"- Agora eu brinco igual você!"

Escrevi algumas vezes falando sobre o relacionamento entre irmãos e importância dos pais para favorecer a cumplicidade entre eles. Se ainda não leu e tem curiosidade veja no post Um, dois ou três filhos?, Como seu filho dorme?, Sentir-se filho único e no Mami, cadê o Thomas?

Pensar e falar sobre a relação entre irmãos é algo que venho dedicando meu tempo, já que diariamente tenho uma surpresa. Quem tem mais de um filho aposto que sabe o que estou dizendo e para quem ainda não tem saiba que é muito bom ter mais de um filho. Observar a interação e cumplicidade que vai sendo construída devagarinho, no contato diário, entre uma brincadeira e outra não tem igual. Algo totalmente único! 

Observar o olhar do irmão mais novo sobre a ação do mais velho. A adoração que o mais novo passa a ter pelo mais velho. Passa a olhá-lo como alguém mais próximo de idade que faz inúmeras coisas divertidas e que convida para algo que também é possível realizar. 

Thomas tem admirado as situações nas quais Felipe está falando, brincando sozinho ou com os colegas. Mostra-se presente e tenta fazer igual o irmão. Nessas horas, na maioria da vezes, Felipe acha graça que por conseqüência convida o irmão para brincar com ele. Mostra como faz e pega um brinquedo para entregar para ele. Um ciclo de observação, ação e imitação. Thomas brinca igualzinho o irmão empurrando os carrinhos, passando o trem por dentro do túnel, pegando areia com a pazinha para colocar dentro do balde e adora ficar o tempo que puder brincando no jardim com o Bobby Car e com o tão conhecido triciclo. A idéia central acaba sendo: Quer me encontrar, então procure pelo meu irmão!

Nós que nos preocupamos tanto com os exemplos que damos e com os relacionamentos dos nossos filhos com outras crianças precisamos nos preocupar um tanto com o que acontece dentro da própria casa. Precisamos transmitir valores, mas garantir que haja uma relação a favor da construção de afeto, vínculo e atitudes positivas entre os irmãos. Pois da mesma forma que um irmão ensina um tanto de coisas boas, também pode passar a ensinar coisas ruins. Vale uma observação e intervenção constante a fim de garantir uma boa interação entre os irmãos. Uma relação que passa a ter disputas, que se faz necessário o olhar do adulto para garantir a vez de cada um, para pontuar quem estava certo no momento e, acima de tudo, para fortalecer a experiência em um relacionamento entre crianças com jeitos diferentes de ser. Pouco desafio para os pais, não é mesmo?

Da mesma forma que Thomas vem aprendendo coisas boas sobre as possíveis brincadeiras, Felipe ora mostra ações nem tão bacanas assim: como jogar os brinquedos, pular no sofá a fim de desafiar todos os limites possíveis e revidar levantando a mão para bater no irmão quando o mesmo faz algo que ele não gosta. Sendo necessário, de imediato uma intervenção mostrando o que pode-se fazer, mostrando também como algo que não agrada pode ser resolvido.

Por outro lado, que acontece tudo isso, Felipe como irmão mais velho também vem aprendendo com o irmão. Tem vivido situações bastante interessantes, no qual coloca-se no lugar do Thomas. Vive a brincadeira assim como o irmão faz... Como se tivesse a mesma idade que ele.

Imita os sons que o irmão menor faz com a boca. Percebe que muitas das suas ações são motivos de gargalhadas para o irmão (assim como mostra o vídeo), tem feito de conta que é uma tartaruga bebê, para não falar que no momento é o Thomas ou o Felipe bebê, senta no colo da mamãe na mesma hora que o irmão etc. Ao mesmo tempo, mostra-se realmente o irmão mais velho, preocupando-se com o bem estar do irmão, em querer ajudá-lo a realizar algumas ações e a protegê-lo de algumas situações de perigo.

Um querer bem! Em querer a presença do irmão na maior parte do dia. Uma companhia e tanto! Agora, me diz se não é uma delícia ter filhos, ser mãe...


3

3 comentários:

Dani Cassar disse...

Ah eu acho um maximo ter mais de um filho, ainda nao penso, a Bella e mto novinha, mas vejo meus sobrinhos com diferenca de 1 ano e meio entre eles e eles sao unidos, claro que rola uma briguinha, um ciumes, mas tudo dentro do padrao e eu tbm sempre cresci com minha irma gemea e sei o qt e importante ter alguem p/ brincar junto,descobrir as coisas, enfim... =)..>Daqui uns 3 anos comeco a planejar o segundo(a)...rs

Bjkas

Mari Hart disse...

Ter irmãos é a coisa mais maravilhosa desse mundo! Confesso que sinto um pouco de pena de crianças (maiores) sem irmãos. Só quem tem 2 ou mais filhos sabe do que vc está falando!

Bjos querida!

Ilana disse...

Ai Celi, lá vem você me animando outra vez...