Brincando com Lego®

Impressionante como de um dia para o outro, a partir de uma determinada data o interesse das crianças mudam, demonstram habilidades jamais vistas anteriormente.

Felipe ganhou vários presentes de aniversário e entre eles diversos legos. Acredito que todas vocês leitoras, blogueiras, amigas conhecem o lego e suas variações (duplo, por temas). Não estou aqui para fazer propaganda, está longe de mim. Quero mesmo é falar da influência que o Lego tem na vida das crianças, das crianças alemãs e muito mais, para contar o que pensei de início, durante a montagem e depois enquanto Felipe brincava. Minha idéia é compartilhar a similaridade que enxergo entre os alemães e a montagem de um lego. Pode ser que esteja viajando, doida das idéias, mas enxergo prós e contras quando damos um brinquedo desse tipo para a criança.



Sabe-se que o Lego é dinamarquês e espalhou-se por todos os países. Hoje encontramos em todas as lojas e dificilmente uma criança não tem, já que é grande a influência através dos colegas e principalmente das propagandas. Na Alemanha, pode ser somente impressão, mas é muito grande o espaço que ocupam nas prateleiras. Lembro de ter ficado de boca aberta a primeira vez que fui numa loja de brinquedos.

Felipe sempre teve o lego duplo em casa, somente as peças e sem figuras prontas. Entusiasmado sempre brincou brinca criando inúmeras coisas, figuras do imaginário e do dia a dia.

O tempo passou, Felipe cresceu e junto com os 5 anos também ganhou legos com peças menores. O que de certa forma marcou a idade, uma grande conquista lidar com brinquedos que não conhecia, que apresentam outras possibilidades / objetivos e requerem novas habilidades. *Um agradecimento especial aos queridos padrinhos e amigos que deram de presente.

Felipe adorou! Para ele foi uma grande conquista lidar com peças pequenas, dar conta sozinho de seguir passo a passo no caderno para montar algo desejado. A graça de tudo para ele realmente é essa: montar para brincar em seguida.

Quando realiza isso fica nítida a concentração que tem para chegar ao objetivo final.  



No entanto, é realmente nesse aspecto que comparo o lego com as pessoas, com a cultura alemã. Tudo por aqui é muito técnico, passo a passo, no qual há pouca criação, incentivo a imaginação nos momentos de desenho, do fazer uma produção, por exemplo, no Jardim da Infância. Não vejo um incentivo para desenharem sem apoio, um pré modelo, não vejo que isso também aconteça nas produções de escrita na Escola.

O que me parece dessa forma ser o jeito mais fácil de ensinar.

Sendo assim, questiono esse passo a passo e faço com que haja um equilíbrio nas escolhas dos brinquedos. A criação, a imaginação nesse caso aparecem somente após a montagem do Lego, mesmo assim dentro do tema escolhido (polícia, cidade, aeroporto, espaço, estação de trem, super heróis etc.).

Segundo a vivência que tenho como educadora e mãe faz-se necessário depertar o universo imaginário das crianças através do brincar, oferecendo diferentes recursos para isso.

O Lego® é uma das possibilidades, mas há outras tão interessantes quanto...





 









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30 comentários:

Renata disse...

É bem assim mesmo, Lavinia ganhou varios desses maiores em blocos sabe.. na festinha de um ano, mas só agora tem mais interesse por eles. E como pode tão pequena já solta a imaginação... é engraçado de ver ela uso os blocos organizados sabe, tipo formando moveis pra sua casinha com as bonecas... olha ai a imaginação solta =)

Eu adorava lego tbm principalemnte esses melhores da primeira foto!

Beijãoo

Dani Rabelo disse...

Celi, sou mãe de uma filha só que tem 1 ano e meio e ainda não brinca de lego, então, não sei qual a diferença de lego isso ou lego aquilo.. hehehehe nem sabia que lego vinha com passo-a-passo para montagem!!! Para mim, eram só as peças da primeira foto!

E eu concordo contigo em partes. Concordo que a imaginação tem que ser despertada, sim, e que montar os legos é uma das formas de colocar a criatividade em dia, de brincar com umas peças que, isoladamente, não são nada, mas juntas, representam algo para aquela criança, a imaginação delas é fantástica!!! Mas, discordo na parte que o passo-a-passo iniba a imaginação, pq eu acho que quando o brinquedo está pronto, ele "viaja" de qlq forma, imagina outras mil coisas, inventa histórias e capricha nos enredos, não??? Então, o montar passo-a-passo o brinquedo, na minha opinião, por favor, não me entenda mal, tá? Mas montar o brinquedo é uma forma dele saber como montar, dele aumentar a coordenação motora, a compreensão de textos/imagens, de despertar o seu interesse por livros/manuais/instruções e, ao mesmo tempo, ele brinca imaginando muitas coisas quando o brinquedo está pronto. Acho boa a ideia, e, especialmente, que seja a partir de determinada idade, cinco anos por exemplo. Se fosse para menores, eu acho que não gostaria e que sim, podaria um pouco da imaginação de crianças de 2 ou 3 anos brincar com legos montados, mas a partir de 5 anos eu penso que seja uma idade boa para começar a montar e entender o que é seguir o passo a passo de uma instrução, não?

Acho bom. Mas concordo contigo que desenhar a partir de desenhos pré-fabricados é chato, bem como colorir dentro de desenhos prontos. A criança tem que imaginar, desenhar e produzir de acordo com a sua imaginação, sim.

Beijo grande, meu bem!!!!

Quando vem para cá??? Me manda e-mail, será que vcs estarão por aqui na festinha da Laura????

danirabelo@terra.com.br

Beijos!!!!

Carol Damasceno disse...

Celi acho que precisamos conversar muito. Você atenta para diversos pontos que minha visão não alcança. Acho tão imteressante o seu ponto de vista. A primeira vez que você comentou sobre o desenho da joaninha foi que me despertou esse olhar para o enquadrado, direcionado e único sem que deixe a imaginação fluir. Depois veio a proposta de atividade da Laura que você também apontou diversos pontos que eu não tinha atentado e agora de novo... Me ajuda a ter uma visão mais ampla. Acho que até eu estou engessada nesse mundo politicamente correto....hehehehehe

Beijossssssss
Carol

Anônimo disse...

Oi Celi!!
Tudo bem por aí?

Adorei as outras opções para montar e criar livremente! Lucas adorava as madeiras, mas depois de um tempo se desinteressou.

Eu gostava mais do Lego de peças soltas, deixar a imaginação voar e tal, mas depois daqueles livretos explicativos, parece que aqui em casa deu preguiça no menino, ele já não quer mais inventar, criar, montar... O negócio é a gente estimular e incentivar sempre né?!

Beijocas pros meninos
Beijos
Ju

sou Bárbara disse...

Eu briquei de Lego a minha infancia inteira e pra mim foi um dos melhores brinquedos. Porque sim, a gente montava a primeira vez seguindo o livrinho, mas isso só durava 1 dia, depois era desmontar e criar mil e uma brincadeiras juntando todas as pecas de todos os conjuntos que tínhamos...e essa era a parte mais legal... criar, e eu acho que Legos sao ótimos para desafiar a criatividade das pessoas, criancas e adultos! Até hj amo sentar em frente a uma caixa cheia dessa pecinhas e criar!!

Ana disse...

Celi, até comentei no face que o lego é o brinquedo prefereido do Gab. Ele brinca com todos esses outros, o imã, os de madeira.

Sou fã do lego e não precisei me esforçar pra incentivar. porque o Gabriel primeiro monta como a instrução. depois mistura com outras coisas e cria tanta coisa que eu nem conseguiria imaginar.

Ele pega corda, papel, escreve coisas, pinta, tudo junto. fica horas ali.

adoro!!
bjs!!

Mari Hart disse...

Menos é mais! Acho que qto mais simples, mais vai puxar a criatividade da criança, estimular a imaginação e o cognitivo. Lego é unanimidade, sempre uma boa (ótima!) pedida! Confesso que tenho MUITA resistência a brinquedos eletrônicos e/ou com muitos botões e apetrechos.

Bjo, bjo queridona!

Adri Portella disse...

Eu sou fã de lego!!!Acho que estimula não só a imaginação como a coordenação motora, mesmo que seja seguindo os passos de montagem, pois conforme a idade, as peças são menores, os encaixes são bem precisos.....
Ficamos felizes da vida de poder dar este presente pro Fe e saber que ele adora brincar.....Lego é tudo de bom!!!!!
bjs

Cíntia disse...

Eu só posso dizer que os alemães tem essa linha de ensino "quadrada" se disser que os suecos também têm... heheheheh... Mas olha, aquele de peças de madeira é unanimidade aqui. Até no museu da Pippi tem! Bj

Mamacrica disse...

Oi Celi
Também gosto muito do Lego e acredito que montar as peças de forma livre e sem " modelos" possa ser um bom exercício para a criatividade muito embora também não ache que seguir um exemplo possa ser prejudicial. Não sei se você "viajou" em associar o brincar deste brinquedo com a forma dos alemães... Mas acredito muito que às vezes a "falta de recursos" nos impulsiona muito mais a criatividade e a imaginação... Nada de ter tudo "mastigado", certo?! Inclusive pensando nisso dá para entender porque que o nosso povo é conhecido também pela criatividade! rs...
O importante você parece já fazer... Um belo exemplo de criatividade!
Bj
Cris

Paloma Varón disse...

Celi,
Sabe que não gosto muito do Lego oficial? Prefiro as imitações, com peças maiores. O tipo de jogo eu curto, mas, tanto aqui quanto no Brasil, só vejo Lego temático e desses eu fujo. Acho feios, sexistas e outras coisinhas mais.
Curto muito mais aqueles joguinhos de madeira (tipo os que vc postou aí), aquele Pequeno Engenheiro (ou algo assim), que vende no Brasil.
Gostei muito da sua análise e da relação que vc fez com a cultura daí.
Beijo grande

Ana Gaspar disse...

oi!!!
adorei este post!!! e das suas explicações... ADORO!!!
mas tem um brinquedo (eu não sei o nome), comprei pra Valentina no Ikea, é um pote com várias pecinhas que vc vai montando em umas telinhas desenhos que vc quiser, depois de pronto, vc passa com ferro quente (essa parte a mãe tem que fazer, pois é perigoso) e a telinha vira um quadro... conhece???
beijosssss

Laiz disse...

Amei esse post! Porque amo brinquedos e brincadeiras. Adoro os legos e ver o Nino super compenetrado montando as peças. Gosto dos de madeira e de ver ele fazendo pilha com eles e cantando Parabéns. Coisa mais linda ver a imaginação correndo solta.
Os legos termáticos gosto de dar pro Edu hahahah pro Nino prefiro as peças grandes e que permitam mesmo que ele crie o que a imaginação mandar!!!!
Bjooooo

Celi disse...

Tão bacana essa relação que as crianças fazem com o que sabem e aprendem no dia a dia. Também fico encantada quando meu filho faz isso!
Beijos

Celi disse...

Dani não levo a mal de jeito nenhum... entendo perfeitamente sua opinião. Também acho que precisa ser a partir dos 5 anos, mesmo porque tem peças muito pequenas. Além disso, um aprendizado importante (seguir passo a passo, ler imagens, entender instruções). A minha preocupação é que não pode ser a única possibilidade, pois inibe um pouco a criatividade das crianças.
Tem um desafio sim! Por exemplo, Felipe fica vidrado no caderno, super interessado, concentrado para montar tudo e, em seguida, brincar. Tem um propósito muito definido.
Agora, não pode ser o único. Pois de antemão já há um tema pré estipulado. Entende?
Um grande beijo. A festinha da Laura será em dezembro? Escreverei um email para vc. Beijos, beijos

Celi disse...

Até parece Carol..... a gente aprende no dia a dia. Trabalhei muito tempo como professora em SP, estudei bastante e hoje fico só procurando encrenca, sabe!? Tem hora que queria questionar menos, fechar literalmente os olhos para algumas coisas... coisas que realmente me preocupam no ensino e formação dos meus filhos.
Um grande beijo.

Celi disse...

Verdade! Estimular e incentivar sempre! Com diversos brinquedos, materiais, elementos encontrados na natureza e coisas simples do dia a dia.
Espero que esteja tudo bem por aí. Bacana ver você por aqui.
Um grande beijo.

Celi disse...

Que bacana sua infância... bom quando lembramos e temos na memória coisas boas que fizemos, aprendemos...
Acho que é possível criar, mas não podemos nos limitar somente a isso. Isso que faziam de desmontar e pensar em outras coisas é bacana. Por outro lado, dificilmente conseguiam retornar a proposta inicial. Não é?
Você também mora na Alemanha? Que bacana! Não sabia disso. Vou seguir você e acompanhar suas aventuras. Tá!?
Beijos e obrigada pelo comentário. Apareça sempre que quiser... será muito bem vinda.

Celi disse...

Que bacana essa maneira de juntar outros materiais, de fazer um planejamento. Adorei!
Beijos

Celi disse...

Assino embaixo querida Mari.
Saudades de você por aqui. Um grande beijo.

Celi disse...

Obrigada Adri mais uma vez... Ele adorou e realmente marcou esse tempo, essa nova fase do brincar.
Beijos

Celi disse...

Então quer dizer que os alemães e os suecos estão bem parecidos...hahahaha
Adoro as peças de madeira. Acho que há tantas possibilidades para as brincadeiras, para a imaginação e criatividade.
Beijos

Celi disse...

Obrigada querida Cris. Temos que cuidar um tanto. Ora darmos algo mastigado, no qual sigam passo a passo e em outros momentos deixarem criar. O que me incomoda é nesse momento da criação não saberem o que fazer, dependerem de um modelo. Sabe? O que dá a impressão que só caminham com um apoio... Isso não gosto!
Beijos

Celi disse...

Isso mesmo Paloma... pequeno engenheiro. Havia esquecido o nome desse jogo. Tão bacana quanto as madeirinhas coloridas. Adoro!
Todo cuidado é pouco mesmo! Aqui chega a me irritar a quantidade de propaganda que há a respeito dos legos temáticos. Um bombardeio!!!!! Nossa sorte é que por enquanto Felipe nem liga para isso... nem associa e pede, sabe?!
Beijos

Celi disse...

Acho que sei qual é esse... só não sabia da parte do ferro. A próxima vez que for lá ficarei de olho. Obrigada pela dica! Quero conhecer sim...
Beijos

Celi disse...

Laiz engraçado, pois também tenho uma amiga que vive comprando os legos temáticos para o marido. Divertido, né?
Acho que a depender da idade (a partir dos 5 anos) conseguimos conciliar os tipos, mas vale esse alerta... A idéia é não ficar somente com esses tipos de legos temáticos.
Sempre uma surpresa, né? Sempre você por aqui.... Beijos

Lu Azevedo disse...

Muito pertinente sua questão. Aqui o Nic ainda nao é interessado em seguir modelos pra montar, alias ele tem um ou dois legos, mas são peças somentes, sem manuais. Com isso ele cria Torres, pontes, muros, etc, seguindo o fluxo da sua imaginação. Mas vai chegar a idade que ele vai gostar de montar de acordo com o manual. Eu nao vejo isso como um problema, desde que nao seja só isso, né? Aqui as escolas nao chegam a ser metódicas como na Alemanha, então entendo sua preocupação. Mas tenho certeza que com uma mãe perceptiva e criativa como vc, seus filhos acabarão contornando isso de alguma forma.

Beijos, querida!

Celi disse...

Lu tem razão... não pode ser só isso. Temos que cuidar, ficarmos atentas a tudo para que lancem vôos na imaginação. Feliz de ver vc por aqui... Beijos, beijos

Carol Damasceno disse...

Celi mas você não deve se calar... Os seus apontamentos enriquecem o nosso olhar e fazem com que possamos enxergar mais adiante... Eu nunca tive experiência pedagógica. A experiência que eu tenho foi o que vivenciei na escola e hoje a visão é bem diferente... Não deixe de fazer seus questionamentos.. Ajudam muito...

Beijos
Carol

Celi disse...

Obrigada Carol.
Você é uma fofa mesmo! Sempre presente... ahhhh como é bom ter amigas blogueiras...virtuais quase reais.
Beijos