A minha, a sua gravidez

Sabemos que cada gravidez é única. São inúmeros os aspectos que marcam cada uma delas. Tem pessoas que planejam passo a passo, tem pessoas que deixam acontecer. O local que foi gerado pode marcar a história, os sentimentos e acontecimentos marcantes na época também.

Agora, tem alguns aspectos que são muito parecidos durante a gravidez. Tem algumas pessoas que tem mais, outras tem menos... Mas de alguma forma, fazem com que hajam boas ou péssimas lembranças.

1) Fazer xixi
Outro dia acordei a noite por conta do choro do Thomas. Fui até o quarto dele, fiquei um pouco com ele até que voltasse a dormir. Em seguida, morrendo de sono, queria logo voltar para minha cama, porém comecei a sentir uma leve pressão e vontade de fazer xixi. Incrível, pois basta levantar de madrugada que já dá vontade de fazer xixi. Independente de ter feito uma, duas ou três vezes antes de ir para a cama.

Ultimamente é uma das coisas que mais faço na minha vida.

2) Dormir
No início da gravidez pode aumentar a vontade e permanecer assim até o 3º trimestre. Eu sempre senti e sinto muito sono e uma vontade imensa de dormir. Quero deitar, dormir, dormir. Não sei se é uma mistura de cansaço por conta da rotina, mas ultimamente, e nessa gravidez, parece que intensificou. Também fico pensando que a rotina que tenho com dois filhos não é de se esperar algo muito diferente. Melhor nem imaginar como será com três.

3) Chorar
Com a gravidez o corpo da mulher muda bastante. São muitas alterações em relação aos estados físico, mental e psicológico. É um turbilhão de sentimentos e vontades. De modo geral, passei muito bem durante a 1º e 2º gravidez. Mas lembro de ter virado uma manteiga derretida, super mega sensível. E se assim posso dizer, também estou assim na 3ª gravidez.

Em muitos momentos só quero colo, sabe! Será que é natural? Faz parte? Fico pensando que talvez esteja realmente numa guerra de sentimentos.

4) Comer
Gosto de comer, mas sempre tenho em mente que não posso exceder a quantidade por conta dos quilos a mais, já que ganho com muita facilidade. Além do mais, adoro um doce. Então, na gravidez do Felipe engordei bastante, na do Thomas um pouco menos em relação a primeira gravidez e agora, parece que estou indo bem. Pelo menos por enquanto não tenho tido vontades e exagerado. Ufa, ainda bem! Melhor assim, já que engravidei com uns quilos a mais. Mas já sei que terei que correr atrás quando encerrar a terceira gravidez. Mas deixarei para pensar nisso só depois que estiver com o bebezinho no colo.

Desejos! Vontades! Nunca tive, nunca fiz meu marido sair correndo para comprar algo. Sempre uma vontade, mas leve, quando vejo uma coisa e dá vontade de comer.

5) Enjôo, ânsia e vômito
Vixe essa parte é dureza para muitas mulheres. Eu nunca vomitei durante a gravidez. Apenas sempre tive enjôo e muita ânsia. Em todas gestações tudo foi muito parecido.

6) Comprar, comprar
Tem pessoas que engravidam e fazem muitas compras. Montam um mega e especial enxoval para o bebê. Tudo tem sua fase e seu tempo. Na gravidez do Felipe lembro que nesse período da gestação já estava com quase tudo pronto, quarto, enxoval e talvez até a mala da maternidade. Com o Thomas fui mais tranquila, encerrando tudo as vésperas do nascimento, já que muitas coisas vieram do Brasil. 

Agora, nessa terceira gravidez, estou muito tranqüila. Deixando o tempo correr. Ainda não sei o sexo, porém independente do sexo já tenho praticamente tudo. Apenas se for menina, terei que dar uma incrementada de leve no enxoval. Mas como estou achando que é menino...então, não falta muita coisa.

7) Disposição (mania de arrumação, organização)
Eu sempre tive muita disposição durante a gravidez. Inacreditável que mesmo com uma barriga enorme, sempre saí para fazer compras, para conhecer novas lojas de roupas de bebê, para passar o dia andando para todos os lados. 

Uma disposição e uma vontade imensa de deixar a casa mais arrumada, com armários em ordem, com tudo no lugar. Sei lá de onde vem tanta energia.

E você se lembra de algum aspecto que não citei e que tenha marcado muito a sua gravidez? O que foi mais relevante para você nesse período? 

Afinal, cada pessoa reage de uma maneira e independente de uma, duas, três ou mais gestações, o momento da vida, as expectativas e estados são outros.
11

11 comentários:

Dani Cassar disse...

Ah que eu estou ansiosa p/ saber se e menino ou menina =)
Na minha gravidez eu nao sentia muito sono nao, talvez devido a azia que eu senti ate o finalzinho da gestacao =)
Em relacao as compras, acho que nos empolgamos mesmo quando e na primeira gravidez, depois com as outras vemos que nem tudo e preciso...rs

Ah voltamos p/ Malta, com essa crise nao vamos mais arriscar ficar mudando de pais...rsrs

Bjs em vcs

Cíntia disse...

Sabe Celi, eu sempre achei um certo exagero passar mal na gravidez. Na minha cabeça de vento, esse mal-estar seria bem passageiro e pronto. Até engravidar e mudar de opinião. Sou SUPER SOLIDÁRIA com gestantes que reclamam de dor, mal-estar, vômito, etc... Eu vomitei 9 meses. Então:
1- não é frecura.
2- nem sempre é passageiro.
3- Não é doença, mas tem hora que parece viu.

E eu prometi ser menos "julgadora" de situações que eu ainda não vivi. :P

beijo

Cíntia disse...

Eu passei a gravidez fora do Brasil. Tive dezenas de problemas com alimentação. De todos os fatores, acho que foi o mais relevante e preocupante pra mim. Naquela época eu pagaria um milhão por um prato de comida feito pela minha mãe. Se eu engravidar de novo, não vou ser tolinha não. Quero alguém pra cozinhar gostosinho pra mim, já que eu, vomitava só de cortar cebola!

bj (de novo) hahahahah

Liza disse...

Quase tudo iNgual... Dormi muuuuito no primeiro trimestre, xixi a baldes (principalmente no final), arrumações de casa a todo vapor e sentimentos a flor da pele. Só não enjoei, nada nadinha...

bju

Anne disse...

Eu adoro essa frase: Gravidez não é doença, mas parece!!
Eu sou uma grávida clássica. Morri no primeiro tri, fiquei maravilhosa deslumbrante e cheia de energia no segundo e nesse pirei completamente.
Enquanto não parir, não volta minha sanidade...
Bjo vamos que vamo!

Ana disse...

Celi, vc até me fez lembrar dos meus enjôos. Aquilo não era enjôo, eu vivia abraçada na vaso. O dia todo, todos os dias. Só pra marcar, eu não tomo remédios n u n c a, e tomei meclim pra não vomitar. Detalhe que eu continuava passando mal.
E o sono? num jantar formal do meu marido, tinha que segurar a cabeça pra ela não cair no prato. Levantava jogava água no rosto e rezava pra não atrapalhar a conversa que já estava dificil, pq era inglesm, e o cerebro da gravida já luta com o tico e o teco. nossa que sufoco!!!

Beijos!!!! Boa sorte!!!

Rachel disse...

Oi Celi!! na segunda gravidez estou enjoando bem mais que da primeira e cheguei a vomitar algumas vezes. Agora que estou com 12 semanas, ficou menos intenso, mas o começo foi terrível. Também sinto sono demais e um cansaço sem fim. Outras horas tenho muita vontade de arrumar como você. E o xixi... eu acordo umas 3 vezes por noite e não paro de beber água. Não tem jeito. Lembro que na primeira, com mais de 36 semanas eu acordava umas 5 vezes! Era loucura, ia quase teleguiada ao banheiro rs. É tudo normal né?? Um beijo!!!!

Carol Damasceno disse...

Oi Celi... Eu fiquei muito nervosa na minha gravidez... Virei uma fera...hehehehe
Tinha tanto sono que almoçava já pensando que ia dormir....kkkkkkkkkkkkkkkk
Desejo só de espinafre... Vê se pode.... Tanta coisa boa e eu toda natureba...
Das ânsias da vida tive só azia... Passei 9 meses a base de água com gás....
De resto tudo normal.. Nenhum inchaço, 11 kg eliminados em 15 dias depois do parto, trabalhei até o dia da Laura nascer... Tudo nos conformes...
Espero logo receber mais um presente...
Desculpe a ausência....

Beijos
Carol

Andréa Polo disse...

Fome, fome, fome! Sem nenhum enjoo,comia tudo o que estava ao meu alcance e ia buscar o que não estava tão perto assim!!!
Comecei a gravidez com 50 quilos e terminei com 70, só comendo coisas saudáveis: Uma melancia inteira, 5 mangas de uma vez, 1 quilo de uva!!! Ataca as frutas e elas não resistiam!!!hahahaha

Elis disse...

Ai meu Deus...estou precisando aparecer mais por aqui...
Olha quantas novidades estou perdendo!!!
Celi, estou com muita saudades!!! E programando para ir visitar todos por aí...
Beijos,
Elis
=)

Nine disse...

Guria, por aqui, nessa segunda, o cansaço me marcou bastante, talvez por eu já ter uma filha e estar sem tempo para a atividade física...mas tudo dói!
Beijos,
Nine