Que susto!

Tem certas coisas que não fazem com uma grávida. Não é mesmo? Para tudo há um jeito certo de falar. Se bem que estou para conhecer um alemão que faz rodeios e que fica floreando a situação. Geralmente eles são o que são, falam e pronto! Mas confesso que enxergo pontos positivos em tudo isso! Não é que eles são mal educados, rudes, apenas falam o que pensam na hora que for. Cabendo a nós entendermos esse jeito.

Então que Thomas teve uma virose, no qual atacou o intestino. Foram quatro dias de cuidados excessivos com a alimentação, querendo colo e tudo mais. Depois de praticamente uma semana retornou para a escola. 

No primeiro dia na escola ficou mais quietinho, mais tranquilo. Ficou 5 dias em casa e estava realmente se recuperando. No dia seguinte, quando chegamos na escola levei um tremendo susto. Sabem por que? 

Primeiro que fui literalmente parada na porta. Enquanto estava pegando o sapato de colocar por cima do meu para entrar na escola, organizar os pertences do Thomas, logo a coordenadora se aproximou e contou um caso. Que uma criança estava com Scharlach e que talvez fosse o caso de verificar se o Thomas não estava também. Abrindo e fechando um parênteses rápido: Scharlach é o mesmo que Escarlatina. Além disso, falou que estava preocupada comigo que não seria bom se eu pegasse também. Que não é bom para o bebê. 

Bom, na hora fiquei assustada com a urgência e jeito que falou comigo. Mostrava realmente preocupação, porém quem ficou mais preocupada nessa história toda fui eu. 

Sabemos que qualquer doença não é boa quando estamos grávida. A princípio não acreditei que isso estava acontecendo, pois Thomas não havia apresentado nenhum sintoma mais específico. De qualquer forma, pedi que o observassem, voltei para casa e.... Pensei, pensei até que liguei para marcar outra consulta na pediatra. Liguei para minha médica, que muita prática disse que se estivesse também tomaria Pinicilina. Que não haveria nenhum problema para o bebê. Ok! Mas não queria certo!?

Então, conciliando todas as tarefas e na maior correria fomos até a pediatra que fez o exame no Thomas. Conclusão: ALARME FALSO! Só mesmo para me assustar...

Nesse meio tempo fico pensando no cuidado excessivo que a escola (berçário) tem com os bebês. De jeito nenhum deixam a criança na escola se estiverem com suspeita de alguma doença. Logo solicita para levarmos ao pediatra e além disso que traga um atestado. Bom para garantir a saúde das outras. 

Agora, peço que da próxima vez tenham cuidado ao falarem com uma mãe grávida. Um susto desses não é nada bom.

No Brasil sabemos que é pouco comum, que não acontece com todas as crianças. Agora, aqui é bastante comum e sempre há casos e casos no berçário e Jardim da Infância.

Escarlatina é uma doença bacteriana infecciosa que afeta principalmente crianças. Diagnosticados, por ano na Alemanha, cerca de 1 a 1,5 milhões de pessoas no Grupo A (Streptococcus pyogenes). Seus venenos (toxinas) causam os sintomas: febre alta, dor de garganta severa, dificuldade em engolir, garganta vermelha escura, dor de cabeça, e dores no corpo. No segundo di, uma erupção avermelhada se desenvolve no corpo e uma a duas semanas, a pele fica escamosa nas mãos e pés.
19

19 comentários:

Carol Garcia disse...

afe.
ainda bem que não foi nada...

bjocas e boa semana

Nivea Sorensen disse...

Celi,
Pelo menos foi "só" o susto, né?
Beijos

Ingrid Gomes disse...

Fico feliz que estejam bem!

Beijocas

Futura mãmã disse...

ainda bm q foi so susto...bjo

Dani Cassar disse...

Imagino a preocupacao e o susto, mas ainda bem que foi alarme falso!!!
Bjs em vcs

Sofia disse...

Ainda bem que foi só um susto.
Mas aqui os alemães são mesmo assim... bastante directos. Também não acho mal mas por vezes um pouco de flores no meio da conversa não caia mal.
Com o teu texto lembrei-me do tempo em que estive em cuidados intensivos quando o Leo nasceu, a situação já era horrível eu em um hospital o Leo em outro e eu sem nunca o ter sequer visto, nisto chega o médico que me acompanhava nos cuidados intensivos e eu disse-lhe que sentia o meu coração a bater no peito que achava muito estranho e perguntei se era grave. E ele com a cara mais seca que já vi na vida disse como se me estivesse a dizer uma banalidade qualquer: "sim é grave" fiquei tão chocada. No final tudo acabou por correr bem... mas havia outras formas de me dizer aquilo, não?

Enfim outra cultura outra maneira de ser :)
beijo

Dani Rabelo disse...

Celi, que bom! Que bom que foi só um susto!!!

Fico feliz!

E sim, mais cuidado com grávidas, minha gente! PElamordedeus!

(design novo de resposta no blog?)


beijos!

Paula disse...

Isso nao se faz mesmo, mas ainda acho que é melhor pecar pela preocupacao do que pela falta dela. Espero que essa semana seja mais tranquila pra vcs e que todo mundo ja esteja bem de saude. Sem sustos . Beijos

Lu Iank disse...

oi Celi
sustos com certeza nao sao bem vindos na gravidez. Tudo bem que melhor confirmar do que correr o risco, mas realmente tem que se ter um certo cuidado com o que se fala.
Ainda bem que nao foi nada. A Mariana tb estava com virose na semana passada com diarreia e vomito e so retornou na escola hj, o que esta sendo pessimo para a nova fase de adaptacao dela, pois ficou quase 2 meses sem aparecer por la. Um chororo so.
Vc me perguntou porque sumi do blog. Na verdade desde o ano passado ja tinha me afastado um pouco pra dar um tempo. Perdi um pouco do animo. Dai fomos para o Brasil e la eh que nao pararia para escrever mesmo. Agora estou esperando voltar a vontade e a inspiracao. Tb dando um tempo maior para mim porque queira ou nao a gente acaba gastando muito tempo na internet. Qto a ler os outros blogs amigos ate consigo porque faco pelo celular as vezes na cama ou ate no banheiro, mas sentar para escrever ando preguicosa. Mas esta tudo bem. Quem sabe logo eu apareco. A gente nunca se encontra pelo Skype ne? Quem sabe batemos um papo esses dias por la.
bjs

Dayane disse...

Celi que bom que foi só um susto. Mas é preciso ter tato mesmo para falar isso com uma grávida. Mas que bom que ficou tudo bem.
Mudei o endereço do blog, acho que não consegues mais ver as atualizações .Se der atualiza tua lista? O endereço agora é dayanekendrick.blogspost.com
Beijos

Karen disse...

Putz! Que susto mesmo, mas que bom que ficou nisso! Mas jeitinho alemão simplesmente não existe mesmo. Quando a Sophia nasceu ela teve uma infecção e teve que ir para a UTI neonatal. Fiquei em pânico e fui perguntar para o pediatra se era grave. Ele só me disse: é. Pensa em alguém desesperada? Era eu. Nem um "mas" para me consolar... Nunca me esqueço...

Beijo,
Karen
http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

Celi disse...

Nem fale Sofia! Como eles são diretos! Um pouquinho de cuidado não custa nada, não é mesmo?
Mas ainda bem que já conhecemos esse jeitinho e cada dia entendemos mais, apesar de levarmos alguns sustos...rs
Nada melhor do que o convívio para conhecermos o jeito de ser de uma cultura. Eu, hein!
Beijos

Celi disse...

Viu só Dani... serve para fazer isso! Para ampliar esse momento de troca.
Beijos

Celi disse...

Vamos se encontrar no skype. Vou adorar bater um papo com você. Da próxima vez que entrar vou te chamar. Ok?
Um grande beijo.

Celi disse...

Atualizado! Obrigada! Beijos

Celi disse...

Nem fale Karen. O que me consola é que não sou a única que mora aqui e percebe tudo isso, que estranha totalmente.
Um jeito totalmente diferente de ser. Mas agora fazemos parte e precisamos aprender a conviver, não é mesmo?
Beijos

Laiz disse...

Que susto heim Celi! Ainda bem que foi alarme falso! UFA!!!!
Eu gostaria que a escola que o Nino esta entrando fosse assim... porque a que ele estava no ultimo ano não era não...Acho boa essa preocupação com a saúde deles.
E sem sustos agora heim!!!!!!
Bjooooo bem grandãoooooooo

Mikelli disse...

caramba, nunca tinha nem escutado falar da doença! ainda bem que só passou de um susto. Mas aqui eles meio que assustam as grávidas mesmo..eu escutei tanto da minha médica sobre toxoplasmose e outras doenças, que quando via um gato na rua, ja atravessava pro outro lado haha Quando é a sua termin?? bjs!

Mikelli disse...

opa, agora que vi ali ao lado que faltam 78 dias ;) Em plena primavera! que delicia. bjs!