Será pura manha?

Como é difícil saber se a atitude que estamos tendo é a mais certa no momento. Por mais que tenha estudado muitos anos sobre a Educação de crianças e tive uma grande experiência atuando em sala de aula com crianças pequenas quando se trata do nosso filho a coisa pega rs

Ontem a noite fiquei questionando se as minhas intervenções com meu filho Felipe (3 anos) estão certas.
Felipe é uma criança que gosta de aproveitar tudo até o último momento. Por exemplo: começa a brincar no jardim e não quer mais saber de entrar em casa. Não sei se é a temperatura (que podemos dizer está uma delícia essa primavera) ou se é farra mesmo. Isso acontece também quando vai brincar na casa dos colegas. Dificilmente volta numa boa. Sempre há um choro e um pedido de quero mais. Acredito que a passagem de uma situação para outra seja difícil para qualquer criança nessa idade. Mas como fazer com que isso melhore? Deixar o tempo passar?

Ontem aproveitamos que estava uma delícia e pela primeira vez vesti uma bermuda no Felipe para brincarmos lá fora com os carrinhos, com terra, com areia e com o irmão Thomas (1 ano). Depois fomos ao parquinho, voltamos e ainda quis brincar de futebol com o vizinho. Aproveitou atééééé!

Geralmente sabendo o que é melhor para ele costumo dizer que o momento da brincadeira está chegando ao fim, antecipo que entraremos logo para tomar banho. No entanto, na maioria das vezes mesmo fazendo isso, antecipando os combinados e próximas ações Felipe entra e começa a dar um show. É um show para tudo! Para tomar banho, para escovar os dentes! Temos que negociar muito e retomar o tempo que já teve para brincar.

Considero que nesse momento o cansaço dele fala mais alto. Por isso mesmo antecipo algumas coisas e tenho mudado o horário do jantar para garantir que a alimentação seja tranqüila e que se alimente direito. Ontem mesmo brincamos lá fora, entrou para jantar e depois saímos novamente. Você pode estar pensando que talvez tenha sido tempo demais para as brincadeiras. Mas digo que independente disso tudo, isso vem se repetindo.
Falamos uma vez, conversamos mais uma e as atitudes dele são: chorar, ficar sentado no chão, continuar brincando com qualquer brinquedo que esteja na sua frente; ou seja, menos ouvir o que os pais estão dizendo no momento.

Tem uma hora que cansa. Não é mesmo? Então, ontem falei que hoje não brincaria lá fora. Que voltaria da escola e permaneceria em casa. Agora, será que essa foi a minha melhor atitude, já que conversar e fazer combinados não tem adiantado. Será que fui muito maldosa? Será que haveria outros caminhos?

Primeiro penso que já que falei agora tenho que cumprir.
Depois penso que hoje novamente o tempo está uma delícia para brincar lá fora, que Felipe teria que perceber as conseqüências no dia que aconteceu o ocorrido.

Ao mesmo tempo, acho que muitas vezes está fazendo corpo mole (pura manha) no momento que pedimos que faça nossas solicitações. Será falta de limites?

E agora, qual será a melhor conduta para essa situação?

O que você faria?

Manteria sua palavra, deixando Felipe sem brincar lá fora.

Conversaria novamente com ele e estipularia um tempo menor para brincar lá fora.

Faria diferente. Comente.







 
0

0 comentários: