Brasileiras pelo Mundo, Brasileiras na Alemanha

Outro dia mesmo escrevi sobre o jeito de ser do povo alemão. Falei o quanto os estrangeiros tendem a se ajudar, a se unirem nessa caminhada toda, se bem que tem alemães e alemães por aqui. Assim como todo lugar, há pessoas nas quais nos identificamos e fazemos amizades. 

Já falei um tanto sobre as minhas saudades do Brasil, do contato com as pessoas, do jeito de ser de cada uma delas. Não é a toa que sigo muitos blogs de mães que moram no Brasil, pois me identifico, gosto do jeito que contam e relatam situações vividas por lá.

Mas de um tempo para cá tenho que admitir que através do blog e mesmo dos Mães Internacionais tenho conhecido um tanto da realidade de muitas brasileiras que vieram morar em diversas partes do mundo (Holanda, Malta, Austrália, Itália, Slovenia, Irlanda, Hungria, Estocolmo, Finlândia...) e isso faz um bem tremendo. É muito bom conhecer o modo de vida, o olhar que tem para esse processo todo de mudança, sobre a adaptação e mesmo sobre as saudades de viver ou não no Brasil. Um conhecimento extra, um desafio para cada uma delas e uma troca constante e interessante. A gente aprende um tanto!

Tem ainda aquelas mães brasileiras espalhadas pela Alemanha, no qual por meio dos blogs, de pesquisas na Internet, de tempos atrás de convívio no Brasil, aparecem por aqui, só vindo confirmar o quanto há interesses, um jeito de viver muito parecido. Assim a vida segue, a gente se identifica com as pessoas, muda a rotina e também entra numa nova fase. 

Mesmo não querendo é natural que a proximidade da localização ou mesmo da vivência traga uma similaridade maior em relação a alguns aspectos do dia a dia. Um contato, uma aproximação e talvez até uma bela amizade.

Observando pouco a pouco os comentários deu uma vontade tremenda de localizar no mapa onde essas mães se encontram. Talvez um número pequeno, mas muito significativo de troca, de comentários, de experiências em comum. Espero que continue e que posssamos nos conhecer, assim como gostaria de conhecer muitas e muitas mães espalhadas pelo mundo, pelo Brasil afora.

As relações ampliam, o conhecimento também, o modo de viver, olhar para o dia a dia, as amizades, uma mudança gigantesca para todas nós! E assim como muitas pessoas dizem, precisa ter coragem, força de vontade e pensar adiante! Pensar para o futuro!

Um brinde a todas as brasileiras e especialmente as que moram em outros países...


35

35 comentários:

Bruna Müller disse...

Ai q fofa vc Celi!! :a
Adorei ver o mapinha!!
Pra mim é essencial o contato com brasileiros aqui na Alemanha. Se nao fosse isso acho q já estava - mais - doidinha!
Minha mae diz q tem gente boa e ruim em todo lugar, e sim tem uns alemaes bacaninhas, mas como os nossos conterrâneos (tá escrito certo? #portuguescapenga) nao tem!!
Além disso faz bem saber q nao estamos sozinha nessa situacao... é punk morar longe do Brasil, longe da família... aqui na 'dóitilândia' somos maes, esposas, cozinheiras, diaristas, motoristas, psicologas, pediatras e muito mais. Td isso sem ajuda de ninguém. Por isso tenho um orgulho danado da gente, sabia?

Um beijo à todas minhas conterrâneas q moram longe da terrinha e q como eu, matam um leao por dia!! :g

Gabriela Grossi disse...

Que linda você Celi! É mais do que certo que vamos nos conhecer! Grande beijo, querida!

Michelle disse...

que legal conhecer ainda mais brasileiras por aqui que nao conhecia =) é realmente uma ajuda saber que existem outras brasileiras na mesma situaçao que a gente e passando pela mesma fase. A gente se sente menos abandonada hehe Adorei falar com vc pelo skype e cuida bastante dessa barriga! Alias, quero ver fotos! =D bjs!

Dani Cassar disse...

Que linda Celi!!! Um brinde a todas nos!!!
Espero que possamos nos conhecer pessoalmente, seria otimo recebe-los aqui num verao p/ curtir um calorzinho aqui na ilha!!!

Bjs enormes p/ vcs

Unknown disse...

Olá querida que carinho bom !! Somente esqueceu-me rsrs. Super bjs

Carol Garcia disse...

eita esse mundo pequeno da internet, não???

mas celi, é tão bom compartilhar com vcs essas experiências todas... continua viu?

bjocas.

agora me conta: como tá a barriga??????

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Celi, que lega, um brindel!!!
Olha, se programarem um encontro eu estou dentro, heim? Estou logo ali embaixo, na Suíça. Beijo grande, Ju

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

legal, erro de digitação

Christiane Thiele disse...

Adoro todos seus textos, mas esse foi especial. Lindo Celi. Espero que nosssa amizade continue pra sempre e espero manter contato com as outras mães. Quem sabe um dia conseguimos marcar um final de semana, para todas se encontrarem. Vamos esperar seu novo baby crescer um pouquinho.
Bjs a todas
Chris

Futura mãmã disse...

Muito bem gostei do post.
Um brinde as amigas brasileiras ksks
bj

Sofia disse...

Eu não sou do Brasil mas o meu sonho é um dia viajar até lá :) mas fiquei muito contente por estar no mapa (a Sofia de München sou eu né? eheheh). A língua nos une não é verdade?

E agora me deu uma saudade de Heidelberg vivi lá 2 anos como é linda aquela cidade...
beijo

BLOG DA BIA disse...

Muito interessante a ideia do mapa!
O mapa "das minas".... rsrs
(Brincadeirinha... Hehehe)

Sandra Kautto disse...

É isso ai Celi querida, é bom demais ver que não estamos sozinhas nesse mundão afora!

Beijos

Dani disse...

Adorei, Celi, e nós somos vizinhas, eu moro em Bamberg, venham passear aqui!

Anônimo disse...

Tim tim!
Todas merecem mtos parabéns, pq n deve ser fácil morar longe da família, dos costumes, enfim do seu país de origem.
Vcs tem minha admiração! =)

Beijo grande

Karen disse...

Ai que fofa, Celi!!!
EStou meio sumida pois estou no Brasil, mas hoje me deu tanta saudade que vim aqui dar uma lidinha no seu blog e me deparei com esta surpresa tão bonita!!! Temos com certeza que nos conhecer pessoalmente um dia desses!
Beijos ensolarados!

Nivea Sorensen disse...

Celi,
Muito bom saber que mesmo sozinha tem um monte de gente na mesma situação, né? Através do meu blog eu fiz as melhores amizades aqui na Irlanda.
Um beijo

Ana Gaspar disse...

Oi Celi!!!
o post ficou ótimo... e a idéia do mapa muito bacana! Achei fofo eu estar ali...
Quantas mamães... que legal eu não conheço nenhuma delas, apenas você...
Mais li todos os comentários, a idéia de um dia fazer um encontro seria legal...
Acho que nos fortalece sim essa ligação. Pois, sabemos que as dificuldades todas passam por elas e podemos nos dar força...
Você possuí uma posição de "mãe" muito forte, acho que isso te faz especial pra todas nós..
beijossssssss

Celi disse...

Bruna que bom que estamos todas juntas nesse barco...rs rs rs
Beijos

Celi disse...

Com certeza... ainda mais que agora sei que vc não está tão longe assim....
Beijos

Celi disse...

Mi,
Também adorei conversar com você. Precisamos fazer isso mais vezes e combinarmos mesmo de nos conhecermos ao vivo e a cores.
Aproveite muito o Brasil e dá notícias quando voltar...
Pode deixar que postarei fotos da barriga.
Beijos

Celi disse...

Você encara três meninos???? rs rs rs
Mas precisamos combinar sim.
Beijos

Celi disse...

Todas nós merecemos... não é mesmo?
Desculpe se esqueci você, na verdade não consegui incluir todos os países. Mas pode ter certeza que todas as mães do Internacionais estão contempladas nesse post.
Beijos
Logo farei uma visita para vc. Preciso conhecer seu blog.

Celi disse...

Nem fale Carol... uma troca constante, tão boa!
Beijos

Celi disse...

Que bacana Juliana. Você está pertinho! Super convidada no encontro... quem sabe marcamos um num futuro próximo.
Vou lá conhecer seu blog.
Beijos, beijos

Celi disse...

Ótima ideia Chris. Seria muito bom....
Também gosto muito de você, praticamente uma mãezona que tenho por aqui (com um super carinho, tá). Sem ofendê-la....rs
Beijos, beijos e obrigada sempre pela força.

Celi disse...

Tim tim....rs

Celi disse...

Lógico que é você...
Desculpe se inclui você como brasileira, mas juro que pensei que fosse...
De onde você é? Conta pra mim....
Beijos, beijos

Celi disse...

hahahahaha

Beijos

Celi disse...

Nem fale Sandra... dá uma força tremenda, uma sempre apoia a outra. Bom demais!
Beijos

Celi disse...

Que máximo. Então, faltou incluí-la no mapa...rs rs rs
Vamos marcar um encontro sim, ainda mais que é pertinho.
Vou lá conhecer seu espaço, seu blog.
Manteremos contato, certo?!
Beijos

Celi disse...

Obrigada! Um beijo grande também....

Celi disse...

Beijos ensolarados foi a melhor parte....rs rs rs
Isso mesmo aproveite bastante!
Pensei que nem fosse ler, mas que mera coincidência. Muito bom! E com certeza nos conheceremos, né?
Beijos, beijos

Celi disse...

Muito bom saber disso Nivea. Que maravilha, né?
Um abrir as portas para as amizades.
Beijos

Celi disse...

Oi Ana,
Que fofa você! Obrigada pelas palavras de carinho. É tão bom passar essa impressão para as amigas...rs rs rs Fico realmente feliz! Muito mesmo!
Saiba que pode contar comigo. Com certeza faremos um encontro, espero que seja muito em breve.
Beijos, beijos