O contágio, os três filhos e uma mãe

“- Mãe quero brincar de trator junto com você!”
“- Mamãe quero jogar esse jogo com você!”
Bebê chorando e querendo mamar!

Essas últimas semanas não foram fáceis. É de se imaginar que a rotina com três filhos seja corrida demais, juntando com todo trabalho da casa, ainda mais quando não há ajuda de terceiros, a não ser da parceria dos pais.

Agora, imaginem semanas com uma onda de vírus, no qual cada hora foi a vez de um filho. Por natureza mãe já preocupa-se muito com o filho, doentes então chegam a se descabelarem. Essas semanas me vi dessa maneira. Fiquei angustiada, triste e muito preocupada. Horrível ver os filhos doentes e indispostos no sofá. Hoje parece que a onda passou e que tudo melhorou.

Atualmente não são só as doenças típicas do inverno que me preocupam, mas a dinâmica com os três filhos que apesar de apresentarem pouca diferença de idade, apresentam exigências diferentes e cuidados também.

Lucas, o menor de todos, passou a ser o boneco dos irmãos. A todo momento Felipe e Thomas querem ele por perto, cuidam dele, ora são carinhosos, mas também pegam ele pelos braços, beijam, dão a mão, seguram, colocam-o sentado quando o mesmo encontra-se em pé nos móveis. Um grude que preciso ficar olhando, atenta 24 horas por dia.

Lucas está engatinhando e adorando ficar em pé em todos os móveis e caixas de brinquedos. Gosta de ficar por perto dos irmãos, pegar os brinquedos, colocá-los na boca. Abrir porta, fechar porta, pegar tudo que teoricamente não é bom e pode machucar.

Fácil então perceber como que a onda de vírus demorou para sair daqui. Tem a questão do ambiente, mas principalmente da interação constante entre os irmãos.

Esses dias estava pensando na falta de tempo por conta dos três filhos, ao mesmo tempo que sei que essa fase passará muito rápido. Algo contraditório! Um desgaste temporário, tão intenso, mas uma vontade enorme de curtir muito e fazer o melhor.

Uma constante preocupação! Como ficar tranquila com um filho que engatinha para todos os lados, mexe e coloca tudo na boca por conta dos dentes que estão nascendo? Como ficar sossegada com o filho do meio que apresenta muito ciúmes dos irmãos e faz inúmeras coisas para chamar atenção, para querer atenção exclusiva?

Cobrança! Como conciliar todas as vontades e desejos dos três filhos? Um quer mamar, o outro brincar e o terceiro desenhar. Ou, um quer dormir, o outro quer suco e o terceiro jogar. Uma mãe que pira.

Difícil tarefa ser mãe de três. Olhar, respeitar cada um, cuidar de todos juntos. Um amor inexplicável, muito trabalho e uma exigência constante para dar conta, para ser a melhor mãe do mundo.

Olho para a situação: uma mãe, mulher e esposa. Como faz? Prioridade! Difícil saber o que fazer primeiro, em segundo lugar.

Uma fase! Uma fase que exige muito para a relação que está sendo construída entre eles. E se por um momento há desespero, há muita satisfação. Uma fase de fazer concessões, combinados, desdobrar-se e dividir-se para atender os desejos dos três filhos.

Uma mãe cansada! #desabafo#preocupaçãodemãe
38

38 comentários:

Pequenos Mimos disse...

aqui to assim tbm, só que com 2, o mais velho pensa que o menor é boneco, e que pode fazer o que quiser...coisa de louco mesmo.
bjs

Dani Rabelo disse...

Ai Celi.... imagino a correria mesmo, imagino muito!! Dia desses eu estava pensando em vc, acredita? Pensando na sua rotina com os 3 meninos, exatamente isso que vc descreveu hj. Não é fácil e entendo que vc não queira que seja fácil tbm, mas não precisa ser tão difícil às vezes, né?
Tem dias que tudo flui muito tranquilamente, mas qdo estão doentes é muito difícil, eu nem imagino o que é ter 3 filhos doentes/gripados em casa. Se com uma, eu já fico descabelada, preocupada, não durmo direito, imagina com 3?!?!?!

Boa sorte, querida, as gripes passam e logo eles voltam a ativa.

Agora, o outro ponto, de ser mãe de três e ter que se dividir inteira.... meoooodeooosss! Quem não tem mais filhos, não tem ideia de como é isso, sabia? Eu não tinha a menor ideia de que poderia ser assim, que enquanto um quer suco, o outro quer mamar e o terceiro quer brincar... comofaz?!?!!

Mãe nota mil vc deve ser mesmo, viu?!

Beijos grandes!!!

E eu tenho skype SIM!!!!! =)

Mas eu não sei de cor o meu nome, acho que é danielaetiburcio (sobrenome do marido é tiburcio, alguém merece?)

beijos!!!

Nivea Sorensen disse...

Celi, só consigo imaginar. Com um só eu me vejo fazendo malabarismo. Aqui a coisa também não tá fácil porque estou com muitas dores nas costas e sabe como é brincadeira de menino, né?
Espero que essa fase passe rápido.
Um beijo

LOVE MAKES A FAMILY disse...

Eu nem consigo imaginar tudo isso, toda esta intensidade, Celi...Verdade! Só me resta pedir a Deus que te dê muita força física e emocional, em nome de Jesus Cristo!
Deus te abençoe, te guarde e te recompense com três homens amorosos, responsáveis, éticos e lindos em todos os sentidos no futuro! Tenho total convicção que eles te darão muuitos motivos para sorrir, amiga!
Com um abraço virtual, Alê

Dani Cassar disse...

Poxa celi, imagino, a Bella ficou bem doentinha esses dias e eu nao dormi nadinha preocupada e acordada com ela, agora imagino voce tendo que se desdobrar provavelmente dormindo mal para ficar atenta aos filhos, dificil! Mas passa rapido e voce como sempre mae dedicada que apesar do cansaco nao deixa a peteca cair!
Beijos

Dani Brito disse...

Celi, primeiramente, um abraço. Vc está cansada, muito cansada. E eu SEI disso e como filhos exigem de nós em cada fase. Imagino em três fases distintas.

Doenças de inverno enchem a paciência de qualquer ser humano. Ver os três caidinhos não é bolinho.

Parabéns pela sua força, querida.
Respira e segue. E quando não aguentar, vem aqui dividir o fardo com as amigas. Tamo junta.

Beijo

Anônimo disse...

Vc é uma super mae, Celi! Parabéns pela energia e pela educacao que dá aos seus filhos!
beijos,
Renata

Camila disse...

Celi, em primeiro lugar, quaaaaanto tempo! Tempo que só se justifica pela nossa semelhança: 3 filhos! Férias e doencinhas tbem. Não é fácil, é exaustivo, às vezes até frustrante e a verdade é aquele bom e velho clichê: passa mais rápido do que a gente imagina! E a satisfação de ver q a gente dá conta e consegue criar filhos bacanas não tem preço, não é mesmo?!
Muita força, apesar de ter certeza de que vc tem bastante!
Super bjo,
Camila
www.mamaetaocupada.com.br

Ingrid Gomes disse...

Vc eh minha heroina!
Isso eh tudo oque tenho pra te dizer!
Bj

Liza disse...

Ai, Celi, nem sei o q dizer... Se com um já tenho meus momentos de ficar descabelada, imagina com três!!! Pensa que pelo menos foi um doente por vez, melhor do q tudo ao mesmo tempo.

bju

Bruna Dalfré disse...

Nossa Celi que loucura, eu com uma já fico cansada no final do dia imagine você com os três!!!Apesar de toda correria e atenção, o amor por eles sempre fala mais alto e sentimos aquela satisfação que não tem preço neh?!Mas é bom ter um tempinho só pra você!!Aqui em casa, minha bebe dorme por volta das 21h, ai é meu tempo e do marido,afinal precisamos dialogar, mas mesmo assim não é fácil desempenhar o papel de mãe, mulher e esposa!
Beijosss

Dayane disse...

Celi, imagino como seja difícill. Mas mãe sempre consegue né? Não sem ficar exausta e estressada, mas vale a pena. O amor que recebemos de volta faz com que a gente esqueça do trabalho e continue... firme e forte. Força e sabedoria pra você saber lidar e atender as diferentes necessidades desses meninos lindos! Beijos

Unknown disse...

Celi, que dificil!! Filhos doentes, todos juntos...deve ter sido punk!!!! Força aí!!!

Cíntia disse...

Posso falar o meu desejo? Que você pegasse um voo com os três e viesse para o Brasil... Íamos todos para praia, nos divertiríamos juntos, as crianças se acabariam na água e dormiriam a noite toda como pedra! Que tal? Beijos e força ai com os três mosqueteiros!

Ana Gaspar disse...

Eta amiga.... que loucura isso tudo!!!!
tadinhos e tadinha de você...
Mas sua fortaleza é tanta que já estará rindo daqui a pouco.
beijao amiga!!! Que Deus cuide de vocês

Celi disse...

Nem fale... tem que ter olho nas costas...rs rs rs
Boa sorte para vc.
Beijos

Celi disse...

Dani sabe quando você não tem a dimensão da loucura e correria que seria... pois é...
O pior de tudo é a cobrança interna que cisma em rondar a gente. Lógico que decidi ter os três filhos, foi uma escolha somente nossa, mas cansa amiga, dá muito trabalho, preocupação e satisfação também.
Quanto a divisão, sabe que tenho feito um planejamento para conseguir conciliar os interesses deles. Preciso sabe!? Quero que sejam crianças felizes, que façam coisas que gostam ao meu lado.
Oba! Quem sabe conseguimos conversar um dia desses... vou ver se dá certo pelo nome que deixou aqui. Tiburcio...já tinha visto como nome e não sobrenome.
Mas tá valendo... E do meu marido que é Boris. Um monte de gente tem cachorro que chama Boris hahahaha

Celi disse...

Obrigada querida Nivea. Imagino que com um também seja trabalhoso... sempre acompanho vc e percebo que também pula miudinho com o E. Boa sorte e melhoras, viu!?
Beijos

Celi disse...

Nem fale querida Alê.... Espero mesmo ter muitos motivos para sorrir! Espero que realmente seja uma fase... Mas tem hora que penso que não agüentarei essa rotina, sabe!? Tenho tantas demandas para dar conta individuais, como mãe, como pessoa morando fora do país de origem, como esposa... Crise! Espero que passe logo. Beijos e obrigada pelo carinho de sempre.

Celi disse...

Obrigada Dani. A gente dá conta sim... mas cansa, quer dormir! Quer ter tempo para si...
Vida de mãe!!!!
Beijos e espero que a Bella esteja melhor.

Celi disse...

Que bom um abraço. Obrigada! Obrigada amiga poética...
Adoro suas palavras, sempre dão um conforto!!!
Um grande beijo.

Celi disse...

Obrigada querida Renata. Agora, uma curiosidade. Conheço vc de algum lugar. Conheço tantas Renata. Conta para mim, ok!?
Um grande beijo.

Celi disse...

Que surpresa boa Camila. Adorei, adorei sua visita. Sabe que sempre lembro de vc e de mães da blogosfera materna que tem 3 filhos. Tão bom saber como acontecem as coisas por aí.
Você também anda sumida, né? Voltará a escrever no blog de vez... Não some!
Um grande beijo e obrigada pela força. Bom saber que temos com quem contar... mesmo distante.

Celi disse...

Obrigada Ingrid. Realmente não é fácil. Sabe que sempre penso que meus posts são melancólicos demais, cheios de reclamações e angústias. No entanto, é a vida! O ser humano é assim... não é mesmo? Ora muito feliz, ora preocupado....
Obrigada pelo carinho! Bom saber que vc também passa por aqui de vez em quando... Beijos

Celi disse...

Verdade Liza! Sabe que pensei realmente nisso! Que pelo menos teve um revezamento...rs rs rs
Beijos querida e não some, tá!? Saudades de vc.

Celi disse...

Batendo cartão, hein! Estou adorando sua presença e comentários constantes no meu blog. Obrigada querida.
Tem toda razão... Escolhi ter meus filhos, sinto um prazer, um satisfação e muita alegria. Porém, somos humanos e tem momentos que são impossíveis não sentir um cansaço, uma vontade de ficar sozinha... Stress, cansaço! Passa!!!! Beijos querida.

Celi disse...

Isso mesmo Dayane. Mãe tira forças sei lá de onde... sempre tem força e disposição para enfrentar o mundo diante dos filhos. Que bom que somos assim... Que bom que aprendemos com a maternidade a encararmos tudo que vem pela frente só pensando no bem dos nossos filhos. Obrigada pelo carinho!!!!
Beijos

Celi disse...

Não foi fácil Myriam... Uma vontade de ficar no colo da minha mãe sabe!? Ainda bem que tenho as amigas que dão uma força, que mostram o quanto também apresentam desafios diários seja com um, dois ou três filhos.
Beijos querida.

Celi disse...

Que maravilha! EXCELENTE CONVITE! Ai se pudesse... seria tão, mas tão bom e divertido! Tenho certeza que ainda faremos um encontro maravilhoso. Daremos boas risadas juntas!
Beijos

Celi disse...

Nem fale em fortaleza Ana. Sei lá de onde tiro forças, mas sei que não posso desanimar. Tenho que enfrentar tudo e conquistar tantas coisas que desejo. Por isso, vamos em frente!!!! Uma fase, um dia ruim, depois passa... Assim como minha mãe diz: Nada que um dia após o outro, um dia não é igual ao outro.
Beijos querida.

Anônimo disse...

Oi Celi! Infelizmente não nos conhecemos...
Moro na Alemanha também e conheci seu blog pela busca de blogs no google. Depois desse dia passei a ler com frequência, adoro a maneira que você escreve e ver como você leva a vida aqui com sua família, que é linda por sinal!
beijo,
Renata

Celi disse...

Ahhhhh Agora SIM... Só para ter uma referência em nossas diálogos. Beijos e obrigada.

Lu Azevedo disse...

Celi querida, te admiro demais!!! Eu, com apenas dois, já estou pirando, imagine um terceiro com outras necessidades? Nao é fácil nao!!!! Aqui a Lily ta numa das piores fases em relação ao sono. Custa a dormir e acorda por qualquer espirro que damos. Eu fico morrendo de dó do nic, pois estou sempre pedindo a ele que faça silencio. Muito chato brincar quieto o tempo todo, né? Qdo ela está acordada, mesma coisa, ele a trata como boneca, tenho que ficar de olho. Ontem passei um susto, ela mexeu nos brinquedos dele, achou um botão e quase se engasgou! A gente nao pode descansar um minuto, né Celi? Imagina com virose???

Sinta-se abraçada, amiga. Vc é forte, linda e mãe super dedicada. Tenho certeza que seus filhos estão tendo a melhor infância que poderiam ter! E vc, só cuida pra tirar um tempinho só pra si de vez em qdo! Vamos tentar skypar? Estarei conectada hoje, ta?


Grande beijo!!!

Celi disse...

Obrigada querida Lu! Pode deixar que darei uma tranqüilizada nessa próxima semana, já que marido estará de férias e ajudará um tanto com os meninos.
Um susto e uma preocupação atrás da outra, mas respiramos fundo e continuamos. Damos conta sim! Ainda bem Lu!
Beijos

Ananda Etges disse...

Um forte abraço solidário! Com dois já me sinto numa saia justa, imagino com três. Mesmo com idades próximas, são necessidades diferentes, né? Parece que estou sempre em falta com um dos dois.

Mas como tu disse... É uma fase intensa e que vai deixar saudade. Por isso, mesmo cansadas temos que buscar força e disposição para curtir muito!

Beijos!

Celi disse...

Obrigada querida Ananda! Força para nós... Um grande beijo.

Carol Damasceno disse...

Celi, querida... Agora sentindo na pela como é cuidar de duas, te admiro mais ainda.... Sabe que estava pensando em escrever sobre isso no meu retorno ao blog. A Laura, depois do nascimento da Heloisa, ficou muito chorona. Até para pedir as coisas, já pede chorando. Faz artes que nunca tinha feito e sei que sente a minha falta para brincar, afinal até pouco tempo atrás éramos somente nós duas, enquanto papai trabalhava. E agora tenho que dar de mamar, dar banho e trocar as fraldas da Heloisa. Procura envolvê-la nos cuidados, quando ela quer, mas ao mesmo tempo tenho medo dela machucá-la, pois sobe na cama e fica pulando. Dia desses até bateu o pé na cabeça dela, foi menos de um segundo de descuido...
Também me cobro e me cobro muito, pois tenho medo que isso acarrete algum trauma depois que ela crescer.. Mas sou uma só... E tem horas que a mãe é insubstituível...
Nem consigo imaginar a rotina com 3..hehehe PARABÉNS AMIGA!!!
Acabei desabafando também....

Beijocas
Carol

Celi disse...

Que bom que temos esse espaço para desabafar. Uma ajuda a outra nessa caminhada toda. Tenho certeza que está fazendo o melhor Carol. A Laura é pequena demais e sente sua falta, assim como o Thomas... Nosso desafio é driblar nosso tempo para conciliarmos todas as tarefas e darmos o máximo de atenção para nossos filhos.
Um grande beijo e saiba que estamos juntas!