Pipoca dente

E não é que tem uma tremenda relação? Meses atrás, enquanto estávamos no inverno, naqueles dias bem frios, fizemos pipoca para comer assistindo DVD. Não é algo que fazemos com frequência, mas estávamos com vontade lembrando das enormes pipocas das portas do cinema em São Paulo. As crianças estavam por perto. Thomas nem sabia o que era e também não apresentamos. Felipe experimentou algumas e desistiu logo. Não foi um atrativo para ele.

Mas esses dias lembrei do dia que fiz pipoca. Então, vamos a retrospectiva. Lembro de ter colocado um pouquinho de manteiga na panela. Esperar a mesma derreter e, em seguida, colocar um pouco de milho. Estava com água na boca, esperando que ficasse pronta rapidamente e crocante, daquele jeito que conhecem bem. Mas não é que demorou muito para estourar. Aquilo que estava imaginando demorou para acontecer. Acho que o milho estava velho. Insisti, comecei a balançar a panela, comecei a cantar a música da Maria Sororoca e nada. Depois de muito tempo, quando estava desistindo começou a estourar. Estourou uma, duas, três e quando vi a panela estava cheia.

E é exatamente isso que está acontecendo com o Thomas. Vejo que está cheio de grãozinhos brancos em sua gengiva. Todos de uma vez, praticamente um ao lado do outro. Estão pipocando de uma hora para outra. Bastou o primeiro, para o segundo começar a apontar.

Aquela história e todo conhecimento sobre a dentição aqui em casa não dá para seguir fielmente. Dizer que o primeiro dente aparece por volta do sexto ao oitavo mês de vida. Que primeiro nascem os dentes do meio na arcada inferior e somente depois os dentes do meio superiores.

Acredito que a velocidade e ordem de nascimento dos dentes varia de criança para criança. Que tudo pode acontecer em tempos diferentes: assim como outros aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança.

Uma surpresa para nós! Está acontecendo com o Thomas assim como foi para o Felipe. Felipe comemorou o aniversário de 1 ano sem dente algum na boca. Thomas também e somente agora que está com 1 ano e 4 meses podemos ver os dois dentes do meio superiores apontando. Detalhe: os dentes superiores!

Será que tem haver com os pais? As avós dizem que nossos dentes também demoraram para nascer. Será algo que passa de mãe / pai pra filho? kkkkkkkkkkkk

O fato é que Thomas até então pensava que estava tudo em ordem com a boca. Pensava que era apenas para receber o alimento, para imitir sons, para ter o primeiro contato tão precioso com a mamãe. De uma hora para outra, descobriu que tudo não é tão simples assim.

Está percebendo que algo mudou, trazendo profunda irritação, choro, vontade de coçar e colocar tudo que há pela frente para dentro a fim de aliviar um pouco o estouro das pipocas.

Agora,  como aconteceu com seu filho? Me conte qual foi o maior estouro (acontecimento) até a idade que se encontra.


  
  
4

4 comentários:

Christiane Thiele disse...

Querida Celi,

É sempre uma delícia acompanhar o crescimento de seus filhos.

Concordo com você...dentes não nascem de uma forma igual em todas as crianças. Em meu filho apontaram primeiro os superiores e depois o canino esquerdo. Só depois de algum tempo é que nasceram os centais inferiores.

Lembro de comentar com o pediatra e ele morrer de rir quando falei sobre a tal ordem de crescimento dos dentes.

Acho que certas características passam sim dos pais para os filhos. Meu marido não tem o canino inferior esquerdo e quando chegou a hora dos dentes permanente, descobrimos que nosso filho tem o mesmo "defeitinho". Ele fará 15 anos em setembro e ainda tem o dente de leite. Já radiografamos e não existe nada por baixo. Conselho do dentista, rezar para esse dente durar até os 18 e depois fazer um implante.

Desejo que essa fase não seja muito difícil para o Thomas.

Bjs

Chris

Flavia disse...

Sabia que não me lembro exatamente como foi? Só lembro que o primeiro dentinho apareceu quando o pequeno tinha 5 meses, o segundo logo na sequencia... E depois acho que demorava uns 2 meses para cada novo dente. (acho!) Mas acredito que deve ser melhor pros pequenos quando se os dentinhos nascem quando eles já são maiorzinhos, né?

Ele tá lindo com os novos dentinhos!


bjs

Fernanda Floyd disse...

Olá!
A Primeira coisa que tenho que falar é... que bebezinho mais lindo é esse ^^. nossa, achei ele muito lindinho, dá vontade de apertar de verdade, inháá, é muito fofo de verdade!
Acabei de encontrar seu blog, e sinceramente adorei! Eu vou sempre acompanhar o Nova Vida, Vida Nova! Fui descendo e indo para posts antigos, e adorei tudo mesmo! Bem, eu queria saber se você faz parceria? Ain, eu espero que sim, mesmo que não, seu blog já está na lista dos meus favoritos, vai me ver sempre aqui, eu espero :)
Ah, é lógico que estou seguindo aqui, se quiser, siga o meu de volta :c

Beijos!
Fernanda Moraes Vitoriano
www.fearlessworld-blog.blogspot.com

Lojinha Coisas da Dany disse...

Muito lindo!
Sou pedagoga e amei aqui! Amo crianças! Ainda não tenho filhos, mas espero que Deus me conceda essa benção em breve. Estou segundo.
Quando der visite meu cantinho, vou ficar muito feliz.
Bjsss

http://princesas-pink.blogspot.com/