Carnaval alemão

Que diferença do Carnaval do Brasil! No ano passado fiquei espantada quando percebi que não havia nada comparado ao Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador). Não há escolas de samba, não há festas pelas ruas, não há pessoas e mais pessoas pegando os carros para viajarem e aproveitarem o feriado, mesmo porque não há feriado. Você acredita? Lembro bem o quanto aproveitei o Carnaval no Brasil. Não para farrear, pular Carnaval (isso muito pouco e na época de solteira!), mas para descansar, viajar e curtir meu marido. Agora, aqui é um dia como outro qualquer. Engraçado, pois no Brasil o ano começa de verdade após o Carnaval. E só se fala de Páscoa muito depois... Aqui acabou o Natal, Reveillon, Valentinstag começa a Páscoa. As pessoas praticamente tiram seus enfeites de Natal e colocam os de Páscoa! Até cheguei a perguntar para o Boris e confirmar no calendário a data da Páscoa, já que vi tão antecipadamente um monte de enfeites. Mas, na verdade, quer saber de uma coisa? Aqui as pessoas curtem e muito as datas (Natal, Páscoa e a entrada de cada estação), elas planejam tudo com muita antecedência, organizam e decoram todo o espaço para aproveitarem por um certo tempo.

Agora, não quer dizer que não há Carnaval em nenhuma parte da Alemanha. Estou me referindo ao sul da Alemanha. Todas as cidades alemãs comemoram o Carnaval de alguma forma, mesmo que seja algo pequeno e com pouco destaque. As maiores e principais festas acontecem mesmo em Colônia, Düsseldorf e Mainz.

Independente da cidade, oportunidades para se fantasiar não faltam. Diferente da maior parte do Brasil, na Alemanha quase todos os participantes vestem uma fantasia, geralmente imitando uma personagem, ser ou objeto: bombeiros, elefantes, policiais, bruxas, piratas, enfermeiras e princesas. Há até mesmo quem vá fantasiado de boneco do brinquedo Lego. Um tanto de roupa, já que o Carnaval acontece ainda na estação do inverno.

Os alemães costumam chamar a época do Carnaval de "quinta estação do ano". Costuma-se dizer que o Carnaval é as 11:11 do dia 11 de novembro. Isso está relacionado com a chegada dos dias mais frios e o carnaval vem com a intenção de nos fazer esquecer um pouco o frio e entrar na folia. Divertido, não? Além disso, são distribuídos doces e balas pelos foliões.

Aqui em Sinzing e Regensburg há clubes e bares para as pessoas irem fantasiadas, se divertirem bebendo e ouvindo músicas típicas da Alemanha. Por conta dos meus pequenos ainda não tive a oportunidade de ir para saber como é... Mas quem sabe no próximo ano! Já tive uma pequena idéia de que é muito diferente do Brasil. Seja onde for não é igual! Não há aquela bateria, enredo, festa, alegria, animação e cor.

Agora meu filho Felipe desde o ano passado pode saber um pouquinho o que é o "Kinderfasching" (Carnaval das crianças).  Para as crianças costuma ser uma festa alegre e animada!!! No ano passado, Felipe foi fantasiado de dragão e curtiu muito pouco. Ele não tinha ainda 3 anos e foi na festa comigo e com o pai. Aproveitou pouco. Percebi que ficou bastante incomodado com a música alta e logo estava no meu colo, com sono, querendo dormir. Se animou mais em colocar a fantasia e se olhar no espelho!



Esse ano ele ganhou uma fantasia de "Hund" (cachorro). Logo que ganhou já quis vestí-la para brincar em casa. Quando chegou o dia do 1º Kinderfasching (falo primeiro, pois Felipe esse ano participou de três!) animado vestiu a fantasia e deixou pintarmos o nariz (focinho do cachorro..rs). Nós dois fomos entusiasmados para o clube (detalhe: Boris ficou com o Thomas em casa). Lá estavam alguns amigos do Felipe (vizinhos e da escola). Foi divertido! A música estava numa altura boa, as crianças brincaram, se divertiram com um palhaço que apareceu fazendo algumas mágicas e propondo algumas danças.











http://i11.photobucket.com/albums/a168/evelynregly/encomendas/2-3.jpg
O 2º também foi em Sinzing e no mesmo lugar do ano passado. Na verdade, é o mais conhecido e costuma encher de crianças e pais. Para esse "Kinderfasching" resolvemos comprar um novo "Kostüme" (fantasia) para o Felipe, sabendo que ele tem adoração por "Feuerwehrmann" (Bombeiro) e que já tinha visto um amigo com a fantasia procurei uma com o mesmo tema, porém diferente no modelo e cores! Quando cheguei em casa e mostrei começou a maior farra. Vestiu a fantasia, começou a brincar e fez questão de vestir o irmão com a fantasia de "Clown" (Palhaço) que havia comprado. Não resisti e comprei uma fantasia para o Thomas com a intenção disso mesmo, brincar com o Felipe, fotografar e usar no próximo ano.
Eles se divertiram! Pra falar a verdade, Thomas não curtiu tanto o chapéu de palhaço. Felipe fazia questão de colocar e Thomas de tirar...rs rs rs

Logo chegou o dia do Kinderfasching e Felipe foi animado. Tinha mais crianças e ele observou bastante. Olhava todas as fantasias, ficava olhando para os cantores e atento para o momento em que jogavam as balas. Agora dançar e participar do trenzinho, ahhhhhh isso não quis. Preferiu ficar ao lado da mami. Um grude só! Dancei um pouquinho com ele e tentei fazer com que mexesse um pouco o corpo. Mas valeu! Para ele só o fato de vestir a fantasia, ver os amigos já foi o bastante!

Mas preciso falar das músicas. Eu morro de rir! Não sei se é porque estou acostumada com as marchinhas de Carnaval do Brasil ("Ó abre alas que eu quero passar!",  "Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô", "Se você fosse sincera",  "Olha a cabeleira do Zezé",  "Chiquita Bacana lá da Martinica",  "Não se perca de mim. Não se esqueça de mim. Não desapareça", "Ó jardineira porque estás tão triste", "Mulata bossa nova", "As águas vão rolar"). Adoro as marchinhas! Ai que saudade! Não que era fã e freqüentava os clubes, mas ouvia com meus alunos, curtia assistir as escolas de samba e tudo mais. Na verdade, são músicas bem diferentes! Aqui tocam músicas alemãs, outro ritmo, sei lá... bem diferente de um Carnaval Brasileiro.

Bom, seguem fotos e pequenos vídeos para você ter uma pequena amostra do que foi o Carnaval do Felipe.






Agora os vídeos. Eles sāo interessantes para conhecer um pouquinho das músicas,  o ambiente onde acontece e também para ver as fantasias. Essa parte das fantasias eu gosto muito! Uma mais linda do que a outra. As meninas entāo... ai que charme! Tentam localizar a menina que está fantasiada de flor! Ela é da sala do Felipe no Kindergarten. Uma linda! Linda mesmo! Ai que vontade, nessas horas, de tentar uma menina... rs

Ah, e o vídeo Carnaval_4 é para você! Aposto que conhece essa música e aprendeu a dançar junto com o Gugu!!! rs

















Fonte: Wikipédia e Deutsche Welle
0

0 comentários: