Tempo de ser criança

Quando cheguei na Alemanha os parquinhos infantis (Spielplatz) chamaram muito minha atenção. Logo de início comecei junto com o Felipe a freqüentar um parquinho que ficava perto de onde morávamos.

Com isso, logo veio a minha memória quando era criança. Fui lembrando da minha infância, recordando momentos de pura brincadeira e alegria ao lado dos meus irmãos. Adorava quando minha mãe dizia que íamos para o clube,  pois havia um parquinho que me encantava. Hoje consigo lembrar com tantos detalhes que parece que foi ontem, vejo a cena de estar sentada na areia brincando, depois correndo para a balança... Velhos tempos! Passava horas brincando, tanto que até hoje lembro da disposição dos brinquedos. Onde ficava a balança, o escorregador, a gangorra e o trepa-trepa.

Tenho fotos que registraram essa vivência. Ainda bem, pois assim posso resgatar um tanto do que foi vivido, posso guardar como lembrança de situações inesquecíveis e mostrar para meus filhos o quanto foi bom ser criança. Como é bom brincar!

Hoje me dá grande prazer poder oferecer isso também para meus filhos. Quando morávamos em São Paulo lembro que freqüentávamos alguns parques que tinham espaços para as crianças brincarem. Lembro do parquinho que ficava no condomínio onde morávamos; enfim, em qualquer lugar que a gente morar, haverá sempre brinquedos e espaços interessantes para as crianças brincarem ao ar livre. Acho que nós, enquanto mães, precisamos fazer uso disso e possibilitar que as crianças aproveitem a área verde, fazendo com que haja certo equilíbrio entre ficar em casa brincando, assistindo televisão, jogando no computador ou mesmo os Wii / playstations da vida. Um despertar de tecnologia que impede muitas vezes que as crianças aprendam as brincadeiras de rua e gostem dos espaços ao ar livre. Hoje se faz necessário repensar e ser mediadora para as situações de brincadeira.

Onde moro, há uma infinidade de parquinhos e não pensem que são todos iguais. Lógico que encontramos muitos brinquedos iguais como a balança, gangorra, trepa-trepa, caixa de areia e o gira-gira. Mas sempre há uma novidade. A impressão que tenho é que cada parquinho é projetado tendo uma concepção definida para o brincar afim de garantir também a segurança das crianças. Há intenção e os mesmos são planejados e estruturados para favorecer além do simples brincar, há também por trás, a possibilidades das crianças criarem e soltarem a imaginação nesse espaço. Por exemplo, há casinhas de madeira, túneis, trepa-trepa em forma de barco, trens de madeira e muito mais que mostrarei logo para você. Por sinal, acredito que os parquinhos da Europa sejam muito similares. Aproveite e veja um parquinho em Barcelona.

Se pensarmos sobre a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças, logo veremos que esses parquinhos incentivam a criança. Pude notar o quanto meu filho Felipe, atualmente com quase 4 anos, gosta desses espaços e faz uso de cada brinquedo para dar asas a imaginação. Estabelece relações entre o que já é conhecido para fazer uso enquanto está na casinha, no trem, no barco ou mesmo no escorregador.

Outro aspecto interessante é em relação a estrutura dos brinquedos: o material, montagem, lugar que serão colocados e a garantia de segurança para as crianças. Enfim, no que se refere ao brinquedo e espaço dos mesmos, tudo é muito cuidado para que as crianças não tenham qualquer machucado. Não há prego saindo, brinquedos quebrados ou fiapos de madeira. Há uma manutenção periódica.

Para vocês terem idéia contarei um pouco sobre como são feitos os brinquedos. Por exemplo, a madeira e o metal não são pintados. Eles são tratados para que haja uma maior durabilidade. A madeira é especial e tratada para que aguente ficar exposta ao ar livre e as diferentes estações do ano (tenha chuva, sol ou neve). As peças metálicas são de aço inoxidável ou galvanizadas, ou seja, passam por um processo de tratamento que consiste em cobrir o metal com uma camada de zinco. Tudo isso para não enferrujar.

A maioria dos brinquedos tem os pés de metal para garantir que não pegue umidade e apodreça. Os parafusos dos brinquedos apresentam formato arredondado ou são embutidos. Tudo muito pensado para garantir a segurança por parte dos brinquedos.

Também há diferença entre o que há no chão do parquinho. As áreas são muito bem definidas. Tem a parte de cimento para caminharmos, encontramos alguns somente com areia e também outros no qual as pedrinhas marcam o espaço a fim de garantir que haja “amortecimento” caso tenha uma queda de um brinquedo. Em contraponto, para quem tem criança pequena, precisa sempre ficar de olho, pois adoram colocar essas pedrinhas na boca. Ai ai ai quantas vezes tive que ser rápida com o Thomas.

Independente de todos esses brinquedos e parquinhos, o mais importante mesmo é garantirmos que as crianças brinquem. Que frequentem espaços que proporcionam um fazer de conta e as novas descobertas. Viver o TEMPO DE S-E-R  C-R-I-A-N-Ç-A! Aqui as famílias usam realmente esses espaços. Ainda mais agora que estamos na primavera.










3

3 comentários:

Anônimo disse...

Amei o seu post e as fotos. É a primeira vez que passo por aqui e já adorei!
Concordo com você sobre a importância que o brincar tem não só como diversão, mas também como aprendizagem para as crianças...
Só não entendi muito bem se os parquinhos mostrados são em Barcelona ou na Alemanha... Em algumas fotos aparece escrito barcelona e no texto você fala que está na Alemanha...
Mas amei!!!

Beijos!

Lívia.

Paula disse...

Cada parquinho mais legal q o outro hein Celi! Aqui a gente tem varios parquinhos pertinho e geralmente os bairros se organizam e cuidam...mas é daqueles mais estilo os brasileiros mesmo nada assim tao criativo! Eu até imagino como eles adoram passar um tempinho ai e a cara da mae guardando cada momento especial na memoria. A melhor parte né?! Beijo

Sarah disse...

Oi Celi! Finalmente consegui um tempinho para visitar os blogs novos que tenho visto e agora estou brava comigo... como não vim aqui antes? ADOREI seu blog. Acho muito interessante conhecer como é o cotidiano em outras culturas, ainda mais pelos olhos de uma brasileira! Tenho uma amiga que mora em Hamburgo, e ela sempre comenta que não gosta da comida (comentei isso porque vi outro post seu comentando das batatas...). Já te linkei e vou voltar mais vezes.
E os parquinhos... que demais. Também adoro levar o Bento, gosto muito que ele brinque ao ar livre.
beijos!