Família no Natal

Faltam poucos dias para o Natal. O ano passou rápido demais e mais uma vez volto a pensar em algumas datas tão importantes como: aniversário e Natal. Considero importantes e realmente gosto de comemorar ao lado da família e de amigos muito, mas muito queridos.

Desde sempre essas datas trazem muitas recordações e muitos sentimentos pairam no ar. Quando o aniversário está próximo, assim como muitos dizem, começamos a ficar no inferno astral, temos picos de alegrias e tristezas. Algumas coisas acontecem que não encontramos explicações e logo dizemos que é por conta da fase, do momento que está próximo de mais uma comemoração de um ano de vida.

Natal é tempo de recordar da infância, das comemorações e dos encontros em família.

São duas datas que me emociono muito e costumo chorar. No aniversário de alegria por todas as conquistas, por todos os obstáculos ultrapassados, por ficar mais velha, um sentimento que chega e se aloja dentro de mim. No Natal, pois é praticamente o fechamento de mais um ciclo, de mais um ano, momento de comemoração ao lado das pessoas mais próximas. Tempo de recordar, sorrir ao lembrar do tempo que acreditava em Papai Noel, dos amigos secretos divertidos, da família. Família nessas datas e até em alguns almoços de domingo fazem uma falta tremenda para mim.

A gente casa, tem filhos e constrói a nossa própria família. Uma rotina e talvez muitos costumes diferentes, mas é impossível esquecer das pessoas do convívio de anos, de todas as datas especiais.

Quantos encontros em família que tive cheguei a pensar que tudo podia ser diferente. Que muitas vezes a alegria não estava totalmente no ar, que as pessoas apenas estavam juntas para festejar, como de praxe, mais uma data do calendário. Mas distante, penso que só o fato de estar pertinho era tão bom. 

Desde que mudei para cá tinha a ideia de que seria muito fácil visitar a família e os amigos toda hora. Que seria muito simples e, assim como num passe de mágica, pegar o avião e chegar no outro país. Mas o percurso da vida faz com que nem tudo seja como um dia imaginamos e sonhamos. Passar o Natal com a família não tinha conversa, não tinha outra alternativa. Hoje compreeendo e argumento que a situação é diferente, que as escolhas permeiam nosso dia a dia.

Entendo e desde o ano passado aproveitei o meu Natal com minha pequena família. Foi uma delícia, ainda mais por saber que seria possível fazer um tanto para preencher aquele vazio. Realmente foi uma alegria! Decorei minha casa, aproveitei para realmente curtir as decorações de Natal da cidade, as Feiras de Natal e não teve aquela correria para comprar esse presente, aquele, ficar ticando a lista e tudo mais. As lágrimas silenciosas permaneceram junto com as saudades. Algo que sei que fará parte de um tantinho da minha vida, do meu jeito de ser. Mas realmente não dá para ter tudo! 

O tempo é o melhor amigo para superarmos alguns sentimentos e perdas. Posso dizer que a cada ano estou melhor e mais forte. Mas não deixo de me derreter quando um parente me diz: “- Poxa mais um ano você não virá para cá!”, “- E seu pai, sua avó?” (já que não vejo ao vivo e a cores desde que mudei) ou quando um amiga querida te manda vários e-mails perguntando: “- Quando você chega no Brasil? Estou ansiosa para recebê-la! Quero tanto brincar com seus filhos!”

Os sentimentos tomam conta! Mas no mesmo instante penso que logo será possível rever as pessoas que tanto amo e que hoje estão longe. 

Com isso fica a dica para aproveitarem o máximo o Natal em família. Comemorem, dêem boas risadas, troquem conhecimentos, dividam momentos e jamais deixem de explicitar o quanto é bom ficar junto das pessoas próximas, que te conhecem há um bom tempo, que contribuem e muito para o seu jeito de ser. 

Esse ano, também farei isso! Só que será de uma maneira diferente, já que não iremos para o Brasil. Comemoraremos sim! Faremos uma noite de Natal especial... com muitas risadas! Será uma maneira de me sentir próxima do meu país de origem e de fortalecer mais os vínculos da minha família. Da minha família que está crescendo...

Só não vale comentar das minhas bochechas... Um desconto pra gravidez!? rs
10

10 comentários:

Dani Cassar disse...

Lindos...esse ano vamos passar o Natal aqui e ngm comemora, mas eu nao posso deixar de comemorar, ainda mais por causa da Bellinha, sera meio sem graca, mas optei por pelo menos fazer uma almoco de Natal...mas vou aproveitar pela Bellinha e por mim...rss

Bjs

Cíntia disse...

Celi, sabe que estou preparando um post sobre esse assunto. Tenho tanta coisa pra falar que nao cabe aqui no seu comentário... hihihihihiih...
Mas olha, Feliz Natal para vocês!

beijos

Lu disse...

Oi Celi!
Acho q todas nos q nao podemos ir passar sempre o Natal no Brasil sentimos essa nostalgia nessa epoca, nao? Ate eu q nao comemoro Natal fico meio assim.. hehehe

Mas o negocio é fazer novas tradições com a familia linda q voce tem ai pertinho!!!

Beijos e FElIZ NATAL pra vcs!

Carol Damasceno disse...

Celi que família linda... É muito bom poder comemorar em família sim, com bastante gente, crianças correndo pela casa, mas o mais importante é ter o espírito de natal dentro de você e proporcionar para seus pequenos a ilusão belíssima do Natal....

E quando vier visitar sua família será motivo para uma outra reunião extra natal... Óh que delícia!!!

Garanto que vocês terão uma comemoração e tanto. O que tem de tradicional aí na Alemanha???

Beijos
Carol

Anônimo disse...

Celi, adorei a mensagem, e realmente é muito bom reunirmos a familia e os amigos. Gosto muito dessa epoca de Natal e esse clima de amor que fica no ar.
Bom te desejo um Feliz Natal, cheio de alegria, paz, saúde e amor!!!!

Unknown disse...

Beleza de família!!
Que delícia essa época do ano , não??
Eu amo..e acho que Natal em família que tem criança, fica ainda mais especial!!
Muitos natais especiais para vcs!!!

bjos

Ananda Etges disse...

Oi Celi,

Que gostinho de saudade no teu post! Logo que li lembrei de uma propaganda de uma rede de supermercados aqui do RS. Acho que tu vai gostar. Aqui o link: http://www.youtube.com/watch?v=u0pHvb81DVo

Beijos, Ananda.

Sandra Kautto disse...

Também gosto do natal! Mas esse vai ter um sabor duplamente especial: estar com meus pais depois de 4 natais longe e com meu bebê nos braços! :-)

Menina vc tá linda!!! Bochecha que nada!!

Beijos

Ana disse...

É Celi, o Natal e o fim de ano me trazem memórias maravilhosas e outras não tão legais. Acostumei a ficar longe da minha família tb, e hoje até poderia passar o Natal com minha mãe, e tal. Mas meu marido que morou tanto tempo longe de todo mundo, acostumou em ficar só, e agora se incomoda com os "tem que". O resultado disso é que a gente tb aproveita nossa pequena família. Então nesse Natal, tb estamos só nós.
mas a gente guarda tudinho no coração!
Beijo!!

Dani Rabelo disse...

Lindo texto, Celi,lindo mesmo!

É isso aí, quem tem família perto tem mais é que aproveitar muito e quem está longe, aproveite com os seus de maneira muito especial!

Beijo!!!