Sem medo de se aventurar

Diariamente há uma série de sentimentos que toma conta de nós. Alguns permanecem por mais tempo, outros aparecem de repente, outros vem e vão mostrando realmente quem somos e o nosso jeito de agir diante das inúmeras situações do dia a dia. Alegria, tristeza, amor, raiva, medo e muitos outros.

Como me surpreeendo quando meus filhos revelam esses sentimentos. Fico admirada pois mostra um tanto da personalidade que está sendo construída. Mostra o quanto estão adquirindo autonomia e maturidade para lidar com as surpresas da vida.

Através da observação constante retomo algumas lembranças da minha infância, da época em que era criança e dos sentimentos que habitavam em mim. Medo, por exemplo, quando sentia medo!

Esse sentimento que entra de repente na cabeça da gente e, rapidamente, proporciona um estado diferente e um receio enorme de fazer alguma coisa. Que pode provocar uma reação estranha, uma tremedeira, uma dor sei lá onde, um frio na barriga, uma angústia, um choro e mãos frias. A gente não vê, mas sente. E como um passo de mágica ele aparece e habita dentro da gente.

Eu sentia medo de ficar sozinha, tinha medo de uma mulher bêbada que vivia na porta da escola, tinha medo do escuro, tinha medo de quando chovia muito, tinha medo de relâmpagos, tinha, tinha muitos medos que moravam dentro de mim. E ainda tenho outros tantos! Hoje me pego pensando nos medos que o Felipe tem. Uma criança! Uma criança com 4 anos! Será que tem medo?

Felipe até pouco tempo atrás tinha medo de dormir sozinho. Hoje dorme melhor, mas não dorme totalmente no escuro. Sempre pede para acendermos uma luz. Já teve medo de um bode, isso mesmo, um bode que arrancou um ticket da sua mão. Talvez agora, por conta desse episódio recente, demonstre medo de alguns bichos maiores. Já medo de bichos pequenos, ah... Não quer nem saber, se aventura rapidamente no jardim e observa rapidamente uma joaninha, uma formiga, uma abelha, uma mosca e, assim vai... Fica bem pertinho! Agora, pergunta se pega na mão? Ah, isso não! Sempre chama pela mamãe ou pelo papai. Será medo?

Muitas vezes o desconhecido pode causar medo. Um medo tremendo! Felipe não demonstra sentir medo quando há algo novo para fazer e que percebe que envolve divertimento. Seu filho também é assim?

Uma aventura, uma situação arriscada, um acontecimento extraordinário como: 

  Descer num tobogã de mil metros de comprimento por uma espécie de trenó com cintos de segurança e freios. Não pensem que foi só uma vez? Desceu várias vezes, ora junto comigo, ora acompanhado do pai, madrinha ou padrinho.  
  Andar por uma ponte que balança, que fica a muitos metros do chão, que fica acima das árvores!
   No parque de diversão – Legoland – ir na montanha-russa, submarino, barco Viking, gira-gira muito, mas muito rápido, barco de pirata que faz bombardeio de água com outros barcos.  
  Descer uma montanha com uma espécie de triciclo. 
 
Foram muitas aventuras vividas nesse último mês. Aventuras que hoje me permito de olhos fechados. Agora, lógico que Felipe participou de todas essas situações acompanhado por um adulto. Mas juro que muitas vezes pensei que não arriscaria e ficaria grudado na minha perna. Com medo! Mas, nada de medo! O máximo foi um aperto mais forte nas nossas mãos ou nas nossas pernas.

Sem dúvida, tudo isso é muito bom! Mostra o quanto está crescendo, o quanto sente-se seguro para nos acompanhar em cada brinquedo. O quanto mostra-se seguro ao nosso lado! Uma experiência vivida, um aprendizado constante e um sentimento vivido.
  

7

7 comentários:

Adri Portella disse...

Adorei! É isso mesmo, muitas vezes nos surpreendemos com as crianças....morrem de medo de algumas coisas e de outras, que nós tememos, eles não estão nem aí. Felipe é um aventureiro, foi possível perceber que adora um desafio, acompanhado de um adulto que dê segurança, mas estava sempre pronto a enfrentar, sorrindo e feliz!!!!bj

Carol Szabadkai disse...

oi Celi!
Meu filho tb não tem medo dessas coisas não, ele encara tudo numa boa. Só tem um medinho de enfrentar situação desconhecida, como começo das aulas, mas depois some. é bom ver que eles são mais seguros do que eu fui...
Adorei as brincadeiras!!!
Beijinhos!!!

Testes da mamãe disse...

OI, adoreiiiii seu blog, parabéns!!! Estou te seguindo, e estarei sempre por aqui lhe visitando,sou Mãe de um bebê de 11 meses, criei um blog atualmente sobre dicas e testes de produtos de bebês, se puder retribuir e seguir o blog agradeço, se puder dá uma passadinha lá,o endereço é: http://testesdamame.blogspot.com/
Bjsss

Angi disse...

Celi!
Que legal!
Adorei os pensamentos!
E como é bom ver nossos filhos crescendo corajosos, e seguros de si!
Adorei as fotos, e assim ó, meu marido tem mto medo de altura, ele não desceria não,rs espero que não seja genético!rs
Beijocas
bom final de semana

Larissa Xavier disse...

Olá, :D obrigada por visitar meu blog, ja estou aqui e concerteza voltarei sempre *-*

volte sempre ;) e que coragem do seu filho, olha se minha pequena puxar pra mim... vai ser medrosa rsrsrs

bjocas

Unknown disse...

Celi, seu filho é muito corajoso, viu??? E como a gente se surpreende com eles, né? Que passeio gostoso!!!

Bjos e um ótimo final de semana!

Nave Mamãe disse...

Celi,
Felipe é bem corajoso!
Espero que Lorenzo tb seja, que seja nosso parceiro de viagens e aventuras!
Beijos