Você fez a escolha certa?

Ser madrinha de casamento ou de batismo é uma honra para mim. Sempre fiquei encantada a cada convite recebido por familiares ou amigos. Quando você é escolhida ou escolhe alguém para ser madrinha e padrinho do seu filho implicitamente tem uma série de sentimentos e responsabilidades por trás disso. Considero que não é uma escolha fácil, já que não é possível ficar mudando de uma hora pra outra. Deve ser visto como uma escolha para a vida toda.

No entanto que muitas pessoas preferem escolher para essa função pessoas que já fazem parte da família, pois independente de qualquer discussão ou confronto de idéias as mesmas estarão por perto, possuem o mesmo sobrenome e a chance de romperem o vínculo é bem mais difícil.

Os padrinhos são escolhidos por serem pessoas próximas e que possuem proximidade afetiva com o casal. Eles tem funções importantíssimas nessa relação, já que são praticamente os segundos pais da criança e que tem como responsabilidade também zelar pela educação e criação. Vai além de um simples contato ou mesmo presentear as crianças. Deve-se considerar que os padrinhos tenham valores, pensamentos próximos aos dos pais das crianças e que também estejam próximos para participarem dos momentos da vida dela.

Considerando tudo isso, tem dois aspectos que desejo aprofundar. Primeiro é o fato dos padrinhos serem pessoas da família. Bom arrisquei nas minhas escolhas fazendo o convite para outras pessoas. Primeiro porque considero que meus familiares já fazem parte total da minha vida e dos meus filhos, segundo que considero esse convite um belo presente para alguém que gostamos tanto. Sendo assim, para meus dois filhos, escolhi amigos para serem os padrinhos. Saberia que correria o risco para a vida toda, mas de verdade arrisquei. E até agora, acho que acertamos! Ufa! Que bom!

Mas aí que tem outro fator fundamental para a escolha dos padrinhos: serem pessoas próximas. Mas e agora? Na verdade, quando escolhemos os padrinhos do Felipe eles estavam bem pertinhos e tínhamos um contato próximo demais, apesar de algumas discussões que tivemos e de outros contratempos do dia a dia. Mas algo aconteceu na nossa vida e mudamos de país. Esse acontecimento trouxe grande preocupação em deixarmos as pessoas que tanto gostamos longe de nós. Mas é a vida!?!

Com isso, arriscamos e escolhemos novamente amigos para serem os padrinhos do Thomas. Ambos também do Brasil. Também como esquecer e viver sem as pessoas que são tão importantes na nossa vida? Só aproximando mesmo através desse vínculo de serem os segundos pais.

E agora que com tudo isso temos uma grande tarefa. Não deixarmos que esse vínculo entre amigos se perca com o tempo, não deixarmos que a vida corrida faça com que não haja proximidade entre os padrinhos e nossos filhos. Um desafio para os pais! Um desafio para os padrinhos! Um desafio para nós que também temos afilhados no Brasil! 

Considerando essas circunstâncias começamos a cuidar disso. Pra falar a verdade, recebemos a maravilhosa visita dos padrinhos do Felipe. Disseram que viriam e dito e feito. 

Foram alguns dias de muita alegria para todos nós. Pudemos matar as saudades, darmos boas risadas e lembrarmos dos velhos tempos. Mas nessa história, o principal foi ver a relação dos padrinhos com o Felipe e vice-versa. Uma grande alegria para os pais. 

Felipe com apenas 4 anos ainda não sabe o significado de padrinho e madrinha na importância da vida dele. Porém, curtiu muito a presença deles no qual pode brincar, conversar, passear e aprender a chamá-los pelo nome. 

Acredito que meus filhos sempre receberão muito bem as visitas que vierem do Brasil, sejam elas familiares ou amigos. Afinal de contas, é uma novidade e algo diferente na casa. Acordar, conviver diariamente e tudo mais. Agora, independente disso, será algo cuidado pelos pais, cultivado para que jamais seja esquecido. Queremos que tenham uma ótima relação com as pessoas maravilhosas que escolhemos para serem padrinhos. Uma boa relação com as pessoas que são importantes na nossa vida e que estão longe. E sabe-se bem que enquanto são pequenos, cabem aos pais essa tarefa. Não é mesmo?


 
5

5 comentários:

Mikelli disse...

estava pensando sobre padrinhos esses dias e olha so que situacao dificil: a maioria dos nossos amigos aqui sao ateus =) O Enrico inclusive é. E eu tb nao estou "registrada" como catolica aqui pq acho um absurdo que o dizimo saia da minha folha de pagamento e nao seja algo voluntário. Entao o que fazer? Como batizar a nossa filha? Só lá no Brasil. Mas queria que os padrinhos fossem alemaes, pela proximidade. Soube que existe uma weltliche Patenschaft mas nao acho informacoes em lugar nenhum. Ate pq pra mim os padrinhos sao um apoio e um exemplo pra criança, independente de ensinarem uma religiao ou nao. bjs!

Sarah disse...

Que legal essa relação com os padrinhos Celi! Realmente é uma escolha importante e também considero um presente. Fui madrinha de casamento de uma grande amiga, e sou madrinha do meu sobrinho (filho da minha irmã). É sim uma grande responsabilidade.
Que o vínculo entre vcs todos seja mantido e fortalecido, mesmo com a distância!
bjos
Sarah
http://maedobento.blogspot.com/

Padrinhos orgulhosos disse...

Para nós foi uma grande alegria sermos convidados para padrinhos. Este pedido só veio a fortalecer nossa amizade, que como você mesma disse, foi contruída de maneira sincera e verdadeira, com altos e baixos, brigas e boas risadas.....
Ficamos felizes da relação que construímos com nosso afilhado, tão distante e ao mesmo tempo tão próximo durante estes doze dias juntos. Parecia que tínhamos nos visto ontem....
O cuidado e o segmento da nossa relação depende exclusivamente de nós e isso, estamos fazendo de forma muito intensa e gostosa! Adoramos falar ontem no skype....
Amamos vocês! Queremos participar sempre desta familia e dos passos importantes de Felipe, seu crescimento, suas descobertas, enfim.....poder daqui um tempo, olhar para trás e ver o quanto é bom tudo isso!!!!!
Saiba que temos muito orgulho de sermos "parte da familia"!
Bjs
"Adiana e Potella"

Ingrid Gomes disse...

Aii que coisa boa, os padrinhos do meu serao meu primo mais velho e uma prima muito querida, que amam muuuuuuuuito o meu pqueno, como nossa familia eh enorme sempre tivemos a tal "madrinha" de apresentacao (sempre achei que era truque pra ninguem ficar de fora, depois descobri que existe, em alguns lugares chamam de madrinha de manta) e ai entao chamei uma grande amiga minha, amiga de todas as horas, que nao nos esquece nunca.
Estou feliz com a escolha, o namorido liberou porque pra ele essa coisa de padrinhos nao faz tanto sentido como faz pra mim e ele gostou da escolha, pois gosta muito dessa minha amiga e dos meus primos. =)

O batizado sera no Brasil e a distancia, bom, isso a gente resolve com o tempo, distancia de corpos nao quer dizer distancia de almas, tenho certeza que sempre estarão por perto, como os seus compadres ai.

Beijocas

Renata disse...

Que lindo esse post! Adorei ver as fotos do Fe com o Portela e a Adri, ainda mais depois de saber como foi gostoso esse reencontro entre vcs.
Também nos sentimos lisongeados por sermos os padrinhos do Thomas e faremos o possível para estar sempre por perto (mesmo de longe).
Obrigada pelo voto de confiança!