Medo do escuro! Simples assim...

Já contei aqui como o Thomas é tranqüilo para dormir. Deu o horário ele simplesmente quase vai para o berço sozinho. Logo que percebemos o sono, conectados no horário, escovamos seus dentes e cama. Geralmente falamos Boa Noite, cantamos um música ou por já ter participado do momento de história com o Felipe, apenas colocamos ele no berço e tchau, tchau.

Lá fica agarrado com seu bichinho de pano e logo adormece. Mas quando está na fase do nascimento de um dente ou tendo uma virose tudo complica. O que é esperado, não é?

Só que dessa vez aconteceu algo diferente. Papai viajou e Thomas também passou alguns dias com virose. Então, estava mais manhoso, querendo colo e ficar com a mami. Com gestos mostrava que queria novamente dar beijo no Felipe, queria por que queria ficar na sala comigo. Alguns dias foram assim, adormecendo no meu colo.

Mas os dias passaram e voltei a colocá-lo no berço como de costume. Realizava todos os procedimentos de costume e pronto. Tudo começava bem: escovar os dentes, dar beijo no Felipe, cantar a música e berço. Mas bastava falar tchau, dorme bem, te amo que começava chorar. Mostrava de todas as maneiras que não queria ficar lá.

Então, novamente pegava no colo e deixava-o adormecer comigo. Foram mil pensamentos durante um, dois, três dias. Será que está sentindo a falta do pai? Será que ainda não sarou? Está com alguma coisa de novo? Será que é apenas manha? 

E todo dia isso foi se repetindo. Até que lá pela quarta noite, com ele no colo, antes de colocá-lo no berço, deu um clique. Sabe aqueles cliques que nós mães temos de vez em quando. Pois é?

Olhei para o abajur que tem no quarto dele. Um abajur bem simpático por sinal. Que eles adoram e falei: “- Vamos ligar o abajur? Vamos ligar a luz?” Nessa hora, Thomas fez sinal com a cabeça e deu um sorriso. Liguei o abajur, coloquei ele no berço e me despedi. Logo Thomas dormiu. 

Agora, pergunta se teve choro! Se alguém ficou chamando pela mamãe! Não! Hoje ligo a luz e pronto.

Conclusão: Medo do escuro! Simples assim...

O interessante é que só fui perceber isso depois de alguns dias, quando adormecia no meu colo, na sala, com a luz apagada, mas com a luz da televisão, no qual deixava o volume bem baixinho. Precisava da claridade.

Depois acionando a memória lembrei de como aconteceu com o Felipe. Tudo foi muito parecido. Nessa fase mais ou menos de quase 2 anos de idade começou a ter medo de dormir no escuro.

O que será que acontece de repente? Mais um marco do crescimento? Aposto que também seja...

Ainda bem que mãe tem algumas percepções e consegue antecipar, utilizar das inúmeras possibilidades para que os filhos fiquem bem. 

E encerro fazendo um brinde ao clique da mãe, a luz no quarto do Thomas, pois assim ainda posso dormir mais um pouquinho, antes que a barriga cresça demais e chegue naquela fase final dos últimos dois meses de gravidez que dormir é um grande desafio, uma enorme tentativa.

9

9 comentários:

Karen disse...

Ai será que este truque já funciona com crianças menores? A Helena não dorme de jeito nenhum sozinha... não tenho que ficar com ela no colo, mas chacoalhando o bumbum até que ela pegue no sono. E às vezes demooooooraaaaa.... e a mamãe aqui já está todo torta de ficar curvada sobre o berço para chacoalhar mais um pouquinho. Ufa!

Beijo,
Karen
http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

Sofia disse...

Aqui aconteceu igualzinho quando o Leo tinha uns 20 meses mais ou menos, medo do escuro e eu levei algum tempo a entender... primeiro filho :) mas resolveu-se de imediato com a luzinha acesa, acho que é mesmo fase, faz parte do desenvolvimento eles terem mais percepção do escuro, não sei.
Hoje com passados uns 3 meses deixou de precisar da luz para adormecer e adormece bem tranquilo. :)

beijo

Paula disse...

Celi falei disso esses dias no blog. O meu também andava com medo do escuro. Mas a luzinha nao resolveu =(
Até que ele dormiu melhor nos ultimos dois dias, mas vira e mexe ele vem com essa historia.... Que bom que o Thomas ja ta dormindo assim vc pode descansar mais um pouquinho mesmo. Beijao

Futura mãmã disse...

Olha ve...assunto resolvido...esse ate foi facil ne mamae ehheeheh
Instinto materno :P
Beijo

Cíntia disse...

A caixinha pra postar comentarios nao aparece mais. Só consigo escrever respondendo o comentario de alguém Celi.... socorro [2] :o Bj

Nadja Kari disse...

Que legal seu relato.. como você descobriu qual era o problema, mesmo sem que ele te falasse. Por essas e outras você é uma ótima mãe e te desejo muito mais acertos assim!!!Deve ser um alívio!!!
Beijããão!

Unknown disse...

Ainda bem que tudo foi resolvido...
Deve ser um alívio, não é mesmo???
Beijos

Christiane Thiele disse...

Clique de mãe, depois de nossos filhos, o melhor presente que recebemos.
Tenha uma noite maravilhosa Celi.
Bjs
Chris

Dayane disse...

Celi, como é incrível essa percepção de mãe!
Aqui sempre deixamos ligado o "night light", aquela luzinha de tomada, sabe? É mais fraca que o abajur. Espero que assim Leah não passe por essa fase de medo do escuro. Ou será que ainda passa? Veremos. Hehe
Beijos