Manha? Personalidade? O que será?

O tempo está passando rápido demais. Além de ficar mais velha os meus filhos estão cada dia mais crescidos, independentes e sapecas. Será que isso é um bom sinal? Tenho lá minhas dúvidas. Considerando meu aniversário de 30 e poucos anos prefiro nem comentar rs rs rs rs Agora, pensando nos meus filhos vejo como tudo está diferente. Como estão mudando, crescendo e se desenvolvendo. Tanto que já estou naquele momento da vida no qual preciso tomar uma decisão, já que a idade não permitirá adiar muito. Imagina o que seja? Isso mesmo, estou pensando seriamente se teremos outro filho. Pois além da idade, tem o fato de que sempre quis ser mãe “nova” e ter os filhos com idades próximas. Mesmo não conseguindo fazer isso com os meninos. Então, agora que o Felipe está com 4 anos e Thomas com 1 ano.... talvez seja a hora de tomar a decisão. 

Mas não estou aqui para ficar lamentando como o tempo passa rápido ou mesmo se terei outro filho. Pois para isso preciso amadurecer a idéia, considerar onde estou vivendo atualmente e outros fatores.

O que está realmente chamando minha atenção nesse momento é como de uma hora para outra o Thomas vem me surpreendendo com seus avanços no desenvolvimento. Como é bom acompanhar passo a passo!

Mas se por um lado observo as mudanças diárias como o crescimento, no qual a barriga está diminuindo, a presença de dois dentinhos superiores, o incomodo por conta de outros tantos que estão para nascer, percebo também uma mudança repentina na postura. Algumas atitudes que mostram um pouquinho da personalidade, algumas influenciadas pelo irmão mais velho e outras talvez por conta da escola. 

Thomas sempre foi um bebê muito tranqüilo, sorridente e bonzinho demais. Mas não é que de um dia para o outro começou a colocar as manguinhas de fora. O que é natural, não é mesmo? Já que a cada dia uma nova descoberta. 

Descobriu que pode mexer em tudo. Pelo menos acha que pode fazer isso. Abrir todos os armários e gavetas. Pegar tudo que está dentro deles. Não para mais! 

Outra coisa que está gostando muito é provocar o pequeno Felipe. Sempre que o mesmo está brincando com carrinhos ou com a pista de trem Thomas resolve ficar no meio, pegar o carro do irmão e jogar longe. Dá para acreditar?! Dá a impressão que Felipe precisa brincar só com ele e com mais ninguém; independente de qual seja o brinquedo.

Nessas situações, hora de abrir a caixinha de mil e uma estratégias e condutas que consideramos corretas como, por exemplo: colocar limite, explicar ao irmão mais velho que o irmão ainda é pequeno, dizer que não pode, tirar da situação e tantas outras ações. Caso contrário, hora de revidar o que o irmão fez... 

Outra mudança que notamos foi a expressão do rosto. Sempre muito sorridente, mas agora tem experimentando testar os nossos limites; além das expressões faciais. Ora sorrindo, gargalhando, ora fechando a cara e fazendo a melhor expressão de menino bravo. Mas, logo que olhamos seriamente para ele começa a sorrir novamente. Divertido demais! E o que fazer nessa hora? 

Fico questionando se os reais motivos dessas expressões e atitudes estão relacionadas a pura manha, ao desejo de querer mais e mais a presença da mãe. Pois, por exemplo, quando o repreendemos dizendo que não pode mexer em algo, logo a mania da vez aparece, Thomas se joga para trás. Dá uma aflição e um medo de que possa se machucar. A tendência é se estiver sentado se jogar para trás, se estiver em pé andar para trás. E detalhe: só faz isso em casa.

Espero que seja apenas uma fase, que esteja experimentando e testando os limites. Talvez pura manha, querendo chamar atenção do irmão e da mamãe. Ouuuuuu personalidade! Será que está assim... mostrando um pouquinho de como são os pais?  rs rs rs  Ai essa história de tem para quem puxar!



3

3 comentários:

Dani Cassar disse...

Qd eles fazem cara de bravos nao da p/ segurar a risada e vice e versa...essas criancas sao super espertinhas, mas acho que deve ser fase, ou entao ele deve estar pensando que os papais estao cogitando a ideia de um 3 baby...rsrs

Bjkas

Anne disse...

Eu sinto que as manhas sao claras aqui em casa. Ou Joaquim é um péssimo ator. Oq esta cada vez mais claro é que é uma teimoso de marca maior... E tem sim a quem puxar!!!

ceila disse...

Querida Celi,

Parabéns! Como foi o seu dia?
Gostaria de ver o seu bolo.
O que você fez de especial com os seus filhos e marido?
Beijos,
Ceila e Gabi