Tão pequeno na escola

Pode parecer loucura, pode parecer descuido, querer ficar sem o filho, mas a minha realidade é bem outra. É verdade que meu filho Lucas começou a freqüentar um Kinderkrippe (berçário). Para muitas pessoas, no Brasil ou aqui, colocar o filho com 1 ano no berçário muitas vezes não é a melhor coisa, uma atitude correta. Já ouvi muitas pessoas dizerem que até os três anos o ideal é o filho ficar ao lado da mãe, em casa. 

Entendo perfeitamente os argumentos das pessoas, porém acredito que faz-se necessário respeitar as escolhas dos outros. Na Alemanha, por exemplo, as pessoas mais velhas e algumas mães não olharam minha escolha com bons olhos. Elas apresentam alguns motivos: primeiro que acham a escola cara, segundo que acreditam que o filho pequeno deva ficar com a mãe e, por último, que pensam que quem tem filhos deve ser exclusivamente dona de casa e mãe. Bom, cada contexto, cada situação a gente vê de uma maneira. Lógico que há exceções e pessoas que apoiaram também minha decisão. Ninguém melhor do que a família para saber o que é melhor para o filho.

Confesso que ver o Lucas, tão pequeno, no Kinderkrippe de primeiro impacto não foi tão tranqüilo, por duas questões: primeiro porque sempre estava comigo, diariamente, já num ritmo de rotina organizada; segundo que o fato do Lucas estar nos primeiros passos, começando a andar me preocupava um tanto. Por mais que a escola tenha crianças de 10, 11 meses até os três, também pequenos, sempre vi o meu filho como o mascote do grupo. Uma preocupação de vê-lo sempre para trás ou tendo que ficar no colo das professoras. Bom, receio de algum acidente acontecer... 

Mesmo assim tomei a decisão. Só fiz isso, pois confio totalmente nos profissionais e adoro a escola. Tenho como referência o tempo que o Thomas está lá. Com ele foi a mesma coisa, também sofri um tanto. 

Além disso, Lucas hoje tem como referência e proximidade na escola o irmão Thomas. Será por pouco tempo, pois daqui poucos meses Thomas sairá do Kinderkrippe para ir para o Kindergarten (Jardim da Infância). Bom ter um irmão por perto, não é mesmo? Estão pertos, se encontram, mas não estão no mesmo grupo. 

O tempo passou, hoje após 2 meses Lucas está adaptado e feliz. Acompanhei a adaptação dele durante quase 3 semanas. Foi um período longo e tranqüilo. Não ouve grande sofrimento para ambos, pois foi uma separação gradual. 

Atualmente fica muito bem no Kinderkrippe e vê os outros adultos como referência. Sei o quanto faz bem ter a mãe por perto, porém está desenvolvendo-se de uma maneira encantadora, mostrando em casa um tanto de coisas que já aprendeu a fazer sozinho. Tem lá muitos ganhos! Acredito! Fora também o fato de entrar em contato com outras crianças. 

O único aspecto negativo que enxergo de antemão é o fato de ficar mais vulnerável as doenças. Lógico que nesse meio tempo já ficou doente, tendo que ficar com medicação e alguns dias em casa para se recuperar. Faz parte do processo, da infância, como muitos dizem é bom para fortalecer o sistema imunológico.

O que me deixa feliz e tranqüila foi acompanhar a adaptação e saber que meu filho está bem, fica bem por lá. A rotina, com os novos horários, também foi ajustada aos poucos. No início, logo após o café da manhã já dormia. Agora, agüenta mais tempo acordado e dorme logo após o almoço. As professoras respeitam o tempo e necessidades de cada criança. É de se esperar, não é mesmo? Espero mesmo que um berçário olhe e compreenda que os pequenos requerem cuidados tão especiais, um carinho a mais. 

Tudo isso aconteceu antes do que esperava...(pois minha ideia era somente colocá-lo em setembro) Sabem por que isso aconteceu agora? Porque recebi uma proposta de trabalho. Algo especial e que não poderia deixar passar... Volto, volto logo para contar mais detalhes para vocês.



35

35 comentários:

Sandra Kautto disse...

Posso confessar algo? Quando o Elias foi para a creche com 1 ano e meio achei desumano, me senti péssima...mas esse sentimento só durou a primeira semana...rs rs. Hj em dia não consigo pensar numa decisão mais acertada do que essa. A creche tem feito um bem enorme pra ele!!!

Beijos pra vcs!
Saudades,só falta tempo de passar por aqui pra tomar um chá...rs rs

LOVE MAKES A FAMILY disse...

É, Celi, você disse tudo: "faz-se necessário respeitar as escolhas dos outros. " Gosto demais desta linha de pensamento, de postura na vida. Não suporto imposições, autoritarismo! Cada um sabe de si, não é verdade?

Olha, pelo que vejo com o meu sobrinho, eles desenvolvem muito rápido tendo que dividir espaços e atenção. O B. começou a ir para a creche com 1 ano e 11 meses. Já está há quase 3 meses. E como cresceu em tudo ( já parou com as mordidas nos coleguinhas, ufaaa!! ).

Pelas fotos, o Lucas está tendo bastante estímulo, o que é ótimo, né?!

Ps.: Lucasssss, fica bebê por mais um tempinhoooo, rsrsrsrs!!!

Ingrid Gomes disse...

Aiii que fofucho zanzando pelo berçario!

Olha Celi,depois dessa semana do cão com o Pok doente tive horas que até considerei tira-lo da escola e só colocar de volta quando tiver cinco anos kkkkk
Menina, eu sou uma mãe tão bunda mole,ao mesmo tempo que criei um filho indepentende, que brinca super bem,que se desenvolveu de uma maneira bacana e é bem sociável mesmo sem ter ido pra escola, eu também criei uma mãe acomodada kkkk

Até então eu nunca tinha lidado com esse desconforto, meu filho nunca na vida havia adoecido dessa maneira, o organismo dele é tão limpo que na primeira dose de remédio o efeito já era nitido.

Eu super respeito as escolhas e necessidades das outras familias, até porque cada um sabe oque é melhor pra sí, mas eu acho que se o Pok tivesse adoecido dessa maneira quando era mais novo, eu teria surtado! kkk

Beijão e parabéns por mais essa conquista, vc merece!

Carol Damasceno disse...

Celi querida,
Quanta saudade, quantas novidades, quanta lindeza junta... Oh God... Esse tempo voa... Parece que foi ontem o relato de parto e já tem relato de ida a escola... Voou...
Que legal!!!
Volto para saber mais.... O blog tem uma atualizaçãozinha sobre nós... SAUDADES DE MONTÃO!!!!

Beijos

Ana Gaspar disse...

Celi, imagino como foi difícil pra você, mesmo quando já estamos decididas dói da mesma forma... não é?
Mas que bom que as primeiras semanas (mais doloridas) já passaram e ja'esta tudo ajustado.
Agora esta novidade foi bacana!!!!! conta logo!!!!!!
beijosssss e boa semana

Meu Mundo Meu Quarto disse...

Olá!
Dá pena de vê-los na escola tão cedo né?
Ameeei o seu blog!
Se puder dá uma passadinha no meu e deixa um comentário?
Meu mundo, Meu quarto

Unknown disse...

Oi Celi, pareço estar revivendo um grande dilema passado. Tive esta mesma dúvida ao tentar colocar minha filha no Kiderkrippe, na época com 2 anos. A educadora(65 anos) do Kindergarten do meu filho, foi totalmente contra. Citou os mesmos motivos-contra que vc mencionou acima. Acho que vc tomou a decisão certa, principalmente tendo uma chance de emprego. Parabéns pela conquista! bj

Bruna Egger disse...

Mais-que-apoiada! Sei bem como é essa tal barreira cultural daqui... Mas vc conseguiu!!! E eu fico muito feliz por isso!! #madrinhadessafase

Gabriela Grossi disse...

Oi Celi, vocês estão em outra fase. Outra fase de familia, outra fase de Alemanha.
E vc ja conhece a escola, as professoras. Fique muito tranquila com a sua decisao. Cada filho chega em momentos diferentes da nossa vida, e tudo acaba se encaixando, se adaptando.
Boa sorte e muito sucesso nessa nova fase!
Beijo

Unknown disse...

Eba!!! Que novidade boa!!! Já estou curiosa pra saber sobre essa proposta. E o Lucas parece que está muito bem, obrigada! Que é o que importa. Acho que o fato de ele ver desde sempre os mais velhos indo pra escolinha, ajuda muito! Eu entendo sua escolha perfeitamente. Mas como Dan não tinha referencia alguma de irmaos mais velhos, a adaptação foi beeeem sofrida (pra ambos). Mas era importante também pra mim voltar ao trabalho. Acho que só nós mesmas sabemos o tempo ideal. Não há regras. Desde já, parabéns pela conquista. Beijinhosss!!!

Dani Rabelo disse...

Menina linda do meu coração!!!

Instinto materno é o melhor conselho de todos, querida Celi.... se seu coração disse que é a hora certa, então é a hora certa e ponto final. Ele não vai morrer de ir para a escola com um ano, pelo contrário, vai ficar mais forte!!! O que não mata engorda, não é mesmo?!?!?! hehehehehe

Certeza que a escola para os pequenos (bem pequenos) não é o melhor caminho, mas vc tem outras metas na cabeça, tem outras coisas em mente e mantê-lo em casa não seria salutar, na realidade, seria impossível.... então abrace a ideia e ache maravilhoso ele estar na escola do irmão, podendo conviver com o Momas mais do que se ele estivesse em casa eo irmão na escola, e agradeça a Deus por ter um filho maravilhoso, que só aprende e aprende a cada dia que passa. Ele ficará ótimo, vc verá.
Como irmão mais novo, a tendência é fica doente de qualquer forma, mesmo que ele ficasse em casa, pq os irmãos chegam da rua e beijam, abraçam (mesmo que tomem banho antes, levam os vírus para casa, não tem jeito), então, por tabela, ele ficaria doente tanto quanto indo à escola. E este menininho lindo da titia vai só ganhar com tudo isso, pq ele terá em casa uma mãe realizada, feliz da vida, uma mãe que os irmãos não tiveram: que trabalha fora e que fica com ele tb! =) Que sabe dividir as coisas, que cozinha porque quer, que dá banho e cuida com saudades!!!! Isso é ótimo, querida!

Vc sabe que torço pelo seu sucesso como se vc fosse uma irmã para mim! Que quando estou chateada te ligo para conversarmos, tiro cinco minutos no meu trabalho para falar contigo. Vc sabe que é muito querida e que se depender de mim, vc será sempre muito feliz.
Estou muito feliz com as suas novidades! Inclusive com a escola do Lulu!

Beijos grandes, querida comadre!!!

iara disse...

Que bom amiga! Volte logo para conta da novidade! Sei que você deve ter sofrido, mas se não fosso bom para ele você não o deixaria. bjs e saudades

A Dona do LAr disse...

Concordo com tudo Celi. E acho que filho precisa de mãe feliz, se vc está se sentindo feliz em poder ser outra coisa além da ótima mãe que vc já é (e vai continuar sendo independente do pequeno ir à escola) Siga em frente! Afinal todos nós sabemos que uma mãe só toma uma decisão dessas quando está certa que está fazendo o melhor para os filhos. E isso não necessariamente é ficar com eles o dia todo. Eu, por exemplo, mesmo se não precisasse trabalhar acho que colocaria sim o Felipe na escola, pelo menos meio período, eu preciso desse tempo pra mim. Entende? Aqui somos todos muito mais felizes assim e pronto. Bjão e fico contente que vc esteja assim feliz e realizada.

Celi disse...

Saudades também Sandra. Que bom que arrumou um tempinho para dar notícias. Espero que estejam bem.
Sabe que também apoio minha decisão, pois sei o bem que faz para meu filho, para minha família.
Um grande beijo.

Celi disse...

Alê viu só como ele está se divertindo.... Também gostaria de parar o tempo, pois por mais que meus filhos dão um trabalho enorme, amo, amo de paixão tê-los na fase que se encontram.
Que bom que o B. parou de morder. Viu só... acho que minhas dicas ajudaram. Não é mesmo?
Um grande beijo minha amiga.

Celi disse...

Imagino Ingrid... dá vontade de desistir mesmo de deixar o filho na escola, em contato com outras crianças. Porém, acho que é válido desde que não adoeça com muita freqüência. Sabemos a hora que deu o nosso limite, né!?
Boa sorte e espero que o Pok fique bem logo.
Um grande beijo e obrigada pelo carinho! Pelas palavras de sempre...

Celi disse...

Oi Carol,
Quanto tempo querida!!! Como andam essas meninas lindas? Espero que todas estejam bem. Logo, logo irei ler suas novidades.
Viu só como o tempo passou... será que conseguimos parar só um pouquinho, quero tanto que essa fase permaneça. Que delícia!
Beijo grande.

Celi disse...

Viu só... novidade bacana mesmo! Volto logo... prometo!!!!
Um grande beijo.

Celi disse...

Obrigada pela visita. Quando der visitarei seu blog sim...
Seja sempre bem-vinda!
Um beijo.

Celi disse...

Obrigada Cristina. Sabe que por mais que tomamos a decisão, sempre pesa um pouco os olhos das pessoas, os dizeres... ainda mais vivendo em outra cultura. Consegue me entender? Mas a verdade é que sendo firme com a nossa decisão, com nossos desejos ultrapassamos qualquer barreira. Tenho certeza que hoje fiz o melhor para ele, para minha família e para mim.
Um grande beijo e que legal vc compartilhar comigo o que aconteceu com vcs.

Celi disse...

Totalmente madrinha dessa fase! Já agradeci um tanto e faço isso novamente! Saiba que vc foi muito importante nessa minha fase, como foi bom ouvir sua opinião e conhecer sua experiência morando fora. Obrigada querida amiga.
Um grande beijo.

Celi disse...

Certíssima Gabi! Acho que é isso mesmo... Também acredito que tomaram a melhor decisão para o Tom. Tenho certeza que agora está tranqüila. Tudo tem sua fase e logo vocês estarão assim...
Saudades, viu!? Quando será que conseguiremos conversar via skype? Um grande beijo.

Celi disse...

Obrigada querida Myriam.... é isso mesmo... para quem perguntar direi: O Lucas está muito bem, obrigada! rs rs rs
isso é verdade Myriam. Ele está feliz e tranqüilo. Amo vê-lo por lá.
Quanto a conquista, juro que foi uma conquista e tanto considerando todas as variáveis que tenho morando aqui. Volto logo para contar detalhes, tá!
Um grande beijo e boa semana.

Celi disse...

Dani querida, tem como ficar distante do blog? Veja isso que bacana! Você além se der uma amiga querida, sempre está presente, mesmo que distante. Sempre me apoia e você nem imagina o bem que isso me faz. Da mesma forma, que nossa conversa via facetime também. Como é bom... que troca!
Realmente está fazendo muito bem para o Lucas... tenho vontade de filmá-lo para vc ver como ele fica feliz e sossegado. Uma delícia! Ando tão apaixonada por eles. Parece que tudo flui melhor, sabe!? Vamos ver daqui pra frente.
Um grande beijo e maravilhosa semana para vcs.

Celi disse...

Ohhhh minha amiga... sempre presente... sempre torcendo por mim!!!! Tão bom saber que tem pessoas que ficam na nossa vida para sempre!!!! nem imagina como faz bem saber que você é uma delas, que gosta e torce por mim. Obrigada por vir aqui, dispor um tempinho do seu dia a dia corrido. Beijo grande e muitas saudades. Espero que esteja bem!!!!

Celi disse...

Pois é Francine... a decisão também foi tomada considerando que estarei fora somente o período que estarão na escola, sabe!? Não deixarei de ficar com eles na parte da tarde. A rotina mudou somente do pequeno Lucas. Os outros não percebem nada de grande alteração... Isso é bom! Estou feliz, pois sei o bem que fará para ele e para mim também...
Um grande beijo querida!!!!

Dani disse...

Que noticias maravilhosas, parabens mil vezes!

Celi disse...

Obrigada Dani! Obrigada mesmo!!! Um grande beijo.

Karen disse...

Parabéns pela oferta de trabalho, Celi! Tenho certeza que se você o aceitou é porque veio na hora certa, na hora que vcê achou ideal para você e para a sua família.

Também voltei a trabalhar quando minhas filhas tinham um ano. Fiquei em casa com cada uma por pelo menos 12 meses me dedicando exclusivamente a elas, mas fiquei também muito feliz em poder voltar a trabalhar. Acho perfeitamente possível ser uma boa mae e profissional, ainda que isso nos exija um enorme jogo de cintura...

Depois nos conte como está sendo voltar ao trabalho!

Beijos e boa sorte!!

P.S.: Adoecer muito faz parte.... infelizmente, mas passa, como tudo mais na vida.

Laiz disse...

Eeeeee parabéns Celi, um trabalho novo que delicia!!! Quero saber tudo!!!! E a escola também tive que deixar o Nino cedo, mesmo o pediatra fazendo casa feia, mas achei bom, e como ficava meio período com ele sempre, curti muito também e não sinto que perdi etapas. Acho que se gostamos da escola, estamos seguras e eles estão felizes pode ser sim uma ótima opção para a família que opta por colocar cedo. Quero saber tuuuudo do novo trabalho! Bjoooooo grandeeeee

Celi disse...

Verdade Karen. Também acho que faz um bem tremendo para nós, já que moramos fora e temos que dar conta disso e mais aquilo. Jogo de cintura temos que ter sempre... a demanda é grande e a cobrança também... não é mesmo? Obrigada pelas palavras...
Beijos querida.

Celi disse...

Pode deixar Laiz que estou preparando um post para contar tudo, tudinho! Ainda mais porque aszamigas daqui são tão bacanas que merecem saber de tudo! rs rs rs
Um grande beijo querida e obrigada pelo carinho de SEMPRE!

Cíntia disse...

Você é uma he-ro-í-na!!! Já te disse isso??? Conciliar 3 filhos e trabalho é coisa de super-mulher. Admiro demais viu Celi. E estou vibrando daqui de longe por todas as conquistas! bEijos

Carol Damasceno disse...

Querida as meninas estão demais... Cada uma em sua maravilhosa fase... Saudades de montão das fases que já passaram...

Beijos no coração!!!

Celi disse...

Obrigada querida Cíntia. Vc mais do que ninguém vem acompanhando minha rotina e sabe que tem dias bem difíceis. Um grande beijo.