A história do meu nome e a próxima escolha


Essa semana o assunto especial do Mamatraca foi sobre a escolha do nome. Por sinal, você conhece o Mamatraca? Um blog que tem vídeos e mais vídeos, formado por cinco mães mega simpáticas e blogueiras (Anne, Priscilla, Camila, Roberta e Carol).

Hoje tem um vídeo que fiz contando sobre a história do meu nome. Uma história engraçada! Você imagina de onde surgiu meu nome? Então, vai lá para conhecer o Mamatraca e a história do meu nome. Assim você também me conhece através do vídeo, mesmo que esteja com uns quilinhos a mais...rs

Aproveitando esse assunto, fiquei com uma enorme vontade de contar sobre a escolha do nome dos meus filhos. Interessante como cada pessoa tem uma história para contar. Eu não tive nenhuma influência, apenas escolhi nomes que gostava muito, que simpatizei no momento da minha vida. 

Na primeira gravidez ganhei revista de nomes de bebês, pesquisei na Internet e fiz uma lista enorme de possibilidades. Depois, aos poucos, fomos tirando um monte da lista que achávamos que não seria bacana, um por conta de amigos que já tinham filhos com o mesmo nome, outro porque estava muito na moda e todo mundo estava colocando e, assim nossa lista ficou pequena. Lembro que no final ficamos entre Lucas / Luca e Felipe. Acabamos escolhendo Felipe, pois meu marido gostava de Lucas e eu de Luca (além de estar na moda aquele ano). Então, para não ter briga ficou Felipe. 

Com o Thomas foi diferente. Esse nome estava na lista que havíamos feito quando estava grávida do Felipe, mas logo havia sido eliminado. Morando na Alemanha gostaríamos que fosse um nome possível para viver aqui ou no Brasil. Pois aqui encontramos muitos nomes diferentes, como: Maximilian, Felix, Ben, Leon, Nico, Lenny, Julian, Leopold, Sebastian. Não podia ser um nome com uma pronúncia diferente, difícil e com total “ar” de estrangeiro. Logo vimos que Thomas podia ser um nome interessante, já que aqui ou no Brasil seria igual a pronúncia. Então, Felipe e Thomas.

Agora, para o TERCEIRO penso que devo seguir o mesmo caminho da escolha do segundo, já que não sabemos se viveremos aqui para sempre. Ainda nem começamos a pensar. Engraçado, pois no primeiro filho e no segundo assim que fiquei grávida logo começamos a anotar ideias de possíveis nomes e a pesquisar. Agora, no terceiro tudo está tão tranqüilo. Penso que é porque não queremos criar muitas expectativas sobre um sexo ou outro. Talvez mais próximo de saber o sexo começaremos a listar possíveis ideias ou somente quando soubermos realmente o sexo. 

 E você, o que pensa sobre dar um nome comum, popular do país que talvez não fique morando para sempre?
7

7 comentários:

A Dona do LAr disse...

Olha, eu concordo com vc. E acho que a gente tem que pensar com muito carinho na escolha do nome, eu trabalho com o público e vejo como existe nomes estranhos. E coincidentemente o nome do meu filhote é Felipe. Não há nenhuma história com relação a escolha desse nome, a gente só ficou pensando em quais gostava mais e eu tbém não queria nomes da moda, aí a minha irmã me atentou para Felipe e nós gostamos e ficou esse.
Engraçado que as pessoas ficavam me falando que Felipe é nome de criança arteira, terrível, essas coisas, mas o meu Felipe é bem tranquilão...rsrsrs

bjos

http://amaequeeuseiser.blogspot.com/

Paula disse...

Ja vi o video la Celi, olha nao era so a sua mae q dancava e cantava essa musica nao. A minha tbm amava, mas nao ao ponto de homenagear a contora kkk Aproveitando a deixa da Francine eu ia falar isso que todo mundo diz que os Felipes sao terriveis e o meu irmao foi mesmo hahaha. Agora o Thomas teve a mesma questao do meu Samuel, um nome que ficasse bom aqui e lá no Brasil e que nao se pronunciasse tao diferente. Adoro os nomes dos teus meninos. E to curiosa para saber oq irao escolher para o proximo/a. Beijos e Bom fim de semana

Carol Damasceno disse...

Celi sempre gostei de nome simples. Quando fiquei grávida disse ao meu marido que escolheriamos um nome que não constragesse nossa filha, pois ela não seria bebê pra sempre e teria um convívio social e eu não queria que os amiguinhos rissem dela. Ainda bem que ele concordou... :)
Agora Laura foi escolhido por ela mesma, um dia antes de sabermos o sexo. O nome brotou do nada, veio de dentro mesmo. Eu nem tinha cogitado esse nome, mas nos gostamos.... :)

Eu adoro o nome dos seus filhos...
Beijos
Carol

Nine disse...

Ai, os nomes...o Meu nome estava num estojo de maquiagem, minha mãe gostou e cá estou eu!

O nome da Ísis foi sonhado pelo pai, e assim que ouvi tive certeza que era esse.

O nome do Pedro me acompanha há anos, sempre gostei desse nome, qdo soube que era menino, me pareceu a escolha óbvia.

Eu gosto de nomes simples, comuns mesmo, nada de invencionices!

Beijos,
Nine

Mamatraca disse...

Celi, adoramos sua participação tão querida no Mamatraca!
Beijo grande!

Pri

Chris Ferreira disse...

Oi Celi,
não preciso dizer que amo o mamatraca e que adoro as idéias de lá. Os nomes que vc escolheu são lindos! E comigo foi a mesma coisa... na primeira filha demoramos a bessa para escolher um nome. Na segunda, não tive dúvidas pois antes de saber que eu estava grávida novamente, uma amiguinha da Ana Luiza sonhou que eu estava grávida de uma menina chamada Sofia...Quando vi que estava realmente grávida, pensei: "essa já escolheu o próprio nome"... E veio a Sofia, com nome escolhido já... rsrsrsrsrs....
Ai, vc nem imagina o quanto nos divertimos fazendo o vídeo das festinhas de antigamente da mamatraca! Que bom que vc curtiu com a gente!
Beijos e um ótimo final de semana para vcs!
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ahhh, essa história da escolha dos nomes sempre me emociona quando lembro da minha... já até contei lá no blog. Antes de engravidar, eu sonhei com um menino lindo, só a carinha. Ele olhou bem pra mim e disse: Oi mamãe, eu sou o Lucas. Naquele mesmo mês eu parei com o anticoncepcional e engravidei. Não tinha dúvidas que seria um menino e que seria Lucas. Nem pensei em outro nome (muito menos para menina). Agora com o Miguel, por ser um nome de anjo e um nome que eu gosto muito, sempre falei que se tivesse outro menino gostaria que fosse Miguel. Marido concordou e assim foi. Mas se tivermos o terceiro, ele já escolheu, será Leonardo. E se for menina, continuaremos com a Joana, porque o Lucas adorou a idéia que ele deu por parecer com o nome da mamãe: Juliana.

Sempre render boas histórias essas de nomes né?!
Adorei saber a sua tb! E acho lindo o nome de seus filhos! E agora, quem será né??!! [Expectativas!!!]

Beijocas
Ju