Escrava do Tempo

 Como o tempo controla a nossa vida. Impressionante como temos hora pra acordar, hora para levar os filhos na escola, hora no dentista, hora no pediatra, hora para fazer a mão, hora, hora, hora... Também fico imaginando como seria a rotina das pessoas sem a organização pelo tempo, hora marcada. Consegue imaginar uma cidade, praticamente maluca, no qual cada um faz o que bem entende na hora que deseja. Deve ser bem divertido! Nada funcionando direito! Um caos total! Impossível para uma população. Que viagem a minha, hein...

Mas aqui uma característica marcante e preservada é a PONTUALIDADE. Isso realmente funciona e ai de você se chegar atrasada. Lembro que no Brasil, nunca era tão pontual. Não porque não quisesse ser, mais tinham muitos fatores externos que impediam (como trânsito, acidente, enchente, carro quebrado etc.) Além do mais, acredito que quanto maior a cidade e dependendo da estrutura maiores serão os problemas à serem administrados. Percebia uma flexibilidade maior para todos em relação aos seus compromissos e horários marcados. Muito diferente daqui!

Tenho dúvida se aqui precisa ser desse jeito. Tendo a organização, sistematização e pontualidade como aspectos tão importantes nesse sistema. Tudo isso traz aspectos favoráveis ao funcionamento de qualquer estabelecimento, porém bem que podia existir uma brechinha e maior aceitação por conta dos imprevistos e acidentes que podem acontecer durante o caminho.

Tive duas situações marcantes nesse processo todo. Conheça a primeira:

1ª) Num certo dia, mais ou menos há um mês atrás tínhamos horário, o bendito horário, num Otorrinolaringologista para levar o Felipe. Meu marido foi trabalhar e combinamos que passaria em casa para irmos juntos. Mas com a quantidade de trabalho, faz isso, responde email acabou chegando em cima da hora. Logo tínhamos pouco tempo para chegar até o consultório que fica localizado numa cidade próxima daqui. Conclusão: pegamos o carro e fomos embora. Imagina a pressa do meu marido. Mas aí sim que tivemos um grande imprevisto, pois a pressa muitas vezes atrapalha ainda mais. Não é que houve um pequeno acidente. Isso mesmo! Com a família toda. Um carro que estava na frente brecou e meu marido não viu... então, bumbalá (assim como Felipe diz). Foi uma batida de leve, mas que teve todo aquele procedimento. Para, conversa, explica, pede desculpas, troca cartões com o telefone da seguradora e aí continua o caminho. Só nesse momento ficamos parado por volta de 15 minutos. Agora, já imaginou como ficou nosso horário no consultório? Não perdemos a consulta, porém logo que entramos na sala do médico ele virou para nós e disse: “- Estava esperando por vocês desde às... A consulta estava marcada para .... (e lá vem a bendita hora novamente rs)”. Bom, mostrou a questão da pontualidade em primeiro lugar. Lógico que justificamos o nosso atraso, porém não teve importância alguma para ele. Por fim, fizemos a consulta e foi ótima. Mas juro que apesar de terminar tudo bem, saí do consultório muito chateada com o ocorrido. Não foi uma tarde fácil.

Mas como aquele velho ditado: “- É vivendo e aprendendo”. Desde então passei a me preocupar mais com os horários marcados. Em diversas situações, por mais seja difícil, ainda mais tendo que cuidar de tantas coisas sozinha, faço de tudo para não atrasar e me organizar ainda mais. Olha que já era organizada! Agora, então... morando aqui a sociedade e o dia a dia faz com que as pessoas sejam assim. Ou você entra na linha ou perde a consulta médica rs

Hoje entendo todo esse sistema e chego a concordar que é falta de respeito quando há atraso de 5 / 10 minutos. Envolve outras pessoas e uma estrutura de organização muito maior. Por outro lado, não tem como, pois imprevistos acontecem. Nem sempre há possibilidade de prevermos e evitarmos toda e qualquer situação.

Assim como foi o caso do relógio envolvendo meus dois pequenos amores. Não perca, pois amanhã terá outro episódio sobre o tempo não para, mas o relógio... Já não posso dizer o mesmo!

5

5 comentários:

Paula disse...

Ai que bom isso! Eu detesto essa impontualidade latina. É uma falta de respeito com o tempo das outras pessoas. Sim existem imprevistos mas sempre nao da pra ser ne. Meu marido trabalhava numa empresa alema aqui e o chefe sempre pegava no pe dele com isso. Ele é muito atrasado o maior motivo das nossas brigas de namorados inclusive. Ele sofre muito o tempo que morou na Alemanha. E nao aprendeu hahaha.

Carol Szabadkai disse...

É assim mesmo, né Celi, o tempo prende mesmo a gente e não tem como sair disso... Mas aqui na hungria tem uma coisa que estou achando bem legal, a escola das crianças não tem horário pra chegar e pra ir embora, fica aberta das 6 as 17 horas e você leva e busca quando quiser... Então meu filho acorda sozinho, lá pelas 8, toma café da manhã e a gente vai com traquilidade... Engraçado, né? E funciona bem, cada pai leva na melhor hora pra entrar trabalhar...
Quanto a pontuallidade, eu sempre fui muito pontual, chegando ao absurdo que chegar até uma hora antes nos lugares... Odeio quando atraso e procuro não atrasar. mas com crianças, hoje em dia, as vezes atraso um pouquinho, quando bem na hora de sair todo mundo resolve que tem que fazer coco, por exemplo... O que seria um horário tranquilo, acaba virando um atraso certo.... fazer o que? A gente controla o que dá, não é?
Beijinhos!

Carol Szabadkai disse...

Ah, escola que eu digo é o prézinhho, claro, a escola a partir da primeira série já tem horários... :a

Ingrid Gomes disse...

Eu DETESTO atrasos, no Brasil eu sempre passei muuuuuuita raiva porque muitas vezes mesmo saindo com tempo de sobra acabava atrasada graças ao transito paulistano.
Eu gosto da diciplina que rola por aqui, Holandês é mais tranquilo que alemão, mas mesmo assim mantém horários e oque mais ADORO, eles AGENDAM compromisso, eu AMO isso, pode parecer besteira, exagero como diz o namorido, que é Hungaro e vive atrasado "a lá brasileiro", mas eu gosto de poder me programar, nem que seja pra um simples almoço. =)

Pior mesmo é que depois que a gente acostuma à essa vida aqui, no Brasil as coisas ficam ainda mais dificeis, rola até uma certa indignação com aquele amigo que chega as 3 pra te buscar pro almoço que tava marcado para o meio dia... hahah

Beijocas

Renata disse...

Oie! Estou te linkando e te seguindo tbm, ok? Adorei sua visita no blog, passe la sempre, viu?
***
Realmente, a pontualidade de outros paises ainda me surpreende, ainda mais Europa. Surpreende, mas não deveria, não é? Aqui (BR) as pessoas dão pouca ou nenhuma importância a isso. Talvez seja melhor mesmo o equilibrio, como vc disse. Uma brechinha para respirar, para compreender o outro... Nem 8 e nem 80, né?

Bjusss