Experimente...Uma delícia!


Aqui são muitas as comidas típicas alemãs e derivadas de outras regiões. É muito interessante como as pessoas curtem a tradição culinária. Por exemplo: é curioso ver o cardápio da escola do Felipe. Tem uma freqüência de comidas típicas e comuns para os alemães. Quantas vezes me pergunto e pergunto para o Boris: "- O que é isso? O que é aquilo?" Para as crianças acaba sendo algo tão natural. Felipe chega em casa falando o que comeu e muitas vezes já solicitando para eu fazer.

Olhando o cardápio de uma semana da escola do Felipe, mesmo sem o conhecimento da língua, consigo identificar algumas coisas conhecidas. Agora, tem muitas que antes de vir para cá não havia ouvido falar.
São muito diferentes dos nossos costumes. No cardápio, tem Salada de Cenoura, Sopa de Macarrão, Sopa de Ervilha, "Obst - fruta", Iogurte, Pudim, Compota mas também tem "Leberkäs gebacken mit Pürree", "Kaiserschmarrn mit Apfelmus" e "Schweinebraten mit Knödel". Querem que eu explique tudo isso? Um de cada vez, ok? rs

Tem alguns pratos que são doces e são considerados como pratos principais na hora do almoço, como é o caso de "Strudel mit Vanille Soße" (acredito que vocês conheçam) ou mesmo do "Kaiserschmarrn mit Apfelmus".

Ontem, pela primeira vez, fizemos em casa "Kaiserschmarrn mit Apfelmus". Já tínhamos feito muitas vezes o Apfelmus (mousse de maçã) para comer com panqueca, mas essa massinha que acompanha foi uma experiência nova. Uma delícia por sinal. O mais divertido, na minha opinião, é que sempre tem uma história / uma lenda para contar sobre as comidas, doces e pães. Adoro saber!!!

Segundo Wikipédia, os Kaiserschmarrn (singular "der Kaiserschmarrn" e plural "die Kaiserschmarrn") são um prato típico da doçaria austríaca. Consistem numa massa frita na frigideira (com farinha, ovos, açúcar, leite, manteiga, casca de limão e passas), servida aos bocados pequenos.
Existe uma lenda segundo a qual o imperador Francisco José (Kaiser, em Alemão) andava à caça e de súbito se viu perdido no meio da floresta. Uma camponesa com pena do imperador ofereceu-lhe um schmarrn mal cozido, para que ele não morresse de fome.
Contudo, é mais provável, segundo os especialistas em gastronomia, que se tratasse inicialmente de uma Käserschmarrn (onde Käser significa "queijeira, em Alemão) e que esse nome posteriormente se tenha enobrecido.

Viram só... para esse prato há duas possibilidades do surgimento da história. Boris ainda conhece como se o cozinheiro do Imperador estivesse preparando e, na falta de ingrediente, improvisou com outro colocando, por exemplo, as passas.
Segue a receita para vocês.

"Käserschmarrn"
Ingredientes:
(Para 2-4 porções)
3 ovos
500 ml de leite
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de sal
350 g de farinha
uma colher de sopa de passas
1 pitada de água mineral (gasosa)
30 g de manteiga ou margarina
Açúcar de confeiteiro (açúcar em pó) para polvilhar

Modo de fazer:
Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve e reserve-as.
Coloque num recipiente as gemas, o açúcar, o leite e o sal e bata vigorosamente com um batedor.
Em seguida, coloque a farinha, mexendo sempre até a mistura ficar ligeiramente espessa.
Mexer suavemente ao colocar as passas.
A pitada de água mineral misture delicadamente.
Depois inclua as claras em neve e misture tudo.
Derreta a manteiga ou margarina em uma frigideira e adicione a massa. Coloque em fogo médio.
Em seguida, faça igual para uma panqueca. Solte as laterais da massa e corte-as em pedaços. Vire-as com cuidado e não aperte até que esteja pronta.
Sirva com açúcar de confeiteiro.
Tradicionalmente, as panquecas são servidas com molho de ameixa. Ele também é composta de uma forma diferente, por exemplo, com mousse de maçã, compota de cereja, doce de amora e outros.

Agora que vocês já possuem a receita que tal experimentarem esse doce austríaco, que nada mais é do que uma espécie de omelete doce de passas, com um pouquinho de baunilha e polvilhado de açúcar.
Logo, logo compartilharei outras receitas deliciosas com vocês! Aguardem! Qualquer dúvida, escrevam...
0

0 comentários: