Felipe, o balé e lembranças da minha infância


Estávamos em casa, numa bela tarde de frio quando de repente Felipe coloca um Cd do palavra cantada e começa a dançar junto com o irmão.

Logo para em questão de minutos e começa a fazer passos do balé. 

“- Mamãe, sabia que a Sofia faz assim direitinho, sem cair...”

“- Ela faz balé!”

“- Ela me ensinou a fazer assim e novamente mostrou o movimento”.

“- Mamãe o que é balé?”

Contei para ele que também fazia quando era pequena, contei dos passos e de como são as aulas. 

Adivinhem o que perguntou?

“- Mamãe, posso fazer também?”

Nessa hora falei para ele que teríamos que assistir uma aula para ver se gosta, assim como já havia sido convidado por amigos para fazer futebol. Que teríamos que assistir algumas aulas (balé, futebol, música e artes) para conhecer e escolher uma que gostaria de fazer...

Incrível como se apegam ao que os amigos e amigas fazem na escola. Trazem para casa um tanto do que aprendem com eles. 

Eu fiquei surpresa, não pelo fato de meu filho questionar e pedir para fazer justamente balé com a amiga, mas pelo fato de ficar tão atento a tudo que os colegas falam, a tudo que a amiga da escola faz. 

Achei uma graça ele fazendo o passo do balé. Logo lembrei da minha infância, uma época tão gostosa, no qual vivi intensamente desde colocar a roupa pra ir ao balé, até as aulas e apresentações. Lembro como se fosse hoje da minha mãe me acompanhando nas aulas, eu me preparando para uma apresentação no qual cheguei até a ganhar uma medalha tendo o formato de uma sapatilha. Algo que marcou e que tenho até hoje guardada. 

Velhos tempos! Um tempo tão bom e que jamais voltará... Ah, ah não ser que seja através dos meus filhos, recordar esses momentos ao lado deles.

Agora deixarei o tempo passar. Quero mesmo que ele encontre, se interesse por algo para fazer. Na Alemanha tem excelentes aulas de música. Acho mesmo que meu filho seguirá para as Artes (música, artes visuais, teatro ou dança). Balé, por exemplo, por que não? Agora, futebol percebo que não é seu passatempo preferido.

E vocês, costumam decidir pelos filhos o que farão de curso extra ou esperam surgir o interesse?
  
16

16 comentários:

Nivea Sorensen disse...

Celi,
Faz muito bem em deixar ele escolher. Nada pior do que tentar impor as coisas que você gosta aos filhos, não?
Um beijo

Angi disse...

Oi Celi,
Tudo bem?
Viajamos e voltamos quarta a tarde, e ainda não deixei a casa em ordem...rs
Eu sou educadora física, e sempre estudei que devemos estimular as crianças de várias formas diferentes, não sei o valor aí, mas seria bom que colocasse ele em algumas aulas, se tivesse ainda uma aula que incentivasse todos os esportes, ou alguma de música que estimulasse a dança também é bem interessante.
A criança tem que ter a vivência de vários esportes até escolher o que ela gosta mesmo...
E eu pretendo fazer com o Antônio.
Vamos nos mudar em breve e quero fazer aula de música e natação, eu penso que em breve ele vai para a escolinha, e quero uma bem completa nesse sentido também. Que tenha artes, música, esportes e línguas...rs
Beijão querida

Angi disse...

Ah, eu fiz ballet anos, era amor e ódio, tinha fases que amava, e outras que não tanto...rs Fiz ginástica olímpica, ginástica ritmica, basquete, volei, natação, polo aquatico e optei pelo volei com uns 13 anos, e parei só 24, quando mudei de cidade e perdi contato de times!
Recomendo muito vivências em várias areas...
beijos

Futura mãmã disse...

E quem sabe nao tera futuro nalgum desses mundooos :D

bom fim de semana

Cíntia disse...

Celi, me adota?
Você é uma mãe tão legal. Eu tava pensando... já que você não tem menina, podia ter eu e a Bia! :D
Beijo

Dani Cassar disse...

Celi, acho otimo vc deixar ele escolher oq quer fazer e mostra-lo as coisas, hj em dia num mundo tao machista as pessoas impoe oq as criancas devem ser, seguir e brincar...Eu tbm deixo a Bellinha escolher as coisas, apesar de mto pequena, tem dias que ela prefere brincar de carrinho e passa o dia com eles pela sala...rsrs
Agora imagino que lindo ele tentando fazer os passos, meu sobrinho Gui sempre tem algum amiguinho de referencia, seja nas brincadeiras, roupas e ate cortes de cabelo...rsrs

Bjs em vcs

Sofia disse...

Acho que o certo é mesmo deixar a criança escolher... o nosso papel deve ficar por mostrar o que existe, por darmos a conhecer depois disso eles saberão o que gostam mais.
Fazer cursinhos sem vontade, sem gosto não vale né?

beijinhos

Pequenos Mimos disse...

Ain que fofo, eu amo dançar e como acabo dançando muito em casa meu pitoco virá e mexe tá me imitando, acho que ele tem uma queda pelas artes também, mas o negócio dele é bateria, o menino fica vidrado quando vê alguém tocando, compramos uma bateria infantil pra ele se divertir e se qd estiver maior ainda houver interesse o colocaremos nas aulas, mas eu não escolho nada não, deixo partir dele.
bjs

Ilana disse...

Rá, imagina o Felipe de Billy Elliot, que lindo?
Eu amo ballet, adoro mesmo, acho lindo de morrer e acho um exercício super completo para o corpo. Mas ao contrário de você, só fui começar a fazer adulta. Pena que agora não consigo mais frequentar as aulas.
Sobre deixar a criança escolher, eu também penso por aí. A única ressalva que faço, que é uma coisa que vou colocar o Rapha daqui a pouco, é a natação. Como esporte para a vida, ele escolhe se quiser continuar depois, mas acho importantíssimo aprender a nadar direito e não ter medo de água.
Beijo!

Ana Gaspar disse...

Ai que gracinha Celi!
Estou virando fanzoca do Felipe, acho muito joinha essas "deixas" dele, parece gente grande dialongando...
Acho que você esta fazendo a coisa certíssima, mostra a ele uma aula e ver se realmente tem aptidão e gosta...
A Valentina começou a despertar para conversas, adoro! Até então ela estava muito imatura, ainda mordia, batia... puxa aja "saco" pra esta fase...eu não tenho!!! Agora, menina ela esta ficando uma fofa, conversando... nossa, daí eu dou corda!!! e histórias então, ela começa a´perguntar o que tem dentro da casinha dos porquinhos, ixi daí invento muitas coisas "tem panelinhas, fogão, caminha..." Muito bom esta nova fase!
A última dela: "mãe quero fazer xixi", daí respondi: "nossa filha, vamos esvaziar a bexiga, pois faz dodói", ela espantada: "que bexiga?"... eu fui explicar que temos dentro da barriguinha um local que guarda o xixi que se chama bexiga... Ela pra mim: "ah! mamãe então a minha bexiga é rosa"...rsrsr... daí finalizei "é rosa sim..."
beijoss....

Paloma Varón disse...

Celi, quando a Ciça era pequena, ela começou balé e natação, porque eram as atividades que a escola oferecia. Quando cresceu mais um pouco (ano passado, com 4 anos) trocou - por decisão dela - o balé pelo judô por um tempo, porque tinha uma amiga que fazia. Depois pediu para destrocar e, tirando o fato de que investi num quimono (ô, troço caro!), achei legal ela ter a experiência e decidir por si mesma o que queria e depois ainda voltar atrás. Ela, assim como Felipe, está na idade de experimentar.
Beijos

Adri Portella disse...

Acho bem bacana quando você conta o quanto Felipe é observador. Super detalhista, é um fofo!!!!
Acho que você faz muito bem de deixar que ele escolha o que quer fazer. Ver as aulas é uma boa estratégia....
Bjs

Anônimo disse...

Celi como é bom recordar a nossa infancia O melhor é deixar o filho escolher o esporte que gosta .

Unknown disse...

Eu tenho um "trauma" até hoje, quando tinha a idade do Felipe tinha uma amiguinha na escola que fazia ballet e eu quis também, pedi pra minha mãe, mas ela não levou muito a serio. Só fui fazer com 13 anos, uma pena, pq tinha muito talento.
O Eduardo faz natação desde os 7 meses e adora, acho importante eles terem contato com esportes logo na primeira infância.
Se o Edu mais tarde trocar a natação por outro esporte, dança ficarei feliz também.
Beijos

Laiz disse...

Ballet por que não? Concordo com você Celi. Sabe que eu fui numa escola esses dias que disse que lá eles deixam as meninas praticarem judô, mas não deixam os meninos fazerem ballet. Porque não??? Eu ainda decido pelo Nino, mas espero conseguir deixá-lo decidir o que ele gosta de fazer e descobrir a sua personalidade. Por aqui tento estimular o Nino das mais diversas formas e sei que daqui a pouco ele terá suas preferências.
Como está o filhote no barrigão???????
Bjooooo grandeee pra todos vocês!

Noname disse...

O balé foi um grande trauma pra mim,implorava pra sair e não era ouvida por ser criança. Muito bem em deixar seu filho escolher!