"Menina acalma menino!"

Como é bom o relacionamento entre crianças, quando menino brinca com menina. Já falei aqui sobre brincar com menina e estou tendo a oportunidade de presenciar inúmeras situações. 

Felipe de uns tempos para cá passou a falar muito a respeito de uma amiga da escola. E realmente é uma graça ouvir seu filho trazendo notícias de que brincou com a amiga, de que a mesma faltou na escola, contando fatos do dia a dia sobre a vida e família.

Então que entre os inúmeros colegas que freqüenta a casa para brincar resolveu que gostaria de convidá-la também. E assim foi... já tiveram o terceiro encontro. Sendo a primeira vez na nossa casa, a segunda Felipe foi até a casa dela e ontem novamente Sofia veio brincar com ele.

Criança faz festa por tudo, adora marcar no calendário, dá o maior sorriso em pensar que chegou o dia do encontro. Felipe é assim, dá pulinhos e mais pulinhos de pensar nos encontros com os amigos fora do ambiente escolar.

E nesse meio tempo, como gera aprendizado essa relação entre eles. Brinco que menina acalma menino, mas realmente é fato que as brincadeiras, a relação é outra. Parece que já nascem sabendo sobre o jeito de ser de uma menina, as preferências e cuidados que exigem durante a troca entre eles. Foi surpreendente vê-lo falando saúde para ela, após um espirro. Um lindo, não é mesmo? Nessas horas só mostram o quanto já aprenderam sobre o conviver, serem educados ao dizerem palavrinhas tão simples, na verdade nem tão simples assim, já que falou em alemão Gesundheit (saúde). Deixa de lado um tanto da correria, de um pegar o outro, das mudanças repentinas de brinquedos, para sentar, brincar junto, tudo mais calmo, tendo conversas e maiores combinados entre eles.

Da mesma forma que brincam juntos e adequam as inúmeras brincadeiras, ora cedendo as vontades um do outro, ora dizendo sobre as preferências, tem também aqueles momentos nos quais brincam por um tempo sozinhos, apenas observando um ao outro. No outro dia, quando fui buscá-lo na casa dela foi fantástico vê-la de fantasia de princesa, brincando com fivelas, pulseiras; enquanto Felipe brincava com a pista de trem. Ontem aconteceu a mesma coisa, enquanto ele brincava com os carrinhos na pista, Sofia brincava com o cachorro de pelúcia do Thomas, que late, anda e só falta falar...

Momentos juntos, ora separados! Mas que propiciam um conhecer, um aprender com o outro. 

E brincaram, brincaram com o cachorro. Felipe ensinou com a maior paciência direitinho como fazia para o cachorro segurar o osso, para andar, latir. Depois brincaram de montar algumas esculturas (com peças de tamanhos e formas variadas), no qual um tinha que adivinhar o que o outro havia feito; depois de quebra-cabeça cada um montando uma parte e juntando tudo no final, ora encontrando uma peça para o outro; com carrinhos, pois ela teve que ceder as vontades dele; com memória, com jogos que envolviam objetos e imagens de polícia, bombeiro e ambulância. Uma diversão para os dois! 

E no final do encontro a fala da Sofia foi: Outro dia podemos brincar juntos de novo. Quero brincar de novo com o cachorro. E o dia terminou com a alegria do Felipe contando para o papai tudo que havia brincado junto com a Sofia.

Dessa forma é o dia a dia das crianças, uma brincadeira sem fim, um aprender com o outro da maneira mais gostosa possível. A vida é uma graça. Mesmo! (assim como a Carol sempre escreve aqui, uma frase que ficou em minha memória, que não esqueço).

   
23

23 comentários:

Pequenos Mimos disse...

que graça, não vejo a hora do meu estar na idade de trazer os amiguinhos para casa,acho que vou amar esse experiência
bjs
E nada de saber o sexo do bb?O meu também não colaborou e se escondeu no último ultra:(

Dani Cassar disse...

Mas eu tbm acho que menina acalma menino, meus sobrinhos no Brasil mudaram as brincadeiras p/ Bella poder brincar, uma pq ela e bebe e outra pq e menina e qd um queria correr o outro explicava que deveria ser devagar, p/ Bellinha nao se machucar...hahaha
Acho que eh istinto, super fofo!!! Agora diferente do sobrinho do meu marido, eu ja nem deixo eles um perto do outro mto tempo por motivos de falta de cuidado e que ele eh mto avancadinho p/ idadade dele =\

Bjs em vcs

Ana disse...

Lindos mesmo. Também curto muito. Os meninos em geral são um furacão!!
Gab tem uma amiga, e mudou de escola mas continuaram amigos. Se falam no telefone, é um barato viver isso!

Futura mãmã disse...

Olha que bom essa intrereção :a
Bj

Sofia disse...

Que lindo!! Eu também adoro ver o meu Leo com a sua amiguinha que ele adora :)

E se a amiga do Filipe se chama Sofia é boa pessoa de certeza eheh

beijo e um bom dia gelado grrr como está frio hoje!!

Anônimo disse...

Você escreve muito bem.
Beijos a toda a família.
Paulo

Dani Rabelo disse...

Muito lindo esse menino, viu?

Já vai acostumando com as noras.... =) que ele vai conquistar todas, Celi!

Beijos!

Mikelli disse...

é bom demais que aqui nao tem disso de clube do bolinha e da luluzinha que nem no Brasil. E como a Dani falou ai em cima..vai se acostumando haha Agora a menina acalma ele, mas espera mais uns 10 anos pra ver a agitação que vai virar haha bjs!

Adri Portella disse...

Que delicia este encontro!!!! Fico imaginando os dois brincando juntos porém com brincadeiras completamente diferentes.....esta relação é muito bacana.....
Uma fofa esta menina e um FOFO este meu afilhado, um lord...dizendo palavras solicitas e cordiais.....adoro!!!!!!!
bjs

Rafaela disse...

Tenho uma amiga que mora na Alemanha, ela acabou de ter bebe e acho que já faz uns sete anos que está aí... Lindas as fotos do blog.

Cíntia disse...

Que lindo ele dizer "saúde" quando ela espirrou. Ai ai ai... será um gentleman? Parabéns pela educação Celi. Isso só refete o que você anda ensinando.

beijo

Ananda Etges disse...

Realmente um gentleman! Fofo os dois brincando :)

Beijos, Ananda.

http://projetodemae.wordpress.com

Paloma Varón disse...

Que demais, Celi, adorei! No dia em que o Felipe conhecer a Ciça, nem vai precisar convencê-la a brincar de carrinho: ela ama carrinhos!
Beijos

Patrícia Boudakian disse...

Que delícia, Celi. Concordo com você em tudo que escreveu. Sobre as brincadeiras, a troca e a alegria de esperar o grande dia chegar. As crianças são incríveis. Aprendemos com elas todos os dias, tenho certeza disso.

Beijos!

Carol Garcia disse...

legal!

acho essa interação sem interesses muito saudável.

lindo!

bjocas

Cynthia Souza disse...

Uma delícia não é mesmo!
Eu vejo a interação dos meninos com a irmã e vejo a diferença, uma graça mesmo.
Celi, tem um selinho pra vc lá no meu bloguinho, espero que goste , bjks

LOVE MAKES A FAMILY disse...

Olá, eu venho aqui fuçar teus textos há alguns meses e gosto muito da forma como você escreve!
Te "conheci" no blog da Cíntia ( Minha Aquarela).

Este texto...Tenho tanto para falar sobre ele...Mas estou mor-ren-do de preguiça e preciso pedalar, já!
Beijos e voltarei mais vezes aqui,
A.!

Ps.: Posso te linkar no meu blogroll?

Celi disse...

Pode sim! Farei uma visita para conhecer seu blog, já que também te conheço através do blog da Cíntia.
Beijos

Celi disse...

Obrigada pelo selinho! Um beijo.

Celi disse...

Será uma maravilha, hein! Já imaginou os dois brincando juntos!!! beijos

Celi disse...

Cíntia,
Será? Será? Só o tempo dirá... A gente faz o nosso melhor, mas somente nessas horas que vemos o retorno da parceria entre a família e a escola. Pois tenho certeza que ela cobra demais também...
Beijos e boa semana.

Celi disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk
Beijos

Celi disse...

Obrigada Paulo. Que bacana você seguir a leitura dos meus posts. Um grande beijo também para todos vocês. Saudades!