Falta pouco...

Em maio de 2009 mudamos para a Alemanha, Felipe estava prestes a completar 2 anos de idade e agora, falta pouco, muito pouco para fazer 5 anos. Como pode? Como passou rápido!

No primeiro ano estávamos nos instalando então comemoramos os 2 anos fazendo um belo passeio. Felipe gostou muito de conhecer o Zoo (zoológico de Munique). Desde que mudamos para cá temos como meta realizar um grande passeio (Zoo, parque de diversão) no aniversário dos meninos e a depender das condições fazer uma pequena festa.

Com 3 anos fizemos uma festa, convidamos apenas dois amigos mais próximos e vizinhos. No ano passado, convidamos os amigos mais queridos e aumentou um pouco o número,  sendo 6. Fizemos em casa mesmo e foi muito gostoso. Contei para vocês!

Mas esse ano tenho uma grande questão: O que fazer? Devo fazer algo?

Sabemos que a criança deseja comemorar o aniversário. Por aqui, todo ano tem a possibilidade de uma comemoração simples na escola, apenas com bolo, o que já deixa Felipe muito contente.

Agora, para o aniversário de 5 anos perguntei para ele se queria fazer algo em casa. Lógico que a resposta foi sim, como poderia ser diferente! Logo mostrando os dedos da mão começou a falar que convidaria esse, aquele e aquele outro amigo. Bom, no total 7 amigos, sendo uma menina. Pois é, somente uma, a querida e parceira das brincadeiras.

Também falou que gostaria que o tema fosse de polícia. Como assim, polícia? Isso mesmo foi o que ele me disse. Bom, até aí tudo bem. Pode ser que ao conversar novamente com ele sobre o assunto apareça outro.

Mas minha preocupação, ou melhor, meu pensamento gira em torno de como fazemos algo, sendo que tudo precisa ser organizado por nós mesmos; desde a mesa, comes e bebes, até o entretenimento com as crianças. E detalhe, planejar, dar conta de fazer tudo isso, tendo um bebê de praticamente 2 meses para cuidar, que exige um tanto do tempo e dedicação. Será que é possível? Será que darei conta?

Falei com o marido que topou ajudar, tirar o dia de folga. Mas mesmo assim, fazer em casa? Dentro ou fora? Contar com o tempo bom ou não? Oferecer um piquenique para as crianças? Convidar as famílias para um encontro no parque? Fazer um piquenique com as famílias? Não fazer nada? Ter uma lista de brincadeiras e cartas na manga para o dia, independente do tempo. Quais? Desistir e fazer apenas um bolo, algo bem simples para nós? Muitos questionamentos e uma decisão para ontem.

Já que organizarei tudo, se optar por fazer, preciso começar.

E vocês, já viveram algo parecido? Já fizeram um piquenique só com as crianças ou em conjunto com os pais?  Aceito sugestões e ideias do que um dia já fizeram ou que pelo menos acham interessante nessa situação.

E pensando nesse tema que Felipe sugeriu de primeira mão: POLÍCIA, o que acham? O que realmente dá para fazer? 

Conto com vocês! Nem que seja apenas com uma simples sugestão ou uma experiência vivida... 

41

41 comentários:

Carol Garcia disse...

olá querida.
depois que isaac nasceu me descobri festeira. logo eu que tive pouquíssimas festas de aniversário na vida.
esse ano resolvi fazer em casa e tudo.
e não é fácil, mas dá sim.
eu acho a idéia do picnic ótima pra idade do felipe.
(e se dá pra fazer em conjunto com os pais, melhor ainda. aqui os convidados são só convidados, se a gente pede co-participação se sentem ofendidos.)
se o tempo estiver bom, acho a idéia o máximo.
é um tema difícil, concordo, mas dá pra fazer polícia sim!
faça uns distintivos de papel e cole neles, dê uns bloquinhos para eles "multarem" o que acharem necessário e abuse do pega-pega.
eu sou contra armas (apesar de que a festa de piratas do isaac vai ter espadas), mas se vc não ligar...
o importante é vc limitar o número de convidados e focar em poucas opções (de comida, de diversão, de bebida).
bjo bjo

Lu disse...

Oi Celi,

acho q ideia de um picnic com as familias otima! Assim vc nao fica responsavel por correr atras de crianca dos outros no parque. Se eles se prontificarem a trazer alguma coisa, melhor ainda!! Vc pode estipular q faz os doces e as bebidas e eles os salgados, ou algo do tipo.

Mas, se isso nao for possivel, tem bastante coisa q vc pode fazer e q sao praticas, tipo torta salgada, espetinho de legumes e frutas, sanduichinhos. Minha prima fez pra filha dela ha 2 semanas uma festa de picnic q foi linda, ela ja montou antes as cestinhas, com algumas coisas compradas no super mesmo, tipo suco em caixinha, batata chips, uma maça... ai fez sanduiches e os doces em separado. Mas as meninas eram maiores, 11 anos, nao foram com os pais. Mas sem duvida, Celi, picnic é a melhor ideia, pq vc nao terá q limpar a cada depois!!

Beijao!

Anônimo disse...

Amiga linda,
Esses dias estava com o mesmo pensamento. O ttko sempre ganhou festinhas em Buffet, mas esse ano, as coisas estão mais apertadas, por conta das viagens de férias, então, pensei em convidar os pais a irem até o Parque do Ibirapuera e servir um grande piquenique, com direito a bolo molhadinho no aluminio, frutas como maçã do amor, enfim, fazer uma grande farra! Mas entre os prós e contras, achamos que tínhamos mais contras e desistimos do piquenique.
Aí veio a idéia de comemorar numa quadra de futebol com os amigos e comes e bebes a vontade somente prá criança! Essa será a festinha com o papai, pois só terá meninos e pais para confraternizarem.
Sobrou a festinha com a mamãe...
Penso em fazer algo no salão de festas Cê...
Descerei o Wii w o Xbox para a garotada jogar e farei uma grande mesa de quitutes!
Beijo grande com muita saudade!!
KK

Dani Rabelo disse...

SEU LINDOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!

Eu morro com essa foto, Celi! Lindoooo!!!

Então, eu não posso ajudar em nada no tema em si, Celi, mas acho (ACHO) que fazer algo descontraído no parque poderia ser a melhor opção... levar alguns lanches, o bolo, suco e as crianças. Acho ótimo, sem muito gasto de material, de produção, apenas vcs e as crianças. Não seria bom?

Beijos!

LOVE MAKES A FAMILY disse...

Já que ele pediu, Celi, penso que vocês devem fazer, sim. Quanto ao tema, posso sugerir mesmo? Que tal colocar animais policiais? Por exemplo, lembra dos filmes de cachorros? Lassie, Benji...Há outros. Você pode assistir alguns com ele, se tiver como baixar na internet. Conversa que os animais são, também policiais, pois guardam o ambiente. Sabe aquela coisa de desconstruir a violência? Então, desenhar animais vestido de polícia, policiais com animais no colo, na guia( polícia menina e menino, para ele perceber que, independente do gênero, as pessoas podem exercer qualquer atividade...Rs...Eu e minhas políticas de gênero, rs..) Mostrar que esta profissão tem seu lado bom, humano e muito importante para manter a segurança, a ordem pública, mas sem violência. Ah, brincadeiras ( se vocês tiverem pique) divertidas...Uma espécie de gincana pela casa. Fui longe demais?
Anyway, eu amo festa infantil e sempre fui uma espécie de animadora nas comemorações dos meus sobrinhos, rs...Viro criança, ahahahahaha...
Beijos,
A.

Paloma Varón disse...

Celi, 5 anos é uma idade ótima em que já vão ao banheiro sozinho e já sabem pedir (e até fazer) o que querem. Para ter o mínimo de trabalho, proponha um piquenique no quintal (se chover, vcs entram e fazem no chão da sala, simples assim) só com as crianças. Aqui na Europa ninguém convida pais e irmãos, por que vc faria isso, ainda mais se não quer ter (tanto) trabalho? Só crianças, num piquenique lindo, se divertindo no quintal. No quintal, vc pode esconder umas guloseimas, pode armar brincadeiras (correr com um ovo na colher, corrida de saco, coisas assim), pode decorar despretenciosamente.
Nunca fiz isso, porque não tenho quintal, mas, se tivesse e se a ciça fizesse aniversário no verão, com certeza faria!
Um beijo

Paloma Varón disse...

Ah, e nada de ter trabalho fazendo comida difícil. Corta frutas variadas em pedaços, leva sucos de caizinha para as crianças, sanduichinhos pequenos, tudo que possa ser comido com a mão. O bolo vc pode encomendar ou fazer um simples e cortar em pedacinhos, para ficar com cara de piquenique. Pode também deixar pronta uma cestinha/ marmitinha para cada criança. Tem Ikea aí perto de vc?
Beijos

Mari disse...

Celi, acho o picnic uma idéia otima! Não precisa limpar/organizar a casa antes e depois da festa e a questão decoração se descomplica também! Quanto ao tema de policial, vê se vc não acha por ai uns distintivos e armas de plastico (arma é ruim né, mas policial sem arma nunca vi!) e dê para as crianças brincarem durante o picnic - pronto, tema resolvido! Coloca o Felipe de xerife, aposto que ele vai adorar!
Adoro festas ao ar livre, parece que as crianças aproveitam muito mais!

bjus!!

Mari disse...

ps: Celi, convide alguns amigos adultos proximos para ajudar vcs com as crianças na festa, caso vcs não convidem os pais. Menos stress pra vcs, que ja tem três para ficar de olho!

Ananda Etges disse...

Oi Celi! Talvez fazer um bolo em casa para alguns amiguinhos dele seja uma boa ideia, sem adultos. Dentro de casa eles acabam recorrendo aos brinquedos e mesmo assim tu pode pensar em algumas atividades coletivas que o teu marido poderia ficar encarregado de fazer com a turminha, daí tu fica mais livre para cuidar dos comes e dar atenção ao Lucas! Sem falar que dentro de casa não tem a preocupação de chuve ou não chove.

Sobre o tema, eu não saberia o que fazer com esse tema! Tentaria buscar outras ideias dele, que com certeza deve ter outras sugestões na ponta da língua!

Beijos, Ananda.

http://projetodemae.wordpress.com/

Neda disse...

Eu sonho em poder fazer o aniversário do Guilherme no Jardim, ao ar livre. Mas aqui é no auge do inverno e por mais que eu deixe ele brincar fora (devidamente vestido) muitos amigos não tem permissão, então tenho que me contentar em fazer em um buffet, por que mais de 20 crianças correndo dentro de casa eu não topo (risos).

Criança adora picnic, algumas frutas, muffins, sanduichinhos vão fazer um sucesso. Para beber suco de caixinha e água.

Bjs

Priscilla Perlatti disse...

Celi, estou no time do picnic também. Ano passado, nos 6 anos da Stella, fizemos um num parque público aqui em SP e foi sucesso! Foram momentos muito legais onde pais e crianças confraternizaram.
Apesar de dar um pouco mais de trabalho, convidar os adultos pode ser uma boa forma de socializar um pouco mais com os pais dos amigos do Felipe.
Frutas, sanduíches descompicados e bolo sempre fazem a alegria da criançada!
Boa sorte!
Beijos
Pri

Adri Portella disse...

Em primeiro lugar, esta foto está MARAVILHOSA, este meu afilhando é um querido!!!!!!
Bom, nunca vivi algo parecido pois não tenho filhos, mas.......como madrinha e palpiteira que sou, resolvi dar dicas, hehehe.
Achei muito fofo ele querer uma festa de polícia.....acho que pode colocar uns carrinhos, montar uma pista com carros "normais e outros de policiais", se tiver.....nem sei se por aí, tem aquelas lojas com artigos para festa. Se não for possível, acho que o tema carros, tratores e afins, sempre deixarão seu filho feliz, rsrsrs. Outra ideia seria pedir para os amigos trazerem seus carros para brincarem em uma pista lá fora no jardim.....
Outra ideia, pensando no cansaço da mãe de três......é fazer um belo passeio com ele, sei que tem o Lucas pequeno, mas, acho que uma volta, com um belo dia(verão por aí, certo?)não seria uma má ideia para todos da família......podia ser um picnic, conhecer algum parque próximo......enfim, muitos palpites....mas na verdade mesmo o melhor palpite, seria vocês virem para cá, para Felipe passar o aniversário com os padrinhos queridos!!!!!!! rsrsrs.....
Bjs

Ana disse...

Olha Celi, aqui curtimos muito esse momento e descobri que quanto mais descomplicado melhor.Aqui tb não tem paradigma de hora disso, hora daquilo, primeiro isso primeiro aquilo.
Ano passado com a Lara que morava no meu peito, fiz uma bem simples, que a decoração era com os proprios bonecos dele e com bolas de encher. As crianças amam tudo então sempre facilita!
Afinal são 5 anos!!!
beijos, boa sorte!

Carol Damasceno disse...

Celi querida... Acho que o picnic é uma ótima opção... Independente que seja no quintal ou no parque.. É fácil e não vai dar muito trabalho... A idéia das cestinhas eu gostei...
Agora quanto ao tema eu daria apitos e bloquinhos de anotar e talvez aqueles caps de policial... Não gosto de armas, mas é uma opinião minha...
Poderia fazer brincadeiras de desvendar mistérios, tipo detetive.. Algo assim... Apenas idéias... Também não tenho experiência... Agora quanto a você dar contar... Tenho certeza que sairá perfeito, pois será com amor... :)

Beijocas e o Felipe é lindo demais... e esse sorriso??? :)

Carol

Liza disse...

Já parou para pensar que ele tem mais tempo de Alemanha do que de Brasil? Tenho certeza de que, independente do como, essa festa vai ser um arraso! Mas ô teminha difícil!

bju

Mamãe do Otávio disse...

Mas que lindão ele está nessa foto!
Celi, eu achei linda a festinha que tu fez para o Thomas e a de 4 anos do Felipe também!
Convida somente as crianças,brincadeira com massinha, desenho pra pintar, bolinha de sabão, quebra-cabeça! Não há nada mais gostoso do que festa em casa.

Beijão

Bruna Müller disse...

Oi Celi!!
Ai amiga... q dificil... eu sou super 'nao criativa', por isso fiquei super feliz de poder comemorar o primeiro aninho do Lucas no Brasil e 'terceirizar' tudo, tudinho mesmo.
Eu sei q aqui na Alemanha esse papo de terceirizacao nao rola... mas pelo q vi num outro post, vc mesma já fez festinha lindas pros seus meninos... e tenho certeza q com ajuda do maridao vcs vao conseguir. Eu apostaria no tempo bom, viu? Nao acho q vai esfriar de novo e fora de casa os meninos se divertem mais. E com esse tema de policia, investe no verde (q é da policia aqui) e de repente vc acha nessas lojinhas de 1 euro umas algemas de plastico, estrela de policia, ou carrinhos. Um beijo!

Celi disse...

Carol também gosto de preparar festas. Todas que fiz para meus filhos, fiz com tanto gosto. Adoro e faço pra valer.
Quanto ao picnic tenho lá minhas questões, pois os pais não são assim tão próximos e teria que bancar com tudo, mesmo com a ideia a ser compartilhada para eles. Sei lá! Preciso pensar... Talvez seja melhor um picnic somente com as crianças.
Gosto da ideia de fazer algo ao ar livre, só preciso me organizar realmente com os comes e bebes, o lugar que faria e tudo mais.
Quanto ao tema, adorei suas sugestões. Pode ser uma boa e acho que Felipe vai adorar.
Quanto as armas, Felipe ainda não é ligado a isso, nem a espadas. Gosta mesmo do barulho da sirene, do carro da polícia.
De qualquer forma, obrigada. É sempre bom contar com as amigas...rs

Celi disse...

Lu gosto mesmo da ideia do picnic. Agora, convidar os pais é a parte complicada. Primeiro porque não tenho intimidade com eles, segundo porque acho chato terem que levar alguma coisa.
Sempre achei bacana demais um picnic e sempre imagino as crianças sentadas em volta da toalha, com suas mini cestas. Agora, colocar comes e bebes prontos, industrializados tenho lá minhas questões. Talvez tenha que ponderar, encontrar o equilíbrio. Vamos ver... Dou notícias!
De qualquer forma, obrigada! Ah, você poderia me contar mais sobre essa festa de picnic. Como eram as cestinhas...teve lembrancinha?

Celi disse...

Essa é minha amiga KK... já pensando antecipadamente demais. E olha que o aniversário é só em Setembro. Quer dizer que estou mega atrasada, né? rs rs rs Beijos amiga e saudades.

Celi disse...

É Dani pode sim ser uma ótima. Falarei com o marido. Agora o tempo precisa colaborar muito. Esse é o meu maior receio. Mas vamos ver... Depois te conto!
Beijos, beijos e espero que tudo esteja bem por aí, apesar dos acontecimentos recentes.

Celi disse...

A. que ideia original... jamais passaria pela minha cabeça. Vou espiar os filmes, mostrar para ele. Pode ser que se entusiasme e seja um complemento da ideia inicial. Sabe o que ele mais gosta nisso tudo? Da sirene do carro, do próprio carro... Tudo ainda muito inocente, sem preocupação alguma com armas e violência. Mas lógico que sempre vale a orientação e aproximação do conhecimento. Obrigada!
Quanto a gincana é uma ótima ideia. Estou mesmo pensando em algo desse tipo... Valeu!

Celi disse...

Paloma quanta ideia boa. Acho que essa pode ser uma ótima opção. Gostei muito!
Morro de vontade de fazer o picnic, mas fico pensando na junção com o tema escolhido. Vou pensar...
Quanto ao Ikea tem sim.. Por que? Pensou em algo?
Beijos e obrigada mesmo pelas ideias.

Celi disse...

Estou ficando cada vez mais animada com o picnic. Se o tempo colaborar então..
Quanto ao tema, muito boa suas ideias. Já a arma, apesar de fazer parte do uniforme, como instrumento de trabalho, Felipe ainda não se interessa...

Celi disse...

é até pensei numa amiga que se dá super bem com meus filhos. Falarei com ela. Vamos ver se topa...

Celi disse...

Boa... o marido entrar na dança. Adorei! Mas sabe que ajuda mesmo!
Obrigada! Beijos

Celi disse...

Boa Neda! Cada comentário está me deixando mais e mais animada com o picnic. Vamos ver...
Também prefiro algo mais caseiro, simples e feito por mim. Agora, só preciso conciliar e me organizar para dar certo.
Beijos e obrigada.

Ana Gaspar disse...

oi Celi!
com essa carinha linda quem nega um pedido???
Bom, a festinha é algo que a criança adora, bolo, baloes e o parabéns...
Agora se o papai se prontificou a judar, por que não tentar??
faça algo simples para poucos amiguinhops...
bom, depois vc nos conta o que decidiu...
beijossssss

Celi disse...

Pri acho que lembro de algo do tipo...escreveu no blog. Não foi isso?
Os pais participaram? E quanto aos comes e bebes, como vc fez? Se puder compartilhar agradeço imensamente.
Mas estou adorando a ideia do picnic. Vamos ver...
Beijos e obrigada

Celi disse...

É amiga... muitas ideias, sugestões e indecisão.. Agora Brasil sabe que não vai rolar agora, né? Tive outra ideia... vem vcs pra cá para comemorarmos juntos..rs rs rs rs
Mas gostei da suas ideias, acho que a pista vai rolar de qualquer jeito.
Beijos e espero que esteja tudo bem por aí.

Celi disse...

Tem razão Ana. Para as crianças só o fato de estar ao lado dos colegas já é divertido demais. Não precisa de muita coisa para deixá-los felizes!
Beijos e obrigada.

Celi disse...

Boa Carol... também adoro a ideia do picnic, das cestinhas. Acho que estou mais propensa para fazer isso. Falarei com o marido!
Quanto as brincadeiras, gostei muito das sugestões de todos vocês. Se juntar tudo, dará para fazer algo bem bacana. Valeuu....
Beijos

Celi disse...

Ai Liza falou bem... mais tempo de Alemanha... que frio na barriga... meus filhos estão tornando-se totais alemãezinhos. Por isso, é hora de visitarmos todos no Brasil...
Quanto a festa, vamos ver.... muitas sugestões boas. Agora, é só decidir e começar a preparação.
Beijos, beijos

Celi disse...

Verdade... estou propensa para um picnic no jardim de casa ou dentro de casa mesmo! Felipe adorou a ideia do picnic e eu também... Vamos ver!
Beijos

Celi disse...

Tomara que o tempo fique bom Bruna. Me animo em fazer um picnic no jardim. Vamos ver...
Quanto ao tema acho que é possível, né?
Beijos e obrigada pelas dicas.

Celi disse...

Verdade Ana. As crianças se contentam com pouco... Por isso, farei sim algo simples. Depois conto o que decidi, mas estou animada com o picnic no jardim. Pode ser uma boa, né?
Beijos

Paloma Varón disse...

Não, nada especial, é que na Ikea vc pode ter ideiais. Pode achar cestinhas ou caixinhas para colocar a comida de cada criança. Quanto ao tema, vc pode encomendar a papalearia - ou fazer vc mesma, com cartolina - edecorar as caixinhas. Concentre-se nas cores. Se o tema fotr mesmo polícia, compre uma fantasia de policial para ele e faça as caizinhas e outras coisas nas cores do uniforme da polícia. Simplifique. Vai ficar lindo de qualquer jeito, porque vc tem uma ótima mão. Beijos

ceila vignoni disse...

Celi,
Ontem à noite lí as sugestões para a festa do Felipe e gostei muito do picnic no seu quintal. Você poderia fazer os badges, fazer cartões coloridos, para eles brincarem com a ludicidade. Também poderia fazer alguns centros de atividades com carrinhos e pistas para montarem , lego por exemplo e o Felipe emprestaria seus carrinhos. Também poderia colocar uns filminhos dentro de casa e a mesa do bolo com os docinhos. Muita coisa pra você?
Ficará tudo lindo mas como você tem que dar atenção pro Lucas pense bem no seu tempo querida. Tenho certeza que o Felipe curtirà.
Beijos,
Ceila

Celi disse...

Obrigada Paloma. Adorei suas sugestões...acho que farei isso mesmo. Começarei a ver tudo. Beijos

Celi disse...

Que bom Ce. Agora me fale o que são badges? rs
Beijos e saudades