Relato do parto - O MOMENTO

Sábado, dia 14/04, às 5h30 acordei. Logo olhei no meu celular para ver que horas eram, caminhei até o banheiro pensando que estava sentindo uma pressão na bexiga, uma vontade imensa de fazer xixi. Fiz, fiz muito xixi e depois fui até a cozinha tomar água. Junto comigo a dor permanecia, como se fosse uma pressão na virília, a sensação de uma bexiga cheia, explodindo. Realmente eu estava...

No entanto, pensei que já havia feito xixi, que algo a mais estava acontecendo. Então, deparei-me com minha mãe acordada na sala. Contei para ela que logo falou que as contrações estariam a caminho, que deveria ficar quieta, tranqüila. Que deveria relaxar, deitar. Mas como? Com dor! Com incomodo e preocupação...

Fui ao banheiro novamente, tentei fazer mais xixi a fim de aliviar a dor, pois nessas últimas semanas dormia, acordava de vez em quando para fazer xixi, mas sem forças, ou excesso de cansaço virava para o outro lado e dormia novamente. Então, conclui que pudesse ser xixi em grande quantidade, mas a dor continuava, tornando-se mais intensa, fazendo com que tivesse pequenas e rápidas paradas e travadas no corredor.

Rapidamente acordei o marido, que a princípio não me deu muita trela, apenas perguntou se eram contrações, fez um Tá Bom! e virou para o outro lado. Como as dores insistiam, comecei a olhar no relógio para perceber de quanto em quanto tempo apareciam. Notei que estava um espaçamento de 5 minutos, com dores cada vez mais fortes, começando a repuxar, virem desde as costas.

Meio brava, sem paciência, ciente de que a hora estava próxima chamei o marido novamente e pedi para se arrumar para irmos para a Clínica.

Abre parênteses

Marido levantou super sonado, demorou um tempo para trocar de roupa, ir ao banheiro e tomar café. Isso mesmo! Perguntou se podia tomar café, comer algo...

Eu muito boazinha falei que podia comer algo rápido, já que as contrações estavam aumentando. A verdade é que dessa hora em diante só pensava em estar na Clínica, sendo atendida, tendo notícias do meu bebê.

Fecha parênteses

Entrei no carro e tudo incomodava, a música, o cinto, cada brecada dada pelo marido. Ufa, mas os 10 minutos passaram e lá estava deitada na cama fazendo o CTG (vejam foto no post anterior), medindo a pressão, sendo examinada para ver quanto estava de dilatação. Sabem quanto? 3 cm. Só isso! 

No momento lembrei do parto do Thomas no qual comecei com 3 cm de dilatação e demorou somente 12 horas para o nascimento. Uma mistura de sentimentos tomaram conta de mim. Mas o que me angustiou no momento foi pensar no tempo de espera, no tempo de contrações que teria dali em diante.

Permaneci deitada, enquanto marido lia um tanto de revistas. Mal conseguia olhar para o lado, para ele. Uma dor, uma vontade de sumir dali, ou melhor; de ter logo em meus braços o meu bebê.

Entre uma contração e outra tinha a presença de uma Hebamme (enfermeira) para preparar as coisas na sala para o nascimento do Lucas, uma outra pedindo para assinar determinado papel, a médica para fazer o ultrassom. Tudo estava em ordem, comigo e com o bebê. Apenas tínhamos que esperar.... esperar e nada mais.

A cada contração parecia que minhas costas saiam do lugar. Uma dor, uma puxada intensa demais, uma vontade de chorar, uma respiração que travava... mesmo sabendo que deveria ser ao contrário. Então, a enfermeira perguntou se gostaria de um remédio (na veia ou supositório). Logo falei que o que fizesse efeito mais rápido. Nesse caso foi na veia, pingando devagarinho, devagarinho, demoraria em média 15 minutos para começar a aliviar.

O tempo passou devagar, passaram os 15 minutos e nada de aliviar, apenas me senti mais mole, meio zureta...rs

Um atendimento 100% por parte das Hebammes (enfermeiras), a mesma voltou e me ofereceu uma bolsa de água quente para as costas. Aceitei imediatamente. Agora, imaginem a cena, deitada, uma contração, um aperto da bolsa de água quente nas costas, uma respiração falhando, ora profunda, ora travada. Já não aguentava mais!

Marido ofereceu água, suco a pedido da enfermeira. Aproximou-se tentando ajudar a segurar a bolsa de água quente. Nada ajudava mais nesse momento.

Então, de repente, de uma hora pra outra, melhor; já haviam passado 2 horas e poucos minutos; comecei a sentir uma dor muito profunda, comecei a abrir as pernas e sentir algo na porta, melhor era a cabeça do Lucas. Literalmente a impressão de algo entalado. 

Nessa hora gritei para o marido correr para chamar a Hebamme. Ele começou a rir, pensando que estivesse variando da cabeça de dor, já que havia feito isso no parto do Thomas. Só que no parto do Thomas fiz isso pedindo por remédio, por não suportar mais as dores da contração.

Dessa vez sabia, sentia que era diferente, que meu filho estava prestes a nascer...

Então, marido saiu do quarto e voltou com a Hebamme que imediatamente me examinou. Terminado falou que estava de parabéns, que a sensibilidade estava em alta e que realmente fariam o parto, que Lucas estava prestes a nascer.

Rapidamente a médica entrou no quarto e as duas começaram o auxílio no trabalho de parto. A cabeça do Lucas estava ali, prestes a sair, foram três contrações, uma força tirada sei lá de onde, misturada com gritos, com uma emoção tremenda.

Enquanto isso, meu marido ao meu lado, observando cada movimento da Hebamme, da médica. Estava dando impulso na minha cabeça, deixando meu tronco mais elevado, conforme vinha cada contração, cada força que fazia... Meu grande amor, meu melhor amigo, apesar de não conseguir ajudar muito, estava ao meu lado sempre, sempre!

A cabeça havia saído, logo mais uma contração, os ombros também e logo vi meu filho, meu Lucas sendo levantado nos braços pela Hebamme. Mas um detalhe importante e que jamais será esquecido. Lucas estava roxo, roxo e com o cordão umbilical em volta do pescoço. Não estava enrolado, apenas em volta e caído como se fosse um colar. Ahhh que susto! Só lembro de falar para meu marido, olha a cor dele, está roxo, roxo...

Rapidamente elas enrolaram o Lucas numa toalha e deram para mim. O momento mais marcante, mais emocionante no qual não conseguimos nos conter, as lágrimas tomaram conta. Foi um choro compulsivo, com soluços da minha parte, enquanto meu marido cortou o cordão umbilical com os olhos repletos de lágrimas. Tiraram a placenta e levaram a mesma para ser examinada, só então voltaram e deram os parabéns para nós!

Agora sim havia chegado ao fim.... estávamos com o Lucas em nossos braços. Acalentando meu menino, amamentei um tanto meu pequeno e fiquei admirando-o pelo seu tamanho, seus traços, seus pelinhos claros pelo rosto todo. 

Uma emoção, uma felicidade sem tamanho, no qual agradeci e agradeço desde aquele momento por tudo ter dado certo, por ser uma mãe abençoada, feliz e presenteada pelos filhos que tive... Obrigada! Só tenho a agradecer... Muito obrigada!

Foram exatamente 3 horas e 26 minutos. Um parto normal rápido e tranqüilo, no qual apesar do tamanho do filhote (54 cm e 3960 g), a Hebamme foi a única que me ajudou, não precisando da médica no momento. Ela estava ao lado, no qual somente no final de tudo, após um tempo considerável com meu pequeno, a mesma deu aqueles pontinhos necessários. Enquanto, levava os pontos, Lucas estava ali na minha frente, sendo examinado e cuidado... Desse momento em diante, sempre comigo, passei a ser uma mãe de três. E volto, volto para contar do grande encontro entre eles.

38

38 comentários:

Sandra Kautto disse...

Ai que emoção! E que rápido!!!:m O parto que toda mãe de primeira viagem adoraria ter..rs rs.

Fiquei aqui imaginando toda a tua emoção...que delicia esse momento! Parabéns, uma vez mais, pelo filhote lindo!!!

Beijos

Karen disse...

Ai que lindo, Celi! Tem como não chorar ao ver uma vida nascer? Fiquei realmente emocionada com o seu relato e foi difícil ler o restinho com as lágrimas teimando em cair...
E que bom que foi tudo rápido (ainda que pareça durar para sempre quando estamos passando por isso, não?)! Desejo novamente tudo, tudo, tudo do melhor para você e para a sua família linda!

Ingrid Gomes disse...

Que lindos! Fico muito feliz que tenha dado tudo certo e tenha sido um parto tranquilo e bem sucedido, agora é so alegria!

Nao vejo a hora de ir conhecer o Lucas, oooo casal que saba fazer meninos bonitos hahaha.

Beijocas

Lu disse...

Q lindos! E q bom q tudo deu certo e foi um parto tão rápido!!! Me emocionei lendo o teu relato...

Louca pra saber como foi o encontro dos 3!!

O Felipe deve estar sendo uma "segunda mãe", não?

Beijos, queridos!

Mari disse...

Que incrivel Celi! Justamente o parto que eu desejei pra ti... rapido e tranquilo!!! E ainda mais para ter nos braços um bebezão lindão desses!!! Parabéns Celi!!!!

bjus!!!

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Ai que lindo Celi!!! Parabéns pelo nascimento do Lucas, nome lindo, filho lindo... que ele tenha muita saúde e que seja alegre como o meu pequeno Lucas que já acorda cantando, parabéns, parabéns!!
Outra coisa, vc sabe, não pude ter esta emoção na minha vida, mas acredite, fiquei tão emocionada com seu relato, que parecia que eu estava revivendo alguma coisa linda e mágica.
Amei!! Beijos e muitas felicidades para esta família linda!!
;-) Ju

Daniela disse...

ai q lindo Celi.. é sempre emocionante. Parabéns pra ti e pra toda familia. Deus abençoe o Lucas!

Doma! Lingerie disse...

Tao lindo e emocionante Celi...parabens!
Que filho lindo! Alias que filhos lindos voces tem!

Sarah disse...

Que emocionante Celi! E que bebezão!! Parabéns, parabéns de novo!
beijos

Futura mãmã disse...

Oi ...
Parabens
Gostei...que parto rapido hein que bom ;D Sem muito sofrimento, e muita emoçao...beijo

Neda disse...

Emocionante Celi!
Lindo relato de parto.
BEIJOS

Clarinha disse...

Que lindo seu parto! E que rápido!

Beijocas e toda a saúde e felicidade do mundo pra vocês!

Dani Rabelo disse...

Emocionante, lindo, fantástico! Demais!
Adorei o teu relato de parto e estou ansiosa para saber como os meninos lidaram e estão lidando com o Lucas!

Beijos, querida, com os votos de bons momentos para vcs!

Dayane disse...

Lindo Celi! Super rápido, o parto dos sonhos... hehehe
Você conhece o blog Memezinho da Mamãe? A autora faz humor com os assuntos polêmicos da maternidade e recentemente ela explicou porque os bebês nascem roxo... ta aqui o link: http://memezinhodamamae.blogspot.com/2012/04/roxa-ficou-eu-de-raiva-dessas-historias.html
Parabéns pelo bebezão lindo e saudável. Espero que esteja tendo uma boa recuperação.
Beijos

Carol Damasceno disse...

Ai Celi querida... Que emoção... Consegui sentir aqui sua aflição, seu momento de dor e depois de glória ao encontrar-se com seu pequeno....
Que delícia de menino, que agora já deve estar tão diferente, né....

Saudades querida!!!

Beijos e mais beijos
Carol

Dani Cassar disse...

Celi, impossivel nao ficar com os olhos marejados leno o relato do seu parto!!! Uma familia linda e iluminada como a sua so poderia dar nisso, um parto rapido e tranquilo!
Bjos super carinhosos em vcs =)

Mamãe do Otávio disse...

mas que lindo...
não tem como n chorar! he he he
que bom que foi rápido!

lindos na foto! prabééénsss ele é lindooo

beijão

Fernanda disse...

Adorei o relato!!! Que lindo!!! Parabéns!!! O Lucas parece meu Antônio quando nasceu... Beijos

Cíntia disse...

Sabia que o comentário que eu escrevi da rua não tinha entrado. Afe...

Celi, que parto quiabo mais desejado foi esse? Parabéns! Que delícia. Corajoso, natural e rapidin...

Muita luz para vocês viu?
Beijo enorme.

(em tempo: estava pesquisando um passeio num parque daqui e tava lá uma baita promoção, mas só valia para quem tivesse uma família com cinco membros! Lembrei de ti na hora! :D )

Nivea Sorensen disse...

Que lindo, Celi. Me emocionei e fiquei feliz porque não me pareceu diferente do meu que foi o primeiro, o que quer dizer que ainda posso sentir toda essa emoção mais uma vez.
Um beijo em vocês.
PS Erik também nasceu roxinho com o cordão enrolado no pescoço.

Mari Hart disse...

Preciso dizer que estou em lágrimas?! Parabéns ao lucas, e a mamãe dele! Muito feliz por vcs! =)

Ananda Etges disse...

Toda vez que leio um relato de parto revivo o meu. É realmente um momento de plenitude. Parabéns pelo Lucas!

Beijos, Ananda.

http://projetodemae.wordpress.com/

Mariana - viciados em colo disse...

que emoção! lindo! lindo! lindo!
parabéns, celi!!!

Liza disse...

Celi, que rápido! Um relato de parto dos sonhos mesmo!

E seu marido super calmo, pai de três mesmo. Se fosse de primeira viagem, certamente não teria perguntando se poderia tomar café. Muito bom! :-)

bju

Anônimo disse...

Celi, quando puder poste no blog ou me mande por e-mail a receita do bolo com recheio de ricota, creme de leite e mandarine. to num desejo que só vendo. e aproveita se não for pedir muito o de chocolate tb! (:
amo seu blog! beijão

Tamires

e-mail tamires.taufer@gmail.com

ps: tentei enviar pelo "contato" mas n da =/

Michelle disse...

Celi, que relato lindo! =) Fiquei emocionada. Que bom que deu tudo certo e foi super rápido. Parabéns para os papais e pro Lucas tambem! bjs!!

Carla disse...

Oi Celi, sou filha da Iara da Vila.
Adoro seus textos.
Logo, logo meu Raul está a caminho.
Vc tomou anestesia ou só analgesicos para o parto de seus filhos.
Quero muito trocar experiencias para minha decisão.
Bjs e boa sorte com os tres.

ceila.vignoni@yahoo.com.br disse...

Querida Celi,
Hoje consegui ler o seu relato do parto, puxa você conseguiu lembrar de tudo não?
Muito bonito e emocionante, que saudades de você querida irmã...
Parabéns novamente!!

Paloma Varón disse...

Lindo e e4mocionante, celi!! TO aqui lendo tudim, seu blog cada dia mais delicioso.
Beijo enorme

Mariana disse...

Oi Celi!
Que lindo seu relato, que grande diferença do que acontece aqui no Brasil... vc tem muita sorte de poder contar com um atendimento maravilhoso e respeitoso como o que vc teve...
Só queria deixar aqui uma observação... todos os bebês, quando estão dentro da mãe, são roxinhos. Alguns mais, outros menos... quando eles entram em contato com o oxigênio, a pele começa a ficar rosada, alguns em maior velocidade, outros em menor. Mas olha, estar roxinho não indica, em hipótese alguma, que seu filho estava correndo risco viu?
E o cordão enrolado no pescoço tb não indica nada e tãopouco era a causa dele estar ainda roxinho quando foi pro seu colo!
Ele nasceu ótimo, dá pra ver a carinha linda dele, de bebê feliz e saudável.


Mariana
www.maternandoeaprendendo.blogspot.com

Alessandra Mosquera disse...

Só agora li, mas achei muito lindo. Acho que sempre é maravilhoso esse momento, pode ser o segundo, terceiro, décimo filho... É sempre lindo. Parabéns!

Anônimo disse...

Highly descriρtiνe агticlе, I enjoyed
that a lot. Will therе be a part 2?

mу website :: visit the next post

Anônimo disse...

Thanks for onе's marvelous posting! I definitely enjoyed reading it, you may be a great author. I will be sure to bookmark your blog and will often come back later in life. I want to encourage continue your great job, have a nice morning!

Feel free to surf to my homepage ... V2 cig review

Anônimo disse...

Supeгb pοѕt but Ι was wondering if you could writе a littе more on thiѕ tορiс?
I'd be very grateful if you could elaborate a little bit further. Kudos!

Feel free to visit my site V2 Cigs

Anônimo disse...

І neveг realizеd thаt I can quit smoking which is all due to Bull
Smοκe. These amazing е cigs hаνe pullеԁ
me persоnallу out of the traumа hаvе beеn going thгough as I
had bееn unable to give up smoκing.


Μy ωеb blοg; green smoke e cig

Anônimo disse...

We're a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your web site offered us with valuable information to work on. You have done an impressive job and our whole community will be thankful to you.

my website; V2 cigs Reviews

Anônimo disse...

I love the cоuрons thank you very much with
regard tо offегing them I must ѕuggest 1 tоo eaѕіly may

Rеvіeω my рagе; green smoke reviews

Anônimo disse...

Along with e cigarettes, so many people are content with a number of puffs,
conserving the rest for later. E-cigarettes less difficult less
than regular cigarettes. Based on your geographical area, the pack of normal cigarettes may cost between $5 and $12 a
pack.