Como seu filho dorme?

Cada filho é único e com características próprias. Podemos identificar muitas semelhanças físicas e poucas relacionadas a personalidade. Isso pelo menos é o que observo estando ao lado e sendo mãe de dois meninos.

 Fica evidente o quanto eles são diferentes para dormir e quando estão na cama.

Quando engravidei do Thomas logo falei para meu marido que as noites teriam que ser aproveitadas durante a gestação e, olha lá, já que a barriga faz com que percamos o sono, faz com que haja certo incomodo para uma noite de sono profundo; pois depois seriam iguais a fase de quando Felipe era bebê. Muitas e muitas noites em claro, um tal de deita e levanta.

Felipe desde bebê sempre foi muito apegado e dependente dos pais para dormir. Teve um período em que as cólicas tomaram conta e, lógico que apareciam durante a madrugada. Também demorou para começar a mamar somente a noite e de manhã. Um tanto da livre demanda, depois um tanto de manha e um gostar imenso de dormir embalado no colinho da mamãe ou do papai. Demorou! Cansou! Foi uma delícia e não me arrependo de tanta curtição e das noites mal dormidas. Pois elas passam... Lembro bem de muitas pessoas dizerem para cortar logo as mamadas da madrugada e para deixá-lo chorando no berço até dormir. Mas cadê a coragem? Um bebê inocente, cheio de amor para dar e ganhar, com um sorriso encantador querendo a mamãe por perto. Não tinha como... Sofria muito de vê-lo chorando e berrando. Pois berrava mesmo! Não era um chorinho qualquer e depois dormia. 

Assim foi até os 2 anos de idade. Quando completou 2 anos e meio passou a dormir na cama. Mas não tivemos nenhuma surpresa, pois continuava chorando e exigindo nossa presença. Recorremos a milhões de estratégias para solucionarmos as nossas noites mal dormidas. Fizemos de tudo. Dormimos um pouco com ele, dormiu na nossa cama, colocamos o nosso colchão do lado da cama dele, demos um bicho de pelúcia querido por ele para ser o companheiro durante as noites, colocamos abajur e passamos a rezar mais. Ora pensávamos que era pesadelo, ora manha, ora vontade de ter os pais por perto. Foi uma fase muito longa e, que se assim posso dizer está melhor agora com poucos dias para Felipe completar 4 anos.

Com o Thomas foi muito diferente. Desde quando nasceu sempre foi muito tranqüilo para dormir. Até poucos meses atrás bastava embalá-lo um pouquinho no carrinho ou mesmo colocá-lo no berço. Quando mamava também. Ficávamos juntos, mamava, curtia um tanto esse momento e depois dormia sozinho. Hoje colocamos Thomas no berço e ficamos um pouco ao seu lado cantando uma música ou mesmo lendo uma história. Em seguida, falamos boa noite e saímos do quarto. Dorme que é uma beleza! Isso sempre aconteceu desde bebezinho. Choro? Muito pouquinho e, agora, nadica de nada.

Sem sofrimento! Sem deixá-lo sozinho esgoelando. Apenas uma tranqüilidade de criança. E que assim continue...rs

Agora, vem cá. Tive ou não uma bela surpresa? Cada um com seu jeitinho encantador e marcas no dia a dia que ficarão para sempre guardadas em minha memória. Não só o momento da dormida, mas a maneira que dormem também. Felipe sempre de barriga para cima e Thomas sempre de barriga para baixo.

Lindo de se ver! Emocionante em pensar!

Fiquei me perguntando muitas vezes se influenciamos esse jeito de dormir. Entre nós, acho que sim. Toda o período de gestação, a ansiedade da mãe, ser o primeiro filho, as características próprias do jeito de um bebê (segurança, vínculo com a mãe, entre outras).

E você, o que pensa sobre isso? Já viveu algo parecido? Tem uma explicação? Adoraria conhecer...




         
8

8 comentários:

Renata disse...

Uuuui
Menina - MEDO. Medo de Heitor ser assim chorão. Mas, faz parte, né? Já estou esperando um bebe bem chorosinho, assim tento me preparar. Tento...rsrs.
Brincadeiras a parte, eu tento me manter calma para que ele nao fique agitado mesmo durante a gestação. Vamos saber se funciona quando? Quando ele nascer. Te conto! Hehehehe

Sandra Kautto disse...

Celi, fiquei tao feliz em ler teu post...saber que não é só por aqui que existe um "brigão" com o sono. Ainda ontem conversando com o esposo eu disse exatamente isso, que não havia mudado meu desejo de engravidar novamente ainda esse ano, que mesmo durante quase 4 meses nunca ter dormido mais que 3h seguidas eu sabia que valia a pena e que nós poderíamos nos surpreender com o próximo bebê, de ele ser mega calmo e tranquilo, né não?! Eu acredito que um dia o Elias vai dormir sim a noite toda...enquanto esse dia não chega vou me enchendo de paciência para superar o cansaço.

Beijos

Ingrid Gomes disse...

Eu sempre briguei em defesa da individualidade dos bebes, por serem pequeninos e indefesos as pessoas tem uma certa dificuldade de ve-los como individuos e ai acham que sao todos iguais e nao sao MESMO, cada um eh cada um. =)

Aqui o filhote eh calmo e tranquilo na hora de dormir, exatamente como o pai dele, e eh falanta, agitado e alto como a mae quando esta acordado brincando, ele tb dorme exatamente na mesma posicao que eu, de barriga pra baixo abracado com um travesseirinho ou bixinho, SIM, eu tenho 30 anos e durmo um sniff sniff, um cachorrnho antigo e um travesseirinho ahhaha (vergonha).

Acho importante respeitar a individualidade dos filhos, achei legal a forma como colocou, sem comparacao, mostrou que sim, eles sao diferentes, mas o amor eh igual! =)

Anônimo disse...

Nunca tive problemas com meu filho na hora de dormir e muito menos durante a noite. De dia era um "capetinha" e durante a noite um anjo.

Sempre tivemos um ritual para ele dormir e sempre foi um momento muito nosso. Até os onze anos mantivemos esse ritual, ele me contava seu dia, perguntava sobre meu dia no trabalho...então eu contava uma história, cantava para ele e ele adormecia como um anjo.

Mas chegou a adolescência e as coisas então se complicaram...Todos os dias ele testa os limites e faz de tudo para não cumprir o horário combinado.

Na maioria das vezes ele está capotando, mas tem sempre que tentar descumprir as regras....Parece que nessa fase eles testam todos os limites e nós temos que nos manter firmes....

Não adormece mais ao meu lado como antigamente, mas confesso que muitas vezes ainda vou ao seu quarto para ver se ele está coberto, se apagou a luz....essas coisas de mãe....

E quando o vejo dormindo, apesar de seus 14 anos e 1,74mt...lembro do bebê....Ele dorme do mesmo jeitinho e na mesma posição....lindo e como um anjo...

Muito obrigada Celi, seus textos me fazem recordar de um tempo maravilhoso....

Bjs

Chris

Paula disse...

Celi o meu maior problema com o Samuel é o sono!! Ele nunca dormiu direito desde que nasceu, eu tabm já tentei tudo rotina, deixar chorar (confesso q nao por muito tempo pq nao aguentava ve-lo asssim)e nao adianta, agora ele ta dormindo um pouco melhor mas mesmo assim ele ainda acorda de noite umas 3 a 4 vezes por semana r raramente dorme antes das 10. Acho que o q me da mais medo de ter outro é voltar aquela situacao caotica do comeco. Pode ser q ele seja um amor e durma bem como aconteceu com vc, mas ja pensou se o Samuel seria oq dorme bem comparado com os dois??? EU ficou louca ahahaha!!! Beijos e bom fim de semana

Carol Szabadkai disse...

Celi, é assim mesmo, cada um com um jeitinho próprio. Eu tb tenho 2 meninos, assim como vc e são totalmente diferentes em tudo. mas no sono nunca me deram trabalho, mesmo porque as mamadas da noite foram bem longas para os dois, mas eu nunca nem tentei deixar chorando. Cada fase tem sua beleza, eu acho, e isso n~~ao dura para sempre, foi tão rápido, quando penso hoje... Eu chorei é quando pararam de mamar.... ahahahah Gosto de colocá-los para dormir e ficar tempo cantando todas as musicas do meu repertório brasileiro... Isso tb vai passar e eles vão lembrar que eu fazia isso, já fico feliz com esse pensamento... :)
Com 15 anos eles vão ser super independentes da gente e não vão querer mais nada disso... E como passa rápido esses 15... :)
Beijinhos!

Mikelli disse...

cada nenem é uma surpresa ne?! =) afinal, sao pessoas diferentes que vao se desenvolver tb de uma maneira diferente. Acho isso tudo super interessante. Em casa somos 3 irmas...é inegavel que sejam da mesma familia mas cada uma tem um jeito bem diferente da outra. Deve ter sido uma caixinha de surpresas pra minha mae! hehe eu to super curiosa como a minha nenem vai ser ;) bjs!

Renata disse...

Por enquanto não posso dizer nada...espero logo poder compartilhar com vc momentos como esse!