O despertar e o trem


Tem criança que acorda chorando, tem criança que acorda brincando, tem criança que acorda sorrindo, tem criança que acorda pulando, agora tem criança que acorda parecendo que dormiu com o “bumbum descoberto”, com o humor daquele jeito. Realmente tem jeitos para despertar, tem maneiras de ser muito diversas entre elas. 

Identifico isso na minha própria casa. Thomas acorda, algumas vezes chamando pela mamãe ou pelo papai, choramingando, mas logo que o tiramos do berço começa o dia sorrindo, brincando, falando e pulando. Após todo o descanso, desperta também toda a energia.

Já com o Felipe é muito diferente! Demora, demora mesmo para despertar e realizar as tarefas que antecedem o momento de sair para ir para o Kindergarten (Jardim da Infância). Uma “luta” diária, fazer xixi, escovar os dentes, tomar café, trocar de roupa então... O que a gente não faz, ajuda, veste, algumas vezes cede uma blusa ou outra que gosta muito, incentiva dizendo o que acontecerá de bom no dia. Mas para ele ao levantar fica a simples frase: “-Bom dia! O que tem de bom no dia?” 

E não adianta falar do horário, falar que estamos atrasados, que o papai precisa pegar o trem pra ir para o trabalho. Sabe por que? Ele tem respostas prontas do tipo: “- Então, hoje não vai de trem, vai de ônibus!”

Nesse tempo, considerando todas as manhãs, a gente acorda mais cedo, adianta um tanto de coisas, acorda o filho mais cedo (mesmo que o despertar demore para chegar), mas mesmo assim, quando vamos ver no relógio... o Tempo passou! Estamos praticamente em cima da hora! 

Tem certas coisas que nos tiram do sério. Ainda mais agora no inverno que não é tão simples assim sair de casa. Após todas as tarefas em si, tem ainda o momento de colocar todos os apetrechos possíveis (roupa de neve, bota, gorro, luvas). Por mais ajuda que haja, temos sempre que considerar mais alguns minutos.

E assim vai... todo dia, santo dia.... São raros os dias que acorda e faz tudo tranqüilamente, no tempo certo, sem ficarmos falando, dando aquele empurrãozinho.

Já chegamos a pensar que talvez fosse melhor se fosse para a escola no período da tarde. Outros momentos, pensamos que é apenas uma fase. Além disso, tem aqueles dias que o marido olha pra você e diz: “- Com quem será que ele parece? Tem alguém que faz igualzinho! Que gosta de acordar, despertar no maior sossego! Que gosta de ficar quieta e se animar sozinha para começar a falar, fazer as coisas!”

O despertar! Será mera coincidência? A graça de tudo é pensar que simples ações dos nossos filhos nos fazem olhar um tanto sobre nosso jeito de ser, sobre semelhanças que apresentam conforme crescem...

E enquanto isso, o trem passa! A gente altera os planos em função dos imprevistos, dos filhos!  
 
12

12 comentários:

Futura mãmã disse...

kkk e tem mesmo que ser assim neah mesmo..
Ah entao que me nene seja como eu ag em pequenino que goste ficar de3itadinho ate as tantas, sossegadinho ehehe e quando for da idade do seu que seja como o pai da um pulo da cama, veste e la vai ele kkk
bjinho

Cíntia disse...

Celi, acho que é fase... A Beatriz fica fula quando a acordo da sonequinha da tarde... mas daí é fogo mesmo. Pensa numa mãe desmancha prazer! :D hehehheeh... beijo

Nadja Kari disse...

Eu sei como é.. e nem tenho filhos... Mas se acordo em cima da hora e corro pra fazer tudo chego no mesmo horário que se eu acordar bem mais cedo e fizer tudo com calma... :/ Minha mãe cantava para eu acordar "Alô bom dia , ó como vai você? Um olhar bem amigo, um alegre sorriso, um aperto de mãããão...."

Tenta você também!!!

Dani Cassar disse...

A Bellinha ainda nao chegou nessa fase, mas se ela puxar a mamae e ao papai, vai ser um trabalho cansativo tira-la da cama de manha ainda mais no inverno. Confesso que lendo o texto voltei a infancia qd a minha avo colocava a minha roupa p/ ir para creche e eu ainda estava dormindo em pe e ela me vestindo...hahaha, o pior que eram duas, eu e a minha irma...rsrsrs

Bjs p/ vcs

Laiz disse...

E como são diferentes né Celi? a gente acha que tem um manualzinho antes e depois descobre que cada um tem o seu jeitinho, por aqui o Nino quando acorda fica pelo menos uns 20 minutos olhando tudo sem dar uma palavra, um sorriso, só observando (ainda dormindo parece!). Não adianta agradar, brincar , falar, ele não interage, depois volta ao normal ahahahah Bjoooo grandeeeeeeeeeeee

Gabriela Grossi disse...

Oi Celi! O Tomás acorda de péssimo humor. Mas o pior é que eu era (era, porque agora basta um em casa) igual, entao nao dá nempara reclamar!
E vesti-los nesse frio, que preguica meu deus! Realmente, mesmo adiantando um bocado de coisas, a gente SEMPRE se atrasa.
Mas a tirada do Felipe foi sensacional: vai de ônibus hoje!Hahahahaha! Como eles sao espertos!
Beijos

Lavínia Costa Monteiro disse...

Como eles não entendem o que é pressa, horário, né Celi?? O meu mais velho que está com três anos e meio, até tenta fazer as coisas mais rapidinho, mas se distraí fácil e esquece o que eu acabei de falar: "Filho, vamos logo que temos horário!!!" A gente só corre... e chega atrasado!!!
Beijão...

Carol Damasceno disse...

Celi eu sou do tipo que acorda tagarelando.. Pra mim não existe mal humor hora nenhuma... E as vezes peco achando que todos são iguais a mim... A minha filha é.. Pelo menos ela ainda não acorda mal humorada.. Em compensação o marido... Deus do céu.. Leva horas pra acordar... Se dependesse do trem perderia todas as vezes...hahahaha

Beijocas
Carol
PS: nós sempre em função do filhos...

Ana Gaspar disse...

Oi Celi,
Bom, no meu caso até hoje não sei oque é dormir uma noite interia sem acordar... Pois, a Valentina sonha, chora, me chama... as vezes tem uns pesadelos e acorda meio sonambola, chorando e gelada (isso já me assutou muito, agora sei lidar com isso).
Mas, geralmente de manhã ela acorda um doce... pedindo mãr mamá... eu dou uma enrrolada e lea pede de novo mamá mamãe... depois já começa pedir alto e bravinha mamáaaa mamãe!!
eu gosto de dizer uma frase pra ela sempre "Bom dia flor do dia". esses dias eu estava com tanto sono e ela gritando mamá...daí disse "Bom dia cravo do dia", tadinha...
é isso aí ser mãe! nem sempre somos uns doces...
beijos
Ana

Unknown disse...

Oi Celi,
Eu ainda nao tenho filhos, nao sei ainda como será... Mas tenho muita vontade de ter meus gurizinhos! Aproveita que essa fase passa, logo eles estarao fazendo tudo sozinhos!
bjs

Ana Gaspar disse...

oi Celi,
faz então o post! será ótimo... é bom mesmo Celi esse acolhimento, importante pra termos força!
e com certeza será muiiito bom ter vocês, já esta sendo...
beijos amiga

Dayane disse...

Ai Celi, aqui Leah acorda de bom humor, o problema sou eu que acordo com uma preguiça de quem parece que não dormiu a noite inteira. Eu "sofro" pra sair da cama.
Beijos