Tempo! Férias! Crianças! O que fazer?


Quando estávamos prestes a mudar, uma pessoa que mora na Alemanha nos disse que apesar do frio, da temperatura chegar até – 20, da neve também tem dias de verão no qual a temperatura chega a 35 graus. 

No primeiro ano morando aqui presenciei dias de calor, muito abafado e com vontade de ficar numa piscina. No ano passado, tivemos alguns dias mais quentes nos meses de julho até o início de setembro.

Atualmente sempre que encontro essa pessoa ela disfarça e faz cara de indignição para o tempo dizendo que é um ano atípico. Ahhh tá, vou fingir que acredito! Acho mesmo que quis me impressionar dizendo que teria uma temperatura parecida com a do Brasil. Ainda bem que não acreditei fielmente. Mas é aquela velha história... A gente tem esperança! E sonha... e tudo mais.

As cidades apresentam uma estrutura com ótimas opções de lazer para esses meses de férias. As férias variam de período, dependendo do estado. Algumas começam em julho e terminam em agosto. Outras começam em agosto e terminam em setembro.

Na semana passada, me deparei com esses dois jornais. Logo pode-se ler “Sommer wochen” (semana de verão) e no outro “Meine Freizet” (tempo livre). Ambos apresentam inúmeras sugestões de passeio (parque de diversão, parque aquático; enfim, a maioria que requer tempo bom). Chamou minha atenção o título do primeiro e a imagem do segundo. Convidando para curtirmos o verão, para aproveitarmos para nadar. Mas como, cadê o verão?

Acho que eles se enganam. De verdade, acho que a diversão acontece mesmo no inverno e no período de neve.

Tanto que saiu no jornal esses dias que as pessoas estão optando a irem ao cinema, ao invés de parques, piscinas e lagos.

Hoje começam pra valer as férias, já que Felipe e eu estávamos esperando encerrar a semana na escola do Thomas. Com a falta de calor e consequente impossibilidade de nadar em lagos ou piscinas, estou tentando listar alguns passeios para fazer com os meninos. Também não está nevando e dá para sair. Mesmo se estivesse com certeza não seria um empecilho para meus filhos que já se acostumaram com a neve.

Conversando com o Felipe perguntei o que gostaria de fazer nas férias. Logo me disse: andar de bicicleta, brincar lá fora, ir no parque, brincar com carros, fazer piquenique, andar de trem e de ônibus, brincar com os amigos da escola, ir ao Zoológico e no parque de diversão.

Interessante como as crianças são felizes por si só. Não precisam de muito para se divertir. Quem disse que precisa viajar nas férias? Quem disse que precisa realizar um passeio por dia? Quem disse que precisa investir muito dinheiro nas férias? A maioria das crianças não tem a dimensão da infra-estrutura e do que a mídia de uma cidade oferece nesse período. Fica claro que são os pais que sentem-se obrigados a fazer isso, depois aquilo, depois aquilo outro. Estou errada? Criança quer companhia dos pais, quer brincar com outras crianças, quer brincar com os brinquedos preferidos, quer aconchego, quer observar os bichos no jardim; enfim coisas simples da vida.

Com isso, lembrei das mães que moram na Europa, cujos filhos estão de férias. Além disso, não daria para esquecer do Brasil, no qual as férias acabaram faz pouco tempo. Aposto que as mães estão fresquinhas de idéias. Então, que tal compartilhar comigo algo simples que fez com seu (s) filho (s) nas férias. Algo marcante para ele, criativo e simples para você! 

Ahhh colaborem contando para essa mãe que é enganada pelo tempo e pelas pessoas que vivem há muito tempo na Alemanha... rs rs rs

 
8

8 comentários:

Paula disse...

Ai Celi aqui o que o SAmuel mais gosta é um dia em algum parque com bastante area verde e espaco aberto pra correr e de preferencia um parquinho pra ele ir no escorregador. Ele é a crianca mais feliz do mundo com isso! E da pra fazer mesmo com temperaturas nao tao quentes, como da ultima vez que fomos inclusive. Beijos e boas ferias pra vc e pros meninos

Nave Mamãe disse...

Olha! Não tá mais frio aí do que em Porto Alegre, tenha certeza! hehehe
Que legal né? Criança precisa de pouco mesmo!
Se perguntares pro Lorenzo, ele não vai te responder nada porque não fala ainda, mas se pudesse diria colo e mamá!
Beijos

Dani Cassar disse...

Celi, vc esta certa, crianca nao pensa em infra-estruturam eles querem ser felizes e p/ isso nao envolve $$, mas ja que o tempo por ai nao ajuda, ja vi em alguns blogs, mamaes fazendo acampamentos no jardim de casa ou ate dentro de casa msm!!! Festa do pijama em familia e uma otima tbm =) E assim vai, ideias nao irao faltar p/ divertir os meninos e os papais =0

Bjkas

Adri Portella disse...

Fiz algo bastante especial nas férias, visitei amigos queridos e um afilhado muito amado e feliz!!!!! Vocês poderiam fazer o mesmo, visitar os padrinhos, hehehe, brincadeira.....é que já estamos com muita saudade!!!
Como você mesma disse, criança não precisa de muito e acho a ideia que teve muito bacana, recomendo....pergunte pra ele, as vezes, ficamos tentando pensar em milhares de coisas, passeios, lugares e eles estão apenas querendo algo bem simples....Aproveitem!!! Ah, e não esqueça de tirar muuuuuitas fotos.
bjs

Laiz disse...

Celi!! Quando o Antônio crescer um pouquinho e estiver frio já quero fazer um acampamento dentro de casa!!!!! (Pode ser uma ideia RS!). De repente dá para chamar alguns amiguinhos ! (delícia!!!)
Também poderiam brincar com algo que utilizasse a criatividade dos pequenos (barro, ou massinha, tintas, mosaico de papel...)
Espero que curtam bastante essas férias! E certamente só o fato de estarem juntos farão das férias momentos especiais!!!!
Bjoooooooooo

Andrea Guim disse...

Oi, Celi!

Vim te convidar pro novo SORTEIO no meu blog. Bora lá participar!!

Beijins,
Andrea Guim

Anônimo disse...

OI Celi !! Vou adorar conhecer uma blogueira que mora na Alemanha, a terra natal de meus avós maternos( sou descendente alemã viu?rsrs), vc é uma brasileira-alemã??!
Sempre sonhei em visitar esta terrinha... quem sabe um dia...
Seu blog é muito lindo e organizado, Parabéns !!
beijinhos

Mariana - viciados em colo disse...

Celi,
Concordo total. Estou numa vibe menos é mais desde o ano passado e reparei que as crianças estão mais felizes. Principalmente Alice que estava meio acostumada com muito. Muita programação, muitos eventos e tal.

Aqui na Bahia não temos férias de julho: apenas um breve recesso das escolas no São João e eu trabalhando. A programação envolvia parentes (tios e avós) para dar um suporte lá em casa enquanto estávamos fora, envolvia ida de Alice para casa de amiguinhas e uma viagem que ela fez com a dinda para o interior (fazenda, cavalo, vaca, galinha e ar puro!!!).

É isso: basta um parque, um lugar ao ar livre, um filminho, alguns amiguinhos e os pais bem pertinho!!!

Beijoca