Brincar com menina

Felipe está ampliando as relações com os colegas fora da escola. Escuto com freqüência os pedidos para brincar na casa do Maximilian, Felix, Lenny, Nico e Julian; como também para convidá-los para brincar na própria casa. Aos pouquinhos, com meu “maravilhoso” alemão, comecei a conversar com as mães e combinar alguns encontros entre eles. Uma alegria em cada encontro, uma conquista e demonstração de menino crescido por permanecer na casa dos colegas sem a mami e papi por perto. E nem com o Thomas, assim como mesmo diz: “- O Thomas vai ficar com a mami!”

Por ser uma criança mais reservada, talvez até por conta da comunicação em alemão, Felipe agora está deslanchando, mostrando realmente tudo que sabe, soltando a língua (como contei aqui) e fazendo seus pedidos. Conectado ao que está a sua volta, observando meninos e meninas outro dia pediu para convidar uma menina para brincar com ele. Nunca descartei a possibilidade, mas deixei as coisas acontecerem, mesmo porque sempre tive notícias de que era mais próximo de um ou outro menino na escola. 

Pouco tempo atrás foi o aniversário dele, incentivei a convidar algumas meninas do grupo, mas estava mesmo interessado nos fiéis amigos do dia a dia. Então, pensei que aquela vontade havia sido apenas algo passageiro.

Ah, mas como intervir num encontro? Com qual menina? Não daria para ser algo imposto, só porque acho interessante que vivencie outros tipos de brincadeira e porque havia pedido uma vez para brincar com uma menina. Pensa que estou dizendo isso, pois acredito fielmente nessa diferenciação. Muito pelo contrário.

Por mais que de vez em quando escolha a cor rosa, que brinque de casinha e com bichos de pelúcia isso não garante um contato com o jeito de menina brincar, não possibilita que conheça os brinquedos de menina. Será que tem diferença? Sabemos que tem, que atualmente ainda predomina a presença de heranças culturais transmitidas pela sociedade. Que mostram a diferença de gênero, como se fosse necessário desde pequeno. Como se isso influenciasse o gênero da criança e o modo de agir.

Lembro fortemente essa influência na minha infância, no qual era grande o incentivo para brincar com brinquedos até então considerados somente de meninas, no qual ressaltavam os papéis exercidos pelas mulheres. Mas agora os tempos são outros. A sociedade mudou e os papéis que ambos os gêneros exercem perante a sociedade também.

Então, convenhamos que o brinquedo atualmente é o que menos importa. A criança (seja menino ou menina) deve experimentar, vivenciar situações nas quais possam brincar, exercer diferentes papéis, fazer de conta até, pouco a pouco, se identificarem com alguns brinquedos. Sejam eles até então “considerados” mais para meninos ou meninas.

Outro dia uma mãe, bastante simpática me convidou para um café na casa dela. Sabia que era nova no pedaço e que precisava de um empurrãozinho para ampliar as relações. Não queria pensar dessa forma, preferia considerar que era uma forma das filhas brincarem com meus filhos. Mas dito e feito, através do nosso encontro nossos filhos brincaram juntos.

No primeiro encontro na casa dela Felipe parecia meio deslocado. Passou uma boa parte do tempo observando como as meninas brincavam e quais brinquedos elas tinham. Mas bastou um convite para se aproximar e começar a brincar também. Esse dia foi interessante vê-lo brincando de cabeleireiro, de lego com apetrechos como bonecas e cavalinhos. Gostou tanto de brincar de cabeleireiro, que quando as meninas não quiseram mais, Felipe brincou sozinho tendo como companheiro um cavalo. Colocou pulseiras, penteava e passava perfume.

Esse encontro rendeu e deu vontade de brincar com elas novamente, tanto que já encontrou com Sofia e Lisa mais de uma vez.

Felipe teve a oportunidade de brincar num espaço até então organizado de maneira diferente, de conhecer um pouquinho o jeito de menina (que brinca vestida com vestido de princesa), que age de maneira mais tranqüila, falando baixinho, arrumando a tiara no cabelo, que convida-o para brincar de cabelereiro, de casinha, com carrinhos de boneca; mas também de lego, de barco, com brinquedos de areia, com carro, com trem, de pula pula na cama elástica e com água. Brinquedos diversos que não marcam o gênero, favoráveis ao divertimento e que incentivam ao desenvolvimento. 

Curiosidade 1: Quando fomos na casa das meninas (Sofia e Lisa) Felipe fico admirado com o tamanho da cama elástica que tinha no jardim. Agora, me digam se comprariam isso para suas filhas? Talvez as mães e mesmo as filhas preferissem uma casinha de madeira com diferentes tipos de boneca. Mais uma vez, na minha opinião, isso só vem a reforçar que hoje em dia existe uma variedade muito maior de brinquedos e materiais favoráveis ao brincar, para se divertir. Seja menino ou menina!  É nítida a mudança no pensamento e modo de agir com os filhos perante a sociedade. 

Curiosidade 2 : Como mãe de dois meninos estou adorando ter meninas por perto. Recorrer as as minhas memórias da infância e favorecer outras relações durante o brincar.





9

9 comentários:

Larissa Xavier disse...

que delicia, tbm não vejo pq menino e menina não brincarem juntoss... criança é criança... e ama brincar , bjocas em vcs, ameiii as fotos

Angi disse...

Celi!
Adorei, e acho muito legal meninos e meninas brincando juntos, acho que é uma relação diferente e muito especial nas memórias deles tb. Eu adorava brincar com meus primos, e amigos também, e ao mesmo tempo são brincadeiras diferentes das de menino. Eu vou incentivar o Antônio a ter amigos, e brincar, brincar, e brincar, seja com amiguinhos, ou amiguinhas!
Beijos

Dani Cassar disse...

Eu acho super importante essa relacao de meninas e meninos brincando juntos e sem esse negocio de que rosa e de menina, menino nao brinca com boneca, acho que aos poucos essa imposicao da sociedade vai desaparecendo, pq isso nao diferencia em nada nas escolhas futuras =)

Mari Hart disse...

Celi, Pedro praticamente só brinca com meninas! ahhaha... Explico. Aqui no condomínio teve um baby boom, nasceram 8 bbs na mesma época em um período de 6 meses. Meus 2 meninos e 6 meninAs!!!!! Cresceram juntos e passam a manhã toda brincando no parquinho, diariamente. Então Pedro se interessa por brincadeiras de comidinha, mãe e filho, bonecas e etc... eu sinceramente não me incomodo! Outro dia ele foi p/ casa da amiga e qdo fui buscá-lo me deparei com uma cena linda: Pedro vestido de príncipe, galochas de chuva e a menininha Maria toda de princesa e os dois dançando valsa! hahahah... fofo demais!

Acho que esta convivência irá ajudá-los a serem bons maridos! rs... será?! Bjão!

Nave Mamãe disse...

Celi,
Por aqui raramente penso nisso porque não faço muito essa diferenciação de "coisas de menino" e "coisas de menina".
Eu sou uma girlie e passei minha infância inteira brincando igual a menino. Acho que as diferenças inevitavelmente afloram, mas naturalmente...
Assim, o Lorenzo tem coisas rosas - o mordedor e a garrafa de água da bolsa de fraldas são rosa, o roupeiro tem puxadores de flor, a decoração é azul e bege, mas com detalhes de florzinhas.
Dia desses levei-o à brinquedoteca do prédio e ele se interessou por um fogãozinho.
ACHO que ele não diferenciará as coisas por gênero porque nem eu nem o pai o fazemos, mas a influência externa pode minar nosso planejamento, claro.
Já ouvi muitos "que gay" ou "essa garrafinha é tua, né?!".

Mikelli disse...

por aqui esses trampolins sao o maior sucesso...tanto pra menina qto pra meninos ;) alias, meninas por aqui tb andam de skate e adoram aqueles monociclos! =) pelo menos em Munique é bem comum. bjs!

Sarah disse...

Que bacana essa convivência do pequeno com outros tipos de brincadeira. Realmente o mundo das meninas é diferente em alguns aspectos, elas brincam de forma diferente. Uma vez convidei duas meninas do condomínio para brincarem em casa com o Bento, mas elas eram um pouco mais velhas que ele e acabaram todos brincando de montar e de desenhar. Já na escola, há meninos e meninas na turma, e sei que brincam de tudo um pouco. A convivência é mesmo riquíssima.
Agora, respondendo tua pergunta... não, eu não compraria uma cama elástica dessa pra ter em casa! Uma piscininha inflável até vai, mas cama elástica não, acho um elefante branco...
bjos!
Sarah
http://maedobento.blogspot.com/

Adri Portella disse...

Muito bom Ce, acho extremamente importante não haver esta diferenciação..... Adorei ver o Fe e o Thomas brincando e se divertindo com BRINQUEDOS, não importando se são para menina ou menino, são apenas brinquedos e brincadeiras....
Adorei a cama elástica, mas....é um trambolhão, imagine onde vai guardar.....rsrsrs
bjs

Anna Fauaz disse...

Oi Celi, coloquei no Facebook seu post! E quando vier para o Brasil aproveite para alugar brinquedos da Joanninha www.joanninha.com.br
Beijão Anna
http://www.facebook.com/pages/Joanninha/100359086717981