Quando eu crescer

Na minha infância lembro de ver meu irmão, ainda pequeno, observando o caminhão de lixo passar. Todos os dias, praticamente no mesmo horário, ao ouvir o barulho logo puxava minha mãe pela calça para ir até o portão. O motorista e os catadores, além de pegar o lixo, também esperavam por ele. Não para levarem junto com o lixo (meu irmão que me perdoe), mas para dar oi e conversar. Imagina o por que dessa atitude? Meu irmão tinha adoração pelo caminhão de lixo e pelo barulho. Encantado dizia que quando crescer iria dirigir um igualzinho. E essa cena ficou em nossa lembrança.

A maioria dos adultos em algum momento da infância já passou por algo parecido, no qual desejou ser alguém. Você lembra de algo parecido que aconteceu com você? Uma vontade, de uma hora pra outra, de ser alguém quando crescer? Seja lá quem for!

As crianças em suas brincadeiras imitam muitas pessoas e profissões. O universo que o cerca é o melhor exemplo para ela. Pai, mãe, avós, professora, carteiro, enfim, passam a fazer parte do dia a dia e através da fantasia e imitação tentam dar um sentido para isso. Talvez porque achem divertido, talvez pela admiração que tem pela pessoa. Porém, tem que gostar, tem que haver afinidade ou ao menos conhecer.

Lembrei da história do meu irmão e fiquei pensando o que leva as crianças a imaginarem e sonharem ser profissionalmente quando crescer, igualando-se as outras pessoas. A minha maior conclusão entre as possibilidades já citadas é pura admiração, aproximação, ou seja, o maior exemplo para elas. Quantas vezes os pais não escutam o filho dizer que quando crescer vai querer trabalhar igual o papai, a filha falar que vai querer se vestir igual a mamãe. Enquanto criança eles desejam ser iguais. E que bom que sentem orgulho de nós! Se possível, que continuem assim...

Então que todo esse pensamento, lembrança, toda essa história de querer ser isso ou aquilo quando crescer surgiu ontem durante o café da manhã quando Felipe e eu estávamos conversando. Entre uma fala e outra, sobre o queijo, sobre o que iria brincar, sobre as gracinhas do Thomas, me olhou e começou a listar não o que gostaria de ser, mas sim o que conseguirá fazer quando crescer. 

Fiquei tentando adivinhar de onde surgiu a idéia, mas sabemos que as crianças quando menos esperamos começam a dizer coisas que imaginam, que ficam guardadas após muitas observações, que ficam processando rs. E falam, falam um tanto sobre o que gostariam de fazer e ser. 

Felipe falou tanto que deu para fazer uma lista. Muito sério, dava pra ver que estava pensando, olhando para os lados, tentando lembrar das inúmeras situações que hoje não consegue fazer.

Divirtam-se!

Mami, quando crescer eu vou...

“- Fazer bolo assim, não vou mais precisar sentar na pia”.
Foi até lá e ficou na posição. (Referindo-se a altura. Que ficaria em pé e alcançaria a pia igual a mim).

“- Não vou mais precisar usar Hocker (banquinho) para fazer xixi e caca (cocô).
(Para alcançar e conseguir sentar no vaso sanitário).

“-Fazer comidinha assim”. Nesse momento foi e ficou na frente do fogão. Por que será que tem essa adoração, hein? Será porque vira e mexe vê a mamãe na pia, no fogão, na pia, no fogão?

“-Usar a faca para fazer tic tic tic tic (fazendo com a mão o movimento) e cortar o pão”. Pois sabe que não dá para brincar com faca, tem que ter cuidado.

“-Vou usar isso para limpar”. Aponta e mostra o aspirador. Tadinho!!! rs Olha o modelo que tem em casa. Diariamente vamos lá... hora da limpeza, da faxina.

“-Falar que horas”. Olha para o relógio da cozinha. Fica olhando como se não entendesse nada todos aqueles ponteiros.

“-Comer o queijo da mami e do papi.” Ele come queijo sim! Mas lógico que tem um ou outro que ele não come, que não damos por ser forte demais.

“-No trabalho do papi”. E tem hora que é um xodó, um grude só.

“-No trabalho do papi. Vou viajar igual o papi”. Nem preciso dizer que está sentindo a viagem do pai.

“-Tomar no grande copo igual você mamãe”. Será que pensou no copo de cerveja? Hahahaha

"-Dirigir igual você e o papi”. Óbvio! Todo criança fica admirando os pais enquanto estão dirigindo.
 

“-Por roupa no varal”. De novo, hora da limpeza! E que modelo tem em casa, hein!? rs

E todas essas falas, hein! O que será? Será uma vontade enorme de crescer?


12

12 comentários:

Paula disse...

Celi vc pode aproveitar que ja deixou registrado aqui e mostrar pra ele quando ele for grande mesmo e nao quiser te ajudar a fazer nada em casa hahahaha pra ele lembrar como ele sonhava em poder fazer tudo oq a mamae fazia em casa! Adorei as ideias do Felipe. Fase legal essa !!!Um beijao

Nave Mamãe disse...

Oh! Acho que terás um colaborador nas tarefas diárias!
E ele não incluiu fazer um blog?
Beijos

Chris Ferreira disse...

Oi Celi,
adorei o texto! Que bom que você curtiu a postagem "Rio em mostra e amostra"!
Volte sempre!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Unknown disse...

Que legal! Pensar dessa forma vai ajudar-lo na hora de realmente decidir o que quer ser mesmo!
Lindo e fofo!

Larissa Xavier disse...

Olha o bom vai ser a pessoa que casar com ele rsrsrs, não vai precisar se preocupar tanto com os serviços domesticos, ja que ele ta doido pra crescer pra poder fazer, tadinho nem sabe ... q cansa...

bjocas nessas fofuras

Adri Portella disse...

Aiaiai, coitadinho do meu afilhado, não pode comer queijo, não pode tomar suco no copo e ainda por cima tem que fazer serviços domésticos....judiação....hehehehe.....
Muito bom, esta fase das crianças é bem gostosa, pois querem viver tudo ao mesmo tempo. Quando ele crescer, tenho certeza que vai achar bizarro quando disse que queria passar aspirador, fazer comida e estender roupa, rsrsrs.....
Bjs

Nivea Sorensen disse...

Ah, eu queria set bibliotecária. Brincava no escritório do meu tio, onde havia uma coleção de livros e fingia que era minha biblioteca. Pela janela que dava no quintal minha irmã ia pegar e devolver os livros. Engraçado, nunca mais pensei nisso, mas ainda hoje queria ser bibliotecária, ou trabalhar numa livraria. :)
Lindo post.
Um beijo

Renata disse...

Que fofo! As crianças querem mesmo fazer as coisas que os pais fazem, acho uma fofura! O André adoooora varrer a casa igual a mamãe...hhaha
beijos

Nave Mamãe disse...

Olha, nem um nem outro. Filhos eu quero ter mais uns 10, mas cachorro... Malu é a primeira e a última!
O Lorenzo tem adoração por ela, mas ela não gosta dele não. Pudera, ele destronou-a!

Priscila Quaquio disse...

Que lindo esse Felipe minha gente! Dá até para imaginar ele pensando no que poderá fazer! ;) beijos

Mikelli disse...

uau, se ele realmente crescer e cozinhar, limpar e tudo mais que ele falou, você vai ter uma fila de noras ai na sua porta!! haha ele vai ser concorrido! que graça! bjs!

Claudia Leonardi disse...

Muito lindo o Felipe!
Seu texto é bem humorado e muito gostoso de ler.
Adorei o post, me fez relembrar minha infância...eu queria ser enfermeira, depois professora...rs e hoje sou psicóloga!
Beijo grande nos dois.