Deportada! Eu?

Desde que cheguei na Alemanha sabia das condições para obter o visto de permanência no país. Mesmo sendo casada com uma pessoa que possui cidadania brasileira e alemã, não garante total tranqüilidade de ficar no país para sempre. Cheguei tendo a condição de 1 ano para apresentar o certificado do curso de alemão e também de cultura e política alemã.

No entanto, o que aconteceu? Engravidei do Thomas, já que tinha também como meta pessoal, familiar. Queríamos ter outro filho, sem grande distanciamento de idade com o Felipe. E mesmo sem falar alemão, enfrentei começar o estudo grávida, mesmo que tivesse que parar logo.

Exatamente isso que aconteceu. Cursei três meses de curso e parei. Resolvi parar por conta do cansaço, da proximidade do parto. Após o nascimento do Thomas, lá fomos nós com o passaporte garantir mais tempo de permanência. Dessa vez, dois anos! Ufa, maravilha!

Apesar de toda regularização com a documentação nunca me senti tão sossegada. Primeiro por conta de ser praticamente uma obrigação para minha permanência, ficar adiando não é algo que gosto de fazer. Sempre preferi cumprir com minhas obrigações o quanto antes possível. Segundo por conta do idioma, pois sem estudo, sem avanços, praticamente nula a possibilidade de comunicação. Certo?

Mas larguei tudo e curti o final da gravidez, o nascimento do Thomas até o primeiro ano de idade. Mas o passaporte na bolsa, sempre mostrava e me fazia lembrar da data limite: maio de 2012. Então, que no ano passado, após o 1º ano de idade do Thomas retomei o curso de alemão e para minha alegria foram mais 3 meses e 2 semanas de curso. Em dezembro finalizei o curso realizando duas provas: uma relacionada ao curso de integração e outra proposta pelo estado que trata-se da cultura e política alemã. 

Se foi fácil? Posso dizer que não foi como esperava, pois com a correria do dia a dia não me dediquei tanto como gostaria aos estudos. Além disso, a parada no meio do curso, fez com que perdesse o ritmo e esquecesse um tanto sobre a gramática, sobre verbos e tudo mais. Mas deu certo! Finalizei por coincidência o curso grávida do Lucas. A professora, que foi a mesma durante todo o curso, não acreditou que estava novamente (após praticamente um ano e meio) frequentando o curso grávida. 

Metas consideradas obrigações, desejos e realizações familiares. Apesar de ser mais tumultuado, não me arrependo nenhum pouco. Pois mesmo com os contratempos, com as situações embaraçosas por conta do idioma, tive meu filho e daqui a pouco terei outro. O que garante uma felicidade familiar sem tamanho vivendo longe do meu país de origem. Acho que isso sim foi a minha maior, melhor e preciosa dedicação. Ser mãe! Ser mãe de um, dois e logo mais de três. E hoje a meta é dar conta do melhor jeito possível.... Na verdade, minha maior dúvida!

Agora não tenho mais que me preocupar com o curso, próximo da data limite só preciso apresentar meus certificados. Um peso que tirei das costas, pois nada pior do que ter que cumprir algo “praticamente obrigatório”, mesmo que seja para um bem maior, para viver bem na Alemanha.

E deportada, eu? Não! De jeito nenhum... 

Mas vocês pensam que praticamente em 2 anos e 10 meses morando na Alemanha as metas e “obrigações” com os princípios e regulamentações para os estrangeiros terminaram? Estão enganadas. A seguir, após o nascimento do Lucas, outro capítulo...

20

20 comentários:

Futura mãmã disse...

rs ficar noutro pais permanentemente de facto nao e' facil...
beijo

Dani Cassar disse...

Celi, ainda bem que deu p/ terminar mesmo parando no caminho, quando eu engravidei estava no final do meu curso em Dublin e ia arrastada p/ aulas...rsrs
Bjs p/ vcs

Ana disse...

ufa que corrida Celi!! parabéns pela conclusão do curso e força pras burocracias restantes!!!
Esperando o Lucas...

Nadja Kari disse...

Nossa, que loucura, que correria! Mas do ponto de vista do país eu acho importante os interessados em morarem lá entenderem o mínimo do idioma e da cultura local... :)
Beijos

Cíntia disse...

Acabei de chegar da aula de sueco e não acho um bom momento pra falar sobre o "empenho" que é conciliar filho, estudos, casa, etc e tal vivendo fora. (Estou com o saco meio cheio!) Mas, como sempre, gosto de parabenizá-la pela força e coragem de ter 3 lindos grudadinhos nessas circunstâncias. Ah! Eu já posso prever que o Lucas será lindo tb! :D
beijos

Dani Rabelo disse...

Que doideira, hein, Celi??? Mas tudo deu certo, com sua dedicação, empenho e cuidado... os meninos crescendo otimamente,vc cumprindoo seu papel de mae de forma linda e ainda escrevendo pra gente o que rola por aí.

Beijos grandes!

LOVE MAKES A FAMILY disse...

Oi, Celi! Vai minha admiração pela sua dedicação, responsabilidade e esforço! Estou muito orgulhosa de você, mocinha!!!
Eu nem imagino como é conciliar tantas tarefas sem um suporte de uma secretária, avós pertinho de você, pais, tios, irmãos, enfim, toda a rede familiar tão importante ( para quem tem a benção de ter uma família afetuosa e unida). Mas eu percebo que seu amor ao companheiro e filhos, te leva a ter força pra seguir seus objetivos e, isso, Celi, não tem preço, né não?
Um beijo e um abraço, querida!
Parabéns!

Anônimo disse...

Tomei um sustinho c o título do post... hahaha!
Mas que bom q está dando td certo.
Então q fique registrado a minha admiracao por vc em enfrentar c coragem e mta paciencia essa etapa, pq estudar gravida outra língua n é p qq uma não! Parabéns, Celi!!!
E q venham logo os próximos capítulos =)

Beijoca

Ana Gaspar disse...

Flor!
quando coisa!!!!
até me assutei...afi... isso é o que me espera né.
Parabéns!!!
Engraçado que ontem pensei nisso, nossa acho que seria uma boa ter o segundo filho na Alemanha, já que estou com a idade que não pode enrrolar muito... depois pensei, mas agora que terei que aprender o alemão, deixa pra lá...
e acabo lendo este testemunho seu, fiquei até com vergonha de mim...:)
beijão

Paula disse...

Ai menina eu bem sei oq e esse problema de papeis. eu mesma so consegui minha residencia ha alguns meses atras e a ssensacao de alivio e a melhor que ha! Dever cumprido!! Mas o que mais me chamou a atencao do post e saber q o baby novo vai chamar Lucas!!! Como assim em que momento foi dada essa noticia e eu nao soube?? Adorei

Anônimo disse...

Nossa, fiquei assustada com o título, mas depois compreendi....rs
Parabéns pela força de vontade e de ter cumprido com todas as exigências!! E conciliando com gravidez, filhos pequenos.... sei bem o que é isso!
Beijos
Paula Grimm

Anônimo disse...

Que o Lucas venha com muita saúde!

Lavínia Costa Monteiro disse...

Celi... vc me assustou... Já estava achando que eu ia ter que te buscar em Guarulhos!!!!!
Que bom que está tudo certo!!! Beijo...

Mari disse...

Celi, sei bem como é essa coisa de correr atras da papelada pra poder ficar no pais que vc ja considera como sua casa! Aqui eu e maridão temos que renovar nossos vistos todo ano e é uma novela... fora o receio de não conseguir renovar ja que cada ano fica mais dificil! Mesmo para as brasileiras casadas com franceses a coisa é complicada! Fico feliz que o teu processo esteja progredindo!!
e antes que me esqueça, bom parto Celi!!! Não da mais tempo de uma fotinho do barrigão???

bjus!

Adri Portella disse...

Eba!!!! Primeiro passo para uma cidadã alemã dado.....
Agora que você já sabe tuuuuuuudo de Alemanha, o Lucas pode nascer tranquilo, rsrsrs
Bjs

Anônimo disse...

Celi eu té admiro pela sua coragem e dedicaçaõ. .

Eu té amo!!!!

Nivea Sorensen disse...

Parabéns pela força de vontade, Celi. Não é para qualquer uma.
x

Ananda Etges disse...

Ah Celi, foi animador ler teu post. Como tu sabe, vou começar mestrado e estou um pouco assustada com o fato de iniciar o curso grávida. Mas foi bom ler que com um pouco de força de vontade a gente dá um jeito e consegue dar conta de tudo!

Beijos, Ananda.

http://projetodemae.wordpress.com/

Bruna Müller disse...

Engracadinha... me assustou com esse título do post, viu?
Sehr schön!! Ich gratuliere!! :)
Na época q eu cheguei ainda nao tinha que fazer o Integrationskurs. Só fiz o curso de alemao e pronto. Depois de 2 anos já tinha meu Aufenthalsgenehmigung. Logo vc tb ganha o seu!
Como vc está? E o barrigao? Ainda estou esperando fotos, viu?
Um beijo!

Carol Damasceno disse...

Meu Deus... Acho que só o Brasil é terra de todos mesmo... Mas ainda bem que conseguiu concluir e agora poder ter a tranquilidade de ter o Lucas e curtí-lo..

Beijinhos
Carol