Hora de comer by Thomas

Iiiiiii estou com fome! Olho para a cozinha e vejo que minha mãe está no fogão preparando a comida. O que será que vai ter hoje para eu comer? Na verdade o que vier eu traço, mas vou dar uma olhadinha. Ui mas é tão alto, cadê aquele banquinho que o Felipe usa para subir no vaso? Deve estar no banheiro. Vou pegar! Sai mamãe que eu estou chegando! Bem que minha mãe podia me levantar pra me ajudar a ver. Mas não! Está lá mexendo nas panelas. Então, vou ter que ficar tateando para ver se consigo identificar o que tem. Nossa que susto! Por que minha mãe está tão brava? Só quero pegar a panela para ver o que que tem hoje. Nossa e lá vai a minha mãe me colocar na minha cadeira de novo. Mas o meu prato está vazio. O que será que quer dizer: Já está quase pronto! E calma, seu faminto! Será que é algum carinho?


Começo a berrar afinal estou com fome. Logo chega o meu pai e fala Calma. Será que é esse o meu nome? Não. Acho que o meu nome pelo que eu sei é Thomas. Então, deve ser comida. Meu pai tenta me tirar da situação, mas logo quando ponho o pé no chão já volto correndo para a cozinha. Será que não entenderam que eu estou com fome? 

Escalo a minha cadeira. Que grande que ela é! Porque não posso comer no chão, não era mais fácil. Huuumm tem um pedaço de sucrilhos aqui embaixo da mesa. Que delícia! Ué de onde veio essa mão e arrancou. Nossa mamãe está brava de novo.


Finalmente estou na minha cadeira de novo e tenho um prato cheio de comida. Já agarro minha colher e começo a comer. Mas que raio de pano é esse? Sai eu quero comer! Sai solta meu braço! Uuuuuurggghhh solta meu braço! Se não soltar eu vou gritar! Ufa agora vou comer. Iiiii por que minha mãe tá segurando de novo o meu braço e tá soprando minha comida? Será que ela não sabe que quero comer. 

Ufa... acho que agora vai. Sai que eu como sozinho, afinal já tenho mais de 1 ano. Já estou grande! Huuummm uma garfada, duas garfadas, três garfadas. Que coisa! O que minha mãe está fazendo dividindo essa carne, macarrão. Ahhh parece interessante pois a comida está se multiplicando. Ah... agora ela quer me dar comida na boca. Será que ela não sabe que eu já sei comer sozinho. Vou mostrar para ela.


Viu como já consigo... ops caiu de novo. Mas é só pegar de novo com o dedo e colocar no prato. Iiiii melecou minha mão. Vou fazer como vejo o Felipe fazendo. Tem esse paninho branco aqui que deve ser pra isso. Ufa a minha mão está mais limpa. Ele também limpa a boca deixa eu ver como isso funciona. Por que a minha mãe está rindo? Parece que nunca viu alguém fazendo isso.

Ufa já deu uma tapiadinha na fome, mas que sede. A minha mãe esqueceu de novo o meu copinho com água vou apontar para ver se ela se liga. Acho que tenho que gritar de novo! Acho que ela não está entendendo. Ali mami, ali a água. Ah, finalmente. Continuo a comer e a tomar a minha água. Ahhhh como é boa a minha vida!


Nossa acho que comi muito. Vou empurrar o prato pra longe. Ué minha mãe quer me enfiar mais comida na boca. Não mãe! Não mãe! Acho que tenho que balançar a cabeça mais forte para ela entender. Nããããoooo! Agora ela entendeu.

Lá vem minha mãe com um pano de novo limpando minha boca. Será que ela não viu que já me limpei. Afinal, hoje nem me sujei tanto. Uuuuufa agora nada como uma sonequinha. Tchau Felipe! Tchau papi! Tchau mami! Não me incomodem! Durante as próximas duas horas estarei ocupado.


Deu para imaginar a situação e rir um pouquinho... Assim imaginei ... viajei um pouco sobre o pensamento do Thomas. Atualmente quando está com fome é hora de comer. Não tem essa história de distração com brinquedos ou com uma voltinha lá fora. Ultimamente mais crescido faz questão de comer sozinho. Se quisermos ajudá-lo estamos arrumando uma briga. Se sente com total autonomia! Ele quer comer sozinho! E há mal nisso? 

Lógico que há ganhos nessa independência, nesse querer em fazer as coisas sozinho. Mostra a influência do irmão ou das crianças da escola. O quanto o incentivo pelas educadoras, ou pelo momento da refeição na escola (talvez caótico, talvez a favor dessa autonomia) faz com que ele proceda dessa maneira. Confesso que sempre incentivei menos do que deveria. Talvez pela lambança, talvez por achar que não desse conta. Sempre foi uma mediação constante, colocando a comida na colher, auxiliando com uma colherada e outra deixando comer sozinho. Foi uma surpresa!

Parece que tudo passa a ser mais fácil quando temos o segundo filho. Parece que tudo flui de outra maneira. Não é deixar fazer tudo do seu jeito. Mas é olhar para a criança confiando que dará conta de aprender sozinha. Que precisa tentar e que para isso a sujeira se faz presente, muito presente!
10

10 comentários:

Paula Dreger disse...

Hahaha adorei Celi!
Bel desde bem pequena também já quer comer sozinha. Não abria a boca para ninguém que não fosse ela mesma.
Eu confesso que no começo não curtia muito a bagunça, mas agora já acostumei e adoro que ela seja assim tão independente.
beijos e parabéns pelo menino lindo!!!!!

Adri Portella disse...

Muito bom!!!!!! O melhor é ver a carinha de feliz de Thomas, satisfeito por ter conseguido realizar um feito!!!!!
Bjs

Mikelli disse...

o importante é que ele terminou a historinha satisfeito, com a pança cheia hehe mas que criancas sao criativas,sao...é so se descuidar um minuto, e la esta ele nas panelas hehe bjs!

Larissa Xavier disse...

hum fiquei curiosa pra saber o q tinha de comida, tava com uma carinha otima... :D bjocas e q coisa linda e independente esse Thomas

Dani Cassar disse...

Mto bom msm!!! A Bella se deixar quer comer sozinha, mas de vez enquando deixo ela fazer uma baguncinha, porem, daqui uns meses ja vou deixa-la que nem o Thomaz, assim nao ficam tao dependente dos pais p/ fazer tudo =)
Bjs

Paula disse...

Oi Celi voltei!!!MAs que menino esperto. Deu pra ver q quando ele ta com fome a coisa è seria e ele nao deixa quieto nao hahaha Nao ha nada melhor q uma crianca que coma com gosto ne? Pq brigas na hora da comida sao super estressantes!! COmo dizem aqui barriguinha cheia e coracao contente e essa carinha de felicidade nao me deixa mentir!! Beijosss

Christiane Thiele disse...

Eu não ri um pouquinho...ri um MONTÃO....É mesmo assim, sempre achamos que eles não conseguem, ou melhor, temos o impulso de super proteger...

Mas eles conseguem sempre e cada vez mais...

E acho muito importante que as crianças sejam independentes, faz muito bem para a autoestima.

Sandra Kautto disse...

Oh meu deuso, que lindo!!! Filhotinho tá um fofo de belezura!!! Adorei ler os "pensamentos" dele rs rs.

Beijos pra vocês!!!

Anônimo disse...

Que lindo este menininho !! Adorei as fotos e a maneira de escrever... como se fossem pensamentos dele !!!!
beijinhos

Anônimo disse...

Oi Celi, adorei saber que vc esta seguindo meu blog, tentei postar um comentário mas não consegui lá no meu blog, seja sempre bem vinda, adoro vir aqui ler suas histórias eu me divirto e aprendo sempre. Que bom que o Thomaz é independente e que come, o meu filho não é de comer sofro com isso..rss
Felicidades pra vc e pra toda familia.