Kinderfasching / Carnaval Alemão 2012

No ano passado contei sobre o Carnaval na Alemanha. Falei um tanto sobre a minha decepção comparado ao Carnaval do Brasil. Também como podia esperar tanto assim!

Por aqui não tem nada, mas nada tão similar ao Brasil. Pelo menos onde moro não tem trios elétricos, bailes de Carnaval, pessoas mega animadas pegando os carros para viajarem. Pra falar a verdade, nem feriado tem para os adultos. Semana que vem as crianças ficarão dois dias em casa e o marido vai ralar, melhor, trabalhar. 

Abrindo parênteses***

Isso não quer dizer que não tenha nada na Alemanha. Em cidades maiores como Colônia, Düsseldorf e Mainz tem uma grande festa de Carnaval.

Fechando parênteses***

Mas tudo bem! Depois que temos filhos a gente deixa de entrar tanto nessa festa, nessa bagunça toda. Gosta, mas até curtir, tendo filhos pequenos, aí já é outra história.

Já os filhos aproveitam, mesmo que seja diferente, pois é a referência que eles tem. Já tem dois anos que o Felipe aproveita as matinês, bailes de Carnaval para criança. Lógico que esse ano, com quase 5 anos, não seria diferente, seria muito melhor.

Além de um dia para curtir a fantasia, as músicas, os comes e bebes, as brincadeiras na escola; tem também todo ano num pequeno salão localizado aqui mesmo na cidade.

E vocês sabem como é cidade “grande”? Cof, cof.... rs Todo mundo se encontra no mesmo horário, no mesmo local todo ano. 

Foi assim... Thomas ficou em casa com o papai, pois não estava 100%. Então, fui com o Felipe. Para ele tudo é motivo de festa e alegria. Por mais que o tempo não esteja bom, que não seja aquela animação, curte e muito! 

Agora, confesso que acho fraco, fraquinho. Costuma ter uma banda para animar a criançada, tem também comes e bebes. Geralmente muitas mães participam fazendo bolos para serem vendidos. Tem também café com leite, sucos e água. 

Esse ano percebi que a banda era outra. No começo foi meio difícil, pois tiveram que cantar e propor muitas brincadeiras para animarem as crianças. Mas depois percebi que todo mundo adorou.

O mais gostoso de tudo é ver as crianças fantasiadas. Elas aproveitam mesmo! Geralmente são fantasias imitando personagens, como: bombeiros, policiais, enfermeiras, princesas, personagens de desenhos animados, filmes. Há também quem vai fantasiado de bicho, com aquelas roupas mais quentes, afinal o carnaval acontece no inverno, então tudo é possível.

Além das fantasias, como não tem tantas crianças assim, a banda aproveita para realizar inúmeras brincadeiras com as crianças, como: dança das cadeiras, dança em cima do jornal, dança com um parceiro e uma bexiga, trenzinho, entre outras. Além da animação com as brincadeiras, sabem o que eles tem? Uma caixa de balas que distribuem enquanto acontecem as brincadeiras. Literalmente jogam e as crianças ficam maluquinhas tentando pegá-las.

Não gosto tanto dessa parte! Aqui eles tem mania de balas para as crianças. Os velhinhos andam com balas nos bolsos, as pessoas dos centros comerciais também... Impressionante! A gente controla um tanto, mas em muitos momentos são inevitáveis.

Nossa sorte é que tem aquelas balas de gelatinas (as famosas balinhas de ursinhos), que não são assim tão calóricas. Mas mesmo assim, não deixam de ser doce. Então, já viram... Dá-lhe o controle dos pais.

Quanto as músicas, também são muito diferentes. Nada daquelas marchinhas gostosas do Brasil. No ano passado, me diverti muito, pois uma delas era a música do Gugu (Passarinho quer dançar). Posso com isso? 

Esse ano tinha uma música referente a Pipi Langstrumpf. Vocês conhecem? É daquela história da Pipi Meia Longa, já que aqui passa o desenho, as crianças adoram o filme e o livro.

Bom, compartilho com vocês a alegria do meu filho com a fantasia. Além disso, alguns trechinhos da festa. 

Criança brinca até em casa com fantasia. Uma diversão só! O irmão não podia deixar, também fez questão de vestir a fantasia reserva. Digo reserva, pois aqui a gente compra pela internet e paga somente depois. Então, para dar tempo e não correr o risco da fantasia não servir, acabei pedindo duas de tamanhos diferentes e devolvi uma só. Prático e fácil.
Felipe se divertindo com os apetrechos do policial. Sozinho durante a festa, telefonou, falou no megafone, fez questão de usar as algemas. Agora, também dançou, pouquinho, mas dançou...

Dança... Segue o mestro!


Dança em cima do jornal!


A hora mais esperada... o trenzinho!

Agora, se ficou curiosa para saber mais, ver mais vídeos e outras fantasias, clique aqui.

E vocês, também levam os filhos? O que mais gostam no Carnaval para as crianças?
8

8 comentários:

Nadja Kari disse...

Eu não posso ver os vídeos(estou no trabalho) mas me deleitei com o relato.Eu fui a um Fasching quando estive na Áustria e foi muito engraçado,uma loucura... mais que aqui!!!
beijooooos :s

Cíntia disse...

Oi Celi.... só queria lembrar que a Pipi é sueca! :D Lembra quando fui no Junibacken aqui em Estocolmo?

Olha, aqui não tem nada também. Mas agora com as aulas de samba da Tia Cintia, quem sabe?

hahahahahahahaha


bj

Bruna Müller disse...

Oi Celi!!
Adorei seu texto!
Confesso q eu detesto carnaval aqui na Alemanha... talvez pq até entao nao tinha o Lucas. Nao era aquela mega folia no Brasil, mas o Carnaval aqui é triste... nem feriado é, poxa vida!!
Me dá até depressao qdo mudando de canais, sem querer, caio num daqueles canais de 'carnaval' onde os alemaes tentam ser engracados.
Quem sabe qdo o Lucas for na KiTa eu comeco a achar um pouquinho de graca no Carnaval daqui...
Bjs!
Bruna

Carol Damasceno disse...

Nossa Celi que diferente.. Adoro quando você compartilha conosco a cultura daí... É bem diferente, né?
A Laura esse ano vai de pedrita dos flinstones, lembra?

Beijocas e saudades
Carol

Carol Damasceno disse...

Ah e os meninos ficaram LINDOSSS......
AMEI

Nivea Sorensen disse...

Não curto carnaval, mas espero ansiosa pelo primeiro St Patrick's Day do meu menino!
Beijos

Lavínia Costa Monteiro disse...

Eu amava carnaval... não podia ouvir uma cuica repicando que saía sambando... Mas sabe que desaprendi?? Passaria vergonha num bloco de marchinha, ando sem ritmo de tudo... Hj carnaval é só pros moleques comerem bastante confete... Me diverti com os vídeos... Lindos teus pequenos...

Ana disse...

É um costume, é difícil de deixar. Eu amo carnaval, acho que ia ficar piradinha sem. mas já fiquei sem por 3 anos que morei em Curitiba.
E esse trenzinho, rá!
Bjs Celi, bon carnaval aí!