"- MEU irmão!"

Não canso de contar sobre a relação entre irmãos, pois é algo que me surpreende a cada dia. Juntos constroem uma cumplicidade, um querer bem, em querer a companhia um do outro, a antecipar um tanto do que já sabem sobre o irmão. Posso passar horas e horas observando os dois juntos! 

Ao mesmo tempo, também começaram as situações nas quais um disputa mais que o outro a atenção dos pais, no qual brigam por conta de um carrinho ou de um brinquedo retirado da mão. Um aprender a conviver, a dividir e compartilhar no qual sobressai o jeito tão particular de ser de cada um. Características marcantes e tão admiradas pelos pais! Por que será? Porque identificamos um tanto do nosso jeito de agir e ser. E ficamos nos questionando: Será que sou assim? Será que puxou mesmo um tanto para mim?

Felipe é uma criança muito sensível, frágil, tanto que se incomoda, fica chateado e chora facilmente. Sempre demonstra grande preocupação comigo, perguntando porque estou de um jeito ou do outro. Conversamos muito e sempre explico minhas razões por determinada atitude. Com 4 anos e meio fica atento e muitas vezes faz uso, me imitando em outro momento.

Com o irmão tem sido igual, demonstrando grande carinho e preocupação. Tê-lo lhe fez muito bem. Nós como pais avaliamos como foi positivo o crescimento e aprendizado do Felipe com o nascimento e, agora, com o convívio diário com o Thomas, numa relação cada vez mais próxima e íntima.

Felipe faz questão de falar, considerar e colocar o irmão perante a todos. Tanto que outro dia estávamos no carro, após uma consulta no pediatra, esperando o papai pegar os remédios na farmácia, quando Felipe começou a falar. Detalhe que foi uma tremenda cena teatral, falando nas duas línguas. Comigo em português e, em alemão como falaria com o amigo da escola. Interessante foi vê-lo interpretando a situação e mudando rapidamente o jeito de falar, a língua.

“- Sabe mamãe... amanhã na escola eu vou falar assim para o Max (amigo)”.
“- Hoje meu irmão não foi pro Kinderkrippe (berçário)”.
“- Aí mamãe ele vai perguntar: Warum? Por que?”
“- Eu vou falar”:
“- Weil... porque ele está doente! Ficará em casa tomando remedinho”.

Incrível como gosta de contar acontecimentos da família. Tanto que no dia seguinte contou que falou para o Max e para a amiga Sophia sobre o Thomas. Logo perguntei qual tinha sido a reação e fala dos colegas. 

Ele disse:
“- Ah mamãe o Max fez uma cara (Imitou o amigo com um sorrisinho)”.
“- A Sophia não falou nada e ficou só me olhando”.

Um querer bem! De querer a presença! Agora estamos na fase de organizar o quarto, pois dormirão juntos. Ontem mesmo Felipe abriu a porta do armário, mostrou para o Thomas e falou:

“- Viu Thomas aqui é o seu armário. A mamãe vai arrumar para você! Você vai dormir comigo!”

Eles conversam em português. Um sotaque do Felipe e um olhar atento do Thomas, prestando atenção em tudo, tudo! 

Uma relação que não canso de admirar... Meus filhos, minha grande paixão!


15

15 comentários:

Karen disse...

Nossa, esta foto é linda demais!!! Digna de porta-retrato! Quanta cumplicidade neste olhar!!!

Beijos,
Karen
http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

Mãe Viajante disse...

Coisa mais linda!!! Deve dar uma felicidade imensa ver os dois se dando tão bem, hein Celi! Delícia os seus meninos!
Beijos,
Livia
maeviajante.com

Clarinha disse...

Que lindo! Dá vontade de ter mais um! Linda família! Beijão!

Cíntia disse...

Morrriiiii....

Vou dar um tempo no seu blog Celi. Desse jeito vou tirar o DIU e correr pro abraço. Eu hein... que família mais linda! Benzadeus!
Beijos especiais para esses dois fofos!

Renata Marques disse...

Devia por um vídeo para a gente ouvir esse sotaque.

Unknown disse...

celi, essa relação entre irmãos me encanta também e é lindo vê-los protegendo um ao outro! Aqui em casa também, por outro lado, tem rolado brigas entre as meninas, por bobagens, o que me deixa triste e até cansada às vezes, mas sei que faz parte do amadurecimento delas também e é preciso aprender a lidar com isso.

Lindo post e muita saudade de passar por aqui também! Voltei, oba!!!

Carol Garcia disse...

lindo!!!!

lindo, lindo!

nem tenho mais palavras.

bjocas

Dani Rabelo disse...

Ai Celi, deve ser fantástico mesmo!
Ter dois filhos diferentes, mas que se parecem conosco em alguns aspectos... e descobrir esses aspectos deve ser fantástico, parar e falar "acho que isso ele puxou de mim, aquilo, puxou ao pai"...

E ainda, saber que vc está educando uma criança do bem, que tem tanto amor em volta e no coração... uma criança que será um exemplo lindo de irmão mais velho...

Lindo, lindo!

Beijos!

Futura mãmã disse...

Foto linda :D
E tudo isso faz parte da vida de irmaos mesmo kkss

Carol Damasceno disse...

Celi é por isso que quero ter mais um filho... Para dar essa oportunidade de cumplicidade, que não tive pois sou filha única, para a Laura. Fiquei até emocionada de ler... Relação linda... Que foto, hein... Seus filhos são lindos e o Thomás é a sua cara, né?

Beijocas querida
Carol

Paula disse...

Celi eu ja te falei isso, mas cada vez que leio seus relatos sobre a relacao dos seus pequenos ate tenho vontade de encomendar um segundinho. Lindo demais poder testemnuhas isso! Se eu resolver ter o segundo foi por causa de posts como esse! Lindo!!

Laiz disse...

Que coisa mais linda!!!!!! Esse amor de irmãos é tudooo!!! Imagino a sua felicidade!! Foto linda demais!
Bjoooooo enormeeeeeee

Nivea Sorensen disse...

Ah, que lindo!
Mais do que querer outro filho, eu acho que quero que o meu Erik tenha um irmão também.
Beijos

Dani Cassar disse...

Lindo msm, estava com saudades de ler aqui, aos pouquinhos vou em atualizando...Eh lindo msm essa amizade/irmandade...eu penso mto nisso qd falo em outro filho, quero que eles sejam assim, amigos e cumplices, que apesar das diferencas, se respeitem e se ajudem muito!!! E isso vem de berco nao e msm, cabe aos pais nunca fazer competicao entre os filhos e sempre mostrar que todos sao iguais apesar das diferencas!!!

Bjs em vcs

Paloma Varón disse...

Eles são uma lindeza! Que foto é esta? Babei.
As minhas estão dormindo juntas desde nossa temporada em Salvador. Estão se dando tão bem, estamos adorando tê-las juntado!!
Beijos