Irmãos dormindo juntos!

Agora já não é apenas o quarto do Felipe e sim dos dois meninos: Felipe e Thomas. Ainda me pego de vez em quando falando para o Thomas ir para o quarto do Felipe. Ledo engano, pois o quarto mudou totalmente a configuração.

Desde minha terceira gravidez estávamos cientes de que o Thomas dormiria com o Felipe, já que o quarto é maior e daria bem para os dois ficarem juntos. 

Então, pensando em toda a mudança com a chegada do bebê Lucas, há mais ou menos uns dois meses atrás começamos a pensar na configuração dos móveis, no tipo de cama que colocaríamos, como organizaríamos todos os brinquedos e tudo mais.

Na semana passada finalizamos toda a parte da decoração, faltando apenas um detalhe ou outro. O mais interessante de tudo, assim como já contei aqui, foi a participação dos meninos para a organização do mesmo, principalmente com o Felipe que é o mais velho. Tudo compartilhado, combinado, mostrado para ele. Então, a cada passo dado na decoração pode participar e opinar dentro das possibilidades.

Fazem 2 semanas que o Thomas passou a dormir no quarto. Agora, pensam que está fácil? Não! Um processo lento e demorado, se assim posso concluir. 

Ele já nem faz mais questão do quarto que era dele, mesmo porque já notou que está totalmente diferente e que a mamãe já tirou praticamente tudo que tinha de decoração. Passei um tanto de coisas para o quarto dos dois e o restante acabei me desfazendo. 

Atualmente parece que já sabe que o outro quarto será para o Lucas, para o irmão que está prestes a chegar.

Agora que difícil essa passagem, além do mais acho que tem o fato da mamãe aqui estar super barriguda, do Thomas perceber uma série de coisas. Então, perder o lugar dele, por que? Não é mesmo!

De modo geral, estão amando a possibilidade de dividirem o mesmo quarto. Adoram o momento de brincar, da história, do momento de folhearem livros, brincarem de massinha; enfim, durante o dia é a maior diversão. Percebo uma grande amizade entre eles, em querer a presença do outro, uma cumplicidade sendo construída dia a dia.

Agora, a noite....

Geralmente o papai tem colocado os dois para dormirem, já que o Thomas vem solicitando a presença de um dos pais. Meu marido costuma ficar ao lado dele até adormecer. Já fiz o mesmo e parece que comigo as coisas estão mais difíceis, já que a manha, o dengo é maior.

Thomas costuma dormir na cama super bem, escalando para subir e para descer. Até agora sem problema algum de ter caído, se machucado. A cama também é pequena e tem uma pequena grade na lateral. 

Por volta das 2 horas da manhã, imaginam o que acontece? Thomas sai em disparada no corredor e entra no meu quarto escuro chamando por mim. Logo, acendo a luz do abajur e ele correndo quer deitar comigo. Não tem tido outro jeito, já que conversar não adianta, pois está sonado, tentar levá-lo de volta para a cama faz um escandalo danado. Por fim, temos dormido juntos, eu, a barriga e o Thomas.

Agora, já imaginaram o incômodo, pois Thomas gruda igual chiclete, querendo total contato físico.

Já aconteceu de levarmos para a cama de volta, mas logo acorda chorando. Também já fizemos a tentativa do marido colocar o colchão ao lado da cama dele para que dormisse a noite inteira no quarto. Entre as inúmeras tentativas, essa acredito que foi a melhor. Thomas acordou uma vez só, foi até meu quarto e logo voltou para o quarto com o papai, quando o mesmo foi buscá-lo.

Por coincidência tivemos uma consulta de rotina com a pediatra deles, no qual conversamos e a mesma indicou para colocarmos um colchão do lado da cama dele ou um colchão no nosso quarto. 

Agora, realmente o que fazer? Vamos experimentando tudo isso, deixando hora ele dormir comigo. Mas confesso que me preocupa quando o Lucas chegar. Já pensaram eu amamentando e o pequeno Thomas grudado?

Hoje em dia, nem consigo levantar para fazer xixi de madrugada. Melhor, consigo sim e logo o Thomas vai correndo atrás, chorando... Realmente está sentindo e querendo ficar grudado, principalmente a noite.

E você, já passou por algo parecido? O que pensa sobre tudo isso? Dá uma ajuda para uma mãe que já, já será de três meninos pequenos que requerem uma grande atenção, cada um em seu momento, sua fase.

Será que darei conta? rs rs rs...

19

19 comentários:

Nivea Sorensen disse...

Celi,
Adorei o quarto! Ficou lindo, todo colorido, bem com cara de menino, né?
x

Dani Rabelo disse...

Celi, que LINDO o quarto... bem fofo, acolhedor para os meninos e as camas, baixinhas, uma graça!

Quanto ao sono... imagino que deve ser difícil mesmo, apesar de só ter a Laura, é mto complicado administrar noites mal dormidas, seja com um ou com 3. Noite não dormida (ou mal dormida) é ruim de qlq jeito, com qlq filho, quantos sejam. Imagino que o Thomás seja mto pequeno para tantas mudanças (irmão chegando, mudança de quarto, mudança na hierarquia da casa, mudança no comportamento da mamãe, com o barrigão, que não pode mais agachar e pegar o tempo todo, ...) e deve ser difícil para ele mesmo... acredito que como um anjo de 2 aninhos, ele está lidando da melhor forma que pode a tudo oque está acontecendo, buscando o seu porto-seguro, a sua referência de que tudo está certo, apesar de estar diferente, você. E vc se sobrecarrega horrores, eu sei, deve ser complicadíssimo, mas acho que é só uma fase, que quando o Lucas nascer, ele vai se encantar com o irmão, vai ser apaixonado pelo bebezinho e vai desviar um pouco o foco das mudanças. Como o Felipe está lidando melhor (por ser mais velho, claro), ele vai ajudar o Thomas a entender que tudo continua bem, vai mostrar para o Thomas que o irmãozinho precisa de carinho, precisa de amor, precisa da mamãe, e o Thomas, naturalmente (eu acho), vai se colocar como o irmão mais velho do bebê Lucas. Por enquanto, ele ainda é o mimo, o mais novo, ele não sabe que tem um irmão por vir (na concepção adulta de entender que vem um bebê por aí), ele só sabe que tudo tá mudando, mas ainda não viu a cor do Bebê, não sentiu o cheiro do bebê... e sem essa materialização, fica difícil pro Thomas entender realmente o porquê de todas as mudanças. Daqui a pouco, qdo Lucas estiver por aí, com vcs, o Thomas vai entender muito melhor, e, acredito, vai se comportar melhor, mais seguro, mais calmo.

Assim espero e torço por vcs!!!!!

Beijos grandes, continue nos atualizando dos preparativos! E dos meninos! E de vcs! Beijos, beijos!

Ilana disse...

É uma mudança e tanto pra eles, né?
Aqui o Rapha também vai mudar de quarto, e estou pesquisando referências pra fazer um cantinho legal pra ele.
O dos meninos ficou LIN-DO!!! (posso roubar umas ideias?)
E o do Lucas, com as corujas? Coloca fotos quando ficar pronto?
Bjos

Dani Cassar disse...

Celi, ele esta sentindo que vai vir um bebezinho que tara mais cuidados de comeco, eh assim mesmo, meu sobrinho Gui, solucava por colo e ficava grudado com minha irma, mas qd o Enzinho nasceu ele ficou tao feliz...Tomara que com o Thomas seja assim tbm e que ele fique mais calmo qd o Lucas nascer!!
Obrigada pelo comentario no blog, acho que o inferno astral durou so a parte da manha...rs
Bjs em vcs

Karen disse...

Há pouco tempo a Helena começou a dormir no quarto da Sophia. E pra nós está sendo bem tranquilo. Sophia estava querendo muito que a irmãzinha fosse pra lá (deveria achar chato ver nós 3 em um quarto e ela sozinha no outro). Mas confesso que os ritmos diferentes às vezes atrapalham... A Helena vai dormir mais cedo e a Sophia ainda quer ler um livro, mas se acender a luz a pequena acorda. Então o jeito tem sido fazer a leitura no nosso quarto, a Sophia adormece na nossa cama mesmo e quando vamos dormir a levamos pra cama dela.
Acho que o ciúme é natural, afinal o Thomas é o caçula (ainda) e está sentindo que está perdendo esta posição. Tenho certeza que ele vai querer grudar um pouquinho mais em você, quando o Lucas nascer, mas é temporário, você vai ver. Tente inclui-lo (como você deve ter feito com o Felipe quando o Thomas nasceu) nos cuidados do bebê, chame-o pra ficar ao seu lado quando você amamentar (eu costumava ler pra Sophia, enquanto a Helena mamava) e não se espante se tiver uma crise ou outra... Vai passar!

Beijo!

Lavínia Costa Monteiro disse...

Celi, minha gata!!! Acho que o Thomas está sendo bem esperto, aproveitando a última chance de se ver como o caçula!!! Eu, ainda, tenho dois, quando encomendar o terceiro será vc a me dar as dicas!! Mas posso dizer qua aqui em casa os meus pequeninhos adoram dividir o mesmo quarto, ficam tranquilos em ir para cama sabendo que o outro já está dormindo lá e acordam juntos... Não tem jeito um acorda o outro, querem é brincar e nem me chamam mais... O Heitor descia da cama e vinha direto para o meu quarto agora ele sobe na cama do Murilo pedindo para o irmão contar uma "itólia"... Acho que ficam bem companheiros e aprendem a dividir o espaço... Acho lindo isso, neles!!Vai dar tudo certo sim, o Thomas vai entender que ficar com o irmão no quarto será mais negócio!!!! E antes que eu me esqueça: lindo quarto, lindo!!! Digno de capa de revistas de decoração!!!! Amei!!! Beijos...

Liza disse...

Que quarto lindo, Celi! E parabéns pela organização! Os desenhos do Felipe na parede deram um toque todo especial à decoração.

Adorei os desenhos dos meninos em moldura. Vou guardar aqui na memória a ideia para usar em casa tb! Em breve, vai ser Davi que vai estar dando uma de pintor.

bju

Adri Portella disse...

É, querida, esta parte é difícil mesmo.... Imagino as noites.
Acho que o melhor jeito é colocar o colchão no quarto dele, até que perceba que pode ficar lá sem problemas....
mas......é só uma sugestão, pois o dia a dia que vocês estão vivendo, só vocês sabem, né!!!!Logo ele se acostuma, tenho certeza.
bjs

Mamãe do Otávio disse...

que lindo o quarto! parece de revista! um amor mesmo!
...em relação ao Thomas não tenho o que acrescentar, não passei por isso. Acho que tudo ao seu tempo, talvez quando o Lucas nascer ele note a real diferença e ele mesmo tome a iniciativa de ficar no quarto só com o Felipe!
beijos e boa sorte!

Mari Hart disse...

Queria morar nesse quarto aí, podennnn?! rs

Mari disse...

Celi!!! Que lindo ficou o quarto dos dois!!! Adorei os desenhos expostos na parede!!! Sobre os probleminhas de adaptação, acho que é uma questão de tempo Celi. Não passei por isso mas dentre as opções evocadas eu ficaria com a do maridão dormindo com os meninos no quarto deles. Alias, bom mesmo seria fazer isso logo, para poderes descansar um pouco nesses ultimos dias (???) de barrigão. De repente se o Thomas sentir que o papai ta ali todinho pra eles, ele se acalma e desgruda um pouquinho da mamãe... acho que vale à pena tentar acostuma-lo assim, tanto com o espaço do quarto quanto com o espaço que o irmãozinho vai ocupar na familia e a atenção da mãe que ele vai precisar... Espero que dê tudo certo de uma forma ou outra, e vai dar. Mais dia menos dia a dinâmica se organiza, tenho certeza! bjus Celi!!!

Paula disse...

Celi que lindo o quaro dos meninos!! Colorido e alegre uma graca. Agora quanto ao conselho acho q vou dever. O Samuel era muito grudado comigo e passamos por coisas assim. MAs o Thomas deve ta sentindo as mudancas e por isso esta tao apegado. Acho q vcs terao q ter paciencia ate ele se acostumar. Quanto a dar contaeu tenho certeza q vc vai!!!!!Beijos

Anônimo disse...

Oi Celi, tudo bem? Fazia muito tempo que eu ñ lia o seu blog, nem sabia que vc vai ter outro menino! Adorei o quarto, achei lindo, li o seu post explicando sobre colocar desenhos das crianças na parede e achei muito bacana.
Sobre o sono, quem sabe o Thomas ñ decide sozinho dormir com o Felipe quando o Lucas nascer? Afinal, um bebé chorando de noite, a cada 3 horas, ele vai acabar pensando se vale a pena, hehehe. Um beijo

Ana Gaspar disse...

oi Celi!
o quarto ficou ótimo!
adoro quarto colorido pra crianças...
acho muito legal a ídéia de expor os trabalhinhos deles, irei fazer isso no quartinho da Valentina também.
E realmente o Thomas vai sentir um pouquinho no inicio, mas passa... o Felipe não passou??? então...
beijocasssssss

Dayane disse...

Parece que ele esta sentindo mesmo que uma grande mudança ta pra acontecer não é? Espero que ele logo se acostume com o novo cantinho e todos durmam bem por aí.
O quarto ficou muito lindo, um encanto.
Beijos

Paloma Varón disse...

Lindo quarto!
Quanto ao comportamento, Celi, acho que vc deve agir como agiu com o Felipe quando o Thomas nasceu. Dê acolhimento, mas dê limite também.
Se vc se sentir muito cansada, não hesite em pedir para o pai levá-lo para o quarto (e ficar lá, no colchão). Vc precisa desacnsar, sim, dormir razoavelmente bem.
Beijos

Dani Brito disse...

O fato de ele querer ficar grudado é vcs, é por perceber a chegada, tão premente, do irmãozinho. Concordo com a Paloma. Tente lembrar de como agiu com o Felipe, não deixe de acolher, mas coloque o seu limite.

Agora, vem cá...que quarto MAIS lindo!!! Amei. Fofo de tudo.

beijo

Ana disse...

Minha querida, falta pouco e que Deus te dê uma boa hora!!!
Acho que mesmo sabendo que tudo passa, na hora é que são elas!
Quando é mãe de mais de um, vc tem que pensar no todo, realmente agora o ideal é vc ter noites tranquilas, mas o papi tb está cansado, e o Thomas sensibilizado.
O melhor arranjo é o que todos cedem um pouco e descansam. Acho que papi com os meninos no quarto deles me parece interessante. E de dia vc aperta muito o Thomas!!!!!!!!!!!
Beijo grande!

Fernanda disse...

CELI querida, o resultado final do quarto ficou espetacular, estou apaixonada, vou ali fazer um igual para o Antonio e já volto....

Quanto ao "grude", bem já vi que tenho um igual aqui em casa, além de querer dormir comigo quer ficar colado mesmo, de preferência com as mãos por dentro da minha blusa!! Já desencanei, até sinto falta quando ele não acorda e quer vir para nossa cama, louca eu, né??
Quem sabe o irmãozinho não seja a solução para o grude???? Depois me conta para eu ver se me animo??? Beijos