um idiota?"
Obviamente a criança B ficou transtornada com a situação... eu fui obrigada a rir baixinho no meu cantinho! Não é so na nossa presença que os filhos soltam das suas!
bjus!

Angi disse...

Celi, adorei!
criança é apaixonante, cada vez mais!
aproveita muito, e nos contas todas as histórias do Felipe!E essas perguntas, que não esperamos são demais, o papi vai sofrer!rs
Beijocas

Kelly Stein disse...

Celi, não tem jeito, cada hora eles soltam uma nova pérola...
dia desses eu entrei em um bazar beneficente aqui na cidade e não resisti, comprei um móbile com várias galinhas penduradas. Saindo comentei com a Lara (4 anos) 'lá, não sei onde vou colocar essa galinha (não tinha idéia mesmo *rs)... qdo chegarmos em casa vc me ajuda a arrumar um lugarzinho p/ ela?"... e a bicha solta 'se não sabe onde vai colocar porque comprou?'... pausa pra minha cara de paisagem. :D
bjocas,

Ananda Etges disse...

Coisa mais querida! Adorei a do castelo!

Beijos, Ananda.

http://projetodemae.wordpress.com