Dormir juntos! E agora?


Assim como todos sabem estou grávida e logo, logo teremos mais um bebê em casa. Até agora não fizemos nada, nada. Estou quase de 6 meses e nem comecei a pensar no enxoval e no quarto do bebê.

Mas também com as festas de final de ano, melhor mesmo esperar passar para olhar para tudo isso. Além do mais, é o terceiro filho. Bem que dizem que o terceiro fica com o enxoval feito para o primeiro, segundo filho e tudo acaba sendo mais simples. Na verdade, é a realidade! A mãe não se desespera tanto como na gravidez do primeiro.

Lógico que aproveitarei um tanto de coisas que já tenho, ainda mais se for do mesmo sexo. Mas também quero dar uma atenção especial e fazer uns mimos, assim como fiz no quarto e enxoval do Felipe e Thomas. Afinal, mais um bebê. Considerando nossos planos, será o terceiro e último. Pois atualmente já me preocupo tendo três filhos vivendo na Alemanha, já imaginaram quatro, cinco. Não dá! Mas voltando, ele também merece tanto quanto os irmãos! 

Então, comecei a pensar e listar algumas tarefas que tenho para o mês de janeiro, fevereiro e março. Isso mesmo! Para o próximo ano, já que passa tudo tão rápido. Nem acredito que daqui a pouco já estarei no último trimestre da gestação. 

Uma mudança que teremos que fazer será em relação ao quarto. Sendo assim, esse assunto que gostaria de conversar com você, ouvir sua opinião, sua experiência e seus palpites. Posso contar com sua ajudinha, mesmo a distância?

Atualmente Felipe e Thomas dormem separados, cada um no seu quarto. Mesmo porque Thomas era um bebezinho e as demandas e horários eram bem diferentes do Felipe. Já pensávamos em colocá-los para dormirem juntos, mas agora teremos que fazer isso de qualquer jeito tendo o próximo bebê. 

Acredito que seja importante fazer essa passagem um tempo antes do bebê nascer. Primeiro para que o Thomas se adapte bem no outro quarto, ao lado do irmão. Para que sinta-se bem e para que não dê a impressão que mudamos por conta do bebê. Sei lá mas pode ficar mais inciumado com a situação. Segundo porque preciso arrumar o quarto para receber o terceiro. Não é mesmo?

Com isso tenho muitas questões em relação ao como será a parceria dos irmãos no mesmo quarto. Sendo pequenos, parece que tudo é mais fácil. Hoje em dia, passam a maior parte do tempo juntos brincando no quarto. Agora, o que você pensa sobre isso? Tem filhos que dormem no mesmo quarto? Sabemos que há aspectos positivos e negativos, mas a princípio, enquanto a diferença de idade é mínima, parece uma boa escolha. Não?!

O quarto é razoavelmente grande, tem uma cama, um armário grande, uma mesa com duas cadeiras para as atividades de Artes e vários módulos com livros e brinquedos. Mas é fato que teremos que mudar algumas coisas e incluir mais uma cama.

Agora, a maior dúvida? Outro cama? Onde? Qual tipo?

Sabemos que tem cama, bicama e beliche. Mas o que será melhor em termos de espaço? Qual será melhor pensando numa criança de 1 ano e 9 meses e outra de 4 anos e meio? Meu marido acha que devemos colocar um beliche com uma pequena grade na cama de cima. Acha que assim ganharemos espaço. Sei que o espaço é bem vindo para ajeitar todos os brinquedos, livros e para eles brincarem. Mas o que mais me preocupa é a altura do beliche. Será que o Felipe conseguirá dormir no alto? Também já ouvi falar que tem beliches que não são tão altos assim... Será?!

Eu sou da opinião de colocar uma bicama, duas camas ou dois colchões no chão, mesmo que para isso não sobre tanto espaço assim. E agora, será que você consegue me ajudar? O que pensa a respeito disso tudo? Tem uma experiência para me contar? Ou ao menos em que você vota?

Quem sabe trocando ideias com vocês consigo me convencer de que será bom os dois irmãos dormirem juntos e também escolher a cama mais adequada, talvez até um beliche...
21

21 comentários:

Renata Marques disse...

Na Alemanha vai ter muitas opções de mobiliário com certeza. Muitas soluções que nem estamos acostumadas. Tem beliches baixos e tem também camas que vão acompanhando o crescimento das crianças. Podem ser mini camas ou camas dobráveis que viram mesa de trabalho, bicamas... Quando começar a procurar vai ficar em dúvida pelas muitas possibilidades e tudo vai depender do tamanho do quarto não é?

Lu disse...

Oi Celi!!
Eu acho q vc esta certissima em coloca-los pra dormir juntos, eles vao adorar. Eu sempre dormi com a minha irma mais nova e tenho otimas lembrancas das brincadeiras, das confissoes, das conversas a noite..
Agora, eu acho q o Felipe dormiria bem no beliche sim, seria uma diversao pra ele, e o tempo passa rapido, ja ja ele tera 5 anos ja e nao tem perigo de cair!!!

Beijo!!

Telma disse...

Querida, eles vão amar dividir o quarto! Serão ainda mais companheiros ! Morro de medo de beliche... Colocaria 2 camas , uma mini pro Thomas para ganhar espaço. Desejo um Feliz Natal para sua família com muitas bênçãos ! Beijos

Nine disse...

Oi, Celi!
Minha experiência quando criança foi se quase sempre dividr quarto com minha irmã 4 anos mais nova. No começo tínhamos cama beliche, e eu, mais velha, dormi em cima com grade, sem problemas, nunca caí. Depois, com o tempo, a cama beliche ficou ruim porque eu que tinha cama em cima, nunca tinha minha cama disponível para sentar, deitar, conversar com os amigos. Acho que se optares por uma cama beliche que possa separar em duas camas depois seria o melhor.

Com a Ísis e o Pedro mantivemos os quartos separados e ele ficou com o menor, pq essa fase bebê é bem cansativa e tranformar os 2 pequenos quartos em 1 (era a opção inicial) traria transtornos por causa do sono da Ísis, que já dorme a noite toda.

Beijos,
Nine

Liza disse...

Oi, Celi. Já que você perguntou, aí vai a minha opinião. Beliche certamente! E ainda compraria um que tivesse uma cama extra que desse para puxar, já pensando no terceirinho! Digo isso porque na minha casa tb éramos 3 (diferença de 1 ano, entre eu e meu irmão, e diferença de 3 e 4 anos, quando a caçula chegou). Tinha briga pra ver quem dormia no beliche em cima. Teve que rolar um revezamento!

Hoje, olhando praquela época, vejo que o mais importante era o espaço pra acomodar a quantidade de brinquedo que a gente tinha. E ninguém nunca caiu, mas rolava uns campeonatos de salto a distância praticados de cima do beliche. Tenha isso em mente tb!

bj

Aline Silva Dexheimer disse...

Tenho trigêmeos de 9 anos. Dois meninos e uma menina. Dormiram todos juntos,cada um em seu berço, até os 3 anos. Aos três nos mudamos e tinha três quartos. Meninos num quarto e menina em outro.Atualmente estao com 9 anos e os meninos tem beliches no quarto. Daqueles que embaixo é escrivaninha e armário. Assim os dois estão no alto. Mas isso aconteceu somente aos 7 anos! Antes eu tinha medo que caísse, aliás, até hoje eu ponho um colchão no meio do quarto. Acho que os teus são pequenos para beliche e o ideal são camas baixas ainda. Os meninos gostam de dormir juntos, mas se reunem muito no quarto da menina, tipo um ponto de encontro...risos. beijos

A Dona do LAr disse...

Eu prefiro duas camas, não ia ficar sossegada com beliche, não só pelo fato de cair dormindo, mas porque você sabe como são as crianças, principalmente menino né...eles adoram pular, pelo menos o meu eu tenho certeza que iria dar um de homem aranha...rsrsrsrs
bjo grande na família

Eli Girola disse...

Oi, tudo bem?
Que transição gostosa! Não tenho dúvida de que eles irão amar dividirem o quarto.
Você pode incrementar toda essa mudança pintando parede de uma cor que eles gostem ou então pedir para eles escolherem um papel de parede ou adesivo que eles queiram para decorar o quarto.Vão amar!
Quanto ao estilo de cama, eu não colocaria belixe não, acho perigoso, sobretudo para crianças nessa idade que não tem muita noção de perigo. E criança já viu né? Penso que vc não teria paz em deixá-los sozinhos brincando no quarto com o belixe... Se a questão é sobrar mais espaço, a bicama resolve bem isso, optaria por ela que é mais segura.
:) bjs, fique com Deus, boas energias para o novo ano! Que Deus os abençoe!

Amanda Passos disse...

Oi Celi! Minha irmã é mãe de dois meninos com a diferença de idade de 4 anos. Meu sobrinho mais novo foi para o quarto do irmão desde bebê, no quarto tinha a cama de solteiro e o berço. Agora que ele já está com 4 anos, o irmão com 8 e continuam dormindo juntos, minha irmã optou por duas camas de solteiro, e ficou ótimo! Os dois adoram dividir o quarto!
Td de bom pra vc neste fim de ano, pra sua família e o bebê!
Amanda Passos

Nave Mamãe disse...

Ja pensou naquelas camas que tem uma cama reserva em baixo, como se fosse um a gaveta, que tu abre na hora de dormir e fecha durante o dia? Economiza muito espaco e eh baixinha, nao ten perigo de cair! Beijos

Cíntia disse...

Celi, tem uma cama na Ikea que não é beliche, mas imita. Tem uma tenda em cima, parece uma cabaninha e embaixo dela fica o colchão para a outra criança dormir. Então não é alto, não tem perigo, é indicado para crianças dessa idade mesmo. Você pode entrar no site e checar. A possibilidade da cama "gaveta" que sai de dentro da outra também parece otima.

beijo

Adri Portella disse...

Bom, eu ja dei minha opinião, acho que aquela beliche baixa em L é uma graça e fica bem legal no quarto. Eu sempre dormi em bicama com minha irmã e detestava, rsrsrs. Ou até, duas caminhas....acho que vai ficar bem fofo.....
Bj

Carol Liôa disse...

q delicia 3 filhotes heim! amiga tenho so 1 bebe, mas axo q os dois no mesmo quarto vai ajudar ate na hr da chegada do bebe, a cumplicidade dos dois, para não se sentirem sozinhos. Quanto a cama, axo q duas camas seria melhor, cada uma do jeitinho q um gosta, um beliche axo q eles são muitos novinhos não? bjs

Lulibel disse...

Celi, tenho 3 meninos. Um de 13, um de 11 e um de 5. Quando o caçula nasceu os grandes dividiam um quarto, e o bebê ficava sozinho. Quando ele completou 3 anos, coloquei todos juntos. Ficamos com um quarto para brincar e outro para dormir. Funciona super bem. Os grandes dormem em beliche faz tempo e nunca tivemos problema. Adoram.
Sugestão: compra um treliche (beliche com cama extra embaixo), e enquanto o Felipe está pequeno, vc puxa a cama. Quando sentir segurança vc muda ele para cima e a cama fica liberada para a amiguinhos, que logo começarão a aparecer para dormir!
Quanto a transição do Thomas, faça o mais rápido possível. Melhor que ele não tenha essa mudança e logo em seguida chegue o bebê!
beijos
Lu

Denise Koga disse...

Oi, Celi!!

Mesmo antes de engravidar do terceiro minhas meninas (de 3 e 6 anos) já dormiam juntas, desde que a mais nova saiu do berço, com uns 2 anos. E eu usava o outro quarto como quarto de brinquedos. Eu sempre quis que elas dormissem juntas por conta da amizade entre elas, pra que mais pra frente tivessem suas conversinhas antes de dormir, acordassem juntas fazendo planos de brincadeiras etc. Até que elas mesmas sentissem necessidade de se separar, ou não.
Pra eu conciliar todas as questões que tinha de espaço, altura e tal, uso uma cama com bicama. Mas acho muito chato ter que abrir a bicama toda noite, não ter um espaço onde a Laura (mais nova) pudesse deixar seus bichos, apoiar suas coisas, sentar para "ler". Então deixo a bicama aberta em L. Como a Laura ocupa meia cama, deixo parte da bicama permatentemente embaixo da cama da Tainá, o que ajuda a sobrar espaço para acomodar mais brinquedos, livros e tal.
De todo jeito, espaço bom pra brincar agora é a sala, já que o outro quarto será do Mateus, pelo menos enquanto ele for bebê e sua rotina for muito diferente da das meninas. Mais pra frente... quem sabe...
Beijo grande!!!
Denise Koga

Depois dos 25 disse...

Engraçado que dizem mesmo que o terceiro filho é deixado de lado! rs A mãe já tem tantas tarefas com 2 que estão no mundo que não dá muito tempo! Mas legal você querer dar uma atenção especial e fazer um mimo para ele. OU ela! rs

Beijos

Neda disse...

Eu sou completamente a favor que irmãos dividam o quarto e se tem quarto sobrando em casa tanto melhor, as crianças ganham um quarto de brinquedos. Aqui em casa a diferença entre os dois é grande, mas vão dividir o quarto (por hora Felipe está no nosso quarto).
A cama que a Cíntia falou é mesmo muito legal, chama kura, o preço é interessante e dá pra personalizar fácil, fácil, fá um google em Ikea Kura que aparece um monte de ideias legais.
Curiosa pra saber como será o quarto dos meninos e o do bebê também. BEIJOS

Dayane disse...

Nossa quase 6 meses já? Outro dia eu tava passando aqui pela primeria vez logo quando você anunciou a gravidez... Obrigada por passar no blog, adorei te ver por lá.
Eu não tenho experiência pra compartilhar, mas vou gostar de saber o que tu decidir fazer por aí porque eu também penso nisso quando tiver outro baby...
Beijos

Mariana - viciados em colo disse...

eu não escolheria o beliche, mesmo os mais baixos são altos o suficiente para tornar a queda perigosa e este é um risco que existe mesmo com a grade. e é um risco p menor subir para brincar...

eu escolheria duas minicamas, ou uma cama e uma minicama.... quando o bebê estiver maior, vc faz um quarto de dormir e outro de brincar...

uma forma de abordar o assunto com o menor é dizer que ele vai pro quarto dos grandes, pro quarto de brincar e tal. transforma a saída dele num benefício! de repente aproveita natal e dá um "passe" para o quarto dos grandes... é só uma ideia!

beijoca

beijoca

Priscilla Perlatti disse...

Celi, as meninas sempre dormiram no mesmo quarto (SEMPRE!) e elas amam! Isso cria uma cumplicidade incrível entre irmãos.
Aqui, depois que a Lia saiu do berço,foi transferida para uma mini cama e comprei para a Stella um modelo da TokStok chamado ski, que é uma cama suspensa a 1 m. de altura, tem um escorregador e em baixo vira como se fosse uma cabaninha para as crianças brincarem. É divertido, economiza um bom espaço, elas acham o máximo ter escorregador dentro do quarto e todos os amigos adoram a brincadeira de cabana.
MAS, mesmo assim, quando Lia tinha 1a3m caiu de lá, bateu a testa e tivemos que fazer tomografia na cabeça, de tão grande e feio que foi o galo... Ela ficou bem, mas com crianças levadas, não pode-se relaxar.

Beijos

Pri

Ana disse...

Celi, a relação deles com o quarto e com a cama é super importante. acho bacana irmãos dividirem o quarto, e acho prudente essa mudança ser feita em breve, assim terão tempo de se acostumar pra quando o irmãozinho/a chegar.
Acho que vc deve prestar ateñção as medidas do quarto e ver o que vc tem de possibilidade em mobiliário. Se vc quiser me mandar as medidas do quarto, localização de porta, janela, tamanho de móveis existentes te dou uns pitacos.
meu mail: anazuila0309@gmail.com

Acho bacana também eles provarem as possibilidades, levá-los as lojas, mostrar fotos,para sentir o que eles gostam. Sei de crianças que reclamam da bicama (o irmão que fica com a debaixo), e sei de irmão que não gosta de dormir em beliche (tanto em cima como embaixo).

Beijo, feliz natal!!!!
:t