Parece com você!

Enquanto estamos na fase do namoro a gente imagina como seriam os filhos se casássemos com esse ou com aquele fulano. Quando começa o namoro sério, o noivado, a gente deixa de imaginar e passa a conversar com o parceiro sobre como seria o filho. 

Ficamos imaginando quais traços físicos gostaríamos que tivesse e falamos horas e horas que poderia nascer com a cor dos olhos de um, com o nariz do outro, com o jeito de ser de um e assim por diante. Imaginamos, idealizamos e queremos que o filho tenha traços semelhantes aos nossos, que tenha características / qualidades que consideramos as melhores de cada um (lógico que aos nossos olhos) ou pelo menos as que gostamos mais (mesmo que essa não seja uma grande qualidade, mas que seja o charme da pessoa para nós).

Mas tudo muda a partir do nascimento do primeiro filho. Ele nasce e logo identificamos as características físicas do pai. Coitada da mãe que passa nove meses com o filho na barriga, que sonha, sonha tanto com um filho parecido. Logo vem as pessoas e dizem que tem os traços, a cor do cabelo, enfim; que é a miniatura do pai. Poxa vida, a gente já sabe. Consegue ver...urgh... É ruim? Lógico que não! Mas no fundo queremos que pareça um tanto conosco. Nem que seja em relação as atitudes, ao próprio jeito de ser. Uma combinação perfeita.

O filho cresce um pouquinho e logo o “casal” engravida novamente. A mãe pensa que dessa vez o filho vai parecer pelo menos um pouco. E não é que é verdade? O segundo filho já parece um pouquinho mais. Pelo menos na nossa família foi assim. Consigo identificar semelhanças nos olhos e na boca. Já é alguma coisa. Já posso me dar por contente.

Como se isso já fosse o bastante quando temos filhos e pensamos nas semelhanças com os pais. Características físicas e ponto. Até parece, pois as características físicas sempre identificaremos parecidas com o pai, mãe, ou até mesmo com o irmão ou familiares. Agora, o jeito de ser, as atitudes que tem e a personalidade. Ah, essa já é uma outra história. Questiono muito as nossas atitudes, a nossa conduta e o exemplo que damos para eles. Pois vira e mexe os vemos fazendo algo que, apesar de serem tão pequenos, já marca o jeito de ser. Algumas vezes birrento, dependente, resolvido, alegre; enfim, que nos faz perguntar: “- Pra quem será que ele puxou, hein?!”; apontar “- Olha só... faz igualzinho você”. 

Começa assim, aquele jogo entre o pai e a mãe. Uma brincadeira sem fim. O início de enxergar no outro um tanto do que fazemos ou pelo menos como parecemos. Surpreendente! Como pode uma criança já mostrar um tanto do pai, um tanto da mãe.

Observamos que Felipe e Thomas são muito diferentes desde bebê. Para os pais, é inevitável, não lembrar de situações que o filho dava conta de fazer sozinho, outras mais dependente. Um tempo único no desenvolvimento, mas que mostra, ou pelo menos, aponta indicíos da formação da personalidade. Fico pensando o quanto há influência da mãe. O quanto a gestação, o estado da mãe, pode ter causado, gerado algo no bebê. Será que pode? Queria tentar adivinhar os possíveis fatores para uma criança ser de um jeito ou do outro.

Felipe é dependente, birrento porém carinhoso, sensível, doce, calmo, alegre quando não está bravo, bravo quando não está alegre, metódico, amigo, muito persistente, gosta de compartilhar e acorda de péssimo humor. Tem momentos de pico total, ora 8 ou 80. Bravo, então é muito bravo! Hora da farra, então hora da bagunça geral.

Thomas é mais independente, quer fazer tudo sozinho, decidido, sorridente (mas com poucos dentes), ativo, bem humorado, adora uma farra, adora proximidade, abraçar e quando dá os 5 minutos sai de perto.  Ah, ao contrário do Felipe, acorda num excelente humor.

Essas são algumas das características marcantes no jeito de ser de cada um, no qual identificamos parecidas ora com o pai, ora com a mãe. Muitas diferenças em relação ao tempo de desenvolvimento, na personalidade que mostram um tanto de como são, definem a presença na família e complementam um ao outro.


13

13 comentários:

Anne disse...

Eu não consigo mais brincar de "a cara do pai, a cara da mãe...""
Vejo as semelhanças aqui e ali, mas de repente eles se parecem só com eles mesmos!
Olho para o Joaquim e não vejo mais ninguém, só ele!
:)
bjo amei essa reflexão

Paloma Varón disse...

Aqui, a Ciça é a minha cara e tem personalidade mais parecida com a minha (o que é difícil, admito), mas é pirracentinha como o pai, ahahaha!
Já Cali anda cada vez mais parecida com o pai nos traços. E imita a Ciça em tudo.
Beijos

Liza disse...

É, realmente, são a cara do pai. Como você disse, o mais velho é "cuspido e escarrado" e o mais novo parece com o pai, mas lembra alguma coisa sua.

Aqui em casa, aconteceu o mesmo. Davi nasceu a cara do pai. Até agora nada meu. Vamos ver se o segundo, que ainda não está nem encomendado, vem parecido um pouquinho comigo.

bj

Michelle disse...

engraçado que eu nunca imaginei como seria minha filha/o...até mesmo qdo decidimos engravidar, nao pensamos ou idealizamos um bebe! =) agora na reta final, e com a tecnologia 3d, escutamos da medica e da familia: o nariz é do pai e a boca é minha. Mas sinceramente, ainda nao tenho aquela visao de como ela realmente será. Eu fico mais imaginando como será o carater! hehe Sobre a aparencia, acho que será uma surpresa! =))
Da foto eu tb diria que o mais velho é a cara do pai!! e o mais novo lembra bastante você! hehe bjs!

Paula disse...

Pois é Celia aqui tbm tenho esse problema o meu é igualzinho ao pai, mas há quem diga que parece comigo. O Felipe realmente é igual ao pai e o Thomas tem algo seu. Mas depois vai crescendo e vira uma bangunca. Samy tem o genio parecido ao meu, tem coisas que ele faz q parece ao meu priminho ou ao meu irmao. até manias da minha vó ele tem também . Acho que é uma descoberta muito gostosa esse parece com quem !Beijos na familia

Paula disse...

Desculpa Celi.... juntei o seu nome com aqui e ficou Celia....erro de digitacao juro

Anônimo disse...

É, amiga, parece que os meninos aí são a cara do papai, hein?! Mas, como vc falou, o Thomas tem alguns traços seus sim! E é claro que a gente nota algumas semelhanças sim no jeito de ser de um e de outro.

Lucas por exemplo eu não acho parecido com o ANdrio, mas tem gente que acha. Vai muito de quem olha tb, pode ver...

E eu acho que tem super a ver tb com a influência da mãe. Porque apesar de irmãos da mesma mãe e mesmo pai, as circusntâncias do nascimento de cada um é diferente. Já pensei sobre isso. A gente adota o mesmo "modelo de educação", mas estamos em contantes mudanças. Eu não sou a mesma mãe quando o Lucas nasceu, é obvio, e serei uma mãe diferente (embora "igual") para o Miguel, entende?

Sem contar que eu acredito muito que cada um já traz consigo traços muito fortes de sua propria personalidade. Então, não tem como serem parecidos mesmo...

Ah, gostei de saber que vc gosta dos florais tb! Faz bem neh?!

Beijocas para vcs!!!
Ju

Dani Cassar disse...

Sao a cara do pai, mas lembram vc!
A Bellinha e a cara do pai, dizem que tem os olhos da mae, mas e manhosa demais igual euzinha aqui...rsrs
Ainda nao da p/ saber mto com quem ela parece em comportamento, mas estamos ansiosos p/ apontar...rsrsrs

Bjs

Nave Mamãe disse...

Celi,
O Lorenzo nasceu exatamente como sonhávamos que ele nascesse: tem meus olhos claros e minha boca e o nariz e os cílios do pai. Se tu olhares minhas postagens da gravidez nós vivíamos dizendo isso.
Agora, personalidade. Essa é mais difícil, ambos somos cheio de personalidade, mas se puder não ser teimoso igual ao pai eu já estou satisfeita!
Beijos

Adri Portella disse...

Bom, eu acho que Felipe e Thomas são beeeem parecidos, o que muda é a cor do cabelo, mas, assim com Thomas, Fê, também tem alguns traços seus, poucos, mas tem....A verdade é que acho os quatro parecidos....até você e o Boris são parecidos....
Agora personalidade.......hummmmmm, não vou falar quem eles puxaram, hehehehe
Bjs

Mari disse...

Nossa Celi, comigo foi o contrario!!! A Sofia desde pequenininha era a minha cara! Ela tem os cabelos mais loiros e mais lisos por causa do pai, mas os traços são os meus! Quem sabe o pai não tem mais sorte com o segundo né? Veremos! hehe!
bjus!!!

Priscila Quaquio disse...

Celi, esse assunto veio a calhar, to lendo um livro e ontem grifei um paragrafo, que me fez pensar..."A primeira coisa a se desaprender c relação as crianças, é de que elas não herdam caracteristicas psicológicas como inteligencia, dotes artisticos, temperamento, bom ou mau gosto, simpatia, antipatia, doçura ou agressividade. Cada ser é único em sua estrutura psicologica, preferencias, inclinações e idiossincrasias. somente caracteristicas físicas podem geneticamente transmissiveis...dons e tendencias especificas podem ser estimulados, suscitados pela influencia do meio..." mas não transmitidas!

Eu vivo com isso por aqui, td mundo diz que meu pequeno é a cara do pai!...fazer o que né!?rsrsrs beijos

Larissa Xavier disse...

olha aqui em casa foi assim tbm, os 8 meses, e a pequena nasceu a cara do pai... :S o jeito do pai, e tudo mais do papai, menos o orgão genital ja que é menina rsrsrsrs

e eu me mordo de ciumes, mais sei q ela eé todinha minha tbm :D