Pressão Alta na gravidez

Amigas, blogueiras, virtuais... muitas de vocês andam escrevendo comentários perguntando também como está minha barriga, a barrigona, o bebê e tudo mais já que daqui pra frente falta pouco, muito pouco. Além do mais, o tempo, ah... o tempo, como passa rápido.

Pois aqui estou para contar um dos episódios da última semana. Vocês sabem que já tem um mês que as consultas são periódicas, tendo intervalos de apenas duas semanas. Então, semana passada, tivemos consulta na quarta-feira. Para minha alegria, meu excelentíssimo marido não pode ir conosco. Isso mesmo! Tinha uma reunião no trabalho e a mamãe teve que ir sozinha com o Lucas. 

Abrindo um parênteses:

Lucas, isso! Esse será o nome do terceiro menino da casa. Gostaram? 

Na verdade, ficamos entre Christian, Nicolas e Lucas. Mas o maridão escolheu dessa vez.... gosta de nome curto. Ah, deixei ele escolher. Pelo menos uma vez, não é mesmo? Brincadeirinha, pois os três nomes chegamos num consenso juntos, mesmo tendo peso maior de um dos lados.

Fechando parênteses

Então, lá fui para o consultório sozinho. Você deve estar pensando que mal há nisso tudo. Pois é, não tem problema nenhum ir sozinha. Mas confesso que prefiro quando ele me acompanha, já que o meu alemão não é assim tão recheado de vocabulário que dê para tirar, perguntar tudo para a ginecologista. Mas resolvi enfrentar, falar do meu jeitinho, com erros e tudo mais.

Fiz todos os exames de costume e quando começamos a conversar e a mesma olhou meu caderninho, logo fez questão de medir minha pressão novamente. Achei estranho, pois fez uma cara não muito feliz. Conclusão: minha pressão estava alta. 

A médica ficou preocupada no momento, pois sabe-se que pressão alta na gravidez não é bom. Que a depender, há grandes riscos para a mãe e para o bebê.

Não havia notado nada, minhas mãos e meus pés nem estavam inchados assim; mas de qualquer maneira houve alteração. A pressão estava próxima, bem próxima do limite que poderia chegar.

Na hora a médica me examinou, fez também o ultrassom e falou que estava tudo em ordem. No entanto, que deveria voltar dentro de dois dias, na sexta-feira, para medir a pressão novamente. 

Imaginam como voltei para casa? Arrasada, triste e mais preocupada ainda. Havia pedido para ficar mais tranqüila, de repouso e tentar relaxar (coisa praticamente impossível falar para uma mãe de dois meninos pequenos, quando se tem um tanto de coisas para fazer numa casa, para organizar para a chegada do bebê). Mas juro que tentei descansar, pelo menos naquele dia.

Além disso, a médica havia dito que se sentisse qualquer dor no fígado ou mesmo dor de cabeça forte que deveria correr para o hospital. E o inconsciente como fica.... martelando, martelando, achando que a qualquer minuto pode acontecer alguma coisa.

Mas logo chegou a bendita sexta-feira e lá fomos nós ao consultório para medir a pressão novamente. Dessa vez com o marido junto, para qualquer problema, qualquer alteração ou pedido tudo ser mais fácil. 

Foi ótimo pois não tinha nenhum paciente e a atenção da médica, da enfermeira-secretária estavam voltadas para nós. Dessa vez, a pressão estava ótima, o exame de sangue e urina também. Tudo dentro dos conformes. 

A médica até brincou dizendo que poderia voltar tranqüilamente para casa e não ir direto para a clínica. Nossa, que susto! 

Achei a postura da médica muito consciente e de uma preocupação extrema, o que acredito ser muito bom durante a gravidez. Ela é o tipo de pessoas que faz além do que é necessário, que verifica tudo, tudo. Confio totalmente nela, apesar de não ser a mesma que realiza o parto. Mas com certeza no período do pré-natal é fundamental ter alguém assim. 

A mesma disse que provavelmente foi um pico de stress. O que na minha opinião foi tempo, pensamento, tarefas, stress = pressão alta. Disse também que deveria fazer tudo mais devagar, ponderando o tempo, as minhas tarefas...

E assim estou! Tem dia que sim, tem dia que não. Nesse momento a cabeça não para de pensar em tudo que tenho para fazer até a chegada do pequeno Lucas. Mas estou tomando cuidado, pois desejo que venha na hora certa, na hora que tiver que ser, mas com saúde, muito bem. E que assim seja...

Torçam por mim! Por nós! Tá! 

Volto, volto para dar notícias dos preparativos e de toda a organização que tenho feito nesse tempo todo.

E não esqueci... não esqueci de postar uma foto da barriga. Em breve, prometo!

42

42 comentários:

Cíntia disse...

Que susto Celi! Hipertensão arterial está profundamente ligada a picos de stress. Muitos dizem que na mesma proporção que os outros fatores como alimentação e o sedentarismo. Então mamãe é hora de relaxar e curtir muito o Lucas - lembra que a bia era lucas? Hehehe... Muito bom gosto! :)
Beijão

Mãe Viajante disse...

Celi, é um susto, mas com certeza foi um pico de stress pelo fato de vc ter que ir à consulta sozinha, o lance do idioma, tudo isso contribui. Agora é relaxar e curtir o finalzinho do barrigão que daqui a uns dias o Lucas já vai estar aí!
Beijos e boa sorte!
Livia
p.s. É você quem faz estes desenhos?

Dani Cassar disse...

Imagino o susto, a gente fica depois so pensando, msm que tenha passado! Amo esse nome ;)
Que lindo que vem outro meninao, vai reforcar ainda mais a amizade entre eles ;)
Bjs grandes em vcs

Iara disse...

Que susto amiga, mas se cuide para que você o Lucas fiquem bem. Agora falta pouco e faça tudo com calma. Acaba dando tempo de preparar tudo e se não der, o maridão ajuda. bjs e vc está enrolando muito para colocar a foto da sua barriga.

Nadja Kari disse...

Que susto! Mas que bom que você e o Lucas estão bem :) Nome bonito!!!

LOVE MAKES A FAMILY disse...

Ai, Celi, imagino o susto, menina! Olha, tenta não pensar tanto, viu?
Eu gostei do nome! Um dos sobrinhos chama-se Lucas.
Celi, Conte com minhas orações. Declaro uma gravidez e um parto com muita paz e saúde!
Beijinhos, A.!

Futura mãmã disse...

Ainda bem que nao passou do susto e ta tudo certinho por ai =)
Parabens pelo Lucas.
Beijo

Sarah disse...

Ufa, que susto Celi! Mas que bom que não era nada, o momento agora é mesmo de desacelerar, na medida do possível né... Aliás, não acredito que já está tão perto! Parece que foi ontem que vc contou que estava grávida de novo!
E que lindo nome Lucas, adorei!
bjos!

Mari disse...

Celi, que susto que vc levou!!! Imagino a tua preocupação! Fico pensando na correria da tua vida, com os dois pequenos e todos os cuidados necessarios na gravidez, o cansaço, a dor nas costas... Com uma rotina cheia assim, não é à toa que o tempo parece estar passando tão rapido! Estou torcendo para que a reta final da gravidez seja mega tranquila e que o parto seja bem rapido!!! Saude pra vcs querida Celi!!!
bjus!

Ana disse...

susto mesmo.
falta pouco pra gente conhecer o Lucas!
interessante que na gravidez se por um lado ficamos fortes de sentir tão intensamente o poder da natureza, por outro ficamos frágeis, e uma preocupação a mais, uma falta de repouso já deixa rastro.

Beijos e beijos!

Ingrid Gomes disse...

Eu tive pressão alta na 37 semana e no meu caso a coisa foi um pouco mais assustadora porque minha mãe teve eclampsia pos parto, na verdade eu nao fiquei assustada, ja meus pais, so sossegaram mesmo dois dias depois do parto, eles não me falaram nada, mas minha mãe disse que mal dormia de noite!
Eu fui medicada e quando completei 40 semanas fui pra cesária, não tinha pra que esperar e arriscar, o médico foi muito prudente, minha pressão era medida duas, tres vezes por dia, cortei o sal e fiz muito repouso, deu tudo certo graças a Deus! =)

Agora, a senhora sossega viu e pega leve no sal, nos temperinhos prontos... daqui a pouco Lucas tá chegando cheio de saúde pra completar o trio de meninos lindos!

Beijocas, querida!

Nivea Sorensen disse...

Celi, a mesma coisa aconteceu comigo. Um dos poucos sustos que eu tive na gravidez. Tinha consulta com o clinico geral no final da tarde, ele mediu a pressão, achou muito alta, escreveu uma carta e me entregou me mandando ir direto para o hospital para eles verificarem. Sai de lá, peguei um taxi e liguei para o marido chorando a caminho do hospital. Chegando lá, nada de mais, a preção até ja tinha voltado ao normal.
Beijos e boa sorte

Sofia disse...

Olá Celi,
Fico aqui a fazer força para que tudo corra bem...

Descansa muito ou pelo menos o que for possível que daqui a pouco chega o Lucas cheio de saude :)

beijo grande

Carol Damasceno disse...

Celi querida... que sustão... Ainda bem que deu tudo certo e a pressão voltou ao normal... É a melhor coisa que vc tem a fazer... Diminuir o ritmo... Até a chegada do Lucas (AMEI O NOME..)
Com certeza um bom acompanhamento no pré-natal trará excelentes resultados no pós-parto.. :)

Espero fotos, fotos, fotos..

Beijocas em você, no Felipe, no Thomás e no Lucas e um abraço no marido.. :)

Carol

Unknown disse...

Ui que susto!

Dia desses resolvi fazer hidro depois de 3 meses totalmente afastada da Gym, passei muito mal, meus batimentos cardiacos em repouso chegaram a 140 e eu corri para farmácia para medir a pressão, graças a Deus sempre tive pressão baixa e assim foi, mas levei um susto!

Ainda bem que tudo voltou ao normal, a melhor hora pra vc e para o Lucas!

beijoca na pancinha

P.s.: Vc não me mandou seu endereço! :/

Ilana disse...

Nossa Celi, que susto!
Ainda bem que depois ficou tudo bem. Vou ficar aqui na torcida pra esse final de gestação ser bem tranquilo. E vê se escuta sua médica e descansa! Vai fazer bem pra você e pro Luquinhas! (amei, amei, amei)
Beijos

Christiane Thiele disse...

Oi Celi,

Que bom que foi só um susto. Mas nessa reta final vc precisa mesmo de cuidados. Sei que é difícil, mas tente descansar.
Adorei a escolha do nome, o melhor amigo de meu filho no Brasil, uma garoto que eu adoro, chama-se Lucas, só que com K. Se o nome influenciar a persolnalidade, seu Lucas será um amor.
Bjs e saudades,
Chris
P.S.: Continuo com uma gripe de lascar e que não quer sarar. Para piorar meu filho agora está de cama...

Nine disse...

que bom que foi alarme falso! Lindo nome! Bjos!

Celi disse...

Obrigada Lívia. Os desenhos são feitos por outra pessoa.... Stasia Burrington. Já escrevi a respeito aqui no blog. Dê uma espiada...
http://www.vidaalemanha.blogspot.com/2012/01/desenhos-do-blog-drawings-from-blog.html
Beijos

Celi disse...

Maravilha Cintia. Tentarei relaxar daqui em diante....rs rs rs
Que bom que gostou do nome Lucas. Beijos, beijos

Celi disse...

Dany,
Já pensou mais um menino.... quero só ver a relação entre eles, a bagunça em casa, a alegria, as brigas... enfim, tudo, tudo!
Beijos

Celi disse...

Ah.... logo, logo postarei uma foto, ok?!
O maridão já ajuda tanto. Nem imagina. Mas daqui em diante tem mesmo que colaborar...rs
Beijos

Celi disse...

Obrigada! Beijos

Celi disse...

Obrigada de coração pelo carinho. Beijos, beijos

Celi disse...

Obrigada! Beijos.
Preciso ver como andam as coisas para você. Está próximo, né?

Celi disse...

Verdade Sarah. Como passou rápido! Nem acredito.... já, já o Lucas estará nos meus braços. Aguardo ansiosamente... mas que venha no tempo certo! Quando tiver que ser...
Beijos e que bom que gostou do nome.

Celi disse...

Obrigada Mari. Obrigada mesmo pelo carinho! O tempo com esses dois pequenos, com a demanda toda, não passa...rs rs rs Simplesmente voa....
Beijos

Celi disse...

Disse tudo Ana.... como que pode tanta fragilidade, tanta ansiedade... uma mudança tão grande, assim de repente...
Beijos

Celi disse...

Assim como já escrevi... obrigada! É sempre bom conhecer outras experiências, saber que no final tudo deu certo!
Obrigada de coração! Beijos, beijos

Celi disse...

Que bom que deu tudo certo! Espero que esteja no mesmo caminho... que o final seja assim...
Beijos

Celi disse...

Obrigada Sofia. Pode deixar que descansarei na medida do possível...rs
Beijos

Celi disse...

Fotos, logo, logo...rs
Beijos e obrigada pelo carinho, pelos beijos...

Celi disse...

Que bom que deu tudo certo! Ufa, mas ninguém merece esse susto.
Pancinha? Coloca pancinha nisso...rs
Quanto ao endereço já mandei para você. No mesmo dia que pediu... Farei isso novamente, ok?! beijos e obrigada.

Celi disse...

rs rs rs Que bom que gostou do nome...
Beijos

Celi disse...

Também estou com saudades.
Espero que melhore e que essa maré passe logo....
Beijos, beijos e que bom que gostou do nome. Que assim seja.... um amor! rs

Celi disse...

Obrigada Nine. Beijos, beijos

Dani Rabelo disse...

Celi, querida.... que sustooo!!! E que bom que passou! Acho que o seu descanso do primeiro dia pode ter ajudado a diminuir a pressão novamente, não??

LUCAS? AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!! Eu quero que o meu filho se chame Lucas... mas é claro que quando eu estiver grávida - e se for menino - pode ser que mude. Mas hoje, com certeza, seria Lucas. Amo, parabéns pela escolha, euzinha adorei! hahaha

Eu já ia falar sobre a foto da barriga.... cadê????

Beijos grandes!!!! Fiquem bem, vc e Lucas!

Ana Gaspar disse...

Oi Celi,
que susto!
olha cuide-se MESMO, pois hipertensão não é brincadeira.
Eu tive eclampsia, a Valentina nasceu de 7 meses. Minha pressão foi baixa até o dia da crise...foi muito estranho. A pressão minha era em torno de 10 por 6. No dia que senti dores fortíssimas no estomago, achei que estava tendo uma congestão... tive dores horríveis no estomago, liguei pro Ivan, fomos ao médico... chegando lá minha pressão estava em 15 por 10... ele me internou...como a pressão só subiu, no mesmo dia tive que fazer o parto as pressas a noite. Nesta altura minha pressão foi para 18, atingindo 19!
Muitos falam que a Valentina é um milagre de Deus, não é a toa que tem o nome de Valentina né? Foi valente mesmo, aguentou das 3 da tarde até as 10 da noite dentro da barriga com minha pressão na casa do chapéu...
E nasceu sem nenhuma sequela, perfeita... pequena com 1,5 quilo...mas graças a Deus saudável. E hoje é enooorme!!!
então cuide-se minha amiga, fica de olho nesta pressão, ok!
beijãooo com carinho

Celi disse...

Acho que foi isso mesmo.... uma maior tranqüilidade ajudou bastante Dani. Que bom que curtiu o nome. Sempre gostamos também, mas quando morávamos no Brasil acabamos não colocando Lucas no Felipe, pois foi a época no qual todo mundo estava colocando, total epidemia...rs rs rs
Mas agora, não tem jeito.... será Lucas..rs
Beijos

Celi disse...

Nossa que experiência Ana. Bom saber que deu tudo certo! Fico realmente feliz. Espero que não suba novamente, pois tenho certeza que minha médica pedirá para eu correr para a clínica.
Um grande beijo e obrigada pelo carinho de sempre!

Liza disse...

Celi,

Lucas é um nome lindo! Também amo um nome curtinho, não à toa meu moleque se chama Davi.

Fica tranquila e relaxe bastante nessa reta final (43 days to go!) para não ter sustos desse tipo. Sei que é um conselho vazio, pois mãe de dois meninos pequenos não para, mas não custa nada escrever. :-)

Tô comentando aqui numa resposta de outro comentário pq não sei pq a caixa de comentários não aparece pra mim. Só aparece quando eu clico em responder. Vai entender...

bjim

Celi disse...

Liza,
Obrigada pelo carinho! Estou fazendo o possível para tudo dar certo! Beijos, beijos