Tamanho Família


No tempo dos nossos pais, talvez dos nossos avós era comum cada família ser composta por muitos filhos. Aposto que já ouviu uma história contada por eles dizendo que a avó da mãe da Maria ou da Josefina, tendo menos condições e inúmeras diferenças no modo de vida, teve quatro, seis ou 15 filhos. Minha avó foi um exemplo, no qual teve 14 filhos. Segundo minha mãe meu avô adorava namorar, ter filhos e não ficava pensando nas condições que ofereceria para eles. E no final, deu tudo certo! 

Tem aquelas pessoas que brincam dizendo que na época não existia televisão ou mesmo que pensavam que quanto mais filhos, melhor para ajudarem no trabalho do campo. Com o tempo esse pensamento foi mudando, as prioridades das pessoas também e o acesso aos anticoncepcionais.

Atualmente cada casal coloca na balança as condições financeiras, a vida profissional, o tempo individual e que será destinado aos filhos, as condições para garantir os cuidados básicos e o futuro da criança. Afinal de contas, a partir do momento que se pressupõe ter um filho, imediatamente segue a idéia de querer dar o melhor para ele. De ter certeza, ou pelo menos os pés no chão, de que na atual situação política e econômica do país terão condições para fazer o que tanto desejam, o que tanto sonharam. E assim cada família faz uma escolha.

Logo que mudei para a Alemanha chamou muito minha atenção o fato dos pais sempre levarem a tiracolo os filhos, para cima e para baixo. As pessoas não tem o costume de terem babás, empregadas e mesmo a família, sendo próxima, dificilmente delegam a tarefa para ficarem com os filhos, para irem ao supermercado, fazerem compras e tudo que envolve a rotina de uma casa, uma casa com filhos. Enfim, assumem totalmente! 

Além de considerarem que não há quem ajude, praticamente no primeiro ano de vida do bebê, optam em terem no máximo 2 filhos. Muitas pesquisas mostram e foi constatado que a média é de 1,4 filhos para cada casal.

Agora, apesar de todas essas constatações e pesquisas tem lá suas exceções. Já vi mães da escola do Felipe com três, quatro filhos. São poucas, mas tem uma ou outra.

No entanto, tive uma grande surpresa, outro dia, enquanto estava brincando com os meus filhos no jardim. Felipe geralmente brinca com os vizinhos e nesse dia eles haviam recebido uma visita. Uma visita de uma família com muitos filhos. De repente, comecei a ver meus filhos brincando com os vizinhos e com mais algumas crianças. Comecei a contar uma, duas, três, quatro, cinco e seis. Foi algo que não acreditei. Todos irmãos, com uma diferença de idade muito pequena e com traços muito semelhantes. Um devia ter 2 anos, a outra 4, outro 6, outro 8. Era uma escadinha.

Observando aquela cena logo perguntei para o vizinho, amigo do Felipe, se todos os amigos que havia recebido em sua casa eram irmãos. Logo respondeu falando que sim, mas que não eram só 6, que haviam 10 crianças na casa dele. Nessa hora pensei que havia contado 10 incluindo ele, o irmão, o Felipe que também estava junto e, talvez, um bebê recém nascido. Mas não! Acabou reforçando que eram 10 irmãos. Contou de um jeito, achando a maior diversão, algo muito diferente. 

Não acreditando na quantidade e na beleza de todos os irmãos (pois realmente chamaram muita atenção), de onde estava dava para ver um pedaço da área externa da casa do vizinho, juro que fiquei olhando para ver se conseguia realmente ter noção quem eram os 10 filhos. Acho que vi o mais velho e tive a impressão de que não passava de 16 anos.

Agora, você já pensou em ter uma família assim? Nos dias de hoje você já viu essa quantidade de filhos, com idades tão próximas? 

Na hora sabe o que pensei? Poxa essa mãe cuida desses 10 filhos morando aqui na Alemanha, nas mesmas condições que eu e, às vezes, reclamo da correria do dia a dia com 2 filhos, casa, curso de alemão, marido e tudo mais que vem junto com o casamento e escolhas feitas pelo casal.

Ao mesmo tempo, fiquei imaginando qual seria o carro da família. Todos juntos assistindo televisão, sentados à mesa num almoço de domingo, comendo uma pizza... tamanho família.

15

15 comentários:

Unknown disse...

Celi... eu tenho 4 (Gabriel de 16, Renata de 8, Paula de 7 e Camila de 5). Sempre sonhamos com família grande. E para a incompreensão dos vizinhos e amigos, sou mãe em tempo integral. Não tenho babá, eles nunca foram pra creche e moro longe da família, nunca tive "ajuda" pra cuidar das crianças. Marido é um pai eemplar e me ajuda muito, mas no final, sou eu quem faz tudo e no momento estou sem empregada tbm!!!!
E todo mundo acha que ter muitos filhos é sinal de pertencer à classe D ou E... mas não é o nosso caso... é uma questão de escolha e vontade de ter e fazer parte da vida dos filhos!!!
É difícil, é barulhento... mas é a melhor escolha que já fiz na minha vida!!!!! rsrsrs

beijo

Anônimo disse...

Nossa tem gente animada heim, acho que dois ja esta de bom tamanho daqui alguns anos darei um irmaozinho para meu filho.
Mas que deve ser uma delícia poder curtir uma família grande.
=)

Dani Cassar disse...

Eu acho bem bacana familia grande!! Minha mae tem 16 irmaos, mas acho que e uma escolha otima ter familia grande, eu se tivesse condicoes financeiras, pq hj o mundo e tao consumista e que ter muito filhos na minha opniao acaba nao dando p/ dar tudo oq eles precisam ou nao precisam, eu quero ter mais um,e acho que paro a fabrica..r.srs

Unknown disse...

Minha avó teve família grande, mas eu não tenho tal coragem!

Aline Silva Dexheimer disse...

Eu tenho três(Trigêmeos) e já é uma festa! Meu avô materno teve 20 irmãos! Já pensou!?
Acho que no mundo moderno é difícil ter tantos filhos porque a vida é cara.
Beijos,Aline

Mikelli disse...

nossa, eu nao conseguiria me ver numa situacao dessas! =) outro dia fomos na ikea e vimos um casal com 7 filhos...variando de 14 anos até um recem-nascido. Nao acreditamos e ficamos observando. Apesar do grande numero de pessoas, as criancas eram bem educadas e nao aprontavam. Tiro o chapeu pra essa familia. Mas nunca optaria por uma familia grande assim pela logistica mesmo...vc precisa de uma casa grande, carro grande, e é tudo em proporcoes exageradas: comida, roupas e afins. Pra financiar tudo isso vc precisa de alguem que ganhe muito bem...e de preferencia uma mae que fique integralmente em casa, pq senao nao tem como manter a ordem. Como deve ser dificil isso!! bjs!

Mirys disse...

Ai, ai... estava aqui, lendo... e morrendo de rir!!! Sou a mais velha de uma trupe de 10 (sim!!! nos dias de hoje!!!), e somos a tal escadinha que você falou (mas eu prefiro definir como uma rampa, mesmo!). De 2 em 2 anos, tinha gente nova, em casa!

Posso dizer que adoro, é uma delícia, temos um ótimo relacionamento entre nós e a vida fica beeeem mais fácil, dividida!!! No último ano, 4 irmás se casaram: e todo mundo ficou deslumbrado com a organizacao e a beleza dos eventos! Mas, também, com tanta gente pra ajudar, só poderia ter ficado ótimo, né?

Eu também queria uma família grande (náo sei se chegaria em 10, mas nuns 4... seria bem bacana!), mas os meus planos foram interrompidos no comeco do ano passado. Hoje, eu fico pensando que ter 2, no meu caso (uma excecao a minha situacao, ainda bem!!!), 2 tá de bom tamanho! tenho 2 máos para ajudar a atravessar a rua, para jogar joguinhos, tenho 2 pernas para dar colo, etc. Deu na medida!!! Mas, nao abandonei meu sonho de ter a casa agitada, animada, feliz, como a dos meus pais!

Bjos e bencaos.
Mirys
www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

Angi disse...

Oi Celi!
Minha família é enorme, minha mãe tem 8 irmãos, e meu pai 12! Adoro família grande!
Seeempre quis ter uns 7 filhos!
Mas aos poucos fui diminuindo, 6,5,4,3, e agora quero 2 bem consciente!
Acho muita responsabilidade, tem que ter $$, tem que ter talento para tanto filho!
Acho lindo, e admiro quem tem coragem para tanto filho!
Atualmente, não conheço famílias tão grandes, da nossa geração, sabe? Máximo 5 filhos,4 filhos, e já achamos enorme!Eu tenho 2 irmãos, e acho difícil 3! Então, a não ser que o próximo seja gêmeos, pretendo ter 2 só!
Adorei seu texto,gatona!
Um beijo
Angi

Paula disse...

Ai que raiva o blogger sumiu com o meu comentario. Eu dizia que eu nao encarava essa nao...ja ta dificil de me convencer a ter um segundo...imagina 10. Mas no fundo deve ser bem legal principalmente nas reunioes de familia, contanto que eu nao tenha q cuidar hahahah
BEijos

Larissa Xavier disse...

Olha ultimamente é dificil mesmo encontrar familias assim tão grandes no maximo 4 filhos é o que vejo por ai, mas eu não teria coragem de arrumar tantos assim não, eu quero dar conforto, qualidade e mimar muito, e com muitos sei que isso nos dias de hoje não é possivel, se é que algum dia foi...

bjocas no core *-*

Sarah disse...

Caramba, 10 é muito filho!! Hahahha!!
Mas é engraçado mesmo como as coisas foram mudando conforme o passar o tempo. Minha avó materna teve 13 filhos, a paterna 7. Minha mãe teve 4 (incluindo eu). Minhas irmãs tiveram 2 cada uma e eu tenho Bento. Quero sim mais filhos, acho que encararia 3 (já contando o Bento!), mas vou ficando só com ele por enquanto!
bjos
Sarah
http://maedobento.blogspot.com/

Adri Portella disse...

Uau....dez filhos.....que coragem! Na minha familia já achava o máximo meu pai que tinha cinco irmãos....nem minha bisavó teve tantos, apenas três....
Mas, realmente as condições pesasm bastante na hora desta decisão, não tem jeito! mas devo confessar que achei bem legal, deve ser uma turma bem animada!!!!!
Bj

Nave Mamãe disse...

Celi,
Eu a-do-ro família grande! 10 filhos não digo, mas queria uns 5!
O bom é que minha família vai ser grande de qualquer forma pq o marido tem 2 filhas e nós temos o Lorenzo, mas não vamos parar nele. Eu queria mais 2.
Beijos

Paloma Varón disse...

Eu sempre penso na questão da atenção, sabe? Fico imaginando que tipo de atenção uma criança numa família tão grande recebe dos pais, se recebe.
Se as suas necessidades emocionais e afetivas são supridas, tudo isso me passa pela cabeça...
Beijos

Telma disse...

Celi, está faltando coragem ate para ter o segundo. Acho que sou neurótica de
demais para ter tantos filhos... Meu marido queria uns3 ou 4, mas eu só queria
Mesmo é ter o Henrique. Vamos ver se ficamos no meio termo 2!! Acho só um muito pratico e mais fácil de concuar com o trabalho e a vida pessoal! Beijos