Irmãos: mais abraços que choros?


Felipe e Thomas estão cada dia mais crescidos, relacionando-se nos momentos de brincadeiras e criando um diálogo interessante.

Uma relação permeada por beijos, abraços, risadas, sorrisos e muita cumplicidade. Um conhecer o outro e fazer questão da presença. Irmãos! Um sentimento que vai sendo construído durante o convívio diário.

Mas se por um lado já contei muitas vezes aqui sobre a graça da relação entre eles, da alegria que dão para nós; por outro de um tempo para cá tudo tem mudado significativamente, a ponto de suscitar grandes reflexões e também intervenções da nossa parte.

Felipe é muito carinhoso, sensível e perceptível ao ponto de questionar, querer saber como estamos nos sentindo no dia. Com o irmão não é muito diferente, sempre carinhoso, adora dar beijo, abraço e conversar com o mesmo. Diariamente podemos vê-lo criando um diálogo do tipo: 

“- Oi Thomas! Você quer ouvir minha música?”
“- Thomas você gostou de colocar fantasia hoje na sua escola? Foi tudo bem?”
“- Você está melhor?”
“- Dormiu bem?”

Algumas falas que cria e outras que reproduz exatamente igual aos pais e professoras; mostrando-se assim parceiro, amigo e interessado em saber sobre o irmão.

Ao mesmo tempo, Thomas gosta de tudo que o irmão faz, responde com simples palavras, com gestos estabelecendo também uma troca. Já tem um jeitinho especial de chamar o irmão “Pepe”, gosta de dar beijos e faz questão de ficar por perto. Gosta muito da presença dele. Irmão maior, no qual a imitação e o aprendizado estão presentes. Um super modelo de atitudes.

Então, que mesmo com esse carinho todo as brincadeiras tem tomado outro rumo. O que era apenas proximidade, observação do outro, diversão, passou a ser uma relação mais constante, de troca, tumultuada, de disputa, de puxa aqui, empurra ali, devolve, é meu... Conseqüentemente de briga, choro e mil intervenções dos pais.

A realidade é que Felipe está com um brinquedo e logo Thomas quer o mesmo, faz questão de tomar o espaço, retirar da mão dele e sair correndo. Thomas mostra-se pouco delicado, indo para cima do irmão sem medo algum, de um jeito mais bruto, enfim; sem noção de até onde pode ir. Limite pra que? Pra que receio do tamanho que tem?

Felipe nesses momentos fala apenas uma vez solicitando que Thomas atenda seu pedido, caso contrário, parte pra cima. Sabem aquela fúria de minutos, melhor; segundos. Isso mesmo! Muito bravo, em questão de segundos empurra o irmão, vai pra cima, em alguns momentos indo em direção a fim de dar uma cabeçada, isso quando não surge um tapa de leve. Paciência! Isso não! Ensinar o irmão, ahhh muito difícil!

Com isso, os momentos de brincadeiras passaram a ser supervisionados o tempo todo por um de nós. Uma preocupação, pois nos perguntamos de onde vem esses segundos de fúria. Uma defesa imediata e algumas vezes tão agressiva. 

Bater, levantar a mão não faz parte dos costumes da família. Geralmente conversamos, uma, duas, três até sugerirmos que haja uma separação por um tempo entre eles. Temos conversado muito com o Felipe para que entenda um tanto de que o irmão é pequeno, que não compreende algumas coisas, que deseja o que ele tem no exato momento. E com o Thomas também, pois não é porque tem apenas 1 ano e 11 meses que não sabe o que está fazendo, já que muitas vezes dá até uma risadinha do tipo, viu só? Fiz mesmo! Tudo faz parte da brincadeira.

Mas como são difíceis esses momentos, o que me parece natural entre irmãos. Não? Ensinar a melhor atitude para os filhos, fazer com que compreendam as características da fase que ambos se encontram. Tudo requer muita intervenção! Muita mesma para favorecer que haja mais abraços que choros. E enquanto são pequenos, isso é possível?
10

10 comentários:

Futura mãmã disse...

Ainda bem que se dao bem :D
E briguinhas fazem parte ks
Bj

Liza disse...

Vou confessar que a porrada comia solta lá em casa. Três irmãos (eu, meu irmão do meio e minha irmã caçula) com diferenças de idade muito pequena (no máximo 4 anos entre eu e a caçula). A gente veio parar de brigar um com outro quando estávamos bem mais velhos, chegando na adolescência. Sempre tinha um empurrão, um tapa, uma disputa. Até mordida já teve (minha vó chamava meu irmão de cachorro, pq qd era bebê me mordia legal, mesmo eu sendo um ano mais velha).

Enfim, situações super normais de amor fraterno. rsrsr

bju

Nadja Kari disse...

Na minha família erasó porrada e é horrível, seu jeitinho de lidar é bem melhor. eu era terrível. batia no meu irmão ( 4 anos mais novo), respondia prosmeus pais e era desafiadora... em compensação apanhava MUITO dos meus pais, quase todos os dias... era muito estresse no trabalho dos meus pais e eles nao queriam lidar com nossas brigas.
acho que cresci bem... mas poderia ter sido diferente...

Paula disse...

Ai Celi te conto que um dos motivos pelo qual eu tenho medo de ter um segundo é justamente por causa da minha relacao com o meu irmao. Nos brigavamos muitooooo, mas muito mesmo q minha mae cansada chegou a colocar a gente em horarios diferentes na escola para nao nos encontrarmos. Acho que o caso dos seus pequenos ta longe disso, mas brigas sao idispensaveis nessa relacao. E voces vao ter q se armar de paciencia, pq logo logo vem o 3o robar o brinquedo dos outros dois. COisa que vejo de perto aqui na familia. Forca ai!! Beijos

Laiz disse...

Com uma mãe tão dedicada e carinhosa serão sim mais abraços do que choros Celi! Mas é normal mesmo essas briguinhas e disputa pelos brinquedos deles. Com carinho, intervenção dos pais e paciência acredito que aos poucos vão ficando mais unidos e diminuindo as briguinhas! Bjoooooo enormeeeeeeeeee

Dani Cassar disse...

Acho que eh fase Celi, meus sobrinhos (sempre comento deles pois eles tem idades parecidas dos seus meninos)tem semanas que estao num amor, mas tem semanas que o mais velho nao tem paciencia alguma com as provocacoes do menor e bate nele qd nao tem ngm por perto, mas depois esta tudo um amor novamente, o importante eh explicar e supervisionar p/ nao ficar serio..rs

Bjks

Angi disse...

Celi,
a Laiz disse muito bem, com uma mãe tão zelosa e dedica são muitos mais abraços do que choros. Com certeza uma briguinha por brinquedo, ou pela atenção de vocês é normal, e aos poucos eles mesmos vão se entendendo. Aí vai de cada um, mas eu acho que a mãe deve intervir só em último caso...para eles aprenderem a se entender depois de um desentendimento.Deu para entender?rs
beijos
Angi

Dayane disse...

Celi, lembra que to cuidando de outras 2 crianças? Então, acontece o mesmo aqui, entre Leah e outra do tamanho dela. E não consigo controlar a situação, são muito pequenas pra compreender o que falo. Enquanto as duas estão juntas eu tenho que estar bem perto o tempo todo para evitar agressões. Fato é que estou desistindo disso porque tem sido difícil pra Leah, pensei que com alguns dias ela iria parar de tomar os brinquedos da amiguinha, mas não ta acontecendo e ela ta ficando muito violenta. Mas enfim, acredito que entre irmãos é diferente, que é possível sim estabelecer a harmonia, deve ser uma fase, mas logo eles percebem que entre irmãos não precisa competir. Boa sorte.
Beijos

Fernanda disse...

Celi, que fofinhos seus filhos apesar das brigas que, aliás, acho serem super normais... Eu tenho uma irmã 1 ano e 10 meses mais velha e nós brigávamos demais quando eramos pequenas. Era uma coisa absurda, vivíamos nos pegando e arrancando tufos de cabelos uma da outra. Depois tive mais duas irmãs com quem sempre me dei super bem e brincávamos o dia inteiro. A briga com a mais velha foi entrando na adolescência e tudo só se resolveu de vez quando já éramos adultas...Um dia ela olhou para mim e disse às lágrimas: "levei a vida inteira para perceber que minha melhor amiga estava do meu lado... Não vou perder mais tempo!!!" Porque irmão é isso, é um amigo para sempre e as brigas fazem parte do crescimento.... Beijão

Sandra Kautto disse...

Eu brigava horroressss com meu irmão mais velho, mas também brincávamos muito!! É desse jeito mesmo, e você vai ver como eles serão super companheiro quando forem jovens!! :-)
Amei demais a fotinha deles dentro da caixinha!! Lindos!

Beijos mil pra vocês!!!