Pensamento e Fala


E não é que cada dia que passa o Felipe está falando mais. Impressionante como de uma hora pra outra começou a distinguir quando precisa falar em português ou alemão. Rapidamente ativa todo o conhecimento presente sobre a língua que deseja se comunicar. Uma facilidade incrível para a criança. 

Um exemplo claro foi outro dia quando estava falando em alemão com o pai e, de repente, quis contar em português a mesma coisa para mim. Logo, parou.. respirou e começou tudo outra vez. Momentos nos quais damos risada e ficamos realmente de boca aberta pela rapidez, conhecimento e ampliação sobre o conhecimento da língua.

Mas não está somente ampliando o vocabulário, tentando entender os gêneros das palavras como também estabelece inúmeras relações entre o que já dissemos com o que deseja falar, entre o conhecimento que tem sobre tudo que está a sua volta com o próprio pensamento e fala.

Ontem foi o dia! Foram várias situações pequenas nas quais nos divertimos observando a elaboração e as conexões estabelecidas por ele.

As falas que contarei para você podem parecer um pouco bobas, mas para quem está ao lado acompanhando o desenvolvimento desde o início e o dia a dia com a presença de outro idioma é bastante questionador e surpreendente de ver.

1ª) Felipe junto com o pai foi levar o Thomas para a escola:
Todo dia é sempre igual. Leva um tempo para o Thomas ficar bem no ambiente. É necessário uma passagem cuidadosa por conta dos pais e também das educadoras. Então, geralmente a educadora pega o Thomas no colo, convida-o para brincar de massinha ou mesmo com um brinquedo. Mas ontem foi o dia de convidá-lo para desenhar. Logo, olhem só a atitude da educadora. Pegou ele no colo e disse: “- Thomas, vem... vamos desenhar você!”. Nessa hora, Felipe que ainda estava por perto, correu para ver se realmente ela daria conta de fazer o desenho rs Então, ela começou: desenhou literalmente duas bolinhas (uma na parte superior e outra na parte inferior, fez dois pauzinhos para os braços e dois pauzinhos para as pernas). Daquele jeito que você já sabe e está imaginando. Um esquema bem simples! Logo, adivinha qual foi a fala do Felipe? Ah, Esse não é o Thomas! E aí educadora... gostou!? O que será que passou pela cabeça do Felipe nesse momento? Será que pensou que seria melhor ela nem ter tentado desenhar.

2ª) Dando ordem para os pais:
Estávamos voltando da escola a pé. Felipe com a bicicleta e Thomas no carrinho. De repente, Felipe para em frente a casa do amigo e diz:
“- Mami, quero brincar de novo na casa do Felix!”
Respondi que tudo bem, mas que tínhamos que combinar com a mãe do Felix. Então, continuamos o caminho.
Logo, Felipe parou e falou:
“- Mas quero brincar muito! Muito!”
Nessa hora falei para ele:
“- Tá bom filho. A gente combina do Felix ir na nossa casa ou de você ir na casa dele”.
Depois de mais um pouco de caminhada escuto:
“- Mas olha... (apontando o dedo), não quero nem ver você, nem o papai!”
Fiquei pensando e somente depois me dei conta que geralmente quando vamos buscá-lo na casa dos colegas Felipe está animado brincando, brincando e dessa vez falou realmente o que estava com vontade. Enfim, vou brincar muito, MUITO! Não quero ver nem você, nem o papai por perto!” Pronto, a ordem foi dada!

3ª) Dá pra entender!?
Ainda voltando da escola perguntei:
“- Felipe você comeu todo seu lanche?”
A resposta foi:
“- Você não vai ver! Você não vai aqueditá!”
Lógico que se eu não vou ver, então o lanche não está mais lá... Felipe comeu tudo!

4ª) O que é significativo:
Quando estávamos bem pertinho de casa logo passou um carro na rua. Um carro comum, nada tão chamativo rs Ele era amarelo! Não amarelo ouro, mas aquele amarelo num tom mais pastel.
Nessa hora Felipe olhou e disse:
“- Olha mãe o carro! Olha que bonito!”
Logo concluo que amarelo para ele é uma cor bonita. Já que o grupo que faz parte na escola não chama Jardim I, Infantil I e sim Gelben Gruppe (grupo amarelo). Diz que gosta do amarelo nas flores, nas roupas e, assim vai...

5ª) Última situação do dia: com quem aprendeu a falar desse jeito?
Estávamos em casa e no final da tarde ficou brincando no jardim com seus carros e bicicleta. Ficou um tempo considerável lá fora, não querendo entrar de jeito nenhum. O pai chegou do trabalho e por fim estava na hora de entrar para tomar banho e leite para depois dormir. Então, convencemos o Felipe que já estava tarde e na hora de entrar. Logo, entrou e sentou no sofá. Mas imediatamente falamos para ele que estava na hora de tomar banho. Sabe o que respondeu? 

“- Calma! Calma! Quando entra em casa precisa ter calma!” 

Se você perguntar quem foi que disse isso. Será que falará que foi a mãe que disse?

E esse é o pensamento da criança... Uma fala atrás da outra, tendo responda para tudo! Tudo!

Ah, por falar em mãe que disse... claro que estou participando do sorteio de lançamento do Minha mãe que disse!
6

6 comentários:

Dani Cassar disse...

ah que lindo, e uma delicia crianca falante neh?!? Eles sao super inteligente e nada deixar passar e a gente fica se perguntando como pode?!?

Bjs

Christiane Thiele disse...

Oi Celi,
Adorei saber sobre as novas conversas do Felipe...
Mas não deixei de ter um pouco de "inveja" da facilidade que as crianças têm com dois idiomas...Não preciso explicar,sei que você me entende...
Bjs

Adri Portella disse...

Adorei!!!!! Este Felipe está cada dia mais sabidinho.....é muito bacana ver a diferenciação que faz entre falar com você e Boris....Para ele falar com você é sempre português, com o pai alemão....Lembrei daquele dia que perguntamos para ele como dizia pinguim em alemão....Boris estava por perto, mas ele não perguntou, foi te procurar para perguntar, afinl, era em português.....Um lindinho este meu afilhado!!!!
Já tô com saudade....
bj

Unknown disse...

Oi Celi! Vim agradecer o seu carinho e a sua visita no meu blog! Puxa,tô conhecendo tanta gente legal por conta do post no blog da Dani, que bacana! E esse cantinho aqui é muito lindo também, e o seu filhote tá bem esperto, hein?? Que experiência maravilhosa deve ser morar fora do País...vou voltar aqui com mais calma pra olhar tudinho, viu?

Obrigada mais uma vez e que Deus os abençoe!

Sandra Kautto disse...

É um super falante esse Felipe, deve ser uma delícia ver eles crescendo e se desenvolvendo desse jeito!!! Eu já começo a me perguntar em qual idioma o Elias irá falar primeiro!!!

Beijos pra vocês!!

Nave Mamãe disse...

Ah! Que legal teu blog! Ainda não te conhecia!
Eu sempre fiquei encantada com a capacidade das crianças em falarem idiomas diferentes!
Já incumbi cada um de falar com o Lorenzo em um idioma diferente, minha cunhada coreana em coreano, meu irmão em inglês e minha afilhada em alemão!
Beijos