Um dia de Rei


Você já teve um dia de rainha? Já deu um dia de rei para seu marido? E as crianças, você acha que elas são ou devem ser consideradas rainhas / reis? rs

Pois bem aqui na Alemanha e, que eu saiba até então na cidade onde moro, tem um dia especial para as crianças, nas quais são consideradas rainhas ou reis. Acredite! Sabe quando é essa data? No aniversário! Sabe onde elas são nomeadas reis e rainhas? Na escola!

Você pode pensar que já falei demais sobre o aniversário do Felipe, mas esse acontecimento não poderia deixar de contar. Uma curiosidade! Talvez você ache interessante. Outra ache estranho demais. Talvez dê risada e ache bonitinho isso acontecer para a criança. Mas confesso que tenho lá minhas questões.

No ano passado, quando vivi esse acontecimento pela primeira vez, juro que fiquei de boca aberta. Sei lá, não gostei. Achei muito estranha a postura da escola nomeando e destacando o aniversariante. E se pensarmos bem, para que? Por que fazer isso? Será que contando não seria melhor? Marcando no calendário? Será que os colegas nesse dia são os serviçais do meu filho? Fazem tudo para ele?

Quando trabalhava no Brasil tive uma experiência diferente, no qual tinha uma pequena comemoração. Ponto. Mais nada. E olha lá se havia permissão para presentes.

Na escola (Kinderkrippe) que Felipe freqüentou ano passado funcionava da seguinte maneira: no dia do aniversário o mesmo poderia levar alguns comes e bebes. Nada de incentivo as outras crianças para darem presentes. O que acho muito bom! Mas, veja só que furo. Felipe voltou para casa com um presente dado pela escola. Algo pequeno e significativo, mas que não tinha necessidade alguma.

Agora, quanto a coroa (Krone) as crianças ganham da escola (para que participar do momento de fazer, não é mesmo? O importante é ficar tudo bonitinho e isso aos olhos da escola, pois tenho certeza que as crianças pensam diferente). Então, as crianças ganham e usam no momento do Parabéns e durante a pequena comemoração. O que acham disso?

No ano passado tinha até uma cadeira especial, tipo cadeira de rei. Não acreditei no que vi! Tudo muito diferente e esquisito para mim.

Não é que esse ano tudo se repetiu. Estava esperando o Felipe sair da sala quando de repente olho e vejo uma coroa em sua cabeça. Dei risada!

Acho mesmo que elas incentivam a posição de destaque, que querem diferenciar de alguma forma uma criança da outra nessa data especial. Mas será que precisa de tudo isso?

O engraçado de tudo é que as crianças assumem uma postura diferente. Vejam aqui o vídeo do aniversário do Felipe. Não parece mesmo um Reizinho. Olhando para as pessoas, esperando todas prestigiarem esse momento cantando a música dos Parabéns. Isso aconteceu em casa, sem coroa. Agora, imagina na escola com todo ambiente organizado e "fantasiado" rs Queria ser uma mosca para ver como realmente acontece.

Se pensarmos bem é somente um detalhe. Apenas uma forma de mostrar aos outros quem realmente é o aniversariante (que na minha opinião não é necessário). E as crianças? As crianças gostam, viu!? Elas se acham... ficam felizes, curtem colocar a coroa na cabeça e mostram para todo mundo. Fazer o que... Que vivam esse mundo da fantasia. Vou pensar que tudo não se passa de um jogo simbólico.

E você, o que pensa sobre essa história? Já imaginou isso acontecendo na escola do seu filho? Como reagiria?
10

10 comentários:

Anônimo disse...

Ai que fofo! Ele esta uma graca Ce!!!
Eu nao acho bobagem nao!
Eles ADOOOOORAM!!!
bjks KK

Caroline. Rodrigues disse...

Ai Celi seus filhos são lindoss!
Realmente eles parecem reis!
Deve ser muito legal curtir essa fase ne?! :h
bj
http://doremila.blogspot.com/

Dani Cassar disse...

Ah eu achei bacana a ideia, e faz com que a crianca saiba que o dia dela de ser rei tbm vai chegar =) e que cada um tem um dia especial na vida, que e o dia do aniversario =)

Bjos

Mari Hart disse...

Ahh, eu achei o máximo essa idéia! Super curiosidade mesmo, eu não sabia! E acho bem legal! Aqui não tem essa tradição, mas naturalmente o aniversariante acaba se sentindo meio em "dia de rei", pela atenção voltada a ele e pela situação em si! E essa postura da escola tb apoio. Nada de mandar convite, sem obrigações de presentes!
Bjão queridona!

Ann disse...

Oi Celi,
Aqui na Inglaterra, em determinados lugares que voce faca festa e assim tambem, o/a aniversariante tem um trono para sentar na cabeceira da mesa na hora do parabens. A ideia e esta mesmo, da crianca se sentir especial pelo seu dia tao importante.
Eu gosto, porque acho que aniversario e isso mesmo, e um dia extremamente importante nas nossas vidas e nao so quando somos criancas.
Parabens para o Felipe!!!
x

Sandra Kautto disse...

Ahhh eu gostei da ideia!!:-) Acho que é apenas uma forma de fazer a criança sentir-se especial no dia dela...afinal que Rei ou Rainha não é importante?! néh não?! :-)

Ele tá um lindo!!! Reizinho lindo!!!
Beijos

Elisa Mariana UF disse...

Ai que lindooo, super fofo..
tenho um filho nessa idade que me deixa
muito babona rsrs

to seguindo seu blog e gostaria de ver você no meu linda, visita la e espero que goste!!

www.universofemininocomelisa.com.br

andrea polo disse...

Oi, querida!
Quantos dias de rei seu filho terá na vida? Durante quanto tempo acreditará no Papai Noel? Espero que tenha vivido com muita satisfação este dia especial e que todos os amiguinhos tenham esbanjado reverências ao aniversariante!
Beijo enorme, da Andréa Polo

Priscilla Perlatti disse...

Adoro ler sobre essas diferenças culturais! Também acho engraçado e as vezes até meio... sei lá, ingênuo, porque pra gente soa tão bobo. Ou será que nós que somos bobos??
Nunca me esqueço uma vez uma pessoa contando pra mim sobre o tempo que viveu no Japão e eu perguntei: E pra vc, é melhor aqui ou lá? E ou vi como resposta: não existe melhor. Tudo é DIFERENTE!
Bjo
Pri

Sarah disse...

Eu achei bem legal!! Felipe ficou lindo de reizinho! Eu acho bacana a ideia, até por ser um só dia. E como todo mundo faz aniversário, todo mundo tem seu dia de rei!
Ah, deixei selinho pra vc lá no blog, tá?
bjos!