3 por 24

 

Não recomendo a leitura para quem está tentando se animar para ter o terceiro... rs

Há muito tempo que minhas amigas, queridas companheiras de desabafos, contadoras de aventuras, acontecimentos inesperados perguntam como estou me virando com os três filhos. Um tanto de preocupação, de carinho e abraços mesmo a distância. Obrigada, obrigada mesmo!

Essa também tem sido a pergunta freqüente de muitas mães que me encontram no meio do caminho entre as escolas do Thomas e do Felipe. Logo dizem em alemão: Sehr anstrengend! (Muito trabalhoso!) referindo-se a minha vida, em ter três filhos com pouca diferença de idade. Por aqui as pessoas olham, observam e comentam entre si quando me vêem com os três passeando, caminhando. O fato é que na verdade é pouco comum, já que a maioria das famílias não tem filhos ou apenas um, dois...

Eu também fico admirada com minha vida. Nossa, como mudou e também fico observando-me quando estou com os três. Uma tarefa difícil de administrar em casa e, também, durante os passeios. Já que geralmente Lucas está no carrinho ou no sling, Thomas de mãos dadas ou na prancha de surf do carrinho e Felipe ao lado, mais pra frente, ou olhando algo que ficou para trás. Uma loucura!

Confesso que apesar da loucura, de ser tudo muito bom, de amar de paixão meus três filhos estou cansada. O meu dia a dia é como se estivesse numa prova de corrida (mas bem que podia ficar magrinha, magrinha...) Sabem o que é você não parar e se quiser descansar ou dormir um pouco precisar fechar os olhos para a casa. Pois é assim... Caso contrário, além de dar de mamar, trocar fralda, colocar o Lucas para dormir, trocar fralda, brincar, pegar suco para o Thomas, jogar, ler, limpar o bumbum do Felipe entre outras coisas, vivo para a casa: limpar, limpar, limpar (pois não sei de onde sai tanto pó, ou melhor, por onde entra), lavar, passar (pois sou das pessoas que adora ver uma roupa arrumada), cozinhar entre todas as tarefas que vocês já imaginam que uma dona de casa tem diariamente. Olha, a impressão que tenho é que isso não acontece para qualquer pessoa, só para aquelas que procuram, que desejam mais e mais desafios pela frente.

Além de ser mãe, dona de casa, pois também tenho que pensar que sou esposa, blogueira e mulher com desejos, vontades e necessidades. Difícil, difícil mesmo quando temos três filhos pequenos, moramos longe dos familiares e num país no qual a mulher precisa dar conta de tudo, caso contrário, deve pagar por um preço alto. 

Então, é isso mesmo: se quiser, por exemplo, fazer a mão com freqüência tenho que me organizar, pagar um preço não tão acessível e ainda levar os filhos comigo. Tem que ter muita disposição, senão acaba sendo uma mulher amélia de verdade ou uma típica alemã, já que são poucas mães, donas de casa que se cuidam, preocupam-se com a aparência, com o corpo, em fazer coisas interessantes para si.

Uma luta diária para contemplar tudo isso na minha vida, somente na minha já que desejo tanta coisa ao mesmo tempo. Dizem que é uma fase, sei disso! Mas não posso abandonar tudo e viver somente para a casa, para os filhos. Tenho que equilibrar tudo isso e, principalmente, meu pensamento. Sabem por que?

Não me arrependo de toda essa mudança, mas tenho uma cobrança e preocupação muito grande. Além do mais, o fato de viver somente com o meu marido por aqui aumentou ainda mais tudo isso. 

Então, junta o cansaço, as noites mal dormidas ou quase sem dormir, a cobrança diária em todos os aspectos referindo-se a uma mãe, blogueira (pois vejo esse espaço para compartilhar, distrair, de troca constante, quase uma terapia) mulher e esposa. Será que é normal? Será o acúmulo de cansaço? Será influência dos hormônios? Será os quilos gordura que ainda fazem parte do meu corpo?

Ora um sentimento estranho, uma insatisfação, uma tristeza que parece bem mais uma depressão. Outros momentos, uma alegria, um pensamento positivo e uma energia enorme para fazer tudo que tenho na lista para um único dia. Assim a vida segue...

Os filhos estão bem! Melhor agora que estão de férias, pois estão aproveitando o verão intensamente. 

Engraçado foi quando estavam prestes a saírem de férias, me perguntaram como faria, professoras e mães me olharam com um olhar de poxa vida, que dó dessa mãe, pois um mês com três filhos pequenos. Mas tamanho foi a alegria e comemoração de todas e, principalmente minha quando combinei com o marido que o mesmo tiraria férias também nessa época.

Pois sozinha 3 por 24 horas durante 31 dias seria demais! Seria demais para dar conta. 

Hoje, apesar de dias melhores, outros piores, estou com minha família (durante esse mês), dividindo as tarefas com meu marido e passeando, aproveitando... E dá um alívio, viu!? Pois sabemos que esse início não é fácil, acho que não foi fácil também para você. Foi?

Prefiro me forçar a olhar para tudo com leveza, como a beleza de uma flor e dos meus filhos, com toda a inocência... Assim tudo fica melhor!
46

46 comentários:

Nivea Sorensen disse...

Celi, tem dias que quando eu finalmente consigo ir para a cama que eu me acho a super heroina. Imagina você?
Beijos

Unknown disse...

Celi, não se preocupe isso acontece com todas nós, Mães, em certos momentos achamos que não vamos conseguir dar conta de tudo!
E vc está fazendo certo sim, priorizando os cuidados com os seus filhos porque VOCÊ acha que deve fazer isso, a sua opinião é a mais importante, e não ligue para as críticas e olhares estranhos, só vc sabe o que esses três filhos lindos te trazem de alegrias!!!
Bjos
Ana

Priscilla Perlatti disse...

Ô Celi, te entendo... Se te consola, deixo aqui o mantra da maternidade: é fase, vai passar...
Quando tiver duro de conciliar, faça o exercício do pensamento positivo, imagine que daqui a uns 2 verões você vai ser só platéia, observando os meninos brincarem!
Um beijo grande!

Pri

Dayane disse...

Celi, tenha a certeza que você ta fazendo um trabalho lindo, criando esses filhos com tanto amor e dedicação. Imagino como deve ser difícil agora, mas não será assim pra sempre. Aguenta firme, pede socorro ao marido quando precisar.
Abraço solidário!

Nadja Kari disse...

Nossa Celi!!! Que post incrivel!!! Eu não sei como é essa vida, pois o que tive de vida em família e dona de casa foi quando fui au pair e logicamente, nem se compara. Mas sou solidária a você e quero dizer que parece estar fazendo um ótimo trabalho,minha querida.

Sei que você dá omáximo para educar seus filhos, por isso que te desejar força para dar o maximo tbm pra si mesma... fazer o gosta, deseja... te mandar energias para ter tempo e disposição para fazer tudo e mais!!!

Beijao!

Dani Rabelo disse...

Celi, adorei o seu texto! Adorei!
Super sincero, transparente, sem drama, sem qué-qué-qué, realista, honesto, comedido.
Achei ótimo.

E consegui imaginar um pouco da loucura do seu dia-a-dia.... eu acho que não conseguiria, não sei... com uma eu já fico louca... tem domingos que, após a Laura dormir, eu me sento no sofá e não levanto nem para jantar! De tão cansada... imagino vc!!

Vc é guerreira, já mostrou isso por aqui, tenho certeza que conseguirá lidar com tudo (como já consegue).

Fico mto feliz por vcs!

E vcs não vêm por aqui, já que marido está de férias e as quiança tudo de férias tbm???

Beijos, querida, adorei!!!

Adri Portella disse...

Pois é amiga, sempre conversamos e vejo o quanto é difícil esta tarefa, principalmente para você, que tinha uma vida completamente diferente aqui.....
Mas.....posso dizer que você está sendo maravilhosa, faz tudo com o maior amor e zelo, cuida de tudo, seus filhos estão ótimos.
Não precisa ser heroína.....e como você mesma disse, é uma fase, difícil, claro, mas dizem que passa....."Guenta" mais um pouco, rsrsrs
Bjs

Dani Cassar disse...

Celi, vc e guerreira mesmo! Mas logo a rotina vai se ajeitando e vc tera um tempinho p/ vc...eu nao posso imagina pq so tenho a Bella que ja da um trabalhao...Mas sinta-se abracada.

Beijos

Lilian disse...

Celi, eu li a primeira linha e gelei! rsrsrs É que eu, às vezes, sonho com o terceiro round de filhotes por aqui. Acho que não vai acontecer, porque marido realmente acha loucura (e para nossa realidade é mesmo!)
Enfim, sempre acompanho seus posts e admiro seu jeito de lidar com a maternidade. Eu acho que a trabalheira toda que vc tem é proporcional à alegria toda de ser mãe de 3! Daqui a pouco tudo se ajeita! bjo

Mamãe do Otávio disse...

Não se cobre tanto Celi, e nunca sinta vergonha de expor o que está sentindo!!! Tua última frase disse tudo!
Claro que ótimo seria ter alguém como mãe, irmã, tia, sobrinha ou mesmo uma ajudante pra dar conta de tudo (não sei direito como é ter uma ajudante aí).
Tua família é maravilhosa, de dar inveja (da boa).
E sabe, eu tbm já pensei algumas vezes em como a minha vida seria diferente se eu não tivesse o Otávio, mas quer saber? em um minuto que eu penso no outro já sinto saudade pensando que eu não conseguiria mais viver sem ele!
Fique bem!
Beijãos

Ana disse...

passa e enquanto não passa vai se levando. Ora nos descabelamos ora rumos, choramos, lutamos, queremos sair correndo, enfim todos os sentimentos possíveis e impossíveis! Tem coisa que vai ficar em segundo plano, terceiro, mas ppassa.bjs

Dani Brito disse...

Celi, te entendo perfeitamente.
E isso que parece com tristeza, é só cansaço. Ele nos deixa sem ânimo, sem energia mesmo.

Olha, vai passar.

Aproveita a família e o apoio que o marido está te dando nesses dias.

Beijo

Anônimo disse...

Amiga querida, vc é super!!!
Porque eu juro que me perguntei aqui como vc estava dando conta de tudo, com 3 meninos!!! E ainda por cima sozinha! (E confesso que me senti a mais "dengosa" porque além de ter minha mae por perto pra me ajudar, a vida aqui é bem diferente da vida aí e eu ainda reclamo as vezes).

Ainda bem que seu marido tirou férias no mesmo período e vc faz muito bem em dar uns passeios com a familia. A casa é "só" a casa, a gente não pode querer que tudo esteja 100% sempre né?!

Vc tem uma família linda, um marido que te ajuda muito e se importa muito com vcs! Então, procure descansar um pouquinho, pense mesmo em vc por alguns instantes e recupere suas energias!!

Um beijo carinhoso tá?!
Ju

Ana Carolina Klüber disse...

Oi Celi, parabéns pela dedicação a sua família, muito bonito de se ver, não da pra parar nunca né... Sempre a mãe tem que estar presente cuidando de tudo, mas é muito recompensador. Beijos

Ana Gaspar disse...

Oi amiga!!!
que loucura gostosa!!!!
eu tenho uma que vale por três... rsrsr
Mas. é uma fase sim... daqui a pouco Celi, eles estarão moços e indo estudar fora, namorar... ixi, daí você vai lembrar desses tempos com saudades, vai achar a casa vazia demais, quieta demais... a vida é assim...
então por mais cansativo agora, pense que daqui alguns anos (que voam) você dara tudo pra voltar nesses dias tumultuados...
beijaoooo

Cíntia disse...

Celi, eu não sei como é, mas posso imaginar o seu cansaço. Tem hora que não dá prá florear, e a exaustão chega. Então a gente chora. Às vezes queremos sumir. Quem não? Eu não tive nenhuma "pausa" no comecinho porque tive zero ajuda. Ninguém prá me dar um apoio e eu ter um descanso de 30 minutos. Um banho mais demorado. Se eu engravidasse de novo, tentaria tirar esses 30 minutos, nem que fosse uma vez por semana. Super-recomendo amiga!

beijos e boa sorte!

Fernanda disse...

Celi, imagino o cansaço e trabalho, minha mãe disse que desmoronou na 3a filha (era 4,2, 0 anos) e a mais velha apareceu com um problema na visão, um caos. Como eu admiro hoje a força que ela teve! E olha que meu pai era chato e exigente, ajudava quase nada. Garanto que vc sobrevive! Minha mãe passou por este turbilhão e ainda teve mais uma 4a filha!!!!
Eu não faço a unha porque acho as manicuras daqui caras e ruins, faço em casa mesmo depois do banho 1x por semana e virei profissional!! A casa fica bem mais bagunçada que eu gostaria mas isto já não me incomoda!! Eu era sempre insatisfeita pelas coisas que faltavam fazer, hoje eu me satisfaço com o que consegui fazer (dei vacina no Antônio, fiz o jantar, coloquei a louca para lavar) a vida fica mais fácil!! Beijos

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Celi,
Acho que até o Lucas completar um aninho você vai ficar nessa fase "furacão", mas tenta tirar um tempinho para você. Um banho um pouco mais demorado, um tempinho (30 minitinhos) so pra você, nem que seja para ficar quietinha no quarto, deitada, relaxar.Ou ir ao supermercado sozinha, fazer uma comprinha. Aproveita agora que o marido esta em casa nas férias : ) Se cuida e não so compreendo o seu cansaço como entendo como é importante ter um tempinho para repor as energias.
Beijos e muita força!

Paloma Varón disse...

Celiiii, sei o quanto é difícil.
Para mim, estas férias (aqui duram 2 meses e meio, socorro) já estão passando do (meu) limite, sabe? Marido tirou duas semanas de férias, viajamos, foi ótimo. Mas as duas aqui ora ficam impossíoveis e bagunçam todos os cômodos da casa em poucos minutos, ora ficam entediadas e reclamonas. Saio com elas todos os dias, duas vezes ao dia, mínimo, e, se sair com duas é trabalhoso, administrar as tarefas de casa com as duas no modo destruição (ou no modo tedioso-reclamão) é muito mais! Hoje, chutei o pau da barraca, fui com elas ao parque às 11h (único horário que a minha amiga mãe de 3 conseguiria chegar lá e ainda atrasou meia hora, tadinha), demos sorvetes e lanches reforçados para as crianças, voltamos às 14h e só almoçamos às 15:30h.
Tem horas, amiga, que só chutando o pau da barraca mesmo. Quando voltei, a casa continuava uma zona, mas eu estava mais tranquila com isso.
Beijos

Celi disse...

Hahahahaha fácil... quem diria que seria... Mas ainda bem que conseguimos dormir um pouco. Sabe que fico exausta e logo quando acordo respiro fundo e penso: mais um dia pela frente, será diferente, será melhor ainda...
Beijos

Celi disse...

Ahhh tem razão Ana. Não me importo com os outros, acho até divertido o fato de ficarem olhando. Sou feliz , fico admirada e agradeço pelos três. Beijos

Celi disse...

Isso mesmo Pri.Talvez seja o melhor caminho pensar que vai passar, que é uma fase mais trabalhoso, que é melhor aproveitar pra valer, pois sentirei saudades, muitas saudades. Dois extremos se por um lado muitas vezes desejamos que passe, por outro não queremos logo adolescentes, adultos.
Beijos

Celi disse...

Obrigada pelas palavras Dayane... no fundo sabemos que passará, mas cansa...Tem horas tão difíceis.
Beijos

Celi disse...

Obrigada querida Nadja... sempre aparece para me encorajar. Bom saber que as pessoas enxergam e percebem através das minhas simples palavras que faço tudo com muito amor. Obrigada sempre, sempre... Bom saber que vc continua por aqui. Beijos

Celi disse...

Dani sabe que há um tempo já estava com vontade de escrever esse post, porém sempre fico com a impressão que posts desse tipo acabam sendo melancólicos, chatos para quem lê. Mas a vida é assim, né? Tem as pessoas que omitem e guardam pra si esses momentos e tem as que compartilham com as amigas. Vc me encorajou muito... fez um bem tremendo, pois enquanto escrevemos pensamos muito, revemos posturas e as amigas que aparecem ajudam muito, praticamente dão as mãos e mostram que não estamos sozinhas. Não é isso mesmo?
Beijos e beijos. Obrigada pelo carinho de sempre.

Celi disse...

rs rs rs rs
Diz que está falando sério... diz????
Beijos e obrigada por suas palavras, por compartilhar seu olhar.

Celi disse...

Sempre por aqui me dando aquele abraço. Valeu querida Dani... Beijos

Celi disse...

Ahhhh de maneira alguma quero impedir, desmotivar que continue sonhando...rs rs rs Quem sabe vc não tem o terceiro. Apesar do trabalho, de toda demanda e organização que precisamos ter é muito, muito bom. Me diz se a mãe que tem um, dois filhos não sente e pensa tudo isso de vez em quando... Acho que faz parte... Beijos

Celi disse...

Obrigada querida. É verdade, temos mesmo que expor nossos sentimentos. Isso faz bem! Nem imagina como me fez bem escrever, depois ler todos esses comentários. Sabemos que passa, que seria bom se tivesse uma ajudante, mas não é possível... então o jeito é me organizar para viver intensamente essa fase dos meus filhos, para conseguir descansar um pouco para ter energia para o dia seguinte...rs
Beijos, beijos
Quanto a ajudante por aqui é muito caro e dificilmente encontramos alguém disposta para tal serviço. Sabe que já procurei alguém para pelo menos passar a roupa. Pergunta se achei.... não. Então, vou levando, fazendo o que é prioridade no momento, no dia.

Celi disse...

Isso mesmo Ana! Tem toda razão... o difícil é organizarmos e colocarmos isso no primeiro plano, aquilo no segundo. A gente sofre, pois queremos abraçar o mundo! Isso muitas vezes é impossível....rs
Beijos

Celi disse...

Valeu Dani! Estou fazendo isso mesmo! Curtindo a presença do marido para descansar e aproveitar o verão ao lado deles.
Beijos

Celi disse...

Obrigada Ju. Acho que faz parte reclamar e chorar de vez em quando... todas nós temos esse direito e lidamos de maneiras diferentes com as situações e acontecimentos do dia a dia. O bom de tudo por aqui é conhecer uma outra realidade, trocarmos palavras que encorajam e muitos abraços. Mais uma vez obrigada e força para nós rs

Celi disse...

Muito recompensador Ana Carolina. Muito bom mesmo...Hoje não me imagino diferente, sem meus três filhos lindos, pois toda mãe acha seu filho lindo...né? rs rs rs
Seja bem vinda por aqui e apareça sempre que quiser.
Beijos

Celi disse...

Verdade Ana, mas sabe que prefiro nem pensar em daqui alguns anos. Apesar do trabalho, dá para congelar a idade deles? Acho que prefiro as crianças...rs rs rs
Beijos querida.

Celi disse...

No final acho que até tenho os 30 minutos, mas logo em seguida vem um turbilhão de tarefas, sabe? Então, dá a impressão que é sempre assim.... Acaba se sobressaindo mais! rs
Mas darei um jeitinho Cíntia! O melhor acho que é respirar fundo e continuar. Beijos e obrigada pelas trocas, pelo carinho de sempre minha amiga.

Celi disse...

Vocês são em 4 irmãos... eu também! Que bacana Fernanda! Sabe que quando reclamo meu marido sempre diz: Como que sua mãe dava conta? Ela tinha quatro filhos e na época era bem mais difícil e não tinha a ajuda do seu pai... Pois é.... tempos diferentes, perspectivas também.
Tem razão Fernanda. Talvez tenha que relaxar mais e parar de me cobrar tanto, querendo dar conta do mundo, sabe?!
Obrigada amiga por ter vindo aqui dar um abraço, um consolo...rs
Espero que esteja melhor, viu!? Bem melhor! Beijos

Celi disse...

Obrigada querida Ana. Assim como já contei.... agora, com o marido em casa tenho sim meu tempinho de descanso. Mas acho que acumulou, sabe? Uma sobrecarga grande! Sei que é um período, de qualquer maneira quero muito conseguir me organizar para dar conta pelo menos um pouquinho das minhas tarefas, cuidar de mim.
Beijos

Celi disse...

Paloma acho que precisamos mesmo mudar a rotina, fazermos coisas diferentes e fecharmos os olhos para um monte de coisas. Caso contrário, acabamos pirando com toda a demanda.
Sabemos o quanto é bom, mas tem hora que cansa... Faz parte, né?
Força para nós! Ainda bem que temos esses momentos para trocarmos experiências, compartilharmos das mesmas opiniões, conhecermos outras realidades e maneiras de lidar com os inúmeros imprevistos.
Beijos, beijos

Carol Damasceno disse...

Celi, minha querida amiga, preciso confessar que terminei de ler o seu texto (desabafo) cansada. Te admiro muito e muito mesmo... Parabéns por ser essa super mulher.... E quando tiver um tempo durma...rs

E quem disse que seria fácil, hein? Mas que é prazeroso... Sem dúvida!!!!

Beijos na família linda!!!

Carol

Celi disse...

Obrigada querida Carol! Muitas noites durmo pouco, muito pouco... O engraçado é que na pilha do dia, na correria toda nem fico assim com tanto sono! Vou empurrando, empurrando... o que é totalmente errado. Ficar sem dormir é a pior coisa, sabemos... pois prejudica todo mundo!
Um grande beijo e prometo descansar sempre que puder, viu!? Ultimamente estou pensando um pouco mais no meu bem estar.

Mamacrica disse...

Celi, você é uma heroína! Confesso que os dias também me atropelam por aqui (marido sai para trabalhar e eu faço todo o resto sozinha sem ajuda de ninguém) e já desejei que os dias tivessem 30 horas (só para poder dormir 6 horas seguidas, rsrs...)
Mas você com 3 pequeninos deve cortar um dobrado... rsrs...
Quando leio seus posts, tão bem escritos, tão cheios de vida, mostrando toda sua energia e entusiasmo, fico pensando... Como ela consegue??
Parabéns! Você é fonte de inspiração para todas nós!
Beijos da sua nova amiga admiradora!
Cris

Unknown disse...

Celi, Também tô achando difícil, viu?
Aquele tempinho extra de navegar na internet acabou, quando um ta dormindo o outro ta acordado! hahaha

Até o blog não consigo atualizar como antes, confesso que porque tento não tranforma-lo em blog sobre a maternidade, mas falta tempo...
Eu pelo menos escapo para ir a academia a noite quando o rosinha chega e 1 vez por semana mais ou menos para sair com as amigas...PRECISO de um break...mesmo morta de cansada!

vc é santa!

Celi disse...

Ahhhh dúvido Cris que você não tira energia sei lá de onde...rs rs rs Nós que temos 3 filhos precisamos, não? Também admiro você! Temos tanto em comum...rs
Beijos

Celi disse...

Certíssima Ka! Isso renova, transforma o cansaço em energia, animação. Muito bem, também espero em breve conseguir fazer algumas coisas sozinha, sozinha...
Como andam os filhos! Estão muito enciumados?
Beijos

Thatá disse...

O que mais gostei desse post foi a sinceridade sem desmotivar, ao contrário do que pensou que fosse fazer.
A mensagem que passou foi que é difícil SIM, mas que vale a pena, que vc se cansa SIM, mas tem os momentos de orgulho e alegria da sua família.
Acontece com todas nós Celi, tendo 1 ou 5 filhos. São momentos, fases e vão passar e a gente nem vai lembrar do difícil e sim dos momentos em família, das gracinhas, das fofurices dos filhotes e da benção que é tê-los.
Bjão e força querida!!

Celi disse...

Tem razão Thatá. Por isso acho que valem esses registros, não é mesmo?
Beijos, beijos