4 anos na Alemanha



Parece que foi ontem que escrevi os posts em comemoração aos 2 anos e depois 3 anos morando na Alemanha. O tempo passou rápido demais e hoje tenho tanto para comemorar, brindar, planejar e conquistar. Sabemos que a vida é assim, independente do lugar onde escolhemos para viver, mas realmente morar na Alemanha e ter uma família grande (três filhos, então posso escrever isso, não?) jamais passou pela minha cabeça anos atrás. 

Lembro bem da minha irmã e eu conversando sobre morar fora do Brasil. Enquanto morei no Brasil, nós duas trabalhávamos em escolas, no entanto minha irmã sempre soube aproveitar melhor o tempo para viajar e curtir a família. Eu sempre muito dedicada, com uma paixão além da conta pelo meu trabalho sempre me envolvia demais deixando muitos momentos, finais de semana e feriados o lazer e as viagens de lado. Também confesso que nunca tive o espírito muito aventureiro, preferindo na maioria das vezes fazer o trivial, o mais simples e tranqüilo possível.

Mas minha irmã não, após viajar para Londres, sempre sonhou em viajar, viajar mais e até morar fora. Além dessa vontade toda, minha irmã sempre foi fã de cartomante, de ler as cartas, de aprender a jogar tarô e tudo que envolve saber um tanto do futuro, mesmo que não seja a mais pura verdade. Então que em uma das consultas uma moça falou para ela que uma de nós duas moraríamos fora do Brasil. Eu, eu não! Sempre essa foi a minha fala, sempre dizia que tinha certeza que seria ela. Engraçado, pois nunca tive vontade, sempre criei raízes fortes no Brasil, com as pessoas e com tudo que estava ao meu redor. 

E hoje.... hoje estou numa condição totalmente diferente que imaginei um dia. Passaram-se 4 anos! Vocês conseguem imaginar um tanto do que já vivi nesse período todo? Foi um período longo de adaptação que só eu sei o quanto chorei, tive vontade de fazer as malas e voltar para meu país de origem. Foram inúmeras as dificuldades para conhecer e aprender um pouquinho sobre a cultura alemã e, ainda hoje, tenho muito para superar. Inúmeros foram os obstáculos para me virar com a língua, medo, vergonha de não saber, de falar errado. Enfim, a adaptação foi grande em todos os âmbitos já que tive que conhecer as estações do ano e aprender a reconhecer, aproveitar o que há de mais belo em cada uma; organizar meu tempo para dar conta das inúmeras tarefas que uma casa requer além, é claro, dos meus filhos. 

Cheguei somente com o Felipe na Alemanha. Hoje brindamos juntos nossa chegada! Agradeci a força que me deu para continuar e não desistir. Sabemos que um tanto fazemos por eles, para eles, esquecendo um tanto os nossos sentimentos. Mas foi bom! Felipe precisava dessa nova pessoa que me transformei e dessa mãe “24 horas”. Superei minhas expectativas e foi aqui que arquei com todas as minhas responsabilidades como esposa, como uma pessoa que aceita um desafio de mudança de vida e como ser mãe. Como mãe mesmo, pois não foi do nada que tomamos a decisão de ter mais e mais um filho. Em 4 anos de Alemanha mais dois filhos. 

Quisemos ter mais filhos, mas nesse meio tempo, com a decisão, com a diversão, com a gravidez de um, o nascimento e o período de dedicação exclusiva também sofri bastante. Tive dias de loucura total, sem saber por onde começar as inúmeras tarefas, tendo vontade de sumir e largar tudo. Tive dias que remoía as minhas escolhas, fechando os olhos, pensando em algo totalmente diferente para ver se realmente acontecia. Um duelo de sentimentos. Medo de deprimir...

Mas o dia a dia e todas as demandas mantiveram-me ocupada sem tempo para parar e sentar. Com isso, tudo foi acontecendo, os dias foram passando e hoje tudo está mais fácil, um pouco mais tranqüilo. Os meus pensamentos são outros. Vivo mais e melhor! Isso é fato e basta olhar para meu dia e tudo que está ao meu lado. 

O tempo ajudou, mas as pessoas também. Além do meu querido marido que sempre me apoiou e fez de tudo para me ver bem, também tive a presença constante mesmo que virtualmente dos meus familiares (minha mãe, minha irmã, minha sogra, Zara, cunhadas), de amigos queridos do Brasil (Leila, Adri P., Renata) e de muitas amigas espalhadas pelo mundo que por terem uma visão parecida me ajudaram muito (Jas, Bruna) e nesse caso incluo também as amigas que conheci através do blog (algumas que através dos comentários me ajudaram muito e outras que tornaram-se mais próximas, não é mesmo Cíntia, Alê, Rô, Dani, Gabi, Lu, Carol...)

Não consigo comemorar sem agradecer a ajuda que tive de todos vocês! Obrigada mesmo! De coração muito obrigada por cada palavra e cada ombro amigo.

Quando viajei para o Brasil no ano passado relembrei como era a minha vida, revi os lugares e hoje penso em tudo de bom que tenho. Realmente essa mudança foi uma oportunidade maravilhosa! Atualmente tenho dúvidas se largaria essa vida para voltar a ter aquela, aquela que ficou no passado. Sinceramente quase certeza que não... 

Dá saudades! Tenho muitas saudades! E quando reencontro uma pessoa querida da minha vida que atualmente está distante? Que dorzinha que dá. O coração aperta como aconteceu nesse final de semana ao reencontrar minha prima Cristina. Foi bom demais,  ouvir uma opinião, mas despedir foi triste também. Penso que isso sempre fará parte da vida, independente do lugar.

Agora, quero ficar com tudo que tenho vivido de bom com minha família, quero continuar abraçando meus filhos, acompanhando cada minuto ao lado deles, conhecer o que o país me oferece de bom, o que está tão próximo e o que ainda posso conquistar. Quero continuar com o pensamento de que aqui é o melhor lugar atualmente para viver! Que foi um presente não só para mim, como para meus filhos. 

Tive a prova de que as coisas boas podem acontecer, de que apesar das inúmeras dificuldades, os sonhos tornam-se realidade a partir do momento que abrimos as portas do nosso coração, dos nossos pensamentos e temos coragem. Em breve compartilho com vocês a grande conquista às vésperas dos 4 anos de Alemanha. A dica: tem haver com algo que sempre gostei de fazer, com a minha formação. Estou feliz! Feliz demais!

38

38 comentários:

A Dona do LAr disse...

Fico muito feliz por vc Celi!!! Mesmo te conhecendo tão pouco, sinto o tão especial que vc é, tão carinhosa e dedicada em tudo que vc faz. É claro que como vc mesma disse existem momentos que a gente se perde, mas passa. É natural. Tenho certeza que muitas coisas boas ainda estão reservadas a você que tem seu coração sempre aberto. bjo grande

Unknown disse...

Eba!!! Olha só que retrospectiva mais bonita que vc fez!!! O começo deve ter sido muito duro mas olha aí!! Vc formou uma familia linda!!! Parabéns por todas as conquistas! Certamente vc fez por merecer cada uma delas. Beijos, beijos!!!

LOVE MAKES A FAMILY disse...

Oh, minha amiga linda, eu posso apenas imaginar esses 4 anos...Sei que foi uma mistura de emoções tão complexas que só o tempo para nos ajudar a definir melhor, não é? Eu sei que você ganhou e muito com a mudança, principalmente o autoconhecimento, que, ao meu ver, é dos maiores ganhos nesta vida. Você aprendeu a lidar melhor com as adversidades, pois quando saímos do nosso lugar de conforto, tudo parece ser de um tamanho bem maior. Apenas com o tempo, com as experiências é que percebemos que somos mais fortes do que imaginamos.
Parabéns por esses quatro anos! Desejo sempre o melhor desta terra para você e família! Um abraço bem apertado! Com carinho de sempre,
Alê! ( Ro está viajando e não entra na internet. Mas irei relatar este post para ela mais tarde, quando ela me ligar)

Mariana disse...

Oi tudo bem?

Lendo o seu post de hj tento imaginar como será a minha vida na Alemanha e a vida de casada. Ainda mais agora que o meu namorado me pediu em casamento, agora estou com medo e tudo isso q vc esta dizendo, já passou pela minha cabeça mais rápido do que seria possível acontecer!
Apesar de já ter morado na Alemanha por um ano e ter uma certa noção, me pego pensando se irei conseguir a lidar com todas essas dificuldades , para lidar com sentimentos, adaptações e etc
Será q eu terei forças o suficiente?
Tenho medo de tomar a decisão errada sabe?
Mas pretendo arriscar, e espero ter a mesma determinação q vc e que eu consiga assim como vc...PARABENS vc eh uma grande guerreira!!!!

Juliana Leal Valera disse...

Celi, que post emocionante. Parabéns e toda a felicidade do mundo!
Beijos

Cíntia disse...

Parabens Celi! Nesse relato, ficou bem claro que você passou etapas e as superou... mas ainda tem muito pela frente, você sabe disso. Seu grande trunfo é sua perseverança. Sua coragem. Sua vontade de fazer sempre o melhor pelos seus filhos. Que bom que é te acompanhar e aplaudir deste lado da tela suas lindas vitórias. Beijos minha amiga vencedora!

iara disse...

Celi, que bom que você agora está sentindo todas essas emoções tão positivas. Fico muito feliz com a sua adaptação. Foi muito dura, mas agora vejo que você está bem feliz. Que continue assim. Saudades. bjs

Anônimo disse...


Celi 4 anos de conquistas!!!!

Celi ao decidir,Nasceu o amimo ea coragem de em frentar os desafios,que não foram poucos.

Mas vc venceu!Parabéns

Gabriela Grossi disse...

Celi, eu li seu post do celular, e como estava "unterwegs" não deu para comentar.

Eu me emocionei com se post, não tem como não se emocionar. Abrir-se para uma nova língua, uma nova cultura, um novo ambiente é como tirar o nosso chão. A gente fica sem eira nem beira mesmo. Mas é tão bonito de ver o quanto você, vocês conquistaram nesses quatro anos. Admiro sua força, sua coragem, sua determinação, sua maneira de encarar as dificuldades. Parece fácil, mas não é não.

Então minha querida, espero que a Alemanha continue te dando muitas alegrias e muitos aprendizados. E sobretudo, que vocês sejam muito felizes.

Grande beijo!

Flora disse...

Que lindo! Espero um dia me sentir em casa aqui na alemanha, como vc se sente!

Meu Mundo Meu Quarto disse...

Ameeei o post!
Se puder da uma passadinha no meu blog?
http://www.omeumundomeuquarto.blogspot.com.br/

Bruna Dalfré disse...

Parabéns Celi!
Acredito que a qualidade de vida para vocês e principalmente para as crianças não se compara com a daqui...
Crianças com espaço e natureza para aproveitarem livremente a melhor e mais o=importante fase de nossa vida, a infância!
Mas deve ser dificil essa saudade hein?!Ela só aumenta ou você já se acostumou com a ausência das familiares?
Beijos Celi!

ceila.vignoni@yahoo.com disse...

Minha querida,
Adorei o seu post e quantas lembranças ,,,e muitas delas quando me recordo e lembro dá um aperto no peito e uma imensa vontade de te abraçar...Estou tão feliz de daber e ler os seus relatos sobre a sua felicidade conquistada e realmente merecida durante esses quatro anos...Parabéns Celi e sempre acreditei que você iria conseguir superar todos os seus obstáculos e dificuldades. Certamente o carinho do seu companheiro foi fundamental para alcançar suas meyas e óbvio o amor pelo seus filhos, sentimento indescritível.Minha irmã e amiga sinto muito a sua falta aqui por perto para conversarmos e dividir momentos tão complicados às vezes. Mas eu também aprendi que quando precisamos ser fortes tiramos forças e ficamos fortes como uma fortaleza...Adorei o que escreveu sobre mim e fiquei emoconada ao ler a parte sobre nós duas ....Momentos diferentes e todos tão especiais em nossas vidas!!! Querida continue firme em seus propositos pois agora será a época da colheita!!! Beijos!!

Claudia disse...

Adorei conhecer sua história. Até me imagino morando fora do Brasil, mas nao hoje, hehe. Voltarei por aqui mais vezes.

Unknown disse...

Parabéns Celi por todos os momentos difíceis ultrapassados, pelas conquistas, por querer sempre o melhor para seus filhos e sua família. Morei 12 anos no Japão e retornamos á Alemanha há quase 2 anos. Aprendi também a aproveitar o que a vida nos tem a dar, e principalmente reconhecer que o nosso lar está onde se encontra o nosso amor. E sejamos felizes mesmo longe do nosso Brasil querido!

Karen disse...

Parabéns Celi pelos 4 anos e que venham no mínimo mais 4 por aí!! Que bom saber que você conseguiu superar as adversidades e quer prova maior de que conseguiu do que esta família linda que você tem? Isto é prova de empenho, de afeta, de dedicacao, de talento e de amor.

Beijo grande!

Nivea Sorensen disse...

Parabéns, Celi. Se sentir assim é um presente. Que venham muitos outros aniversários em casa.
Beijos

Ana Gaspar disse...

Oi minha amiga!!!
Parabéns pelos 4 anos de Alemanha!!!! uma luta isso hem?
E é tão bom ver você feliz e realizada por sentir hoje que foi a decisão certa.
Tenho me visto muito em você, mas ainda estou na Celi de 1 ano... cheia de dúvidas.
Gostei do que você falou sobre entender que sua vida agora sempre terá essa dorzinha da despedida, ou seja é melhor aceitar e conviver com isso...Vou me lembrar disso pra sempre.
Fico muito feliz mesmo de ver você assim... beijossssss

Bruna Egger disse...

Que delícia de texto e de adaptação! Normalmente temos outras ideias (ou nenhuma sequer!!!) sobre o que é morar fora... Que no exterior é tudo melhor, mais fácil, sem demora, sem corrupção... E só passando um tempo assim é que percebemos: nada disso! A vida aqui tem mais barreiras - não necessariamente financeiras, mas culturais e temporais -, mais frio - temporal e sentimental -, mais respeito (=distância)... Fico muito feliz por você estar assim, feliz também! Até domingo!!! (Já avisei aqui, hehe!!) bjo!

Celi disse...

Obrigada querida Francine! Você sempre tão carinhosa e amiga. Esse espaço de troca faz tão bem! Impressionante como temos simpatia pelas pessoas e passamos a conhecê-las (mesmo que virtualmente), mas deixando as impressões.
Um grande beijo.

Celi disse...

Nem fale Myriam... realmente não foi fácil durante esses 4 anos. Um momento de comemorar! E digo mais... tenho lá os meus dias bem desanimadores, difícil dizer que não tenho dias que tenho vontade de largar tudo, no qual me pergunto se fiz o melhor para mim. Sabe? Mas os dias passam... tenho o pensamento de que tudo vai melhorar... Melhor pensar assim, não é mesmo!? Dizem que o pensamento e a palavra tem força! Beijos querida e obrigada pelo carinho de sempre.

Celi disse...

Escreveu tudo querida Alê. Aprendi muito nesse tempo sabe... fiz e faço coisas que jamais pensei que faria um dia. Um desafio e tanto! Muitos obstáculos diariamente, mas tenho superado. Meus filhos, minha vida, me dão toda força que preciso... sabe!? Quando penso em desistir eles me puxam adiante! Um amor incontrolável....
Beijos querida amiga!

Celi disse...

Isso mesmo Mari! Arrisque sim... dará tudo certo! Como todo lugar tem uma série de vantagens e ganhos. Temos que fechar os olhos para o que deixamos para trás, em outro país e olhar adiante! Pensar nas coisas boas que podem acontecer. Desafios, obstáculos, dias tristes e dificuldades temos em qualquer lugar do mundo, basta olharmos como um desafio que será ultrapassado. Tenha força, coragem e siga em frente!
Você já pensou quantos pessoas fizeram isso? Então, no final tudo dá certo!
Pelo menos você pode falar que tentou, caso desista no meio do caminho.
Toda sorte do mundo e caso queira trocar mais "figurinhas" estou por aqui.
Beijos

Celi disse...

Obrigada Ju! Também fiquei muito emocionada ao lembrar do início, das conversas anteriores as decisões, aos planos, a imaginação de como tudo seria... Hoje outra realidade! Em alguns aspectos muito diferente do que imaginei e esperei, mas tá valendo! Um tanto de aprendizados!
Beijos

Celi disse...

Obrigada querida amiga Cíntia. Suas palavras, nossas conversas sempre me fazem tão bem! Um apoio, um outro olhar sobre a minha história, sabe!? Obrigada pela amizade, sinceridade e carinho!
Beijos

Celi disse...

Melhor assim né minha amiga... Tenho que pensar positivo para as coisas caminharem e darem certo! Acho que essa é a melhor alternativa. Afinal de contas, escolhi toda essa mudança.
Obrigada pelo carinho. Sempre presente... Tão bom isso!!! Um grande beijo e espero que esteja tudo bem por aí.

Celi disse...

Nem fale... haja ânimo e coragem! Mas é a vida, né!? Precisamos para mudar, alcançar novas conquistas.
Um grande beijo e obrigada pela força que sempre me deu. Você fez toda a diferença nesses 4 anos, no qual pude contar sempre, sempre! Desabafar, chorar e dividir as minhas conquistas e desejos.
Obrigada por me ouvir! Obrigada pelas palavras carinhosas e sinceras.
Beijos

Celi disse...

Obrigada, obrigada querida Gabi.
Você sabe bem o quanto sofremos, choramos e temos momentos difíceis. Não é mesmo?
Também desejo o mesmo para vc nessa nova etapa da sua vida. Que muitas realizações e conquistas venham pela frente.
Beijos e obrigada por ser essa pessoa tão especial. Bom, bom foi conhecer você! O blog deu tanto de presente para mim... tantas pessoas queridas apareceram no meu caminho!

Celi disse...

Totalmente em casa é difícil viu Flora.... mas confesso que a cada dia estou melhor! 100% nunca estarei, mas quem fica feliz 100%? Sempre falta algo... natural do ser humano... almejar, querer e desejar mais e mais.
Beijos e obrigada pela visita. Volte sempre que quiser.... Até!

Celi disse...

Obrigada! Aparecerei sim... conhecerei seu espaço. Obrigada pela visita!
Beijos

Celi disse...

Bruna,
Você sempre tão bacana... sempre fazendo comentários interessantes. Adoro! Obrigada pela presença sempre, sempre!
Quanto as saudades confesso que já melhorou bastante! Tem momentos que aperta o coração e dá uma vontade de abraçar, conversar com meus familiares... Mas logo passa. A maior felicidade é toda essa tecnologia.... poder conversar via skype e matar um tico as saudades!
Infeizmente tenho que aprender a conviver com isso! Beijo grande.

Celi disse...

Que lindo minha irmã querida e tão amada. Também sinto muito sua falta e sei bem a saudades e vontade que dá de conversar com alguém muito confiável. Tem hora que também preciso desabafar e quem encontro na minha frente... o computador... ainda bem que temos o skype, pois assim converso com a mamãe. Gostaria muito de falar mais vezes com você, mas sei o quanto o dia a dia e as tarefas tomam conta do nosso tempo!
Espero logo encontrá-la para curtirmos um pouco a vida juntas!
Beijos! Beijos!

Celi disse...

Obrigada Claudia! Realmente vale muito a pena. Vale pela experiência e conhecimento que adquirimos...
Seja bem vinda e volte sempre que quiser...
Beijos

Celi disse...

Oi Cris! Nossa... 12 anos! Uma experiência e tanto! Que legal! É isso mesmo, viu! Aprendemos a lidar com a distância das pessoas amadas, a viver sentindo saudades, mas o importante é estarmos juntos das pessoas que amamos e escolhemos para ter ao nosso lado (marido e filhos). Um grande beijo e até mais!

Celi disse...

Obrigada pelas palavras carinhosas Karen! Bom vê-la de novo escrevendo no blog. Bom tê-la de volta....
Espero também conquistar mais um tanto morando / vivendo mais intensamente na Alemanha. Beijos querida.

Celi disse...

Obrigada Nívea! É bom a gente se sentir melhor no lugar onde escolhemos para morar, para viver!
Hoje estou mais otimista e vendo grandes possibilidades boas ao meu redor. Parei de pensar tanto no passado, no que já vivi e como seria minha vida se estivesse no Brasil, sabe!?
Um grande beijo.

Celi disse...

Obrigada minha querida e mais nova amiga.... Impressionante o vínculo que construímos através do blog. Gosto tanto!
E olha Ana... logo logo estará melhor ainda. Tenho certeza! A impressão que tenho é que seu começo tem dificuldades, desafios, mas está sendo bom... olhe só para tantos lugares que já conheceu! Certíssima! Aproveitar o que tem de bom ao nosso redor. Isso dá forças para continuar, para querer mais e mais.
Além disso, conte comigo sempre! Viu!? Agora que só ver quando sairemos da tela e nos conheceremos ao vivo e a cores. Beijo grande.

Celi disse...

Bruna verdade! Quantas pessoas acham que a nossa vida é melhor! Que estamos morando na EUROPA. Hahahaha grande coisa. Lógico que temos nossos momentos maravilhosos, que há uma estrutura muito diferente, mas todo lugar tem suas qualidades. Não é mesmo? Não somos mais do que ninguém, apenas mudamos de lugar e ganhamos uma experiência (rica, diferente).
Hoje estou melhor sim... acho que aquela fase difícil de ter filhos bem, mas bem pequenos está passando. Acho que estou mais segura, sabe!? Enfrentando tudo de maneira mais positiva.
Além disso, as portas estão se abrindo em todos os sentidos, entende? Estou mais disposta e feliz. Isso faz a diferença para continuar vivendo aqui, pois sabemos que não é brincadeira. Um desafio, uma surpresa a cada dia. Beijos querida e obrigada pelo carinho e amizade. Tão importante para mim... ter alguém com quem dividir meu dia a dia, conversar, trocar experiências.