Agradar, compensar ou mimar

Falta 1 semana para Felipe completar 6 anos de idade. O tempo passou rápido demais e já já meu filho estará no primeiro ano. Isso significa tanto para uma mãe que sempre viu seu filho tão pequeno e dependente. Não é mesmo?

Considerando essa data tão especial e marcante lógico que não deixaremos passar em branco, assim como preparei com muito carinho uma festa para o Thomas e, posteriormente para o Lucas, farei também para o Felipe. Uma festa de pirata, com os amigos da escola, comes e bebes, brincadeiras, presentes e muita diversão.



Com isso tenho pensado muito, muito! Faço uma crítica para mim mesma, pois ao mesmo tempo que acredito que o dia requer uma comemoração, acho que desejo sempre fazer demais! Desejo dar tudo para meu filho! Quero vê-lo feliz! Muito feliz! Coração de mãe, coruja e que muitas vezes - sempre -só pensa nos filhos.

A festa será pequena, mas com uma bela mesa decorada. Isso me dá prazer, já falei muitas vezes aqui no blog o quanto gosto de pensar em tudo, decorar, pesquisar, me acabar :). Pois se por um lado faço tudo, por outro fico esgotada. Considerando a fase que estou vivendo, somente com minha família, sem parentes por perto, com três filhos pequenos talvez seja demais. Mas logo quando olho e vejo a felicidade deles não me arrependo nenhum pouco.

Mas pergunto para mim mesma: Será que ele não ficaria feliz com menos, sem muita decoração, sem toda essa preparação que faço sempre? Talvez um bolo bastaria para a ocasião. Confesso que me empolgo, que resolvo fazer isso, isso e mais aquilo. Enfim, sempre arrumo para minha cabeça. Marido vive dizendo que exagero, que gasto demais. Acho que tem razão...

Será uma característica de mãe coruja? Será característica de uma mãe sem noção? De uma mãe que que deseja compensar algo de alguma maneira? Sei lá! O que sei é que dá para manerar em todos os gastos, em todo o exagero. Não digo isso somente por desejar uma bela mesa de aniversário, mas em relação ao presente também.

Você sempre compra presente para seu filho? Compra tudo que ele deseja hoje e sempre? Nós temos o combinado de comprar presentes para as crianças no aniversário e também no Natal. Algo maior, desejável e querido por eles. Esse ano, por exemplo, não compramos para o Lucas. Afinal, tem um tanto de coisas herdadas dos irmãos. Mas juro que nem sempre consigo cumprir com nosso combinado. Ora vejo uma liquidação, ora quando estamos ao mercado acabo cedendo ora para o Thomas ou para o Felipe. E nesse caso sozinha com um dos filhos não tem quem me segure. Diz que não sou só eu que sou assim...

Por me preocupar com essa questão, no Natal passado encontramos uma boa liquidação de um Lego que Felipe estava paquerando. O que fizemos? Compramos o Lego e guardamos para dar no aniversário. Juro que me segurei e aqui está para presenteá-lo. Mas lógico que agora Felipe pediu, melhor, educado, disse que gostaria de ganhar, de ter um conjunto do Playmobil. O que acha que fiz?

a) Ignorei o pedido, a fala tão educada e carinhosa. Afinal de contas, já tinha comprado um presente.
b) Comprei e pronto. Nem pensei muito, afinal é aniversário. Considerei que não é sempre que ganha algo assim tão desejado e especial.
c) Comprei e fiquei com a consciência pesada por todos os gastos, pensando muito o que achará quando ganhar mais de um brinquedo desejável. Será que sempre terá tudo que deseja? Será que se tornará uma criança mimada demais?

O que sei é que tenho olhado mais para essa questão, apesar de me empolgar algumas vezes, de saber que meu filho não fica o tempo todo querendo isso e mais aquilo. Acredito que tenha consciência, que não seja uma criança que não valoriza o que tem, o que ganha... Mas é uma questão séria pra pensar... considerar...

Olhar para a formação de valores e princípios dos filhos, para o valor das coisas e a questão do consumismo. Ora dou um breque, ora me empolgo pois desejo dar o mundo para meus filhos, mesmo que não seja realmente o que querem. Engraçada essa postura de mãe: Amor, desejo de vê-los felizes, talvez de dar o que não teve.

O bom de tudo é que os três aproveitam, aproveitarão.

Mas foi bom fazer tudo isso, pois sempre pensamos em relação as nossas atitudes. Agora, convites entregues e presente comprado. Juro que continuarei cuidando dos valores, conduta e valor as coisas, a vida que desejo que meu filho tenha. Sempre fui assim, mas morar fora, na Alemanha, fez com que olhasse de maneira diferente para o valor que as coisas tem, ocupam na vida das pessoas. Um ponto positivo. Um outro estilo de vida. Tanto que quando fui para o Brasil no ano passado, lógico que revi lojas que adoro, comprei algumas - muitas - coisas para mim. Sabem que quando voltei logo me arrependi e pensei: Por que mesmo precisava disso? Por que fiz isso?

Um mudança vagarosa... passos de tarturuga! Aos pouquinhos espero me segurar mais ainda, mas não ao ponto também de ser igual muitos alemães. Quero um equilíbrio e espero encontrá-lo!



26

26 comentários:

Ingrid Gomes disse...

Olha Celi, eu fui uma criança que teve tudo oque quis, pooooorém, eu ganhava presentes duas vezes por ano. Meu aniversário é em outubro, logo, o presente de aniversário sempre era junto com o de dias das crianças, um presente mais caro e tals. O de natal tb podia ser mais caro e dependendo o valor eu sabia que não ganharia vários presentinhos das tias, mas sim um presentão.
Eu curtia e até hoje me lembro de todos os presentes que ganhei, até hoje também barganho no aniversário dizendo que quero tal coisa e que ja fica de aniversário, dia das crianças e natal kkkkk
Muitas passagens aéreas que ganhei do meu pai foi exatamente nesse esquema.

Eu sou bem controlada porque não trabalho e gostamos muito de viajar, comer fora, hábitos que não são baratos por aqui, por isso não dá pra sair gastando pra caramba.
As vezes o Károly faz piada, dizendo que quando me conheceu me achava uma moça de gostos caros. De fato eu era, porém eu trabalhava e o dinheiro que ganhava era só meu e eu podia fazer com ele oque eu bem quisesse, agora as coisas mudaram bastante e por mais que a vontade de gastar seja grande, eu sei bem a hora de parar.
(Sei também de todas as promoçoes pra aproveitar kkkk)

Com o Pok não vejo necessidade de presentões e nos aniversários, até pela minha falta de talento, é só um bolinho, umas bexigas e pronto. Gostaria sim de fazer uma festa mais elaborada e tals, mas eu não dou conta, então, melhor nem inventar senão vai virar um caos, posso me imaginar chorando porque estranguei toda a decoração! kkkk

Eu procuro dar a ele coisas que ele gosta que o deixa feliz, mas nem sempre vem direto da loja, ele tem bastante coisa de segunda mão e o efeito é o mesmo, há algumas semanas compramos uma cadeira da Ikea que ele ama, compramos usada por 7 euros e o menino ficou na mesma alegria que sentiria se tivessemos pago 50 numa nova!

Eu também detesto a idéia de encher a casa de brinquedo, não vejo sentido. Agora no aniversário dele nosso presente será a viagem pra Croácia, dos avós da Hungria ele vai ganhar ingressos pra um parque aquático aqui da Holanda (e mais um monte de tranqueira, eu APOSTO!) e dos meus pais uma garagem de carrinhos que ele adora e brinca muito na escolinha.
Minha mãe queria dar também uma cozinha, mas acho exagero, quem sabe no Natal.

Eu prefiro economizar agora, fazer uma poupancinha pra quando ele estiver mais velho e realmente pedir algo.

Claro que as vezes acontece de comprar uma coisinha ou outro, domingo pra alegra-lo comprei dois aviõezinhos baratinho que ele amou, mas também não é regra.

Aos poucos vc tá se encontrando e tenho certeza que sabe exatamente oque é melhor pra vocês. =)
Mas uma coisa eu lhe garanto, seus filhos não precisam de uma filial de loja de brinquedos em casa pra ser feliz. =)

Beijocas

PS: Putz, que vergonha, escrevi um livro. =(

Cíntia disse...

Ai Celi, queria ir na festinha. :(
Acho que todo mundo que vai comentar aqui ficou com vontade de ser convidada! hahahahaha...

Sobre educar... eita trabalho trabalhoso hein? Você está saindo tao bem com os três. Tenho orgulho viu?
Beijos

Karen disse...

Hahahha, verdade, também fiquei com vontade de ir a festinha :-)
Mas agora, sério, Celi, também tenho estes dilemas! O aniversário das meninas é super próximo ao Natal. Pra Sophia em novembro (e você sabe que aqui tem Nikolaus, Adventskalender...) e pra Helena em fevereiro. E confesso que fico de novembro a fevereiro pesnando que as criancas ganham presentes de mais. Até já fiz campanha com minha mae, irma e madrinhas para pararem de mandar presentes de dia das criancas, já que isso nao existe aqui mesmo. E proibi minha mae de mandar ovos na Páscoa (mas ela nao cumpre rsrsrs, mas parou de mandar 2 ovos para cada integrante da casa e agora manda um pra cada neta, ou seja caimos de 8 para 2 o que já é muito bom!). Mas ainda assim me culpo, pois também sou como você e compro uma promocao aqui, outra ali e assim elas vao ganhando muitas pequenas coisas durante o ano. RAramente sao brinquedos, sao mais roupinhas e quinquilharias.
Nos primeiros aniversários da Sophia eu adotei a política de nao abrir todos os presentes no mesmo dia. Eu ia dando aos poucos, mas com isso, com os inúmeros presentes que recebia, ela ganhava quase que um brinquedo por final de semana, o que também nao achei legal.
Uma vez pedi a umas maes queridas e amigas que se juntassem para comprar um presente mais caro, em vez de muitos pequenos. Achei que foi uma boa ideia, mas só praticável com pessoas que conhecemos muito bem.
No mais é isso, seguimos tentando muito nao comprar demais pras meninas.
Elas geralmente nao ganham presente de aniversário grandes, o grande presente é a festa, que elas gostam tanto.
Beijao e adorei o tema! Sophia estava querendo uma festa de pirata também :-) Vou querer ver as fotos e roubar umas ideias se até dezembro ela ainda quiser este tema rsrsrs.

Carol Szabadkai disse...

Oi Celi!!! Quanto tempo não é?
Eu, atrapalhada, sumi, mas estou sempre de olho em vcs.
Adorei o texto!
Eu tenho essas mesmas questões que vc e creio que muitas de nós sentimos assim (se não for todas). Eu, antigamente, achava que questões sobre educação era simples, um sim ou um não pra isso e aquilo. Mas tem tantas questões no limite entre certo e errado, não é mesmo?
A médica das crianças, que virou minha grande amiga de tanto eu infernizar ligando pra ela pra tudo rsrsrs, sempre diz: Fazendo com o coração não tem erro.
E é isso, você tenta fazer o melhor, está procurando um equilíbrio e suas crianças, com certeza, vão ser equilibradas. Tentar fazer o certo é o caminho pra dar certo. ;)
Acho que não tem receita pra isso e não tem resposta, é só vc quem sabe realmente o que decidir na situação.
Boa sorte pra nós, que tentamos criar nossos filhos com muito amor e equilíbrio.
Beijos!

Unknown disse...

Primeiro: todas querem ir na festa!! Hahahahahahahahahaha \o/
Querida, não se cobre tanto! Eu tb estava bem dura com essa questão do consumo exarcebado, mas, acho que temos feito um bom trabalho sim! A nova do Dan é pedir novos apps para o MEU iPad...e eu digo que não posso, que não dá, porque já comprei 3 livrinhos e acho que está de bom tamanho...e ele para d pedir. Claro que já cheguei em casa com algo ue vi no shopping e acabei levando mas é taaaaao raro...eu ficava mais na neura...mas como Dan nao é do tipo pidão, relaxei! Aproveite a sua festa que vc e eles merecem!!! Mil bjs!!!

Dani Rabelo disse...

Celi, não se culpe e não se martirize tanto por isso, menina... eu não piro com essas coisas, não, viu?

As brigas que eu entro, são para vencer, então, nessa aí, nem entrei.... a questão da comida é rígida aqui em casa; comportamento também, pois não aceitamos uma falta de educação ou uma resposta atravessada, eu o pai da Laura somos muito alinhados com o objetivo de educarmos, de criarmos a Laura para o mundo.

A questão dos presentes, não encaro como uma apreensão, não. Fico de olho e tento não dar muito mais do que o que consigo, não mostrar para ela que ela pode escolher tudo o tempo todo, mas, vou te confessar: Laura é tão boazinha, mas tão boazinha, que ela vê um brinquedo que quer, olha, pega e eu falo para ela dar tchau, que vamos embora, ela realmente dá tchau, beija e vai embora.
Na padaria de casa é cheia de tranqueiras da hello kitty, ela adora, pega, olha, cheira e devolve. Um dia eu comprei logo duas de uma vez só. Não me importei. Dei. Nunca ela pediu ou fez birra para ter.

Com presentes, no geral, eu faço isso: quando posso, compro. Um dia estávamos em uma loja com o objetivo simples de comprar um presente para ela. Eu queria dar algo para ela e ponto. Ela escolheu um bichinho mto mequetrefe, de 5 reais... eu ofereci a Barbie Valsa (bailarina) e ela disse que não, obrigada. Ela queria só o bichinho.
Tudo bem. Levou só o bichinho.

Ontem mesmo estávamos comprando um sapatinho para ela e eu vi um crocs. Ia levar os dois, o sapato branco de verniz e o crocs rôxo, quando ela viu o crocs, logo falou "não quelo, mamãe, não quelo cóquis". Eu levei só o sapato branco....
=)

De natal eu dei um pluto caríssimo (para os meus padrões), que faz um monte de coisas e tals... ela nem gastou pro tal do pluto... eu gastei uma grana nesse filho da puta, achando que estava arrasando. Mas não, ela nem gastou.
Não me importei em comprar algo mais simples e que ela gostasse depois, já que ela não gostou do pluto que o papai noel deu.... uê, o natal não é para ganhar presente que ela goste (além de toda a religião por trás, é claro)?????? E ela ganhou algo que não curtiu...

Entende?

Não dou sempre, mas quando eu dou, quero que ela fique feliz, quero agradar, quero fazer o meu melhor.

Sempre.
Posso passar meses sem dar nada, mas se quiser, compro dois ou três brinquedos de uma vez, tudo bem.

Beijos, querida!

Dani Rabelo disse...

Nossa, meu comentário ficou ENOOOOORME, me desculpa!!!

Dani Rabelo disse...

áh, a última da Laura foi falar que quer um iPhone de presente. Posso?!?!?!?
affe.

Gabriela Grossi disse...

Oi Celi! Eu também tenho que me segurar, parar e pensar se devo mesmo comprar. Para o Tomás eu acabo comprando, principalmente livros que são muito baratos por aqui, e muito lindos! O João já falou que não nem pelo valor, muitas vezes, mas que o fato de esperar para ganhar torna o ganhar mais gostoso.
Concordo com ele, mas também entendo seu coração de mãe que quer dar o que o filho pede e um pouco mais também ;-)! Sou igual que nem hehehe!
Esse eterno equilibrio da educação, né!Ora a gente acerta mais, ora menos e assim caminhamos!
Beijo saudoso

Ana Gaspar disse...

Ai Celi, você tocou em um assunto polêmico...
As vezes acho que estamos educando Valentina muito errado, depois acho que não...
Ela tem um gênio muito forte, faz birras. Eu e Ivan ficamos exaustos com isso.
Seus meninos são uns amores pelo que você conta.
Não sei onde estamos errando com ela, por que tanta birra... somos super carinhosos, as vezes acho que é devido ser filha única, depois acho que é questão de personalidade... estou numa fase não tão boa com ela, deu pra perceber né?!
beijosss

Ana Gaspar disse...

Desculpe nem te respondi sobre o post...
Fique tranquila... erramos mesmo com esse problema de presente, mas não seremos perfeitos, esta é a questão!
beijo

Bruna Dalfré disse...

Oi Celi!!!
Você realmente capricha nas festas hein?!Eu gostaria de ter esse seu ânimo e paciência. Fiz a festa de um ano da minha filha e cheguei a seguinte conclusão:Não faço mais festa!É muita coisa, gasto, muita gente (aqui no Brasil você sabe como é neh?), e eu não levo jeito pra ficar recebendo os outros, então decidimos:Sem festa.Particularmente acho um gasto desnecessário, uma coisa simples, um bolo, pra mim já está de bom tamanho!!
Eu não sou de ficar comprando brinquedo, roupa, compro o necessário para minha filha, já basta o que ela ganha, me preocupo muito com essa questão do consumismo. Acho importante a criança saber que não é sempre que vai ganhar, que não é sempre que vai ter o que quer, a vida é assim!
Mas suas crianças, pelo que você diz parecem ser tranquilas e não demonstram "mimação"...
Depois coloca as fotos da festa!!!
Beijos

Adri Poretlla disse...

Hoje, num dia de nostalgia, li outra vez o que escreveu e queria te dizer que se algum dia eu for mãe, quero ser metade do que você é......serei com CERTEZA, uma mãe MARAVILHOSA!!!!!!!!!!
Te amo amiga!
Bjs

Unknown disse...

Oi Celi, acho lindo a maneira como vc trata/cuida/educa seus filhos. Também penso como vc, aniversário é uma data tão importante. Por que não fazer tudo bonito,organizado,decorado? Aprovo!Desejo q sua nova festa seja um sucesso e que as crianças babem com tanta imaginação! Parabéns ao pequenino e à Mamãe tão dedicada!

Celi disse...

Ingrid bacana conhecer sua opinião. Precisamos mesmo pensarmos sobre essa questão tão importante para a formação deles. Um grande beijo.

Celi disse...

Muito bom! Bom poder contar com vc querida amiga! Quem sabe um dia fazemos uma festa juntas! Beijos

Celi disse...

Realmente Karen é bem difícil... ficamos o tempo todo conciliando... pensando a respeito desse tema. Afinal, queremos educar bem os nossos filhos e queremos que cresçam com princípios e boas virtudes. Beijos

Celi disse...

Verdade Carol... precisamos de sorte... Não é uma tarefa fácil educar....
Que surpresa boa você por aqui. Saudades! Saudades também de ler seus textos. Gosto tanto! São tão poéticos e passa uma energia tão positiva da vida!
Um beijo grande.

Celi disse...

Verdade Myriam... assim como a Carol escreveu: fazendo com o coração. Lógico que tentamos o equilíbrio o tempo todo. Um grande beijo e obrigada pelos votos.

Celi disse...

Precisamos encontrar o equilíbrio, não é mesmo? Ora presentear com o coração, ora porque desejam isso ou aquilo... Sem grandes cobranças, né? mas juro que me preocupo, pois quero que eles valorizem o que tem...
Beijo grande amiga.

Celi disse...

Só pq vê a mamãe com o Iphone... rs rs rs
Ninguém segura essa geração! Beijos

Celi disse...

Isso mesmo Gabi! Beijos

Celi disse...

Oi Ana,
Espero que a fase esteja melhor... Parece que meus filhos são super bonzinhos? Mas confesso que nem sempre é um mar de rosas, tenho lá meus espinhos diários para tirar... rs
Beijos

Celi disse...

Tb venho me preocupando mais com a questão do consumismo. Não é fácil. Ainda mais que agora vejo e vivo numa cultura totalmente diferente. Aqui eles são super conscientes quanto aos gastos e necessidades diárias.
Mas vc está certa! Ao mesmo tempo que faço toda a festa fico exausta e penso, repenso e penso... Talvez não faça nada no próximo ano! Muito trabalho! Quero variar a maneira de comemorar, sabe?! Ora fazer um passeio... ora algo mais simples... assim vai...
Beijos

Celi disse...

Obrigada, obrigada amiga... Muitos elogios!
Beijos

Celi disse...

Obrigada querida Cristina... fico feliz com o olhar e comentários que vocês mães tem sobre a minha maneira de educar meus filhos. Acho bacana esse olhar, esse retorno, pois muitas vezes estamos de olhos fechados e não enxergamos nem um terço. Não é mesmo? Um grande beijo.