O olhar fala mais

Cada dia uma nova conquista. Não é a toa que os pais sempre ficam orgulhosos, bobos, querendo compartilhar tanta alegria com todos familiares e amigos. Uma hora são os dentes que estão nascendo, depois os primeiros passos, a alegria de começar a comer sozinho, depois a corridinha de um lado para o outro, a interação com outras crianças e muitas outras conquistas. Poderia descrever inúmeras desde o nascimento do Thomas, mas tem uma que gostaria de ressaltar nesse momento já que parece ser a conquista mais esperada para as outras pessoas quando se dão conta de que a criança já anda de um lado para o outro, mas não fala. É isso mesmo! Ultimamente muitas pessoas (mães de outras crianças da escola dos meus filhos e familiares) tem perguntado: Ele está falando? Já fala mamãe? Já fala papai? O que ele fala?

Já me acostumei com essas perguntas desde quando Felipe era pequeno. Pois com ele também foi tudo muito parecido. Começou a andar quando tinha praticamente 1 ano e 2 meses. Seu primeiro dente nasceu quando tinha 1 ano e 3 meses. E suas primeiras palavras foram com 1 ano e meio. Tarde! Sei lá se é tarde, o que sei é que não vejo como um problema. Apenas que o desenvolvimento e conquistas das crianças acontecem em tempos diferentes. Que a segunda língua influência, fazendo com que a fala aconteça somente mais tarde.

Agora, você quer saber o que realmente o Thomas já fala? Então, vou contar. Mas se prepara pois a lista é enorme. Brincadeirinha! Thomas fala muito pouco ou se preferir quase nada. Ultimamente anda dizendo Caca e Bagger. Mamãe ou papai, faz uma tentativa quando falamos para ele. Mas nada espontâneo. Apenas está começando a experimentar outras sílabas e o início de outras palavras.

Em compensação com seus olhos que mais parecem uma jabuticaba (como muitas pessoas dizem), arregalados mostra o tempo todo o que deseja. Muito determinado, aponta o que deseja pegar seja um brinquedo ou mesmo alimento. Além disso, através desse olhar mostra uma comunicação intensa entre nós. Que só quem é pai e mãe entende realmente o que o filho está querendo dizer, o que o filho está sentindo. É um olhar de uma criança determinada mostrando realmente o que deseja no momento.

Agora, até quando ficará assim? Isso deve ser uma preocupação?

Tenho consciência do incentivo que damos diariamente, das perguntas que fazemos aos olhares do Thomas e das respostas que damos quando diz caca ou mesmo bagger (escavadora em português).

Passou pela sua cabeça saber o por que de caca ou mesmo bagger? Caca acredito que seja referente a cocô, já que o pai costuma perguntar para o Felipe: Você fará somente pipi (xixi) ou caca (cocô) também? Caca para quando derruba algo que está comendo ou mesmo suco / água, enfim Thomas refere-se a caca para outros contextos. Contextos que não combinam com a palavra. Agora, bagger pois sempre quando saimos da escola há um monte de tratores, escavadoras e caminhões. Uma época de total reforma e construção perto da escola. Então, começou a apontar e dizer Bagger. Talvez porque tenha ouvido o irmão dizer... falar tanto sobre isso.

Respondi a pergunta mais uma vez, mas confesso que sempre que vejo uma criança da mesma idade que o Thomas falando pelos cotovelos ou mesmo quando fazem essa pergunta tenho uma pontinha de preocupação e uma pergunta que fica no ar por alguns instantes: Será que o Thomas já deveria falar mais palavras, talvez pequenas frases?

Mas logo essa preocupação vai embora quando vejo Felipe se comunicando muito bem em português e alemão. E se para ele foi assim, penso... Por que para o Thomas seria mais rápido e fácil?



1

1 comentários:

Christiane Thiele disse...

Querida Celi,

Só tenho um filho, mas tenho seis sobrinhos e posso lhe dizer que cada um tem seu momento para tudo...

Meu filho falou muito cedo e com um ano e meio já se comunicava bem, mas todos na época diziam que era cedo demais...Já minha irmã, minha mãe conta que só começou a se comunicar com quase quatro anos e dizem que as meninas falam mais cedo...Mas hj ela é brilhante, tem duas faculdades e com 47 anos está construindo uma segunda e bela carreira em psicologia. Coisa que poucos fazem, pois a maioria se acomoda e tem receio de mudar os rumos.

Penso que cada ser humano tem um tempo para cada coisa e que muitos adoram dar palpites ou apontar o que acham ser "defeito" ou "atraso" nas outras pessoas.

Você deve é não se preocupar, pois pelas gargalhadas que vi no filme dos seus filhos outro dia, são crianças muito felizes e é isso que importa,

Bjs,

Chris