A visita, o bebê e um pensamento

Não é meu bebê! Ainda faltam três meses para nascer. Mas está passando rápido e, agora que começou o ano preciso realmente organizar um tanto de coisas em casa, no quarto dos meninos e para o bebê. De ontem pra hoje comecei a pensar, pensar e ficar preocupada. Por que será? Sabem quando aparecem mil coisas na frente para fazer, organizar e dar conta. Só quero ver! 

Além de toda a demanda do dia a dia tive uma situação que suscitou inúmeros questionamentos. Foi uma pequena "simulação", um teste rápido para experimentar um tanto do que está por vir. Recebemos a visita de um casal de amigos com um bebê recém nascido (com apenas 8 semanas). Lógico que quis pegar o bebê, levinho e tranqüilo no colo. Sentir o cheirinho e experimentar o que vivenciarei daqui um tempo.

Agora, imaginaram a cena? Eu com o bebê no colo e o Felipe e Thomas por perto. Felipe aproximou-se um pouco, olhou e logo voltou a brincar. Já a reação do Thomas foi bem diferente. Também aproximou-se mas quis empurrar o bebê, sentar no meu colo. Enfim, tomar o lugar. Precisei conversar com ele, explicar que não podia empurrar e tudo mais.

Natural para uma criança de apenas 1 ano e 9 meses, ainda um bebê que requer um tanto da minha atenção, que precisa de ajuda, que ainda é pequeno. Na verdade, sabemos que eles não entendem a situação, que não são assim tão delicados. Enquanto o bebê estava deitado no sofá, Thomas aproximava-se, queria deitar perto do bebê, com um jeito que tínhamos que intervir a todo momento. Que medo!

Lembro que quando Thomas nasceu o Felipe também ficou inciumado, vivi situações difíceis de disputa de colo e atenção. Felipe ficava junto enquanto amamentava, queria sentar no meu colo ao mesmo tempo. Difícil entenderem a situação. E nós mães fazemos mil e uma para dar conta e atender da melhor maneira a demanda de cada filho.

Foi um período, deu tudo certo! Mas agora voltei a pensar nisso, como será com três filhos. Fiquei imaginando como será a minha rotina, o período de amamentação quando o bebê nascer. 

Cedo para pensar nisso? Talvez! Mas vivenciar uma situação similar, tendo um bebê em meus braços, me fez pensar muito. Como será? Será que darei conta de toda a demanda? Muitas pessoas dizem que sou corajosa, para morar na Alemanha e ter três filhos, será que sou mesmo?

E você já viveu algo parecido? Tem algo para me contar? Sei que é uma fase difícil, que a mãe precisa se desdobrar para dar conta e atenção individual para cada filho. Já ouvi relatos de pessoas que amamentavam de porta fechada, de mães que deixavam os filhos por perto, que ofereciam o peito para os filhos maiores, enfim, tenho certeza que cada uma encontra um jeitinho.

Enquanto amamentei o Thomas, meu filho mais velho sempre ficou por perto. O que fazia era conversar com ele, explicar a situação, falava o que estava acontecendo, as reais necessidades do bebê. Além disso, garantia momentos especiais só com ele, por exemplo, enquanto o bebê dormia. E você, me conta sua experiência ou ao menos o que considera importante nesse período...

17

17 comentários:

Futura mãmã disse...

Oi querida...
Se voce conseguiu explicar e dar atençao para o outro tambem conseguira dar para este ja que o maiorzinho entende a situaçao ...Pode ao principio estranhar porque e' mais um novo desconhecido mas ja passou por isso ele sabera como se portar e nos tempos livres sabe que tera' toda a sua atençao..ja o do aninnho sentira ciume mas ira aprender tal como o outro aprendeu quando esse nasceu ;)

Beijo

Mãe Vaidosa disse...

Conhecendo seu blog.
Que bom a chegada de mais um bebê pra iluminar a vida desta linda família.
Feliz Ano Novo
Bjks
Andréia

Mãe Viajante disse...

Menina, que situação, hein? Mas eu acho é que eles vão ficar tão apaixonados pelo baby que nao vai ter problema não, você vai ver.
Beijocas e boa sorte aí!
Livia
www.amaeviajante.com

Carol Garcia disse...

Celi, ainda não passei por isso.
certeza que te pedirei socorro quando acontecer.
mas tenho uma boa notícia.
nesse final de ano encontrei muitas mães de dois ou três, de recém paridos caçulas e sabe o que ouvi?
"eles deram muito menos trabalho do que imaginamos por conta do ciúmes"
tomara, né?

bjocas

Angi disse...

Celi,
aiii, nem imagino a cena, mas tenho certeza que dará tudo certo...e claro, conto com suas dicas, seus conselhos, pois se Deus quiser o segundinho uma hora vem...eu quero para daqui uns 2 anos...rs
FELIZ ANO NOVO, AMIGA QUERIDA!
E quero mais fotos da barriguinha!!=D
beijão

Ana disse...

Tenho certeza que mesmo com algumas dificuldades vc acerta o passo. Acertou no segundo, acerta no terceiro.
Acho que ciúme é normal, e vamos lidando com a historia. Quando tive a lara o Gab tinha exatamente 6 anos, autonomia para várias coisas, mas o meu tempo com ele acabou e foi duro pra nós dois. estava feliz de estar com a Lara ali amamentando, mas tinha que fechar a porta porque a agitação do Gabriel era muito intensa. aí ficava de coração partido de pensar nele sozinho ali no outro quarto. ele foi se acostumando e eu tentava nas horas livres curtir ele. Só que ele se acostumou a ficar só, digamos que ele curte ficar comigo, mas tb curte ficar só. :f

Beijos, feliz 2012 Celi!!

Liza disse...

Sei que o seu ainda está na barriga, mas o bebê se parece com seus filhos! Será que esta será a foto da família muito em breve? 3 meninos?

bju

Carol Damasceno disse...

Celi acho que vai ser lindo você e mais 3, mas imagino você com uma menininha... Não me pergunte por que, mas imagino..hehehe
Tenho certeza que dará tudo certo. A única opinião formada que tenho a respeito é que os grandes precisam de mais atenção que os pequenos. Mas no coração e no colo da mamãe Celi vai ter espaço certinho pra aconchegar os três... :d

Quero dicas, pois se Deus quiser em breve terei o segundo, ou segunda... Quem sabe???

Beijocas
Carol

Cíntia disse...

Celi, eu acho que você já pode dar consultoria para mães brasileiras que moram fora. :D Beijo

Mimi Genoino disse...

Oi Celi querida, eu fico tentando imaginar seus sentimentos... sei um pouco o que é estar longe das pessoas que amamos, sei o que é ter um filho pertinho do outro (Paulinha e Luismi têm diferença de apenas 1 ano e meio), mas não sei como é ter 3 filhotes. O que acho mais importante é deixar a criança expressar o que ela sente, que a gente não fique forçando os irmãos a falarem que está tudo bem sempre... e acho que isso você fará certamente, acolher seus filhotes e cuidar daquele que está por chegar. Muita sorte querida!!!!!

Paula disse...

Oi Celi queria agradecer o carinho e desesar um 2012 maravilhoso pra vc e sua familia. Quanto a como os meninos vao reagir isso eu nao posso nem imaginar, mas acredito que nao sera muito diferente da chegada do Thomas nao, provavelmente a fase de adaptacao sera complicada mas logo tudo entrara no eixo e as coisas voltarao a funcionar. E vou ficar aqui esperando as dicas e pra saber como esta sendo pra aprender direitinho!! Um beijao e muita sorte !!!

Anônimo disse...

Oi Celi: finalmente li um texto seu com calma....sobre a sua situação, acho que o Felipe pode ajudar o irmão, vc pode mediar a conversa entre os dois. Felipe pode dizer pro Thomad se lembra como se sentiu, etc....Vc já pensou em dar um boneco pro Thomas pra ele brincar de cuidar do bebe tb? Qdo ele nascer vai ter que deixar os meninos ajudarem a cuidar dele e vc terá que pedir a ajuda do Boris. Ele vai precisar se aproximar dos mais velhos e sair pra passear dizendo: agora os gdes vão passear com o papai. Ainda mais neste começo, qdo um recem nascido é tão exigente. Vc tb pode frisar para os dois que qdo eram bebes cuidou bastantao deles tb e que sabe ser uma boa mãe pq eles te ajudaram a aprender. Nas conversas sp que possivel frise coisas que ekes sao capazes de fazer pq sao gades e que o bebe ainda vai aprender. A natureza da crianca saudavel caminha para o crescimento, eles adoram ser elogiados por isso. Mas claro que alguns comportamentos de bebes eles podem vir a expressar, afinal ainda sao pequenos e a chegada do bebe gera ansiedade em todos! Feliz Ano Novo ! bjs carinhosos cata

Gabriela Grossi disse...

Oi Celi! Adorei seu comentário no Tudo do Tom. Infelizmente não tive tempo de te escrever com clama, coisa que ainda quero e vou fazer.

Fique tranquila (mais fácil falar, né?!), pois as coisas tomam seu rumo. Eu ainda só tenho um, então não posso falar de cátedra. Porém acredito que mães são seres especiais, que conseguem ajeitar situações inajeitáveis :-)

Você é corajosa, sim. Pode ter certeza.

Ah! E seus meninos são tãaao lindos!

Beijo

Ilana disse...

Celi, só posso te desejar toda a sorte do mundo. Imagino o quanto seja difícil para eles entenderem a situação, que um novo bebê chegou... Como ainda não passei por isso, não tenho nem dicas pra te dar.
Mas tenho certeza que carinhosa e cuidadosa do jeito que você é, vai conseguir um jeito lidar com isso.
Um beijo!

Mari disse...

Ol[a Celi,
já fazia tanto tempo que nao vinha aqui. Estava com saudades!!! Mas fique tranquila: tudo vai dar certo!!!
Quando a Luisa nasceu o Eduardo tinha 3 anos e a Helena 1 ano e 7 meses. Na hora da amamentação todo mundo queria ficar no meu colo e ficava. Eu dava um leitinho ou suco para cada um e de alguma forma todo mundo conseguia se aninhar enquanto a Luisa mamava. Com o tempo, perdeu a graça e eles preferiam fazer outra coisa enquanto eu estava com ela. Muitas e muitas vezes eu carreguei as duas no colo ao mesmo tempo porque a Helena era muito pequena e não aguentava andar muito. Outras vezes, todo mundo ficava empoleirado no carrinho da Luisa (eu nao tinha carrinho duplo). O fato é que os mais velhos acabam entendendo que o pequeno não consegue fazer o mesmo que eles e se vc souber mostrar isso a eles, os dois vão achar o máximo serem maiores e mais independentes. E sempre que a Luisa dormia, eu ficava com os outros dois no colo: fiquei com muque de lutador, mas valeu a pena porque não tive problemas com ciumes.
Feliz 2012 para vc e sua familia.
bjs

Dayane disse...

Celi, feliz ano novo! E esse será mesmo um feliz ano pra você com a chegada de uma vida nova.
Acredito que você dará conta muito bem. As mães sempre conseguem cuidar dos filhos seja 2, 3, 5... essa é nossa especialidade! Você se adapta, vai entender as necessidades deles e saber a melhor maneira de atender a todos. Vai dar seu "jeitinho de mãe" e contar com a especialidade que adquirimos com a maternidade: o malabarismo! Pode não ser fácil, mas não acredito que seja assim tão difícil. Você vai tirar de letra!
Beijos

Karen disse...

Celi, feliz ano novo pra você também!!! E que ano, hein?
Mas tenho certeza que você vai tirar de letra. Claro que vai ter ciúmes, natural. Mas tanto o Felipe quanto o Thomas já sabem o que é dividir a mamãe, pois é o que eles fazem há quase 2 anos. Acho que quando o segundinho nasce é mais complicado, pois o primeiro estava acostumado com a exclusividade, agora com o terceiro não.
Logo que a Helena nasceu a Sophia sempre queria estar no meu colo justamente nas horas das mamadas. E eu ajeitava a Sophia de um lado, com um livrinho na mão ou um suquinho, a Helena de outro e pronto. Acabada a mamada eu colocava a Helena no bercinho e ficava um bom tempo com a Sophia no colo. Com o tempo foi perdendo a graça e agora a Sophia não se interessa mais.

Beijo!
karen
http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/