Advento

Agora que moramos na Alemanha seguimos a tradição de fazermos o Advento. O advento nada mais é do que a preparação para o Natal, mais especificamente, para a comemoração do nascimento de Jesus.

Não somos religiosos de freqüentar a igreja, mas acreditamos que esse costume, assim como muitas pessoas fazem, traz um bem enorme para a família. É um momento de celebração, preparação para o Natal. Uma forma das crianças saberem quanto falta para chegar a data tão especial. Além disso, um tempo reservado para muitas famílias conversarem sobre o que realmente simboliza e marca essa data. Para outras, como nós, momento de diversão, no qual preparamos uma mesa com comes e bebes, ouvimos e cantamos músicas natalinas. Um espaço para todos da família ficarem juntinhos, curtindo o mesmo tema.

Esse é o segundo ano que fazemos e cada ano tem sido melhor. Um momento de preparo, carinho, aconchego e muita alegria. Nesses últimos domingos convidamos pessoas próximas e que gostamos bastante para participarem conosco. Algo simples, mas que permeia muito amor!

Para a realização do mesmo faz-se necessário uma coroa que é feita com ramos verdes, geralmente envolvida por uma fita vermelha, no qual são colocadas 4 velas. Essa coroa do advento simboliza e comunica que na casa, escritório ou qualquer espaço em que ela esteja vivem pessoas que se preparam com alegria para celebrar a vinda de Deus ao mundo, o Natal.

O Advento não tem uma data fixa, começa quatro domingos antes do dia do Natal.

No primeiro domingo do advento acende-se uma vela, no segundo duas e assim por diante. Faz-se uma pequena cerimônia familiar em cada domingo, ou então, todos os dias do advento, acendendo a(s) vela(s) correspondente(s) àquela semana. E como hábito de muitas famílias alemãs preparam-se bolachas típicas para essas datas.

Nós, por exemplo, fizemos um tipo de bolacha para cada domingo do Advento envolvendo as crianças. Algo preparado para os domingos de Advento e, também para o Natal. Para as crianças é um momento mágico e delicioso, já que comem bolachinhas nesses domingos, escutam música, cantam...



10

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal esse preparativo para o Natal e para a vinda Deus. As crianças devem adorar mesmo esse momento mágico. Estou adorando saber dessas tradiçoes natalinas aí da Alemanha. Como realmente vcs incorporam esse clima.

Ilana disse...

Que bacana todas essas tradições, né?
Imagino que deva aproximar muito a família e tornar a data bem menos comercial do que é por aqui.
Celi, vou viajar em dois dias e não sei se conseguirei voltar aqui, então quero aproveitar pra desejar um Feliz Natal pra você, pros meninos e pra toda a família.
Beijos

Nave Mamãe disse...

Celi, adoro essas diferencas culturais. E essas bolachinhas tambem!!!!
Fiz um a ontem. Ficaram deliciosas, mas nao deu certo. A mass a nao ficou firme pra fazer biscoitos.
Fiz aquela de amendoas: 4 claras, 250gr de acucar, 400gr de amendoas moidas e duas colheres de canela. Mas a massa ficou liquida! Tens um a receita melhor?
Beijos.

Dayane disse...

Que legal Celi, adorei conhecer essa tradição. Parece ser um momento muito gostoso pra curtir a família. As crianças devem adorar a parte dos biscoitos.. hehe

Futura mãmã disse...

Oi...
Coisa boa essa neah...aproveitem bem ...pois o natal esta ai rs
:t
Beijo

Dani Cassar disse...

Linda, adoro essas tradicoes e principalmente esse clima de Natal, ainda bem que vcs nao deixam de fazer, as vezes a gente fica sem muito animo(no meu caso) qd estamos longe dos parentes, mas eh muito bom nao deixar que nada abale esse momentos em familia =)
Bjs

Adri Portella disse...

Eu adoro o natal, é um momento de celebração.
Acho muito bacana esta cultura que nos prepara para a chegada do aniversário do menino Jesus....
Muito bonitinho os biscoitos, hummmmmm
bjs

Carol Damasceno disse...

Celi adoro essas diferenças culturais... Aprendemos bastante...
Acho que devemos comemorar o nascimento de Jesus sim... E ensinarmos as crianças que Natal não é só presente... É também, mas envolve outras coisas...
Essa bolachinhas deram água na boca... :)
Obrigada pelo carinho de sempre. Adoraria poder conhecê-la...

Beijocas
Carol

karen disse...

que legal!!
bjs
Ka

Gabriela Grossi disse...

Oi Celi! Eu adoro as tradições de Natal na Alemanha.
O Tomás ainda é muito pequeno para fazermos algumas coisas juntos, mas mesmo chegando por aqui no começo de Dezembro fiz questão de correr atrás do prejuízo!
Beijo grande