Brasil: O reencontro

Logo, logo, mais especificamente daqui alguns meses iremos todos para o Brasil. Oba! Bom demais! Saímos de lá quando éramos 3 para voltarmos agora que somos 5, após 3 anos e meio de distância geográfica e cultural.

Sabem o que isso significa para mim? Hoje significa muito, pois se tem algo que preciso viver novamente é a oportunidade de voltar, permanecer um tempo na minha cidade de origem, perto dos familiares e amigos. Quero que seja um período intenso de sentimentos e encontros para fazer um balanço da vida. Entendem? Ver tudo que mudou, o quanto realmente me faz falta ou se agora, de verdade estou bem morando na Alemanha. Será um momento de confirmações e avaliações. Preciso realmente viver isso!

Ao mesmo tempo fico apreensiva com toda a situação. Desde a organização com os filhos, malas e tudo que envolve para a viagem até a permanência no Brasil. 

Uma ansiedade tremenda, medo, saudades! 

Primeiro penso o quanto será difícil o tempo de vôo com meus três pequenos. Será que ultrapassaremos essa etapa? Tanto tempo no avião. Será que somos doidos de encararmos a viagem com três pequenos? Mas se não fosse agora, com o Lucas andando seria mais difícil. Não? E ficar mais um ano, não suportaria...

Depois tem o reencontro com os familiares. Momento que tocará fundo no meu coração, que transbordarei em sentimentos. Sem dúvida, de tudo, é a certeza de que será o melhor de tudo. Que será impossível não ser bom!

Por outro lado tenho receio quem encontrarei, como será esse momento, se haverá um forte abraço, palavras sinceras. Tanto tempo, tão distantes...

Sei que o percurso da vida muitas vezes aproxima, outras vezes distancia. Mas farei o que realmente tenho vontade. Encontrar, fazer de tudo para encontrar pessoas especiais que marcaram meu tempo vivendo no Brasil. Pessoas que me encorajaram a esse desafio, que me abraçaram e disseram “Vai, pois será bom! Muito bom para você, para sua família! Não perca essa oportunidade”.

Se por acaso, os encontros não acontecerem, não forem mais os mesmos, tão alegres, de grande troca, entenderei que cada um está num momento da vida. Afinal, não faz um dia e sim 3 anos e meio que mudei, deixei de viver numa cidade grande com inúmeras características. Características que me hoje me dão medo, que não sinto saudades! 

Por sinal, como será esse tempo em São Paulo? Louca para ver tudo que mudou, os lugares que frenqüentava como restaurantes, museus e praças. Curiosidade, enorme curiosidade!

Quero sim rever os espaços que freqüentava, os lugares que trabalhei, as pessoas que convivi diariamente. Pode parecer bobagem, mas foram importantes para mim. Apesar de hoje, viver exclusivamente para a maternidade, sinto saudades! Fui muito realizada exercendo minha profissão.

Como será a relação dos meus filhos com os familiares, com o próprio idioma. Será um momento mágico, diferente e de grande aprendizado. Sem dúvida! Quero ver, observar cada detalhe, cada fala dos meus filhos em relação a minha cidade, ao lugar que nasci e morei a maior parte do tempo.

Será tão bom!!! Será que agüentarei esperar? 

Um investimento em todos os aspectos que será válido nessa etapa da minha vida, nem que seja para dizer logo, logo, após uma semana... “- Que saudades da Alemanha! Que saudades da minha casa!” Mas preciso, preciso muito dessa experiência.

Mães brasileiras, que moram fora, como foi o primeiro reencontro para vocês? Que sentimentos vieram à tona? Quais foram os pensamentos? O que não posso esquecer?

E vocês, mães brasileiras, que moram em São Paulo, me aguardem pois em breve, muito em breve, já que o tempo voa, estarei pertinho de vocês. Quem topa um encontro? 


45

45 comentários:

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Oi Celi, eu nunca fiquei tanto tempo sem ir ao Brasil, desde que moramos fora, vou uma vez por ano ou até duas, não aguento a saudade... mas todas as vezes que fui, principalmente na última vez (dezembro 2011), eu percebi uma diferença enorme.
Acredito que você se surpreenderá com muitas coisas, principalmente agora, que o Brasil está em "alta". Te conto antes, rs, afinal, amanhã é o grande dia!!
Um beijão,

Dani Cassar disse...

Celi, que delicia vai ser essa viagem!
Confesso que essa ultima vez que fui ao Brasil eu me surpreendi com alguns e me decepcionei com outros, a vida nao para nao e mesmo?
Fiquei com muito medo de SP e nem queria sair de casa...kkk...mas eh que eu sempre fui medrosa tbm =)
Mas foi muito bom e olha que so faziam 10 meses que eu estava fora, imagino que sera um tempo incrivel p/ todos voces, aproveitem cada segundinho ao lados das pessoas queridas!
Beijos

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

PoiZé Celi... Se prepara...
Fiquei 4 anos sem ir para o Brasil e tive muita gente para visitar, rever. Muitas sensações, desde alegria (ficar na casa dos meus pais e ser mimada por eles!) à decepções (preço das coisas, mercados com falta de produtos que aqui encontramos com facilidade, falta de segurança...). Mas nada, nada mesmo se comprar a alegria dos filhos estarem na casa dos avos. Um mundo magico!
Aproveite o tempo para receber seus amigos e familiares, colocar a conversa em dia. E se o petit Lucas permitir, tire umas poucas horinhas para sair com as amigas, um cinema, um happy hour. Faça isso pois vc bem sabe que morar longe nos impossilita de fazer essas coisas. E se marido for junto, tirem um dia pra vocês e a criançada fica na casa dos avos! Fiz isso com o Ju e conseguimos namorar um pouco, foi tão bom (e tao necessario)!
Beijo querida

Michelle Siqueira disse...

Oi, Celi.

Os sentimentos que levei comigo para lá eram muito parecidos com os seus. Fiquei triste porque algumas pessoas que eu queria encontrar simplesmente não sentiram a mesma empolgação pelo reencontro, não se manifestaram, não deram bola, não retornaram um telefonema. Acontece. Outras não, entraram na onda, moveram montanhas, ficaram realmente felizes e compreenderam que nosso tempo por lá era único e limitado. Pude apresentar meus meninos para elas e ver muitos sorrisos e muita simpatia. Foi genuíno. Portanto, acredito que vc vai acabar fazendo essa diferenciação, querendo ou não. No mais, a situação econômica do país promove muitas mudanças num espaço de tempo curto, infelizmente o foco das mudanças ainda não é, digamos, o apropriado. Mas é o nosso país, nossa cultura, nosso povo e reencontrar isso tudo traz sempre uma alegria incomum e que dispensa explicações.

Michelle Siqueira disse...

Bjs e boa viagem!

Michelle

Lu disse...

Oi Celi, eu entendo a tua preocupação... em 7 anos quase em Israel, fui ao Brasil 2 vezes. Posso te afirmar q do mesmo jeito q foi uma delicia, não posso negar q me decepcionei com um monte de gente q se dizia super amiga (e talvez até era qdo eu morava lá), q morria de saudades e queria me ver, mas qdo eu cheguei não fez o menor esforço em me encontrar. Minha irmã trabalha num navio e fica 6 meses fora e dps 2 meses no Brasil. Nos 6 meses q ela está fora as "amigas" todas perguntando quando ela volta, q morrem de saudades... qdo ela chega lá, poucas são as q realmente fazem questão de convidá-la, de visitá-la... Maaaaaasssss.... tem sempre aqueles queridos q fazem TUDO valer a pena, q te mostram q não importa qto tempo passe, a amizade sempre existirá. Eu acredito q muita gente vem pra nossa vida, cumpre um papel e de repente as estações mudam e a "amizade" já não "cabe" mais... não acho q isso seja de todo ruim, não...

Vai com o coração aberto, como vc disse, as crianças vão amar, você vai curtir muito a família, a companhia, a ajuda, o ter os teus perto das crianças, a comida, os passeios diferentes.

Vai ser ótimo, tenho ctza!!

Beijoooos

Cíntia disse...

Celi, eu fiquei 3 anos sem ir ao Brasil e na época fiz um post parecido com o seu. Eu estava com dúvidas de como seria sair da "bolha". Você lembra desse post? http://cintiaanira.blogspot.se/2011/01/o-efeito-bolha.html

Os coments e emails que eu recebi me ajudaram bastante. A viagem ao Brasil foi memorável, intensa, única, inesquecível. Sabe assim, TU-DO deu certo. Até os imprevistos foram bons. A Karine de Dublin disse algo como "nada que não valha a pena ir" e é verdade.

Você vai se deslumbrar com a intensidade de amor que vocês vão receber. Eu não vou ao Brasil todos os anos, mas na próxima, já sei quanto é bom sair da "bolha".

Ah propósito, quando estive lá frequentei os mesmos lugares, fui na escola que estudei, revi professoras do pré, visitei meu antigo local de trabalho... assim como você, eu também quis. E foi ótimo! :D

Beijos e ótima viagem!

Sofia disse...

Ai que óptimo visitar a família. Vais ver que tudo vai correr bem na viagem e vão curtir muito a família

Aproveitem muito
Beijo grande

Anônimo disse...

Celi vc e sua familia sera muito bem vinda aqui no nosso Brasil, não vejo a hora de abraçar vocês e matar a saudades.bjs

Iara disse...

OBA!!!! Não vejo a hora de te rever. Conhecer seus dois filhos que nasceram fora. Lógico que vai ser bom estar aqui com seus familiares e amigos e lógico que vc vai se surpreender com a nossa cidade. Ela continua violenta, mas continua aconchegante.(bem contraditória!) Curta agora a preparação para essa viagem (não vai ser fácil a mala para 3 cças). Te espero em São Paulo. bjs

Dani Rabelo disse...

NÃO ACREDITOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

NÃO ACREDITOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

Claro que vamos nos ver, claro! Se a sua agenda permitir, pq sei que vai ser mto corrido, vc vai querer grudar na família, rever muita coisa da tua vida, muitos lugares seus... e dos seus...
Mas se vc tiver um tempo na agenda, É CLARO que eu vou querer te encontrar, ver pessoalmente o Fefê, o Momás e o Lulu!!! E VC!!!!! Não acredito que a minha amiga que tantas vezes me deu apoio, carinho, amor, alegrias virtuais estará por aqui... nossa, Celi, quero mto te ver, se puder! Muito mesmo!

Quando (mais ou menos) estarão por aqui??

E eu nem sabia que vc era de SP!!! hahahahahahahaha

eu achei que vc fosse do Rio... hohohohohoho

Beijos, querida, fiquei MUITO feliz com a notícia!

(quanto às questões do vôo, não posso ajudar mto, mas acho que realmente é mto melhor vc vir agora com o Luqui ainda baby do que quando ele já souber andar, falar, ...)

O Felipe com certeza não dará trabalho, agora o Momás... estará naquela fase ainda bebê, mas já criança, né???? Imprevisível. Pode ser que ele dê um pouquinho de trabalho, pode ser que ele surpreenda e aja naturalmente, como se fosse o irmão mais velho e ainda ajude a cuidar do Luqui... quem sabe?

Beijos grandes, muito feliz!!!

Ana disse...

Celi, se eu pudesse eu ia em SP te encontrar!!!
Imagino que deve ser uma loucura emocional. Se quando eu morei em Curitiba 3 anos ficava doente de saudades do Rio. do lugar, dos amigos, da família.doente mesmo.
e quando eu ia passear no Rio, o meu coração era o mais feliz do mundo!!!.
mas vc está certa, sentimos saudades da nossa casa e coisas que conquistamos. na verdade quem sai de casa, país, nunca mais será o mesmo, sinto isso pelo Alex que morou 8 anos nos Eua, ele virou americano, e depois vive um conflito danado!
Ele que quis tanto voltar pro Rio, hoje sente medo daqui.
Agora mesmo estou planejando umas mini-férias e pensei em ficar uns dias no Rio, e recebi um veto!!

vai ser ótimo pras crianças, com certeza. e o vôo, esse não tem jeito, carrega um saco de paciência e atrativos para eles!

beijos e beijo!!

Adri Portella disse...

Eba!!!!?! Estou mega ansiosa por sua chegada..... Vai ser muito bom!!!
Mas, não fique pensando em como as pessoas irão te receber. Na verdade, tente não criar expectativas......deixe apenas acontecer! Se depender de nós, será muito, muito bom!

Carol Damasceno disse...

Celi querida... eu consigo imaginar os "medos" que rondam você, afinal a disparidade na cultura é enorme e SP é SP né??? Eu morei lá e não tenho saudade, nem vontade de voltar a morar... Mas acredite que a experiência será maravilhosa... Mas acho que você vai se sentir uma turista...kkkkkkk
Gostaria muito de poder conhecê-la, mas você virá quando??? Afinal meu bebê nasce em novembro e a viagem de onde moro até lá é de 3 horas.. Não é muito, mas para uma gestante a beira de parir é, né...rsrsrs Mas caso queira vir até minha casa também será muito bem vinda.. :)

Beijocas
Carol

Adriana disse...

Oba! Que ótima noticia! A saudade é imensa. Estaremos esperando, ansiosamente, por esse dia. Que venha família Oberding! Bjos

Mamãe do Otávio disse...

que legal Celi! tu deve estar com a ansiedade embolando no estomago! vai da tudo certo viu! se eu morasse perto com certeza iria adorar conhecer vcs!

beijooos

Cris disse...

Celi, obrigada pelo comentário! O negócio vai ser isso mesmo, fazer as coisas enquanto eles dormem, tentar ser mais leve, em alguns dias não me preocupar tanto com a limpeza da casa e me dedicar a eles. Minha mãe mora em outra cidade e virá pra cá nos primeiros 15 dias para me dar uma mão. Ela é um anjo, me ajuda muito e o Gui é apaixonado por ela. Nos vemos mais ou menos a cada dois meses e o Gui gruda nela, como se convivessem com mais frequência, é lindo de ver.
Meu marido também colabora muito, me ajuda em várias tarefas da casa, lava a louça da noite, estende roupas, prepara a água do banho do Gui, lava as mamadeiras, enfim... acho que vai dar tudo certo!

Quanto ao reencontro, imagino que será tudo maravilhoso. Muitos abraços, rostos e gostos conhecidos! Já a saudade... essa vai aparecer com certeza. Da Alemanha assim que passar a euforia dos encontros e do Brasil assim que voltar para casa. Desse sentimento acho que ninguém escapa!

Beijo!!

Ilana disse...

Celi, que legal!!!!
Imagino a emoção que deva ser reencontrar toda a família depois de tanto tempo morando fora...
E pode me chamar pro encontro que estou louca pra conhecer você e os meninos!
Bjo

Pati disse...

Olá Celi, sou nova no grupo das mães internacionais, mas vim aqui deixar o meu relato.
Pode ficar preparada para as fortes emoções, mas tenho certeza que a viagem vai te trazer muito aprendizado. Você vai confirmar um monte de coisa que já sabia, o coraÇão vai ficar apertado de saudade e vai ver realmente quem tem carinho por vocês. Algumas pessoas fazem todo o possível para dar uma ajustada na agenda e nos encontrarem! OUtras só ligam e outras desaparecem...
A melhor parte para mim foi a interação da minha filha com a família de lá. Vê-la com os priminhos e as tias e vós foi bom demais!
Outra coisa é que queria te dar uma força quanto ao vôo. Planeje-se da melhor forma possível, leve atividades para os três, alguns brinquedinhos da dollar store para abrir em cada um dos voos (eles adoram novidades!), vídeos e tenha muita paciência. Se algo sair fora do programado, se alguém tiver um piti, se o bebê chorar, respire fundo, lembre-se que é uma vez em sei lá quantos anos, e que vai passar. Tente ter uma pastinha na mochila com tudo o que vai precisar o tempo todo: passaportes, bilhetes, documentos, tudo fácil de pegar. A parte boa é que você está indo com o marido e de dois tudo fica mais fácil. Desejo uma ótima viagem para você!
Um abraço!
Pati
http://www.patitando.com

Mari Mari disse...

Celi, nao sou expatriada, mas sou do interior de sao paulo e moro no rio ha pouco mais de dois anos. Eu ate fui pra la algumas vezes desde que mudei, mas nunca mais fui na casa da minha mae (encontrei-a nas casas dos meus irmaos, que moram mais perto de aeroporto); dessa vez, no fim do ano, vou pra casa dela. Engracado que é uma casa onde eu mesma nunca morei, numa cidade em que eu morei por pouco tempo, ha vinte anos atrás, mas tenho a sensacao de lá ser um pouco a minha casa, porque é lá que minha mae mora. Muita gente da minha familia estendida nao conhece minha filha, que ja tem 2 anos. Entao, assim que avisei que ia, foi legal ver as pessoas comecando a se movimentar pra encontrar a gente. Acho que o segredo é manter as expectativas baixas, ou mante-las no nivel pessoal, noa esperar que as pessoas pulem de alegria ao ver voces, mas que voce pule de alegria ao ve-los todos. vai ser uma delicia!
e, olha, minha amiga mudou-se pra alemanha com 7 criancas, numa longaviagem de aviao com escala e tudo; o mais novo tinha um ano e meio acho na epoca, e deu tudo certo. escolha um horario de voo que seja tranquilo (meio da semana, meio do dia), que a viagem fica menos confusa e tem mais comissario de bordo pra ajudar (hehe!)

Celi disse...

Pois é Ju... jamais pensei que ficaria tanto tempo longe, sem visitar parentes e amigos. Mas a vida mudou muito, além disso engravidei duas vezes... Um turbilhão de coisas e outras prioridades.
Beijos e depois conta tudo, tá!?

Celi disse...

Nem fale Dani. Antes de mudarmos para cá, já estava com um medo tremendo de sair de casa. Enfim, depois que temos filhos, a preocupação e o zelo são maiores...
Mas quero muito ver como tudo será nesse primeiro reencontro.
Beijos

Celi disse...

Isso mesmo Ana Paula... quero fazer tudo isso! Depois conto quais foram as minhas impressões.
E você agüentou 4 anos longe da família, de tudo? Está parecendo comigo!!!!
Beijos

Celi disse...

Tem razão Mi! Sabe que pensarei somente no encontro familiar, na oportunidade que daremos aos nossos filhos de conhecerem parentes, de conhecerem lugares tão bonitos que há na cidade de São Paulo.
Beijos

Celi disse...

Lu,
Como a vida muda, não é mesmo? As pessoas também...
Imagino que isso vá acontecer conosco. Porém, acho que tenho que ir com o coração aberto e disposta a abraçar todos que sinto falta, independente do carinho ou atenção que darão para nós.
O mais importante estará lá que são os familiares. Além disso, acho que é uma oportunidade maravilhosa de meus filhos conhecerem um tanto de onde vivemos por muitos, muitos anos.
Beijos e depois volto, volto para contar.

Celi disse...

Pois é amiga.... tenho certeza que será muito bom. Enquanto os meses não passam, não chega a data marcada, fico por aqui só pensando, na maior ansiedade querendo que chegue, chegue logo...rs
Beijos

Celi disse...

Obrigada Sofia! E como anda essa barriga, hein!? Saudades de notícias...beijos

Celi disse...

EU TAMBÉM...rs Beijos

Celi disse...

Querida amiga, nem quero pensar nas malas... só quero imaginar o dia que estiver aí, perto dos meus familiares e amigos...rs
Será bom demais! Se prepara para conhecer meus filhos e matar um pouquinho as saudades de mim.
Beijos, beijos

Celi disse...

Oba! Finalmente nos conheceremos fora do mundo virtual...hahahaha
Onde você mora? Vamos trocar nossos contatos via mensagem, ok!?
Já pensou que maravilha... será bom demais!
Provavelmente estaremos em São Paulo no mês de novembro. Confirmo tudo, tudinho para você.
Beijos, beijos

Celi disse...

Verdade! Depois que saímos do país de origem, difícil nomear onde realmente é a nossa casa...rs rs rs
Quero justamente confirmar tudo isso, sabe? Será um momento de avaliação, revendo objetivos e tudo mais.
Vamos ver... depois te conto!
Beijos querida e boas férias.

Celi disse...

Sei, sei disso.... Na verdade, quero matar as saudades da minha família, das pessoas que tenho certeza que estarão de braços abertos. Além disso, oferecer a oportunidade maravilhosa dos meus filhos conhecerem São Paulo e muitos familiares... Beijos

Celi disse...

Turista total Carol...hahahaha
Então amiga acho que será na mesma época que o nascimento do seu bebê. Além disso, não sei como nos organizaremos com o transporte de um lugar para o outro. De qualquer forma, manteremos contato. Quem sabe.... seria tão bom!
Beijos

Celi disse...

Quem é mesmo... Adri Reali? rs rs rs
Pois é... iremos e mataremos as saudades!!!
Beijos

Celi disse...

Obrigada querida... ansiedade é pouco...rs
Beijos

Celi disse...

Dará tudo certo Cris. Vai ver... nada que o tempo para organizarmos tudo. Hoje estou mais tranqüila, apesar de ter alguns dias que choro, me descabelo e quero sumir!!!!!! hahahaha
Mas faz parte, né? Dias melhores, outros nem tanto...
Dias com mais saudades, outros não...
Ohhhh vida!!!
Beijos e boa sorte.

Celi disse...

Quero mesmo! Quero conhecer vocês!
Quando nascerá o baby????
Um grande beijo. Aviso você, tá! Deixa chegar mais perto!!!!

Celi disse...

Pati,
Obrigada pela visita. Seja muito bem vinda. Depois vou conhecer seu espaço...
Tem razão. Obrigada por todas as dicas. Ainda bem que terei tempo para organizar tudo isso.
Mas a ansiedade continua...rs
Beijos

Celi disse...

Mari,
Adorei que você disse que o melhor será pular de alegria ao ver as pessoas. Acho que é isso mesmo que farei... independente de qualquer coisa. Além disso, quero muito proporcionar esse tempo de aproximação dos meus filhos com todos os familiares. Muitos não conhecem meus dois filhos que nasceram aqui.
Será uma viagem boa, com muita alegria!!! Tenho certeza disso, que serão mais aspectos positivos que negativos.
Um grande beijo

Mari Mari disse...

Celi, nao sei se voce acompanha o Potencial Gestante, mas a Luiza postou sobre dicas para viajar com criancas: http://potencialgestante.com.br/viajar-com-criancas/

Celi disse...

Vou ver sim! Obrigada Mari! Beijos

Anônimo disse...

Mas que coisa boa, Celi!!!
Vai ser ótimo, vc vai ver! Mesmo que os reencontros não sejam exatamente como o esperado, essa vinda para o Brasil vai te deixar muito feliz, tenho certeza!

Pena que eu moro tãooo longe, mas adoraria encontrar vcs, nossa, ia ser muito legal!!!

De qq forma, boa viagem!
Vai dar tudo certo com as críanças, o avião e tudo mais, vc vai ver!

Beijos
Ju

Carol Damasceno disse...

Eu ia AMAR!!!! :)

Celi disse...

Obrigada Ju! também tenho certeza que apesar dos contratempos tudo será muito bom! Afinal, estou distante há 3 anos e meio... Um tempo considerável, né? rs
Beijos

Unknown disse...

Ao celi, que notícia boa!!! Queria tanto dar um pulinho em Sampa na mesma época pra lhe conhecer!!!! Tanta gente boa nessa blogosfera e um chance dessa eu fico doidinha pra aproveitar,rsrsrs! Imagino a sua expectativa, os preparativos e não tem como ser diferente! É muito emoção!

mas vai dar tudo certo, viu??? Tô aqui torcendo muito por você!

bjo enorme!!