Festa de Verão e o orgulho da mamãe

Logo Felipe e Thomas estarão de férias! No entanto, todo ano nessa época, acontecem as chamadas Sommer Fest (Festa de Verão) nas escolas (Kindergarten e Kinderkrippen).

Primeiro tivemos a festa do Felipe com comes e bebes e banda de música. As crianças cantaram, com exceção de algumas e do Felipe que não gosta, que não faz questão alguma. Também não obrigo, deixo bem à vontade, já que tem que ser algo prazeroso. A impressão que passa é que os ensaios são meio massacrantes e quando chega no dia as crianças não querem. Para diversão tinha a possibilidade de pintarem o rosto com uma das professoras. Lógico que para ele foi muito melhor!



Felipe se divertiu bastante, pois só o fato de encontrar com os colegas fora do horário do Kindergarten já foi suficiente. Apesar que preferiu ficar a maior parte do tempo ao nosso lado, afinal estava toda sua família, incluindo o tão querido pequeno Lucas. Muito companheiro! Um orgulho só...

Tudo muito válido, pois para eles é um grande evento. Transformam qualquer coisa numa grande festa! Também torna-se um marco na cidade, no qual todos sabem da festa, no qual contamos até com a presença do prefeito. Já imaginou o prefeito da cidade na escola do seu filho? Pois é, isso que é morar em cidade pequena. Total comunidade.

******************************

Exatamente após uma semana tivemos na sexta-feira passada a festa na escola do Thomas. Essa por ter um número menor de pais acaba sendo sempre mais gostosa, no qual os pais participam efetivamente levando um prato de doce ou salgado, além da possibilidade de interagirem mais entre si.

Vocês não imaginam como gosto desse berçário. Thomas além de ir para lá entusiasmado e muito feliz, permanecer super bem por todo o período, tem toda organização e propostas de atividades que me encantam.

Para a festa teve o preparo de uma mini apresentação de música. Por um bom tempo, anteriormente, já estávamos acompanhando Thomas em casa cantando uma das músicas, fazendo gestos animadíssimo.

No dia, não seria diferente! Mas juro que fiquei com receio que não cantasse, participasse no momento. Mesmo porque sabemos que quando chega a hora muitas crianças não participam, encabuladas com o número de pessoas em volta, por ser o grande evento.

Conversei com o Thomas e perguntei se cantaria maravilhosamente para mim. Falou que sim... Dito e feito, morri de orgulho e quase chorei de ver meu pequeno participando, sorrindo e trocando olhares comigo durante a apresentação. Lindo demais!

O que mais gosto nessa escola é que parece que tudo flui tranqüilamente, sem grandes pressões e preocupações. As professoras são super atenciosas e carinhosas (tá bom, com exceção de uma urgh###afe####).

Fora isso, além de ser algo bem caseiro, elas também pensam numa forma de entreterem as crianças. Esse ano, após a apresentação de música, momento destinado para comerem ao lado dos pais, tinha uma mesa com argila para fazerem algo e depois colocarem diferentes tipos de conchas e também outra com areia, giz grosso de desenhar no chão, para rasparem, formarem areia colorida para colocarem em potes transparentes. Ainda contaram com o tanque de areia e os diversos brinquedos.

Agora, vocês imaginam quem também compareceu à festa? Isso mesmo! Novamente o prefeito estava lá, conversando com todos. Brinquei com meu marido dizendo que as eleições estão próximas. Mas a postura é diferente, participa efetivamente dos eventos da cidade.

Por fim, acompanhem trechos do momento da apresentação.

Música: Lasst uns miteinander



Música: A-ram sam sam



Kasperltheater - Fingerspiel (teatro de dedo)



Spiellied "Schmetterling du kleines Ding"




32

32 comentários:

Dani Cassar disse...

Celi, que lindos...Mas os videos da apresentacao estao demais! Adorei e com certeza e p/ morrer de orgulho desses presentoes que sao seus meninos.
Beijos

Carol Szabadkai disse...

Ah Celi, que gracinha!!!!
Tb fico toda derretida com as apresentações deles.
O meu maior, o Zsombi, tb não liga pra cantar não, fica só mexendo a boa e canta o refrão... ahahaha Mas o pequeno sabe todas e quer sempre participar. Cada um tem seu jeitinho super especial, não é? Eu me emociono até com a enrolada do meu maior... hahahaha Aqui as festinhas tb tem esse jeitinho e eu adoro, acho que eles se sentem super a vontade.
Adorei!
Beijinhos!

LOVE MAKES A FAMILY disse...

Celi, eles estão com macacões, meio que impermeável...Épor conta de uma chuva surpresa?? E se chove, eles continuamao ar livre? R. disse que na Holana era assim, caminhavam na garoa mesmo e ninguém encanava. Acontece o mesmo aí?
Anyway, tão bom ver que eles têm o olhar de brasileiro...Certeza que noto a diferença do olhar...Sei lá, parece que nós, brasileiros, interagimos mais no olhar doq ue outras culturas. Percebo isso nos meus primos que vivera toda a vidanos USA( eles conservaram o olhar, mas seus filhos, não, uma vez que um dos pais não é brasileiro). Eles conservaram isso, né? Bom, mas vocês dois são brasileiros, deve ser isso...As crianças repetem até nossos gestos. Uma coisa qua mo em nossa cultura é essa interação no olhar!

Carol Garcia disse...

ooowwwnnnnnn....

bjocas no pirata!

Mamacrica disse...

Celi, que fofura seu filho nos vídeos! O meu Felipe assistiu comigo e adorou! rsrs...
Concordo que as crianças fiquem livres para decidir se devem se apresentar ou não, mas não acredito que sejam massacradas nos ensaios não, o fato de no dia da apresentação tudo estar "diferente" (presença dos pais e estranhos) faz com que se sintam "constrangidos", é normal! O que não pode é forçar! Cansei de ver pais forçando os filhos, chegando a humilhação, quando o filho não quis participar de um desfile de judô! Uma tristeza...
Parabéns pelos meninos!
Beijo

Renata Marques disse...

Ai nessas idades, eles nem sabem o quanto nos encantam.

Dani Rabelo disse...

Celi, não vi os vídeos pq estou no trabalho, de qualquer forma, me identifiquei mto com o seu texto.... a gente se encanta com tudo deles, não importa a idade ou o tipo de comemoração. Tudo é lindo, é emocionante, é fantástico...
Eu acho demais!

Não vejo a hora de eu ver a minha pequena se apresentando tbm...
=)

Beijos grandes!

Carol Damasceno disse...

Celi que coisa mais linda o sorriso dos seus filhos nas versões grande e pequeno (acho eles super parecidos).. :)
E o Momás dançando... Ainnnnn... Vontade de apertar...
Quando for a Laura acho que vou alagar a escola com lágrimas...kkkkkkkkkkk

Beijocas
Carol

patricia disse...

Celi, muito fofo. No teatro de dedos parece que ele perde vc de vista, e qdo acha é um sorriso lindo dizendo: Aff, achei você!! Bjs

Mamãe do Otávio disse...

Celi, esse trecho em que falas que tu e o Thomas trocaram sorrisos e olhares durante a apresentação me emocionou! Me imaginei no teu lugar... que emoção mesmo... ele procurando tua aprovação em cada olhar... ai ai espero por esse dia! :)
um fofo no vídeos! beijo no pirata e no Lucas.

Celi disse...

Nem fale Dani... é muita emoção, cada dia uma surpresa sabe... Beijos

Celi disse...

A gente se emociona, não é mesmo Carol. Cada um com seu encanto, cada um com seu talento. Tudo muito especial...
Que surpresa boa você por aqui. Deu saudades? rs Como andam as coisas? Qualquer novidade, não esquece de mim! beijos, beijos

Celi disse...

A. e R. apesar de estarmos no verão, justo nesse dia estava garoando, um tempo bem feio. Então, a escola decidiu que a festa seria ao ar livre e se começasse a chover entraríamos com tudo. Resolveram colocar essa roupa que chamam de Matschhose e serve exatamente para esses dias de meleca, de chuva. As crianças já estão acostumadas, pois brincam no parque com essa roupa (nesses dias ruins). Isso é verdade, as crianças aproveitam as estações de qualquer jeito, adaptam com essas roupas, botas de chuva (gummistiefel) e tudo mais...rs
Tudo acaba sendo divertido!
Que interessante isso que falou do olhar da criança. Bom, demais! Realmente não imagina como marcou esse dia para mim. Fiquei encantada com meu pequeno me procurando, olhando o tempo todo para mim. Queria confirmar algo, mostrar que estava fazendo tudo do melhor jeito. Um lindo, né? Um grande presente em minha vida! Como agradeço....
Um grande beijo para vocês, amigas....

Celi disse...

Viu só Carol... Tem como não se emocionar????? beijos para seu pirata também. Por sinal, me conta novidades do aniversário!!! Curiosa, curiosa....rs

Celi disse...

Verdade Cris. Mas nesse caso, acho que a escola exige um tanto das crianças, sabe! Apresentam uma postura um tanto mais rígida. Pelo menos é a impressão que dá. Lógico que o dia contribui também para constrangir as crianças.
Mas também sou a favor de deixar... de perguntar, sugerir, mas não forçar... afinal, tem que ser algo prazeroso, um momento divertido!
Beijos

Celi disse...

tudo, tudo, tudo encanta... Um amor tão grande e cada conquista, cada descoberta nos deixa assim.... emocionadas, bobas e choronas... rs
Beijos

Celi disse...

Pois é Dani... muita emoção. Não conseguia me conter, sabe! Foi tanta fofura que não coube no meu coração. Fiquei morrendo de alegria... tão, tão feliz com a interlocução criada por ele nesse momento!
Beijos

Celi disse...

Viu só Carol.... dá vontade de apertar muito! O mais gostoso de tudo é ver o orgulho do pequeno após a grande conquista. Tipo... consegui, cantei, dancei e matei minha mãe do coração...rs
Beijos e se prepara viu... Vem fortes emoções pela frente.

Celi disse...

Patrícia, acertou em cheio... foi isso mesmo! Lindo demais, né!? Fazendo tudo especialmente para mim... Me achei total a pessoa mais importante da festa rs rs rs Um grande beijo.

Celi disse...

Foi isso mesmo! O tempo todo fazendo e olhando para mim. Queria o tempo todo uma aprovação, ver a minha expressão de felicidade para continuar... para sentir-se seguro!!! Tem como não se emocionar?
Beijos e obrigada pela presença e carinho de sempre!

Sofia disse...

Olá Celi,
Que fofo :) que festa linda
Espero para o próximo ano ser também uma mamã babada nessas festinhas eheh
Acho tão lindo as crianças a participar todas orgulhosas

Beijo grande

Chris Ferreira disse...

Oi Celi,
Muito legais essas festas de verão na escola.
O vídeos estão o máximo e os meninos estão lindos.
Adorei.
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Celi disse...

Uma delícia mesmo Sofia! Você vai curtir muito! Vai ver só... Beijos, beijos

Celi disse...

Uma beleza mesmo Chris. Adoro! beijos

Ana Gaspar disse...

oi amiga!!!
estava sumido devido a uma pequena férias que tiramos, viajamos pra Bélgica e Holanda, apesar dos stress de viagem, valentina e etc... :) foi muito legal!!! Vou ver se animo de fazer um post, estou tão preguiçosa para escrever posts!!! :)
Bom, li todos os que perdi... e menina você esta indo para o Brasil? quando? por que você optou em ficar 3 anos sem ir pra lá? eu já estou doida para ir no final do ano... e acho que acabaremos indo...
Achei o post dos 9 anos LINDO!!!! história linda... Parabéns!!!
e este de hoje adorei ler... alias adoro saber tudo de crianças por aqui...
Felipe é uma graça mesmo...
beijossssssssssssssss

Ana disse...

paixao!!!inesquecivel!! adorei o macacao tb,e a dança e o sorriso!
presente mesmo, um beijo Celi!

Renata disse...

Que pirata mais lindo gente.. e o Thomas no video.. demais, ele tão bonitinho sempre te olhando, fofo.. muito fofo! Não vejo a hora dessas apresentações tbm.

Acabei vendo outros videos seus... o Thomás foliando uma revista hahahaha sempre molhando o dedinho antes!
beijão

Carol Damasceno disse...

Acho que o orgulho maior foi do pequeno ter conseguido quebrar essa barreira, né.. Lindos demais!!!
E haja coração!!!

Bjossssss

Celi disse...

Que animada!!!! Está aproveitando muuuuito. Certíssima...
Vi que escreveu um post, vou lá.... curiosa!
Sabe por que fiquei três anos sem ir para o Brasil... Porque cheguei e logo engravidei... acabamos priorizando a vida por aqui, os filhos, a casa. Iremos no final e outubro. Estou morrendo de saudades de tudo e de todos.
Que bom vc sempre por aqui, aliás podiam viajar para o Sul da Alemanha. Que tal? Beijos

Celi disse...

Nem fale Ana. Uma emoção tão grande.... Beijos

Celi disse...

Re, você vai ver como essas apresentações emocionam, revelam o quanto nossos filhos estão crescidos. Você viu o Thomas.... não é por nada, mas é fofo, né?! Beijos, beijos

Mari disse...

Socorro Celi!!! é muita fofura concentrada numa criaturinha so!!! Que coisa mais amada participando todo sorridente e olhando pra mamãe!!! Derreteu meu coração que ja tem um fraco por festas escolares (hehe - vc também sofre disso?)! Delicia isso! Confesso que sinto a maior falta! Por aqui so tivemos até agora uma reuniãozinha de final de ano, mais para os pais se conhecerem e interagirem com a equipe que para curtir um momento gostoso com as crianças... uma pena! Quem sabe na maternelle eu não tenho mais sorte né? ps: o prefeito aparecer nas festas é engraçado demais!!! hiihihi!

bjus!